Obras Mais Asfalto

6 de abril de 2013

Agora vai! Projeto Salangô inicia seu processo de revitalização.


O projeto de Irrigação Salangô, um dos mais importantes projetos de irrigação do nordeste e o segundo maior do país, é destinado aos agricultores familiares para a produção de grãos e cereais.

Prefeito Miltinho discursa ladeado de autoridades estaduais e federais.

Terminou na tarde hoje,o seminário de revitalização do Projeto Salangô, cetenas de agricultores se reuniram em oficinas para apontar as principais reivindicações para que de fato possa acontecer a revitalização do projeto. O Salangô passou praticamente 20  anos abandonado e somente agora, por meio do atual prefeito Hamilton Aragão é que o projeto voltou a ser rediscutido, durante os dois dias de seminários,autoridades e agricultores discutiram sobre as principais necessidades para que de fato este importante projeto seja executado.

"Infelizmente os gestores que passaram por São Mateus não tiveram a mesma capacidade que Miltinho em chamar a discussão de revitalização deste importante projeto" citou o Secretário de Estado da Agricultura Cláudio Azevedo.

A final nos localizamos a apenas 180 km da capital maranhense e consequentemente do maior porto em profundidade do Brasil que o Porto do Itaqui, o que facilitará a exportação dos grãos aqui produzidos para outros países, elevando ainda mais a economia agrícola do Maranhão. É válido lembrar ainda que nos localizamos entre duas importantes capitais nordestinas São Luis ao norte e Teresina ao Sul, trajeto feito em poucas horas devido a facilidade do transporte pelas BR’s 135 e 316.

Inicialmente o projeto foi criado para beneficiar um total de quase quinhentas famílias de agricultores num universo ainda maior se calculado aos mais de três mil trabalhadores e trabalhadoras que serão beneficiados direta e indiretamente.


Para o Prefeito Miltinho Aragão que assumiu a prefeitura do município em janeiro deste ano, a revitalização do Projeto de Irrigação Salangô será a coroação na realização paralela das ações que estão sendo feitas desde o inicio do seu governo por toda a cidade de São Mateus.

"A revitalização já começou de forma a facilitar o processo, foi da prefeitura que partiu a discussão, se a prefeitura por meio do prefeito Miltinho a quem parabenizo pela coragem, está interessada neste projeto, significa dizer que agora o Projeto se tornará realidade e a CODEVASF fará todos os esforço para que isso aconteça" destacou João Martins superintendente da 8ª Regional da CODEVASF

O Projeto Salangô colocará São Mateus em outro patamar econômico, para que isso aconteça, é preciso que a cidade desde já se prepare para este grande impacto social e financeiro fato que por si só, faz com que a cidade de São Mateus seja inserida num grande processo de transformação exigindo do gestor público ações concretas e eficientes, mas o que nos deixa animado é que estas ações já começaram ser desenvolvidas por parte da prefeitura do município, afinal, São Mateus precisa estar preparado para o futuro.
Agricultores e líderes comunitários presentes no seminário. Foto: Ernando.

Por aqui passaram diversas autoridades, entre elas o Deputado Federal Carlos Brandão (PSDB), os deputados Estaduais Jota Pinto (PHS) e Rubens Jr. (PCdoB), os Secretários de Estado Cláudio Azevedo (Agricultura) e pedro Fernandes (Educação), o Ex-Dep. Estadual Domingos Paes, Solimar Alves (prefeito de Matões do Norte), Dr. Orando vice-prefeito de Presidente Dutra, da Sec.Adj. de Educação do MA Sra. Conceição Andrade, João Martins superintendente da CODEVASF-MA.

Nenhum comentário: