Moto Legal

18 de julho de 2012

Cartunista de São Mateus-MA faz pré-lançamento de livro e oficina de ilustrações para crianças em Brasília

Por Andréia Castro
Especial para o Jornal de Brasília


Nascido em São Mateus do Maranhão, Wilson Caju tá mostrando que realmente 2012 é o ano do cartunista no Brasil, Caju como é mais conhecido, está em sua merecida férias em Brasília com a família. Ele é chargista do Jornal Pequeno (um dos maiores no Maranhão) há mais de dez anos e seu trabalho é focado principalmente no humor político.

Cores fortes e traços exagerados são as assinaturas do cartunista maranhense Wilson Caju, que mostrou na terça-feira  (10) para os alunos do 4° ano do Centro Educacional 2 do Cruzeiro Novo um pouco do seu universo de humor político retratado em charges para a imprensa maranhense. 

Caju mostrou também um pouco do livro “O Humor Gráfico no Maranhão” – a ser lançado em breve em São Luís (MA) e que reúne uma pesquisa sobre a charge humorística na mídia maranhense, nos séculos 19 e 20. Além de fazer referência aos grandes artistas nacionais como Millôr Fernandes, Ziraldo, entre outros.
Além do livro publicado pela editora Edufma, Wilson Caju divulgou alguns trabalhos de sua autoria, como as caricaturas de Romário, Jô Soares, Michael Jackson, presidente Hugo Chávez, José Saramago, presidente Obama, Zagallo, entre outros.

Wilson Caju teve algumas de suas obras expostas em Milão, na Itália, em 2007. No Brasil, teve seu trabalho exibido em exposições no Rio Grande do Sul, São Paulo e na Universidade de Brasília (UnB), em 1999.



Fonte: Da redação do clicabrasilia

2 comentários:

eli disse...

fico dando pulos de alegria ao ver pessoas como caju que cresci vendo sua luta com todo esse merito. pois são mateus merece ser lembrado tambem como terra de muitos talentos!

Altina Costa Magalhães disse...

Parabéns Cajú, o mérito é todo seu e o sucesso também. Assim como você aqui em nossa city tem muitos talentos que ainda não foram revelados, mas certamente com a criação de oportunidades no campo da educação, da cultura, do esporte, muitos se revelarão e quem sabe terão seus nomes reconhecidos no cenário municipal estadua e nacional.
Desejos que você continue sua história de sucesso. Força e fé!