Obras Mais Asfalto

8 de janeiro de 2013

Secretaria de Saúde descobre remédios vencidos ainda embalados em postos de saúde de São Mateus-MA.

Por Jonatas Carlos

Entre eles, medicamentos para coração e até para tratar doenças graves. Todos foram comprados nos últimos anos e encontrados em ambulatórios  de postos de saúde e até mesmo no hospital municipal.

Um levantamento da secretaria de Saúde de São Mateus do Maranhão descobriu milhares de remédios com prazo de validade vencido em ambulatórios e hospital da cidade.
Centenas de caixas empilhadas e mais de 5 mil tipos diferentes de remédios. Entre eles, medicamentos para o coração e até para tratar doenças graves. Todos foram comprados nos últimos anos e estão com o prazo de validade vencido.
“Nós observamos que tem medicamentos até de 2011 vencidos. Os laboratórios não têm mais como reaproveitar”, comentou uma funcionária. O Ministério Público deveria ao menos abrir uma investigação e punir os responsáveis por este crime.
É como se o dinheiro público acabasse por ser jogado na lata do lixo em virtude disso. Nos postos de saúde a população reclamava. 

"Toda vez que eu vinha recebia a mensagem de que não tinha remédio, agora já mudou, além do bom atendimento, já recebi o medicamento que minha sobrinha precisa", conta o senhor José Ribamar Neves dos Santos, 41 anos (foto).
“Isso é um absurdo. Para mim, isso é uma falta de respeito com a cidadania”, acrescentou a dona de casa Maria das Dores.
A quantidade de remédio é tão assustadora que deu até pra lotar a carroceria de uma caminhonete. A secretaria de saúde do município já realizou a compra de novos medicamentos, e fez um baita abastecimento no estoque. Agora quem chega aos postos de saúde sai contente, pois o medicamento que é procurado, já está sendo disponibilizada a população.
Caixa de medicamento com validade vencida no mês de março do ano passado.

Quantidade absurda de medicamento com validade vencida.

Caminhote sai recheada de medicamentos vencidos.

Nenhum comentário: