Moto Legal

22 de dezembro de 2012

Ecologicamente foi inaugurada a CASA PET em São Mateus


“Transformando lixo em luxo” foi o tema dado para uma das mais belas iniciativas ecológica já realizada em nossa cidade.

Por Jonatas Carlos

Até hoje não tinha visto uma aplicação tão bem sucedida como esta casa quase que totalmente construída com garrafas Pet localizada às margens da BR 135 bem no centro de São Mateus do Maranhão, a criatividade foi coordenada por diversos diretores, educadores e alunos da Rede Municipal de Ensino mais precisamente das escolas José de Senna Rosa, Gonçalves Dias, Epitácio Pessoa e Vinólia Curvina. A inauguração da casa foi realizada na tarde desta sexta-feira (21).

Foto: Andreh Carvalho

Apesar de sua praticidade, as garrafas PET representam um grave problema ambiental, já que seu resíduo pode levar séculos para se decompor na natureza. Este efeito pode ser ainda potencializado se não é dada a destinação correta como a reciclagem e o reaproveitamento.
A criatividade é uma excelente saída para resolver impasses ambientais como os causados por produtos como este. O polietileno tereftalato - resina termoplástica que compõe o pet - pode ser reciclado e empregado em diferentes funções, como, por exemplo, a fabricação de cadeiras, tijolos, blocos, tapetes, linhas, cordas, vassouras, escovas de dente e até travesseiros.

Sempre que uma nova utilidade é encontrada para o pet, o meio ambiente agradece afinal o mundo produz em torno de sete milhões de toneladas ao ano desse plástico cuja expectativa é de 400 anos para se degradar em aterros sanitários.

Nenhum comentário: