31 de janeiro de 2013

Policial militar é morto durante assalto a ônibus na BR-135


Um policial militar foi assassinado após um ônibus da empresa Progresso, que vinha do município de Grajaú para a capital, São Luís, ser assaltado na madrugada desta quinta-feira (31). O assalto aconteceu próximo ao município de Santo Antônio dos Lopes (110 km de São Mateus), na BR-135.
Segundo as primeiras informações, três homens abordaram no ônibus após o veículo reduzir a velocidade ao passar por um quebra-molas. Eles anunciaram o assalto e o policial, que estava à paisana, tentou reagir e foi baleado.
Houve troca de tiros e um dos assaltantes também foi baleado, mas conseguiu fugir. O policial foi levado para um hospital no município de Peritoró, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A polícia está investigando o caso e já tem pistas dos assaltantes.

Vixe! PMDB oficializa candidatura de Renan à presidência do Senado



O PMDB oficializou em reunião da bancada nesta quinta-feira (31) a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado. A eleição será nesta sexta  (1º). Porém Renan Calheiros (PMDB-AL) começa a ver crescer a oposição contra seu nome na internet. O abaixo assinado no site de mobilização social Avaaz, que pede a escolha de um nome Ficha Limpa para o cargo, já conta com mais de 260 mil assinaturas
Alvo de uma denúncia da Procuradoria Geral da República pelo suposto uso de notas fiscais frias, Renan teve o nome aprovado para participar da disputa por todos os peemedebistas presentes à reunião, de acordo com o presidente em exercício do PMDB, Valdir Raupp.
As bancadas no Senado de PSOL, PDT, PSDB e PSB anunciaram na tarde desta quinta-feira (31) apoio ao senador Pedro Taques (PDT-MT) na disputa pela presidência da Casa. O parlamentar pedetista deve ser o único adversário do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem o apoio da maioria das legendas da base governista.
A candidatura de Taques foi costurada em acordo com o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que abriu mão da disputa em favor do pedetista. Ambos são conhecidos por integrarem o grupo dos chamados "independentes", que atuam sem compromisso com governo ou oposição. Como informa o portal G1.

Lei que penaliza quem passa trote a serviços públicos no MA, é sancionada pela Governadora


O projeto de lei do deputado Carlos Amorim (PDT), que pune com o pagamento da multa de R$ 500,00 por cada trote telefônico para serviços públicos de emergência, foi sancionado pela governadora Roseana Sarney. A multa será paga pelos assinantes de linhas telefônicas fixas e móveis de onde originarem chamadas para o Centro de Operações da PM (190), Corpo de Bombeiros Militar (193) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Samu – (192).
A intenção do parlamentar é por fim aos atos de má índole que provocam danos à população e aos prestadores desses serviços públicos. Carlos Amorim cita como exemplo a quantidade de ligações de infratores no município de Imperatriz, onde a média mensal de trotes é superior a 70%.
A lei nº 9.746 foi publicada no Diário Oficial do Estado de 31 de dezembro do ano passado e determina que, no caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro. Os responsáveis pelas linhas telefônicas serão notificados por via postal ou por qualquer outro meio tecnológico e terão o terão direito a ampla defesa.

Foto: Agência Assembléia

São Mateus capital da alegria! Divulgada a programação oficial do Carnaval


Faltam nove dias para festa carnavalesca começar em São Mateus - MA. Oficialmente, a abertura do carnaval começa no dia 9 de fevereiro, com concentração na Praça do Piqui às 17h e segue com o arrastão dos foliões até a Praça do Tancredo onde todos os foliões poderão disfrutar de uma grande estrutura com praça de alimentação, estacionamento, banheiros químicos, segurança e apoio médico. Sem contar é claro com o mais animado circuito de carnaval da região.


A Prefeitura de São Mateus – MA, realiza o pagamento dos servidores efetivos, nesta quinta-feira (31).

Os servidores efetivos da Prefeitura de São Mateus-MA terão seus vencimentos disponíveis no dia de hoje.
“Estamos pensando no melhor para os nossos servidores, e já nos próximos dias lançaremos o calendário de pagamento, onde todos saberão qual o dia do mês que os servidores municipais receberão seus vencimentos. Essa será uma tônica da nossa administração”, disse o secretário Marco Antonio (Administração, Finanças e Planejamento). Os servidores comissionados receberão em data diferente dos efetivos, e terão seus vencimentos creditados em contas no dia 10 de fevereiro.
A economia em São Mateus, notadamente, começa a aquecer hoje, último dia do primeiro mês do ano de 2013. Tudo por conta, do pagamento dos servidores efetivos da Prefeitura
A agência do Banco do Brasil deverá ficar lotada por ser o principal estabelecimento onde o funcionalismo possui conta. O comércio, que estava andando lentamente desde o final do ano, apesar das promoções, volta a respirar. A cidade passa a viver um novo momento.

Jonatas Carlos
ASCOM

30 de janeiro de 2013

Em Brasília Miltinho participa de audiência com o Ministro dos Esporte

Na imagem acima aparecem (da esquerda para a direita): o Secretário Adjunto de Saúde de São Mateus Manoel Moura, o suplente de deputado Weverton Rocha, Presidente da EMBRATUR Flávio Dino, Prefeito Miltinho Aragão, Ministro dos Esportes Aldo Rabelo e o deputado federal Simplicio Araújo.


Vários prefeitos do Maranhão foram recebidos pelo Ministro do Esporte Aldo Rebelo e ouviram da equipe técnica do Ministro que é esperado ainda mais investimentos nos Programas: 2º Tempo, PELC (Esporte e Lazer na Comunidade), Vida Saudável, Praça da Juventude, Mais Educação e outros. Além disso, os grandes eventos que acontecem no país nos dois próximos anos, darão oportunidade a todos os municípios do país participarem do evento com o Programa Voluntariado para a Copa do Mundo. Outra possibilidade será os editais abertos para estabelecer Centros de Treinamento, tanto na Copa do Mundo de 2014, quanto para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Secretaria de Agricultura reúne agricultores ligados ao Salangô.


Agricultores presente no encontro com a Secretaria de Agricultura.

A secretaria da Agricultura e Pesca de São Mateus - MA, reuniu na manhã desta quarta-feira (30), representantes de diferentes associações de agricultores ligados ao Projeto Salangô, o encontro aconteceu na sede da Secretaria. Em reunião, os agricultores reivindicaram a construção e reformas de estradas, pontes, apoio jurídico quanto na renegociação de débitos junto às instituições bancárias, incentivos públicos à produção e comercialização de alimentos, legislação ambiental e educação para o trabalhador rural.
Estiveram presentes na reunião o secretário Clovis Bernardi, o adjunto Antonio Miranda, o Assessor Técnico da Secretaria Celso Furtado (Engenheiro Agrônomo), O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Antonio Dandô, a presidente do Comitê Gestor do Projeto Salangô Maria Damiana, do secretário Marco Antonio (Administração, Finanças e Planejamento) Lucélia Martins (Sec. Adjunta da Educação), Andrearruth de Sousa (Meio Ambiente), Manoel Faria presidente do Sindicato dos Pescadores, além de representante das demais associações e dos técnicos da secretaria de Agricultura que foram apresentados aos representantes.
De acordo com Clovis Bernard, a reunião serviu para formalizar essa série de reivindicações propostas pelos Pequenos Agricultores ligados ao Projeto Salangô. “Todas as reivindicações aqui apresentadas serão protocolados junto à Secretaria. Nosso objetivo visa uma articulação cada vez mais forte junto aos movimentos agrícolas e sociais”, avaliou o secretário.
“Fazia tempo que não víamos um trabalho da secretaria de agricultura, parece que agora, a nova gestão demonstra um verdadeiro compromisso com nós agricultores” lembrou o agricultor Josias.
Desde que assumiu a Secretaria de Agricultura, o secretário Clovis Bernard vem se empenhando para aumentar e diversificar a produção do Projeto Salangô, mas acima de tudo para que o projeto possa ser executado de fato. Ações deliberativas como, por exemplo, a vinda do superintendente da Codevasf que juntamente com o Prefeito Miltinho Aragão realizaram visita ao projeto, são ações de incentivo à sustentabilidade do projeto. "A partir de agora vivemos uma nova era, o poder público finalmente abre os olhos para nós pescadores, porque no passado quando procurávamos a prefeitura, as portas eram fechadas em nossa cara", afirmou o Presidente do Sindicato dos Pescadores Manoel Faria.

Texto: Jonatas Carlos
ASCOM

Fora do eixo! Mulher agride guarda municipal no centro de Bacabal!

O episódio aconteceu na tarde desta de ontem terça-feira (29) na avenida Getúlio Vargas esquina com a Magalhães de Almeida no centro da cidade de Bacabal. Uma discussão entre um guarda municipal e uma motociclista que acabou chamando a atenção de quem passava pelo local naquele momento.

Os guardas Oliveira e Quixaba estavam fazendo o trabalho de rotina quando abordaram um motociclista que estava trafegando irregularmente. Ao ser parado pelos guardas o condutor sem a documentação, fez uma ligação para sua  patroa que é proprietária da motocicleta,  ao chegar no local a mesma tentou sair sem apresentar a documentação do veículo e sem querer dá satisfação as autoridades de trânsito.

Neste momento começou o bate boca entre o guarda municipal e a suposta proprietária da moto. Em um vídeo gravado por um celular mostra uma mulher totalmente alterada agredindo o guarda.


Com informações do blog do Randyson Laecio

29 de janeiro de 2013

Dono da boate Kiss tenta suicídio no hospital, diz delegada


Interior da boate após incêndio.
A Polícia Civil de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, informou na noite desta terça-feira (29) que Elissandro Spohr, um dos sócios da boate Kiss que está internado em um hospital da cidade sob custódia policial, teria planejado se matar com a mangueira do chuveiro. "A mangueira do chuveiro foi estrategicamente colocada em uma posição que sugeria a possibilidade de um enforcamento", disse a delegada Lylian Carús. Segundo ela, Spohr não cometeu suicídio porque os policiais de plantão estavam em alerta. 
A delegada disse que o sócio da boate está bastante abatido e tem se cobrado muito pela tragédia que matou 235 pessoas. "Ele perdeu muitos amigos no acidente, além de muitos funcionários, que também eram amigos", conta ela, que informou que o abalo emocional tem afetado sua recuperação. "Conversei com o médico hoje que afirmou que esse abalo tem interferido em sua oxigenação."
Apesar da suposta tentativa de suicídio, a delegada relatou que desde que Spohr foi comunicado da prisão temporária de cinco dias, jamais tentou qualquer tipo de fuga. "Está sob custódia 24 horas por dia e bem ciente de que se encontra na condição de preso."
Ainda não há previsão de quando o sócio da Kiss, que também estava na boate no dia do incêndio, receberá alta.

Lascou! Preço da gasolina vai subir


A Petrobras informou nesta terça-feira (29) que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados a partir de quarta-feira (30) nas refinarias. O reajuste será de 6,6% para a gasolina A e de 5,4% para o diesel (média Brasil), segundo comunicado da empresa.
A correção vale a partir da zero hora desta quarta-feira (30).
"Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", afirmou a companhia em nota.

Texto: G1

Flávio, Miltinho, prefeitos, deputados e lideranças se reúnem em BS


Por ocasião do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, lideranças maranhenses realizaram, na noite de segunda-feira (28), em Brasília, um jantar de confraternização.
O evento contou com as presenças do prefeito de São Luis Edivaldo Holanda Júnior, do presidente da Embratur, Flávio Dino, do prefeito de São Mateus Miltinho Aragão, dos deputados federais Weverton Rocha, Simplício Araújo, Domingos Dutra, Waldir Maranhão, dos prefeitos Luciano Leitoa (Timon), Junior Cascaria (Poção de Pedras), e Brunno Galvão (Igarapé Grande), do ex-prefeito de Porto Franco Deoclides Macedo, e ainda os secretários municipais Carol Estrela, Márcio Jerry e Márcio Jardim.
A filha do ex-presidente Lula, Lurian Lula da Silva, o vice-presidente estadual do PT, Augusto Lobato, o ex-deputado Rubens Pereira e o prefeito de Teresina, Firmino Filho também marcaram presença.
Na pauta das conversas, o trabalho em conjunto para conseguir melhorias para os municípios maranhenses e, na seara política, o compromisso de unidade das forças de oposição na eleição de 2014.

John Cutrim

Prefeitura pavimenta a Av. Piqui e moradores comemoram.


ASCOM

Homem morre ao se atirar em caminhão na BR-135


Um homem teria recorrido ao suicídio de forma violenta e trágica na tarde desta segunda-feira, dia 28, na BR-135. O fato aconteceu em frente ao terminal da Integração do bairro Maracanã, em São Luís. Welington Santana Abtibol, 37 anos, foi atropelado por um caminhão baú que trafegava no sentido São Cristóvão.
De acordo com testemunhas, Welington estava aparentemente embriagado e não falava coisa com coisa. Apenas dizia que estava na hora de morrer.
Do nada, ele teria saído em disparada do Terminal de Integração em direção à rodovia.
O caminhão baú o atingiu em cheio e ele morreu no local. Conforme relatos colhidos pela polícia, o homem informou antes que havia chegado recentemente em São Luís, de Urbano Santos-MA, mas “não agüentava mais esta vida”. O caminhão seguiu viagem, sem socorrer a vítima que teria provocado o acidente.
Policias e peritos do Instituto Médico Legal estiveram no local e recolheram o homem e seus pertences, entre eles, documentos e R$ 200 reais em espécie.

Fonte: Gazeta da Ilha

BR 135 foi interditada após acidente.

Moradores atearam fogo em objetos para impedir a passagem de carros.

Por Jônatas Carlos

Durante boa parte da manhã de ontem (28) o trânsito no quilômetro 79 da BR 135, ficou bloqueado nos dois sentidos da BR já bem próximo da cidade de Santa Rita. O trecho foi interditado depois de uma manifestação na noite de domingo, após um acidente que fez pai e filho como vítimas fatais de um acidente.

O trânsito por mais de 3h ficou completamente parado, apenas ambulâncias e pessoas com problemas de saúde puderam passar pelo bloqueio dos moradores que bloqueara a via com restos de madeiras, pneus, ferro velho além de uma escavam na BR.

Conforme este blogueiro que também penou no engarrafamento ocasionado pela manifestação apurou junto a alguns moradores que participaram do protesto, que um acidente ocorrido na tarde de domingos (motivo da manifestação) foi o sétimo acidente nos últimos meses no mesmo local.
Os moradores esperavam a presença de um representante do Departamento Nacional de Transporte Terrestre para negociação, mas apenas a Polícia Rodoviária Federal esteve no local. Os moradores reivindicavam a todo o momento que só liberava o trânsito total, após a chegada de homens do DNIT para a construção de ao menos duas lombadas no trecho para reduzir a velocidade dos veículos. Após uma conversa com homens da PRF o trânsito foi parcialmente liberado sendo utilizado apenas um dos acostamentos da BR.


Fotos: Jonatas Carlos

Domingos Jr. tomará posse na FAEM

Domingos Jr. em visita a Hidrelétrica de Estreito.

Domingos Silva Junior, empresário são-mateuense e proprietário da Rede de Postos São Domingos, será empossado na próxima sexta-feira (1) como Presidente da Federação das Associações Empresariais do Maranhão - FAEM.
A solenidade de posse ocorrerá no Auditório do SEBRAE na Av. Carlos Cunha no Jaracaty em São Luis-MA

27 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria: Veja as imagens de mortos e feridos na Boate Kiss


Entre as vítimas estão 120 homens e 113 mulheres, totalizando 233 mortes. Todos os corpos foram levados para o ginásio do Centro Centro Desportivo Municipal.

26 de janeiro de 2013

Iniciada pavimentação asfáltica da Av. Piqui em São Mateus

Máquinas iniciam a pavimentação asfáltica
Iniciou na manhã deste sábado (26) a pavimentação asfáltica da Avenida Piqui principal ligação do centro da cidade com os bairros Avenida e Bairro Piqui.
O principal objetivo da reconstrução desta avenida é garantir a trafegabilidade que a muito tempo estava comprometido motivo de reclamação durante muito tempo por parte dos moradores da região. Com a conclusão da Avenida, o trânsito na visa será retomado dando assim mais segurança ao tráfego do local.
Av. Piqui no passado
“Essa avenida aqui dava nojo de andar, o novo prefeito bastou assumir e já está colocando asfalto nela, agora sim temos um prefeito, ele está de parabéns”, vibrou o lavrador Manoel Messias.
Com o aterramento e terraplenagem outro problema foi resolvido na Avenida, à área onde antes era uma grande lagoa agora está sendo reconstruída. "Sempre no período de chuvas os moradores sofriam com alagamentos e no verão com uma poeira terrível", lembrou o comerciante Valdenor.
A próxima etapa será recuperação do trecho entre a escola Epitácio Pessoa e o Bairro Piqui. Além disso, todo o trecho da Avenida será sinalizado e iluminado. Todo o trabalho de pavimentação asfáltica do trecho (1.200 metros de extensão) deve durar em torno de dez dias.
O prefeito Miltinho Aragão, esteve presente para acompanhar de perto o início dos trabalhos, “o povo pode confiar que nosso governo será assim de muito trabalho, hoje em pleno final de semana estamos iniciando a grande reconstrução da Avenida Piqui, mesmo sendo um trabalho paliativo, os moradores, comerciantes e toda a população que transita por esta importante via, já comemora, porque sabe que agora temos um prefeito que pensa nos anseios do povo” afirmou o prefeito Miltinho.
Trecho sendo pavimentado.

ASCOM

25 de janeiro de 2013

Chegaram à São Mateus as máquinas para a pavimentação asfáltica da Av. Piqui.

Máquinas estacionadas na entrada Av. Piqui (Pça. do Tancredo).

O prefeito Miltinho Aragão, juntamente com o vice e secretário de Infraestrutura Rogério Garcia responsável pelo empenho na aquisição do asfalto para São Mateus estarão na manhã deste sábado, por volta das 9h, onde as máquinas se encontram na Av. Piqui ao lado da Praça do Tancredo dando o pontapé inicial dos trabalhos de pavimentação asfáltica da Av. Piqui.
As máquinas foram recebidas nesta tarde de sexta-feira (25) na Avenida Piqui, pelos coordenadores de obras do município, os senhores Henrique Boueres e Sonaldo Lima.
Por telefone o Prefeito Miltinho disse que o início do asfaltamento já começa neste sábado (26). “Nós assumimos a prefeitura com o propósito de melhorar a vida das pessoas, a cidade agora mais parece com um canteiro de obras, por onde se passa em nossa cidade, se ver a marca do novo governo e há pouco tempo não se via isso, estamos cumprindo com nossa missão, pois o recapeamento asfáltico da Av. Piqui era um sonho de toda a cidade e estamos felizes em proporcionar esta alegria ao nosso povo já nos primeiros vinte e cinco dias de nosso governo” afirmou o prefeito Miltinho Aragão.
Av. Piqui sentido bairro.
O secretário Rogério Garcia (Infraestrutura) garantiu que esta é apenas um trabalho paliativo e que na primeira etapa da pavimentação da Av. Piqui a obra será feita no trecho Praça do Tancredo a Escola Epitácio Pessoa, na segunda etapa serão feitos apenas reparos na malha asfáltica no trecho que compreende a Escola Epitácio Pessoa a Praça do bairro Piqui. As máquinas que foram recebidas hoje é uma Vibro-acabadora, um caminhão de transporte do óleo que da liga ao asfalto e um Rolo.
A chegada das máquinas agradou os motoristas e pedestres que usam a avenida rotineiramente, já que em alguns pontos a avenida estava praticamente acabada. “Agora, sim, nós temos um prefeito que preste, agora poderemos dirigir sem precisar desviar dos buracos ou quando não, cair dentro dos buracos mesmo” comemorou o morador Francisco da Silva.
Na tarde de hoje, ainda era possível ver máquinas e caçambas da Prefeitura correndo contra o tempo para garantir a terraplanagem da avenida a fim de garantir a aplicação do asfalto.
Motoniveladora nas proximidades do mercado do peixe.


ASCOM – Jonatas Carlos

Secretaria de Desenvolvimento Social realiza encontro com os servidores.


Servidores interagem durante encontro.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social de São Mateus do Maranhão, Sra. Lucineth Machado, reuniu na tarde desta quinta-feira (24) os servidores que atuam nos programas ligados a pasta, para uma palestra sobre a Política de Assistência Social no âmbito municipal e planejamento das ações da nova gestão de acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.  O encontro foi orientanda pela Sra. Neusa Muniz, Assistente Social, com experiência em Gestão e Consultoria da área de Assistência Social e militante política.

“Neste primeiro momento é de grande importância esta capacitação, para que haja uma interação entre os nossos colaboradores, e este nosso encontro se tornou uma necessidade, pelo fato da mudança de gestão que houve em nossa cidade, e para o bom andamento de nossas atividades achamos por bem, a realização deste momento afim de reorganizarmos nossa secretaria para que assim possamos oferecer com mais qualidade nossos serviços a comunidade” destacou a secretária de Desenvolvimento Social Lucineth Cordeiro.

O encontro envolveu os funcionários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Programa Bolsa Família, Projovem Adolescente e Conselho Tutelar.

“Este encontro teve como objetivo a integração da equipe e também a reordenação dos serviços, programas, projetos e benefícios junto a Política Pública de Assistência Social conforme preconiza o SUAS- Sistema Único de Assistência Social” declarou o Secretário adjunto Cleyton Ferreira.


ASCOM – com colaboração Secretaria de Desenvolvimento Social

Carnaval 2013! Secretaria de Cultura se reúne com empreendedores em São Mateus.


Secretário Ciro explana a programa e estrutura do carnaval 2013 em S. Mateus.


O secretário municipal de Cultura, Juventude e Turismo de São Mateus-MA, Ciro França, se reuniu na manhã desta sexta-feira (25) no Salão Paroquial, com empreendedores e comerciantes que trabalharão no carnaval de São Mateus, o objetivo do encontro, tratar sobre a estrutura oferecida aos empreendedores do ramo de alimentos, bebidas e artesanato neste carnaval além da divulgação da programação do Carnaval de São Mateus de 2013, que mesmo diante de tão pouco tempo de administração, será com certeza a maior festa carnavalesca da região, tendo em vista que na região algumas cidade não realizarão a festa. O encontro ainda contou com as presenças do Comandante da Guarda Municipal, do diretor de eventos Aurino Nascimento, do Diretor de Turismo Justino Carvalho e da secretária em exercício de Meio Ambiente.

Os eventos se concentrarão entre os dias 9 a 12 de fevereiro, em que acontecerão os arrastões ao longo da Avenida Piqui, se saindo da Praça do bairro Piqui. Ao todo, o corredor da folia terá uma extensão 1,8 km, mas o espaço total do circuito abrangerá todo o entorno da Praça do Tancredo, composto ainda pela praça de alimentação e estacionamento (novidade do carnaval) que estão sendo construídos num espaço ao lado da praça, do Tancredo.O Comandante Guarda Municipal Sgt. Gilvan Alcântara afirmou aos empreendedores que em parceria com as Polícias Civil e Militar, fará um esquema especial de segurança, por meio de bloqueios, porém a novidade deste ano será a implantação da central de monitoramento. "Instalaremos próximo ao circuito do carnaval uma base de monitoramento, pois serão instaladas câmaras de vigilância com infravermelho e diante de qualquer movimentação suspeita, via-rádio para no mais rápido possível, possamos comunicar aquela equipe de segurança mais próxima, a fim de neutralizar qualquer possibilidade de desordem na festa" disse o comandante.

O secretário Ciro França, informou que o espaço da festa, contará com mais uma novidade, que é uma praça de alimentação, será formada por empreendedores de rua já regularizados junto à Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo de São Mateus. E neste espaço serão comercializados, alimentos e bebidas e falou de sua preocupação quanto ao grande número de turistas que estarão na cidade no período carnavalesco, “peço aos empreendedores que disponham de um bom estoque em cada dia de festa para que nossos visitantes não saiam sem consumir os produtos alimentícios que vocês vão oferecer” completou Ciro França.

Uma das diferenças da festa deste ano é a preocupação com a poluição do meio ambiente, para tanto foi firmada parceria com a Secretaria de Meio Ambiente que iniciou o trabalho de orientação aos empreendedores, por se tratar de um evento aberto “queremos a realização de um carnaval consciente” disse a secretária em exercício de Meio Ambiente Andrearuth de Sousa.

Uma preocupação adotada pelo secretário Adjunto Altemir Miranda (Cultura, Juventude e Turismo) é a proibição total da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Essa decisão foi adotada em parceria junto ao Conselho Tutelar com o objetivo de impedir que menores façam o consumo de bebidas ou drogas no carnaval, antes da compra, a apresentação de documento de identidade que comprove a maioridade de possíveis suspeita de menores será exigida. E adiantou que os Conselheiros Tutelares estarão na festa a fim de realizar tal fiscalização.
Empreendedores presentes
Secretário Adjunto Altermir, fala sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores.

ASCOM - Jonatas Carlos

Dirigente e empresário preparam Mano Menezes para assumir Flamengo


É início de temporada, mas Dorival Júnior deve se apressar em fazer o Flamengo andar. O nome de Mano Menezes não saiu de pauta no clube.
Dorival jamais foi unanimidade, foi escolhido por Zinho e um dos poucos que sobreviveu da gestão Patrícia Amorim. O futebol pouco convincente apresentado no empate com o Madureira deixou os dirigentes  preocupados. As justificativas de Dorival Júnior pelo mau resultado convenceram em parte: time em formação e desgaste na pré-temporada. A diretoria entende que atletas como Rafinha, Felipe e Nixon só vão se firmar com o tempo. Elias, Gabriel e Carlos Eduardo ainda não estrearam.
Acontece que Carlos Leite, um dos empresário de confiança de Paulo Pelaipe, aproveita as brechas e os eventuais tropeços, para reforçar a tese de que Mano Menezes é o técnico ideal para o clube.
Com informações de 

24 de janeiro de 2013

Miltinho Aragão firma parceria com a Codevasf e garante implantação de sistema de abastecimento de água e revitalização do Salangô em São Mateus.

Prefeito Miltinho discursa sobre as demandas solicitadas junto a Codevasf.

Foi na manhã de hoje (24) no auditório da Escola Municipal José de Senna Rosa no centro da cidade de São Mateus que o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, Parnaíba João Martins veio firmar parceiras com o Prefeito Miltinho Aragão. 

Em sua explanação o prefeito Miltinho, falou da alegria em receber o representante da Codevasf em nossa cidade e acima de tudo do trabalho desenvolvido através do Programa Água para todos. “Este programa não iria atender nossa cidade e outras tantas no Maranhão, temos que agradecer o grande empenho do Deputado Federal Carlos Brandão (PSDB) pela dedicação pois é de sua autoria emenda no Projeto de Lei que favoreceu São Mateus a ser incluída neste projeto” afirmou o prefeito Miltinho.

O prefeito Miltinho recentemente realizou visita ao Secretário de Estado Cláudio Azevedo (Agricultura) e a Superintendência da Codevasf e falou da necessidade de solucionar o problema de água nas comunidades são-mateuense e o sonho de revitalizar o Projeto Salangô (projeto de irrigação instalado na zona rural de São Mateus às margens do Rio Mearim), afim de que o SalaNgô fosse incluído no programa Mais Irrigação do Governo Federal e assim tornar São Mateus o maior produtor de arroz irrigado do Brasil gerando acima de tudo emprego e renda para as famílias de nossa cidade. “[...] a Agricultura é uma prioridade no meu governo e vou fazer todos os esforços necessários para esta revitalização” finalizou o Prefeito Miltinho.

João Batista Martins (foto ao lado) superintendente da 8ª Regional da Codevasf, falou sobre as demandas feitas pelo prefeito Miltinho ao Secretaria de Estado da Agricultura e a Codevasf em sua recente visita, e de antemão disse que estas demandas já serão atendidas por meio da implantação de cinco Sistema Simplificado de Abastecimento D’água, isso corresponde a perfuração de poços artesianos, caixa d’água e distribuição as moradias das comunidades a ser catalogadas, “o alcance deste objetivo aqui em São Mateus, se deu graças a preocupação e perseverança do Prefeito em saber detectar a real necessidade de seus munícipes, pois apesar de São Mateus ser localizada entres rios, ainda sofre com a falta de água e o que nos chama a atenção é que ele nos procurou já nos primeiros dias de governo, fato que nos motiva em saber que no Maranhão já é possível encontrar prefeitos com estas qualidades, antes não identificadas”, disse João Martins.
Entre as autoridades que participaram do ato destaque para os secretários Cloves Bernardi (Agricultura e Pesca), Miurian Costa (Mulher) e Andrearuth Sousa (Em exercício no Meio Ambiente), os vereadores Toinho Chaves (PPS), Gilvan Moreno (PSB) e  Alessandro Manoel, o Tatá (PSB), Representante da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão, Antonio Dandô - Secretário de Políticas Agrárias, Agrícolas e Meio Ambiente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sra. Dos Anjos - Presidente da Colônia de Pescadores, Manoel - presidente da Associação de Pescadores, Marcone Suza - presidente do Comitê Gestor do Programa Água Para Todos em São Mateus e José Patrício - Secretário de Agricultura de Alto Alegre-MA.
Após a cerimônia o Prefeito Miltinho convidou o público presente a fazer uma visita ao Projeto Salangô, onde lá, no Povoado Água Preta foi dado o pontapé inicial para a revitalização deste projeto que será o maior gerador de emprego e renda de nosso município.

No projeto Salangô
João Martins explica os passos a ser seguidos para a revitalização do Salangô


ASCOM - Jonatas Carlos

Governadora Roseana Sarney passa mal e é hospitalizada



A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), foi internado no Hospital UDI em São Luís, depois de passar mal, na manhã de hoje (24). De acordo com informações, a governadora deu entrada no local com dores estomacais e, por esse motivo, foi submetida a uma endoscopia.
Em virtude da forte anestesia, os médicos que atenderam a paciente, aconselharam a governadora a repousar em um quarto na UDI.
Roseana que tinha vários compromissos nesta tarde, inclusive, com as meninas do Maranhão Basquete ás 15h, teve que adiar o encontro que seria no Palácio dos Leões. Confira abaixo a nota do cancelamento:
A diretoria do Maranhão Basquete informa que o encontro entre a governadora do Estado Maranhão, Roseana Sarney, e jogadoras e membros da comissão técnica da equipe maranhense foi cancelado. O encontro estava marcado para ocorrer às 15h desta quinta-feira (24) no Palácio dos Leões.

Com informações de Neto Ferreira. Foto: Jonatas Carlos

23 de janeiro de 2013

É pra agendar! Baile a fantasia do bloco Meninas Malvadas

Novo Bispo da diocese de Pinheiro-MA "Dom Élio Rama" chega a cidade.


O novo Bispo da Diocese de Pinheiro, Dom Elio Rama, chegou na manhã desta quarta-feira, 23 na cidade, para assumir o pastoreio da Igreja da referida Diocese. Dom Elio Rama, que é do Rio Grande do Sul, substituirá Dom Ricardo Pedro Paglia, que está à frente da Diocese há 32 anos. 
O prefeito municipal da cidade Filadelfo Mendes diversas autoridades locais e centenas de fiéis católicos fizeram uma recepção calorosa ao novo bispo, todos aguardavam com muita ansiedade a chegada de Elio Rama no aeroporto da cidade. Questionado sobre a missão de substituir o Bispo Dom Ricardo, Elio Roma disse “Sei que essa missão não será difícil, com trabalho paciência e compreensão dando continuidade ao bom trabalho de Dom Ricardo a população pinheirense reconhecerá rapidamente o nosso trabalho.
O novo bispo toma posse como bispo diocesano de Pinheiro, no dia 27 de janeiro, durante celebração na Matriz de Santo Inácio de Loiola.
A missa de ordenação episcopal foi realizada em São Paulo e teve transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão.
Segundo informações, no dia 30, Dom Ricardo viajará para São Paulo e de lá, seguirá para uma cidade do interior de Minas Gerais, onde assumirá uma paróquia, que pertence a congregação dos MSC – Missionários do Sagrado Coração, a qual faz parte. 
Diocese de Pinheiro

Ex-prefeito é condenado a devolver mais de R$ 260 mil



Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (23), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) condenou o ex-prefeito do município de Sucupira do Norte, Benedito Sá de Santana, a devolver aos cofres públicos R$ 263 mil, além do pagamento de multa no valor de R$ 95 mil.
Benedito Sá de Santana teve julgadas irregulares as suas prestações de contas referentes à Administração Direta, Fundo Municipal de Saúde, Fundo Municipal de Assistência Social e Fundeb, todas relacionadas ao exercício financeiro do ano de 2008.
Entre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público de Contas e que receberam o parecer favorável do relator do processo, conselheiro Álvaro César de França Ferreira, destacam-se: ausência de processo licitatório, má gestão de pessoal e apresentação de notas fiscais inidôneas.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS DO MARANHÃO
GABINETE DO PREFEITO


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

           O Prefeito Municipal de São Mateus do Maranhão - MA, tendo em vista a premente necessidade de que seja implementada a imediata e urgente reorganização da máquina administrava, com vistas a retomar e otimizar todos os serviços prestados à população do município, notadamente no seguimentos de saúde, Assistência social, administração, educação, além das demais secretarias, CONVOCA, pelo presente EDITAL, todos os servidores do Quadro Efetivo da Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão - MA., que por ventura estejam cedido a outros órgãos da Administração Municipal ou outras repartições não competentes ao município, que retornem a seus órgãos de origem no prazo de 05 (cinco) dias.

       Tal medida visa assegurar o funcionamento da máquina administrativa com total capacidade e eficiência na prestação de serviços à comunidade são-mateuense, principalmente aos mais carentes, que diariamente procuram as repartições da Prefeitura em busca de soluções que lhe permitam viver em condições mais adequadas e justas. O que é nosso principal objetivo nessa administração.

       Na certeza de que Vossa Senhoria haverá de colaborar conosco, agradecemos antecipadamente.

              Gabinete do Prefeito Municipal de São Mateus do Maranhão - , 22 de janeiro de 2013.


Hamilton Nogueira Aragão
Prefeito Municipal

Prefeito de Timon Luciano Leitoa sofre atentado

Luciano Leitoa conversa com PM sobre o ocorrido (Foto: Daantércio Cardoso)

Um possível atentado contra o prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), ocorreu na noite desta terça-feira (22), na chegada à cidade.
Pelas primeiras informações a que o blog teve acesso, homens atiraram contra o carro dele, um Golf preto, e um motorista foi baleado. Um segurança também estava no veículo. Todos trafegavam pela MA-040, com destino a um sítio da família de Leitoa.
Um dos disparos foi efetuado no vidro lateral traseiro, pel lado esquerdo, onde o atirador imaginava que estivesse o prefeito, que vinha em outro carro, porque demorou-se um pouco mais em Teresina em um jantar com a esposa, Aldeneide Carvalho.
O motorista baleado foi encaminhado ao hospital com um tiro no braço. O atirador estava no banco do carona de um Siena vermelho.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) já foi comunicada e investiga o caso – que pode ter sido apenas assalto -, mas não descarta a possibilidade de o crime ter sido encomendado contra o socialista.
Foto: Dantércio Cardoso
Investigação
O delegado do 2º Distrito Policial de Timon, Hermes Bezerra, informou que ainda está aguardando a visita do prefeito Luciano Leitoa, ou de seu motorista, para iniciar as investigações e apurar se o tiro atingindo em seu funcionário, na noite da última terça-feira (23), se tratava de uma tentativa de assalto ou de um atentado contra a vida do gestor.
“Eu cheguei hoje pela manhã, mas os policiais me disseram que ontem passaram umas pessoas em um Golf preto e disseram que trabalhavam para o Luciano Leitoa e que uma pessoa tinha sigo atingida com um tiro”, relatou o delegado. Ainda de acordo com Hermes Bezerra as notícias preliminares são de que a pessoa atingida foi o motorista conhecido como “Marquinhos”.
“Eles passaram aqui e os policiais disseram para eles seguirem para o hospital. Sabemos que ele foi para o Hospital de Urgência de Teresina e que passa bem. Não começamos a investigar nada ainda porque precisamos primeiro conversar com as vítimas e saber direito o que aconteceu. Por enquanto não sabemos se trata de uma tentativa de homicídio ou de assalto”, concluiu o policial.
Caso
De acordo com o tenente Raimundo Vasconcelos “o atentado” aconteceu por volta das 20h50 quando “Marquinhos” e o segurança particular do prefeito de Timon, conhecido como “Jorge”, vinham do sítio do pai de Luciano Leitoa para o Centro da cidade.
“Na MA-040, na altura do povoado Gameleira, o motorista percebeu que estava sendo seguido e que o carro estava se aproximando. Nesse momento o outro carro, que me parece que era um Siena na cor vermelha se aproximou, reduziu a velocidade e disparou contra o carro”, relatou o tenente.
“Marquinhos” foi atingido com um tiro no ombro na parte das costas. Ainda de acordo com Raimundo Vasconcelos o prefeito não estava no carro e nem nas proximidades no momento do crime. “Ele usa vários carros e no momento ele estava usando outro veículo”, ressaltou.

22 de janeiro de 2013

Poderá perder o mandato! Justiça Eleitoral desaprova prestação de contas de vereadora em São Mateus.

Por Jonatas Carlos

A Justiça Eleitoral desaprovou as contas de campanha da vereadora por São Mateus, Geisa Câmara Mendonça/foto, a Geisa (PP). A decisão é do juiz da 84ª Zona Eleitoral, Marco Aurélio Barrêto Marques no processo de nº 458-54.2012.6.10.0084. A decisão foi encaminhada ao Ministério Público que também confirmou as tentativas de fraudes feitas na prestação de contas da vereadora Geisa. A vereadora foi eleita com 838 votos o que corresponde a 4,32% dos voto válidos.

Na prestação de contas da vereadora, é citada uma ‘suspeita’ doação de R$2.490,00 feita por GUILHERME LUÍS COSTA SALOMÃ esse valor é referente a material publicitário (adesivos e banners). Segundo a legislação eleitoral vigente, diz que, para uma doação estimável em dinheiro, deve ser oriundo da atividade econômica do doador (no caso do doador é farmácia). O Art. 23 da Resolução nº TSE 23.376/2012 diz que: São considerados bens estimáveis em dinheiro fornecidos pelo próprio candidato apenas aqueles integrantes do seu patrimônio em período anterior ao pedido de registro da candidatura. Intimada pela justiça ela comprovou afirmando que realmente foi o próprio Guilherme adquiriu este material mediante nota fiscal 011 feita à empresa HERMILTON LEITE DE SOUSA e realizou a doação a sua candidatura.

Detectada a fraude na prestação de conta de que Guilherme Luís Costa Salomão não poderia ser doador deste material, haja vista que é um tipo de produto não oriundo de sua atividade econômica ou patrimônio a vereadora tentou se safar afirmando que a doação foi feita, mas não pelo citado acima, mas pela Gráfica e Editora União. Mas o que a dita cuja não esperava, é que os Técnicos do Cartório Eleitoral descobrisse a artimanha, as doação feitas são as mesmas inclusive na nota fiscal guardam as mesmas ordens e valore unitários sendo igual o valor total, isso quer dizer que, a vereadora tentou esconder de que a doação não foi feita pelo Guilherme, mas por uma gráfica, só que ao tentar provar isso ela apresentou o mesmo documento apresentados tanto pelo Guilherme, quanto pela Gráfica União.

Para o Ministério Público Estadual a então candidata e até agora vereadora eleita Geisa Câmara Mendonça com a tentativa de fraude em sua prestação de contas, tentou fazer ‘chacota’ com autoridades judiciais numa clara tentativa de ferir as normas que regem o processo de prestação de contas.


Ainda mais ‘irado’ com a falta da verdade por parte da vereadora, o Promotor Eleitoral Dr. Clodomir Bandeira Lima Neto, afirma de forma contundente que a senhora Geisa tentou de fato foi“[..] esconder a fonte da doação”, numa clara tentativa de ludibriar a Justiça Eleitoral.


Ao julgar a desaprovação da prestação de contas da vereadora, o Juiz Marco Aurélio afirma que: É obvio [...] que a candidata faltou com a verdade, pois tentou extemporaneamente esconder a verdadeira origem da arrecadação, destaca-se inclusive que o doutor Promotor Eleitoral teve o cuidado, assim como a serventia judicial, de verificar que a doação é exatamente a mesma, só que a candidata apresentou dois documentos contraditórios a cerca da mesma”.


O juiz continuou afirmando que: [...] o doador foi, de fato, a pessoa física GUILHERME LUÍS COSTA SALOMÃO, o que, portanto, é motivo suficiente para desaprovar as contas...”.


A vereadora arrolada neste processo, está com o seu mandato por fio e poderá perder o mandato a qualquer momento. Vamos aguardar pra conferir o desfecho desta situação.