Obras Mais Asfalto

25 de janeiro de 2013

Carnaval 2013! Secretaria de Cultura se reúne com empreendedores em São Mateus.


Secretário Ciro explana a programa e estrutura do carnaval 2013 em S. Mateus.


O secretário municipal de Cultura, Juventude e Turismo de São Mateus-MA, Ciro França, se reuniu na manhã desta sexta-feira (25) no Salão Paroquial, com empreendedores e comerciantes que trabalharão no carnaval de São Mateus, o objetivo do encontro, tratar sobre a estrutura oferecida aos empreendedores do ramo de alimentos, bebidas e artesanato neste carnaval além da divulgação da programação do Carnaval de São Mateus de 2013, que mesmo diante de tão pouco tempo de administração, será com certeza a maior festa carnavalesca da região, tendo em vista que na região algumas cidade não realizarão a festa. O encontro ainda contou com as presenças do Comandante da Guarda Municipal, do diretor de eventos Aurino Nascimento, do Diretor de Turismo Justino Carvalho e da secretária em exercício de Meio Ambiente.

Os eventos se concentrarão entre os dias 9 a 12 de fevereiro, em que acontecerão os arrastões ao longo da Avenida Piqui, se saindo da Praça do bairro Piqui. Ao todo, o corredor da folia terá uma extensão 1,8 km, mas o espaço total do circuito abrangerá todo o entorno da Praça do Tancredo, composto ainda pela praça de alimentação e estacionamento (novidade do carnaval) que estão sendo construídos num espaço ao lado da praça, do Tancredo.O Comandante Guarda Municipal Sgt. Gilvan Alcântara afirmou aos empreendedores que em parceria com as Polícias Civil e Militar, fará um esquema especial de segurança, por meio de bloqueios, porém a novidade deste ano será a implantação da central de monitoramento. "Instalaremos próximo ao circuito do carnaval uma base de monitoramento, pois serão instaladas câmaras de vigilância com infravermelho e diante de qualquer movimentação suspeita, via-rádio para no mais rápido possível, possamos comunicar aquela equipe de segurança mais próxima, a fim de neutralizar qualquer possibilidade de desordem na festa" disse o comandante.

O secretário Ciro França, informou que o espaço da festa, contará com mais uma novidade, que é uma praça de alimentação, será formada por empreendedores de rua já regularizados junto à Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo de São Mateus. E neste espaço serão comercializados, alimentos e bebidas e falou de sua preocupação quanto ao grande número de turistas que estarão na cidade no período carnavalesco, “peço aos empreendedores que disponham de um bom estoque em cada dia de festa para que nossos visitantes não saiam sem consumir os produtos alimentícios que vocês vão oferecer” completou Ciro França.

Uma das diferenças da festa deste ano é a preocupação com a poluição do meio ambiente, para tanto foi firmada parceria com a Secretaria de Meio Ambiente que iniciou o trabalho de orientação aos empreendedores, por se tratar de um evento aberto “queremos a realização de um carnaval consciente” disse a secretária em exercício de Meio Ambiente Andrearuth de Sousa.

Uma preocupação adotada pelo secretário Adjunto Altemir Miranda (Cultura, Juventude e Turismo) é a proibição total da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Essa decisão foi adotada em parceria junto ao Conselho Tutelar com o objetivo de impedir que menores façam o consumo de bebidas ou drogas no carnaval, antes da compra, a apresentação de documento de identidade que comprove a maioridade de possíveis suspeita de menores será exigida. E adiantou que os Conselheiros Tutelares estarão na festa a fim de realizar tal fiscalização.
Empreendedores presentes
Secretário Adjunto Altermir, fala sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores.

ASCOM - Jonatas Carlos

Nenhum comentário: