9 de dezembro de 2012

Eleitos em Alto Alegre, Matões do Norte e São Mateus serão diplomados dia 11.


Por Jonatas Carlos


Vereadores, prefeitos e os vices eleitos em Alto Alegre do Maranhão, Matões do Norte e São Mateus, no pleito deste ano, serão diplomados no próximo dia 11 pela  Justiça Eleitoral da 84ª Zona Eleitoral. A solenidade será às 8h, na 1ª Igreja Batista,no Centro de São Mateus do Maranhão.

Nos outros 216 municípios do estado, o calendário para a diplomação dos eleitos depende do juiz de cada zona eleitoral, que marcará a data em cada cidade.


Entrega dos diplomas
A diplomação dos eleitos é um ato previsto na legislação eleitoral e pode ser realizada, segundo o calendário eleitoral, até o dia 19 de dezembro, mas há cidades onde o evento já ocorreu. O ato consiste na entrega do diploma aos eleitos, um documento oficial emitido pelo TRE-MA, assinado pelo juiz eleitoral, e que é condição para a posse no dia 1º de janeiro do próximo ano. No diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda do partido ou da coligação sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente isso porque os primeiros suplentes de vereadores também serão diplomados.


Confusão de local
A princípio a solenidade ocorreria no Templo Central da Assembléia de Deus e não na 1ª Igreja Batista, porém uma confusão armada próprio pastor presidente da Assembléia de Deus que impediu, que o evento ocorresse em 'seu' templo, nenhuma justificativa convincente foi dada, no entanto a mesma igreja que se recusou a receber os  políticos eleitos é a mesma que em certos tempos corre atrás dos mesmos políticos a fim de conseguir ‘agrados’ financeiros para seus 'eventos'.
A Bíblia deixa bem claro que “toda autoridade é constituída por Deus Rom 13,1-2". No entanto por qual motivo tal igreja se recusa a sediar um evento de tamanha magnitude em suas dependências? Será que o Deus que o Pastor desta igreja adora, não é mesmo que abençoará os governos dos eleitos pelo povo? Será que a presença do POVO de diferentes religiões que participariam do Ato de Diplomação levariam tanto pecado ao ponto de abalar as estruturas da tal igreja? Ou este ato de desrespeito é simplesmente uma afronta e um recado: somos os puros sem pecados e portanto só entrará nesta igreja quem estiver salvo?
Paciência, tal ato de puro AUTORITARISMO só demonstra que muitas igrejas se acham superiores a Deus e isso tem causado um enorme mal estar entre os próprios fiéis.
Querer separar a religião da política é uma loucura tão grande ou maior do que a de querer separar a economia da política.” 

―Miguel de Unamuno


De parabéns mesmos estãos os líderes da 1ª Igreja Batista que souberam usar corretamente o dom do discernimento e aceitaram o pedido da Justiça Eleitoral da 84ª Zona Eleitoral da Comarca de São Mateus.