Obras Mais Asfalto

12 de dezembro de 2012

É o fim: Sarney assumirá a presidência por três dias, após 22 anos

Do UOL, em São Paulo


Após 22 anos, José Sarney, atual presidente do Senado, voltará à presidência da República por três dias. Sarney, que comandou o país em 1985, assume o posto na quinta-feira (13), onde fica até sábado (15), quando a presidente Dilma Rousseff volta ao Brasil.
Sem Dilma e Temer, quem deveria assumir o cargo seria o presidente da Câmara, Marco Maia, mas ele viajará na quinta-feira (13) para o Panamá, onde participa de uma reunião do Parlamento do Mercosul. Dilma está em visita oficial à França. Depois de Paris, ela irá até Moscou, na Rússia, chegando ao Brasil apenas no sábado à noite. O vice-presidente, Michel Temer, embarcará nesta quarta-feira (12) à noite para Lisboa, onde participa das comemorações do ano do Brasil em Portugal.
Sendo assim, Sarney estará no cargo por uma exigência constitucional e assume assim que Maia deixar o território brasileiro.

Ex-presidente

José Sarney, nascido no Maranhão, tem 82 anos e assumiu a presidência do Brasil em 1985. Seu governo, o primeiro civil após o golpe de 1964 na ditadura militar, foi marcado por alta inflação e recessão econômica. Ele assumiu o cargo após a morte de Tancredo Neves, que fora eleito presidente pelo PMDB. Sarney era o vice.
O maranhense elegeu-se senador três vezes consecutivas, tendo sido eleito presidente do Senado por quatro vezes

Nenhum comentário: