30 de junho de 2012

Encerra o ciclo de convenções em São Mateus: Genilson é homologado candidato a prefeito.


Acaba de acontecer no auditório da escola estadual Alves Cardoso a convenção onde foi homologada a candidatura de Genilson (PT) tendo como vice a Sra. Ana Cássia (PSOL) a coligação conta ainda com os partidos PMN e PSDC. O deputado estadual Bira do Pindaré esteve presente no evento.

Zé Maria é homologado candidato a prefeito tendo Dr. Oliveira como vice

Ontem em São Mateus do Maranhão foi realizada a convenção dos partidos que irão dá apoio a candidatura do Zé Maria (DEM) para prefeito e Dr. Oliveira (PTdoB) para vice, a coligação terá ainda os partidos PSD, PP, PTN, PV e PSL, o evento contou com um público aproximado em 200 pessoas entre eles Rovélio, Geovane Castro e os desenganados* pelo prefeito Rovélio os médicos Delson e Cortez.
Zé Maria é considerado pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão como ficha suja e, portanto está inelegível. Seu advogado entrou com uma liminar para garantir o registro de sua candidatura, o que pode lhe render muita dor de cabeça o que levanta suspeita e muita desconfiança no eleitorado. As contas dos gestores públicos como: prefeito, governador, presidente de câmara, diretores de departamento público, vereador/a, secretários entre outros, são analisadas pelos tribunais de contas estaduais e pelo Poder Legislativo. Nesses casos, a reprovação das contas acarreta a aplicação da Lei da Ficha Limpa e torna o gestor público inelegível, impedindo que seja candidato nesta eleição.
Imagens: Cleyton Ferreira do Blog EMPODERAMENTO
*Delson e Cortez foram iludidos pelo prefeito, onde sonhavam cada um ser o escolhido para ser o candidato, porém mesmo estando na convenção Zé Maria afirma que não tem o apoio do atual prefeito, porém foram no contragosto prestigiar a convenção do Zé Maria.

Vilma Sampaio é homologada candidata a prefeita em Matões do Norte.

Os partidos PTB, PSD, PSDB, PSDC, PR, PRTB, PCdoB, PRP e PP homologaram no dia de ontem, a Sra. Vilma Sampaio candidata a prefeita pelo PTB em Matões do Norte e de Rocha Neto a vice-prefeito, a coligação conta com o apoio de oito dos nove vereadores, além do apoio do ex-prefeito Antonio Sampaio.
Durante o evento estiveram presentes diversas lideranças dentre elas o secretário de estado José Antônio Heluy. Um fato triste que marcou a convenção foi que no momento em que uma dança folclórica se preparava para se apresentar aos convencionados, os componente foram surpreendidos por uma ordem desesperada do atual prefeito da cidade Solimar (candidato a reeleição) em que o prefeito afirmava: se a dança se apresentar, os pais dos brincantes perderiam os empregos na prefeitura.
Com isso a convenção que estava previsto para encerrar as 19h, foi encerrada as 17h.

Imagens: Alain Martins /  Fabrício Witt

29 de junho de 2012

O letreiro invisível da delegacia de polícia de São Mateus.

Causos e contos de Nelin Vieira, um poeta são-mateuense como nenhum outro consegue observar o que pra muitos é quase impossível. E em uma de suas descobertas, parou em frente a Delegacia de Polícia e detectou: o letreiro invisível da delegacia de polícia de São Mateus onde somente a faxineira consegue ler, e detalhe, letra por letra.
Confira no vídeo abaixo:

28 de junho de 2012

Convenções irão marcar final de semana em São Mateus.

Em clima eleitoral novas convenções ocorrerão nos próximos dias em São Mateus. Até o momento apenas a Convenção que homologou a candidatura a prefeito de Miltinho Aragão e a de vice Rogério Garcia, foi realizada. Segundo a Justiça Eleitoral o prazo final para realização das convenções encerra dia 30, os registros das candidaturas é até às 19h do dia 5 de julho. Já o início da propaganda inicia no dia seguinte, 6 de julho.

Sexta-feira - Às 15h
Os presidentes dos partidos DEM, PP, PTdoB, PSD, PV, PTB, PTN e PSL convidam seus filiados e o povo em geral para participar da CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no Espaço VIP Vianense, localizado à Av. Piqui s/n. Estes partidos homologarão a candidatura de José Maria Teixeira Plácido (Zé Maria) a prefeito, no ato da convenção serão aprovada a chapa dos candidatos a vereadores. O que chama atenção, é que Zé Maria não será apoiado pelo prefeito Rovélio, ao que tudo indica, o atual prefeito realmente irá investir em outro candidato.

Às 16h
Os presidentes dos partidos PRB e PRTB convocam os membros dos diretório municipais de ambos os partidos, além de seus filiados e o povo em geral para participar de sua convenção a ser realizada no Plenário das sessões da Câmara Municipal de São Mateus e terá a seguinte ordem do dia:
a. Escolha do candidato a prefeito e vice prefeito
b. Escolha de candidatos a vereadores
c. Escolha dos números dos candidatos a vereadores

Sábado
Já no sábado os partidos PR, PT, PSDC, PMN e PSOL, irão homologar a candidatura do codoense Genilson Roberto Alves da Silva a prefeito, assim como as candidaturas dos vereadores dos partidos citados, para esta convenção estão sendo convidados os convencionados, membros dos diretórios e militantes o evento ocorrerá no escola Alves Cardoso às 14h.

27 de junho de 2012

Presos são transferidos para o novo presídio no Povoado Piratininga em Bacabal-MA

Do G1MA

A pedido da Justiça, trinta e quatro presos que cumpriam pena no Primeiro Distrito Policial de Bacabal foram transferidos para a Unidade Prisional recém-inaugurada no povoado Piratininga, a quinze quilômetros da cidade.
A rua onde fica a Delegacia da Polícia Civil, no centro de Bacabal, teve que ser interditada. Em frente ao prédio, parentes e amigos aguardavam a saída dos presos. Um forte esquema policial foi montado para formar o comboio até a unidade prisional.
A Unidade Prisional de Ressocialização de Bacabal inaugurada no início deste mes, só agora recebeu os primeiros presos, todos provisórios, que respondem pelos crimes de homicidio, tráfico de drogas e latrocínio roubo seguido de morte. De acordo com a polícia, apenas três presos continuam na delegacia em Bacabal.


26 de junho de 2012

São Raimundo do Doca Bezerra vai com Mávio Rocha (PCdoB).

Mávio Rocha e Flávio Dino

Para criar uma alternativa que possa mostrar uma nova visão de governabilidade à cidade de São Raimundo do Doca Bezerra, o comunista Mávio Rocha (PCdoB) se apresenta como uma nova alternativa municipal e para isto realizará sua convenção onde será homologada sua candidatura a Prefeito e em sua coligação terá participação dos partidos PSB e PDT com 10 candidaturas a vereador.
A convenção será realizada nesta quinta-feira (28) no Clube Stilus Show a partir das 14h e contará com a presença de diversas lideranças políticas regionais e estaduais.

Um pouco da história política da cidade
Localizada na região central do Maranhão, mas precisamente na região do médio Mearim, São Raimundo do Doca Bezerra tem 6.090 habitantes, destes 4.834 são eleitores, uma cidade que conta com baixos indicadores sociais sem contar com os desmandos administrativos que a cidade é vítima sobre os desgovernos de uma só família que a 16 governa a cidade, na atualidade chefiada por Chico Moreno (PMDB) que tenta reeleição.

25 de junho de 2012

Convenção homologa Miltinho Aragão e Rogério Garcia como candidatos a prefeito e vice em São Mateus

Começou a onda vermelho e amarelo em São Mateus, ocorreu na noite deste domingo (24) no Centro Esportivo Miltinho Aragão na Rua São Marcos-Vila Barreto, a convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que homologou os nomes de Miltinho Aragão para prefeito e Rogério Garcia (PHS) para vice na coligação "unidos para reconstruir São Mateus" composto pelos partidos PSB, PHS, PCdoB, PTC, PPS, PDT, PSC e PSDB.

Por Jonatas Carlos

Momento do Hino Nacional

Varias Lideranças políticas prestigiaram o evento como o prefeito da cidade de Pedreiras Dr. Lenoilson, Maninho (PTB) pré-candidato a prefeito de Alto Alegre do Maranhão, Humberto Coutinho prefeito de Caxias, Zé Inácio vice-prefeito de Codó, Engenheiro Civil Arnoldo Brandão (PDT), o candidato a governador mais votado na história política de São Mateus Flávio Dino (PCdoB), Deputado Federal mais votado em São Mateus em 2010 Carlos Brandão (PSDB), Deputada Estadual Cleide Coutinho (PSB), o Presidente Estadual do PSB ex-deputado José Antonio Almeida, o suplente de Deputado Federal Maurício Almeida (este assumirá uma vaga na Câmara dos Deputados no próx. mês), Mávio Rocha (PCdoB) pré-candidato a prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra,  Betânia (PCdoB) pré-candidata a Prefeita de Miranda do Norte, Secretário de Transporte de Matões do Norte, Abraão Teixeira (PCdoB) pré-candidato a prefeito em Cantanhede entre outras.

Um dos momentos que mais emocionou a multidão presente foi quando foi apresentado um vídeo que contou toda a história de Miltinho Aragão contando desde  início de sua vida até o momento político que marca a sua trajetória, neste momento muitas foram as pessoas que foram às lágrimas, incluindo Miltinho, seus pais e familiares que estavam presente.

Rogério Garcia
Rogério Garcia em seu discurso, falou da alegria em fazer parte da família quarenta e que veio simplesmente para somar: "São Mateus estão complemente abandonado e precisa de soluções emergenciais e a sua união com Miltinho nada mais do que o fortalecimento de um próximo governo que terá a missão de transformar a vida de todos os que aqui vivem".
Miltinho Aragão
Miltinho Aragão falou da felicidade em compor a chapa com Rogério Garcia e afirmou: "nossa tarefa durante a campanha eleitoral será de apresentar e defender proposta para resolver as deficiências da cidade e que esta eleição será a oportunidade da maioria dos são-mateuenses tirá o grito de liberdade que está engasgado e que o povo pode ter a certeza que os seus 20 anos de persistência é prova do desejo que tem de transforma São Mateus em uma cidade modelo inicialmente para a região e em seguida para todo o estado e se tornar destaque no Brasil.


Flávio Dino
A eleição de 2008 não foi perdida, quem perdeu foram aqueles que desrespeitaram o povo, que desviaram o dinheiro do povo, também perderam aqueles que estão fazendo alianças disfarçadas com este que nestes últimos quatro anos acabaram com a cidade, 2010 o povo de São Mateus provou que não perdeu, demonstrando nas urnas o desejo de mudança votando em mim sendo o candidato a governador mais votado na história de São Mateus superando em votos a oligarquia e afirmou: Miltinho e Rogério, irei participar ativamente e virei quantas vezes eu puder a São Mateus participar da campanha, porque entendo que o povo está na expectativa para ver a mudança acontecer em 2012 com Miltinho e em 2014 com Flávio Dino.

O local do evento ficou lotado e mesmo com a chuva que caiu no final da tarde, não tirou o brilho da festa vermelho e amarelo, segundo a Polícia Militar que esteve no local, o público presente foi em torno de 4 mil pessoas, sem contar com o engarrafamento de veículos na Rua São Marcos e nas imediações.

24 de junho de 2012

Betin Viana adere a candidatura de Miltinho Aragão e Rogério Garcia

Miltinho, Betin Viana e Rogério Garcia

Uma das maiores lideranças políticas da zona rural de São Mateus Sr. Betin Viana do Povoado Barro Preto definitivamente aderiu ao grupo político da oposição liderada por Miltinho Aragão (PSB) e Rogério Garcia (PHS).
A adesão trás mais fôlego para a convenção partidária da oposição que será realizada logo mais a partir das 16h, com a presença de líderes comunitários locais, deputados estaduais, federais, lideranças políticas regionais e a presença de Flávio Dino.

22 de junho de 2012

Confirmado: Rogério Garcia é o vice de Miltinho Aragão



O grupo da oposição em São Mateus do Maranhão acaba de confirmar em reunião o nome do empresário Rogério Garcia (PHS) como vice de Miltinho Aragão (PSB) nas eleições deste ano.


Com a definição a coligação de Miltinho terá os seguintes partidos PSB, PHS, PDT, PCdoB, PTC, PPS, PSC e PSDB, portanto, oito partidos . A homologação das candidaturas de prefeito e vice acrescentadas às de vereadores ocorrerá na convenção municipal a ser realizada no próximo domingo (24) no CEMA da Rua São Marcos com a presenças de diversos deputados estaduais e federais, prefeitos, pré-candidatos a prefeitos e lideranças partidárias regionais além da presença do candidato a governador mais votado na história política de São Mateus-MA, Flávio Dino.


A aliança de Miltinho Aragão e Rogério Garcia põe fim a um impasse que até então inquietava a cidade onde a principal pergunta era: quem seria o vice na chapa de Miltinho? Na tarde de hoje Miltinho participou de uma sabatina no programa Girando com a notícia do SBT local apresentado por Ueverton Braçale, no entanto somente no início da noite de hoje é que foi definido o candidato a vice em sua chapa.


Enquete
O blog fez uma rápida enquete que durou apenas 24, a mesma foi iniciada ontem, onde perguntávamos: na sua opinião, qual o melhor nome para vice de Miltinho? Entre as opções sugerimos os nomes de Antonio Dandô (PDT), Clovis (PPS), Rogério Garcia (PHS) e Soliene (PRTB), além da opção não sabe/não opina.
Resultado: Rogério Garcia venceu com 48,94% das intenções, seguido de Clovis 28,72%, Soliene 9,57%, Antonio Dandô 6,38%, não sabe/não opinou 6,38%. A enquete não se tratava de pesquisa eleitoral e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.

Confirmado: Flávio Dino estará na convenção que homologará candidatura de Miltinho Aragão a prefeito de São Mateus.

Flávio Dino e Miltinho Aragão

O candidato ao governo em 2010 mais votado na história das eleições estaduais em São Mateus do Maranhão, o ex-juiz deputado federal e atual Presidente da EMBRATUR Flávio Dino (PCdoB) estará presente na convenção partidária que homologará as candidaturas de prefeito, vice e vereadores que se coligarão com Miltinho Aragão (PSB) e será realizada no próximo domingo (24) no CEMA da Rua São Marcos s/n.

Flávio Dino iniciará a itinerância na tarde de hoje onde participará de uma convenção na cidade turística de Barreirinhas, amanhã ele está em Alexandre Costa, Iguarapé Grande, Trizidela do Vale e Pedreiras e no domingo (24) pela manhã em Balsas, em seguida Dom Pedro e irá completar a maratona em São Mateus-MA.

Os deputados Carlos Brandão e Cleide Coutinho, Humberto Coutinho prefeito de Caxias-MA, Solimar prefeito de Matões do Norte-MA, Luis da Amovelar prefeito de Coroatá-MA, Lenoilson prefeito de Pedreiras-MA, Paulinha prefeita de Monção-MA também estarão presente além de outros Deputados Estaduais e Federais, prefeitos e candidatos a prefeitos da região já estão confirmando presença ao evento além de diversas lideranças partidárias estaduais com destaque para o Presidente do Diretório Estadual do PSB o ex-deputado federal José Antonio Almeida.

21 de junho de 2012

Vote na nova enquete: Qual o melhor nome para vice de Miltinho Aragão nestas eleições?

Eis que surge uma nova enquete no blog SÃO MATEUS EM OFF. Agora perguntamos: Na sua opinião qual o melhor nome para vice de Miltinho Aragão nas eleições deste ano? A enquete terá um prazo de apenas 24h e será encerrada na tarde desta sexta-feira (22).
A referida enquete, não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.
Para votar é só utilizar o formulário exposto na lateral do blog.

20 de junho de 2012

Acabou: Zé Maria está inelegível e não poderá ser candidato em São Mateus-MA.

Foi apenas um sonho, o atual vice-prefeito de São Mateus do Maranhão e ex-vereador José Maria Teixeira Plácido (foto), o popular Zé Maria (PSD) não poderá ser candidato a nenhum cargo eletivo nestas eleições.

Seu nome saiu na lista dos inelegíveis por duas condenações no Tribunal de Contas do Estado - TCE. As duas condenações se referem a contas irregulares, desaprovadas pelo TCE quando o mesmo foi presidente da Câmara de Vereadores. Não tem mais jeito. Todas elas foram transitadas em julgadas.
O TCE informa que os nomes relacionados na lista dos fichas sujas estarão inelegíveis agora em 2012, ou seja, a coisa complicou pro lado do Zé.

A briga é feia e promete no processo de escolha de quem sairá como candidato do prefeito Rovélio, tudo por conta de que o outro nome que estava no páreo, o médico piauiense Delson Rocha, foi convencido por familiares a não concorrer nas eleições como candidato a prefeito, de certo mesmo é que o tal grupo tem até o dia 30 pra definir quem será o candidato a prefeito apoiado pelo grupo do prefeito e/ou pelo governo do estado. É aguardar pra conferir.


Clique na imagem para ampliar

Justiça Eleitoral da 84ª Zona Eleitoral e Ministério Público realiza encontro para formalização de Termo de Ajustamento de Conduta em São Mateus-MA

Após o registro das candidaturas homologadas em convenções todos os candidatos irão assim Termo de Ajuste de Conduta que irá restringir principalmente as campanhas eleitorais dos candidatos, incluindo os limites da propaganda em carro de som e panfletagem a fim de coibir as poluições sonoras e visuais da cidade.

A convite do Juiz Eleitoral da 84ª Zona Eleitoral/São Mateus-MA e do Promotor de Justiça da Comarca de São Mateus os representantes legais das siglas partidárias que possuem diretórios em São Mateus do Maranhão, compareceram no ESPAÇO VIP na manhã de hoje para a realização de reunião com vistas a formalização de Termo de Ajustamento de Conduta referente às normas do processo eleitoral, que é regido pela Constituição Federal de 1988; pela Lei Ordinária de nº 9.504/1997, com suas alterações posteriores, pelas Leis Complementares nºs. 101/2000 e 64/90, bem como pelas Resoluções do TSE referentes às eleições municipais do mês de outubro próximo, que tem como finalidade definir o comportamento de todos aqueles que pretendem concorrer a mandatos no Executivo e no Legislativo neste ano.

Segundo o Juiz Eleitoral da comarca Dr. Marco Aurélio ficou claro que a formalização do termo é necessária e fundamental para que os candidatos conheçam a legislação eleitoral vigente que irá reger as eleições de 2012 e, tem como objetivo contribuir para a higidez do processo eleitoral.
Para o promotor de Justiça Dr. Clodomir Bandeira a intenção da formalização do termo de ajustamento de conduta é evitar a aplicação de multas previstas nas Leis que são altíssima.
O chefe do Cartório Eleitoral Sr. Thomaz Tedesco, afirmou que o cartório está de prontidão para quaisquer dúvida por parte dos eleitores, candidatos e suas respectivas coligações, o mesmo aproveitou e tirou as principais dúvidas quanto aos processos de candidaturas e suas burocracias afirmando que todas as informações do candidato/a inclusive suas proposta estarão visíveis através da internet.

Terminou a novela PDT em São Mateus o partido se coligará com Miltinho.

Depois de muito disse-me-disse o PDT volta às mãos da antiga diretoria presidida pelo sindicalista Antonio Dandô e assim sendo, apoiará Miltinho Aragão nestas eleições.


Numa 'negociação' atropelada via Genilson Alves (PT) a direção tinha passada paras as mãos do ex-vereador Zezinho primo de Genilson, o fato ocorreu assim que os filiados reunidos no povoado Pedrinhas juntamente com a antiga (agora atual) comissão tinha deliberado apoiar a pré-candidatura do socialista Miltinho Aragão (reveja aqui).

Daí então começou a novela PDT em São Mateus com vários capítulos, enquanto a direção estava nas mãos de familiares de Genilson, a militância do partido pressionava afirmando que não daria apoio ao petista por achar um absurdo o possível golpe aplicado afim de prejudicar a negociação feita pela antiga diretoria em apoiar Miltinho e não Genilson, no entanto em uma reunião realizada em São Luis na última segunda-feira (18) a direção estadual do partido entendeu por bem que o partido deveria apoiar na cidade o pré-candidato a prefeito Miltinho Aragão (PSB), destituindo assim a atual comissão provisória presidida por Zezinho e devolvendo a direção ao antigo presidente, o sindicalista Antonio Dandô (foto ao lado) que foi entrevista hoje o telejornal Girando com a notícia do SBT, onde explicou a cidade das recentes mudanças feitas na sigla em nossa cidade por determinação do Diretório Estaduval do PDT.
"...sou amigo de Miltinho a mais de 22 anos e não é pelo fato de que eu não seja candidato a vice que eu não estarei na luta, pelo contrário participarei ativamente em prol de sua candidatura" finalizou Antonio Dandô.

19 de junho de 2012

Alto Alegre-MA: vereador Maninho é o pré-candidato a prefeito da oposição.

A 18km de São Mateus do Maranhão, Alto Alegre também vem se destacando no cenário político/eleitoral nas eleições municipais deste ano. Lá o prefeito Liorne está impedido de concorrer por estar completando o seu segundo mandato, daí então cuidou logo de anunciar sua tia como sendo a sua candidata a sucessão é aquela coisa muda de nome, mas não de família, trata-se da Sra. Bárbara residente em São Luis.
Mas por outro lado surge o contraditório que poderá surpreender o atual grupo governista, numa reunião realizada no sábado (16) em um sítio de propriedade do empresário e político Idan Torres,com as presenças de diversas lideranças da oposição foi definido que o atual vereador Maninho é o pré-candidato a prefeito e terá como vice, a esposa do empresário Idan Dra. Paula (PSDB), quanto a realização da convenção que homologará as candidaturas de prefeito, vice e vereadores, será no dia 30 deste mês em local a ser definido e divulgado.


Colaboração do blog Gilson Garreto

PSB - EDITAL DE CONVOCAÇÃO para convenção municipal.

O Presidente da Comissão Executiva Municipal do Partido Socialista Brasileiro – PSB do Município de São Mateus do Maranhão – MA, VEM NOS TERMOS DO PARÁGRAFO 1º DO Art. 52, ambos do Estatuto Partidário, pelo presente Edital CONVOCAR os membros do Diretório Municipal Ordinário, que será realizado no dia 24 de Junho de 2012, no horário das 14h às 22h, tendo como local CEMA – Centro Esportivo Miltinho Aragão, situado a Rua São Marcos S/N com a seguinte ORDEM DO DIA:

a)      Deliberação sobre coligações;
b)      Escolha de candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito para as eleições de 07 de Outubro de 2012;
c)       Escolha de candidatos a vereadores, para as eleições de 07 de Outubro de 2012;
d)      Sorteio do número dos candidatos a vereadores.

São Mateus do Maranhão – MA, 15 de junho de 2012.

Hamilton Nogueira Aragão
Presidente do Diretório Municipal do PSB

Segue em anexo cópia do edital de convocação com o seu respectivo protocolo  da Justiça Eleitora da 84ª Zona Eleitoral:


Comunicado da Justiça Eleitoral da 84ª Zona Eleitoral

O Juiz Eleitoral da 84ª Zona, Dr. Marco Aurélio Barreto Marques, o representante do Ministério Público Eleitoral, Dr. Clodomir Bandeira Lima Neto, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto na Constituição Federal de 1988; pela Lei Ordinária de nº 9.504/1997, com suas alterações posteriores; pelas Leis Complementares nºs. 101/2000 e 64/90, bem como pelas Resoluções do TSE referentes às eleições de 2012, que definem o comportamento de todos aqueles que pretendam concorrer a mandatos no Executivo e no Legislativo, RESOLVEM:

CONVIDAR todos os representantes legais de Coligações Partidárias e/ou Candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador ao Pleito Eleitoral de 2012 que possuam bases no Município de São Mateus do Maranhão, para comparecerem no Salão ESPAÇO VIP, com sede na Avenida Piqui, s/nº - Centro – São Mateus do Maranhão, no dia 20 de junho de 2012, as 9:00horas, para a realização de reunião com vistas a formalização de Termo de Ajustamento de Conduta referente às normas do processo eleitoral, que é regido pela Constituição Federal de 1988; pela Lei Ordinária de nº 9.504/1997, com suas alterações posteriores, pelas Leis Complementares nºs. 101/2000 e 64/90, bem como pelas Resoluções do TSE referentes às eleições vindouras de 2012, que definem o comportamento de todos aqueles que pretendem concorrer a mandatos no Executivo e no Legislativo.

A formalização do termo é necessária e fundamental para que os candidatos conheçam a legislação eleitoral vigente que irá reger as eleições de 2012 e, tem como objetivo contribuir para a higidez do processo eleitoral.

A intenção da formalização do termo de ajustamento de conduta é evitar a aplicação de multas previstas nas Leis e, o cometimento de Crimes Eleitorais, a saber: art. 41-A, Lei nº 9.504/97; art. 39, § 6º, Lei nº 11.300/06 e art. 299, Lei nº 4.737/65, dentre outros.

O presente convite deverá ser divulgado pela imprensa local, a fim de que nenhum candidato, coligação ou partido político possa alegar desconhecimento das leis e resoluções do TSE aplicáveis nas eleições vindouras.

Sendo o que tínhamos para o momento, reiteramos votos de consideração e respeito e subscrevemos o presente.

Dr. Marco Aurélio Barreto Marques
Juiz Eleitoral

Dr. Clodomir Bandeira Lima Neto
Promotor Eleitoral

18 de junho de 2012

Vice de Miltinho nas eleições municipais deste ano está perto de ser definido.

A grande expectativa nas eleições municipais deste ano em São Mateus é saber quem será o candidato a vice-prefeito na chapa majoritária do pré-candidato a prefeito Miltinho Aragão (PSB).
Na cidade já rolou de tudo quanto foi cogitação de nomes, mas tudo indica que o indicado a vice de Miltinho será algum nome dentre os que se apresentaram como pré-candidato a prefeito. 
Nomes como do sindicalista Antonio Dandô (PDT), vereadora Soliene (PRTB), vereador Toinho Chaves (PPS), a agente de saúde Vicentina (PSB) e Rogério Garcia (PHS) este último com a maior chance se ser o escolhido. A decisão ficará por conta dos presidentes de partidos da base aliada.


Acompanhe também as notícia de São Mateus no Portal Tribuna do Maranhão.


De certo mesmo é que nos próximos dias ou até quem sabe, nas próximas horas será anunciado aquele(a) que irá compor a chapa na coligação do pré-candidato Miltinho que terá sua candidatura homologada no próximo dia 24 (próx. domingo) em convenção partidária a ser realizada no Centro Esportivo Miltinho Aragão localizado na Rua São Marcos.

Jefferson Portugal e Garrincha do Vale fizeram um mega show de MPB em São Mateus.

Da esquerda para a direita: Jefferson Portugal, Vanessa, Osiel Lima e Layd Ana

Promovido por Osiel Lima, a noite do último sábado (16) foi transformada em uma noite inesquecível para o público presente no Jatobar eventos (centro de São Mateus) em show duplo com as participações dos artistas Jefferson Portugal vindo de Magalhães de Almeida-MA e Garrincha do Vale vindo de Pedreiras-MA, ambos se tornam a cada dia, referências da MPB no Maranhão e tiveram em seus repertórios músicas que marcaram épocas e ainda hoje leva o público da música popular ao delírio, sendo aplaudidos a cada música tocada, sem contar que o público presente foi bem variado e teve uma participação inesperada no palco, trata-se da apresentação musical do jornalista e apresentador Ueverton Braçale que foi aplaudido quando cantou Pais e filho de Legião Urbana a convite do Jefferson Portugal.

Hoje a MPB, já consagrada, amadurece, cresce, amplia-se e incorpora novos artistas. O perfil inicial marcadamente nacionalista foi integrando elementos de diversas procedências. Esta diversidade é saudada, é uma das marcas deste gênero musical, que hoje apresenta ainda mais dificuldades para sua definição.
De fato o evento promovido por Osiel Lima, faz mostrar comprovadamente a necessidade em nossa cidade de realizações deste tipo de evento que agrega diversos fatores que socializa qualquer ambiente, ainda mais presença de grandes cantores maranhenses como Garrincha e Jefferson.

Veja mais imagens do evento:

Morre em Alto Alegre do Maranhão a mulher mais velha do mundo.

Morreu na manhã de hoje (17 de junho de 2012) a senhora Maria Veríssimo de Matos Siqueira, que foi considerada a mulher mais velha de Alto Alegre do Maranhão e possivelmente do Mundo.  Seus documentos constatavam que ela tinha 125 anos, completou no ultimo dia 5 de junho de 2012.

A morte foi devido a idade avançada, ultimamente, vivia mais deitada em sua cama ou às vezes sentada na sua cadeira de rodas e se alimentava apenas de alimentos líquidos. No entanto a  filha de Maria Veríssimo , dona “mocinha” disse que sua mãe não  tomava remédios e não se queixava de dores.

No ultimo dia 5 de junho de 2012, a família comemorou mais um aniversário da senhora Maria Veríssimo, chegando aos 124 anos de idade.Ela nasceu em 05 junho de 1888 em um povoado no município de Caxias, filha de Daniel Siqueira e Valeira de Matos. Pelos seus documentos a época em ela nasceu Brasil ainda era um pais monárquico e o local onde ela morava era um povoado da cidade histórica de Caxias.  

O blog da cidade http://aanoticias.blogspot.com.br/ postou essa nota assim como esse vídeo sobre a Mulher mais velha do mundo que morreu em Alto Alegre do Maranhão, porem não foi citada em grandes jornais ou mesmo no livro dos recordes.

16 de junho de 2012

É hoje: Seminário sobre marketing político, estratégia e planejamento de campanha eleitoral.

Em tempos de globalização, quando todos têm acesso as informações através dos mais variados meios de comunicação, é necessário que os candidatos aos cargos eletivos do executivo e do legislativo no pleito de 2012, estejam preparados e informados da legislação eleitoral e de estratégias que possibilitem alcançar o êxito nas eleições.
Com o objetivo de prestar informações aos candidatos é que Meritu Assessoria e Consultoria em parceria com Partido Comunista do Brasil (PC do B) em São Mateus têm a satisfação de convidar  os pré candidatos a cargo de vereador e prefeito, para participar de um Seminário “Estratégia e orientações para o grande desafio” que será realizado no dia 16 de junho de 2012, próximo sábado, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Mateus a partir das 19:00h.

Temas:
- Estratégia e Planejamento de Campanha
- Prestação de Contas da Campanha Eleitoral
- Marketing Político
Palestrantes
Leo Nogueira e Antonio José Ribeiro.

15 de junho de 2012

Deferido no TRE pedido de envio de tropa federal a São Mateus durante as Eleições.

Se autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, a cidade de São Mateus (84ª Zona Eleitoral) contará com força federal para que seja garantida a segurança e a ordem das Eleições 2012, onde aconteceram fatos violentos em 2008. Tal pedido, feito pelo juiz Marco Aurélio Barreto Marques (titular da Comarca) foi deferido por maioria dos membros em sessão administrativa do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizada na última terça-feira, 12 de junho.
“O Regional julga primeiramente a necessidade ou não de força federal nos municípios de sua jurisdição. Deferido o pedido, cabe então encaminhá-lo ao TSE para autorização, já que os custos do envio de força federal são bastantes elevados e há resolução que regulamenta esta questão”, explicou a presidente do TRE-MA, desembargadora Anildes Cruz. 
Marco Aurélio justificou que a necessidade do envio se dá porque “nas últimas eleições houve depredação do prédio onde funcionava a Prefeitura, além de incêndio criminoso da Câmara de Vereadores, bem como tentativa de invasão do Fórum”.
Em seu voto, o relator do processo, juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos, seguiu a manifestação do Ministério Público pelo deferimento, destacando: “Esta Corte Eleitoral não vai admitir que tais abusos voltem a se repetir. Todo um trabalho de planejamento e inteligência está sendo elaborado com bastante antecedência, de forma a garantir que as próximas eleições municipais sejam lembradas, não pelos fatos gravíssimos do passado, mas como as mais tranquilas e seguras já realizadas neste estado”.

Resolução - De acordo com a Resolução n.º 21.843/2004 (que dispõe sobre o procedimento para a requisição de Força Federal, previsto no art. 23, inciso XIV, do Código Eleitoral), o TSE requisitará força federal necessária ao cumprimento da lei ou das decisões da Justiça Eleitoral, visando garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados, após os TREs encaminharem a relação das localidades onde se faz necessária a presença de força federal.

Do TRE.

Encerram hoje às 23h59 as inscrições do ENEM2012.

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 acabam nesta sexta-feira (15). Os candidatos interessados devem acessar o site da prova até as 23h59 (horário de Brasília) de hoje. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até o dia 20 de junho. Até as 20h desta de quinta (14), 5 milhões de candidatos já haviam feito inscrição.


Faça sua inscrição clicando aqui.

14 de junho de 2012

Em greve, professores realizam manifestação na principal avenida da cidade de São Mateus-MA

Com camisa pretas, profissionais da educação marcharam em protesto contra os desmandos na educação municipal de São Mateus-MA em sinal de luto!

Por Jonatas Carlos


A assembléia realizada entre os profissionais da educação das escolas municipais de São Mateus do Maranhão definiu que a categoria irá permanecer com a greve iniciada hoje (14) e terá um prazo de 48h em protesto a atual administração do prefeito Rovélio por não atender as reivindicações da categoria exigidas desde o mês de junho do ano passado. A próxima assembléia para discutir os rumos da paralisação acontecerá a qualquer momento.
Os professores pedem um reajuste salarial de 22%, pagamento imediato do abono e do piso salarial da categoria, o descongelamento do plano de cargos e carreira dos funcionários administrativos, discussão sobre as oficinas pedagógicas e a abolição de descontos abusivos sem discriminação nos vencimentos dos profissionais.
A manifestação ocorrida na manhã de hoje, contou com a participação de pais e alunos das escolas municipais, além do apoio maciço da sociedade são-mateuense que fizeram questão em usar roupas pretas em protesto a administração municipal e em apoio a categoria.




Imagens: Jonatas Carlos

Saiba ‘quem é quem’ entre os suspeitos de terem mandado matar o blogueiro e jornalistaDécio Sá

Imirante
Saiba “quem é quem” entre os suspeitos de participarem do crime:
Glaucio Alencar, 34 anos, é apontado como um dos mandantes do crime e suspeito de ter financiado a execução do jornalista.
José de Alencar Miranda Carvalho, 72 anos, pai de Glaucio Alencar, também é apontado como mandante e financiador do crime.
O capitão Fábio, conhecido também como “Capita”, Subcomandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado do Maranhão, é suspeito de fornecer a arma que executou o jornalista.
Jhonatan de Sousa Silva, de 24 anos, apontado como executor de Décio Sá está preso desde o dia 5 deste mês.
Fábio Aurélio do Lago e Silva, 32 anos o Bochecha, preso na Chácara Brasil, é suspeito de participar do crime. Ele teria todo conhecimento das ações do grupo.
José Raimundo Chaves Junior,o Bolinha, 38 anos, preso no Jardim Eldorado, é suspeito de intermediar as ações do crime.
Imirante não dispõe da foto de Airton Martins Monrroe, 24 anos, suspeito de ter apresentado o executor do crime a Júnior Bolinha.
Nem Airton, nem o capitão Fábio foram apresentados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, na tarde desta quarta-feira (13).

13 de junho de 2012

GREVE: Professores da rede municipal de ensino irão paralisar as atividades nesta quinta-feira em São Mateus.

Os professores da rede municipal de ensino em São Mateus do Maranhão entram em greve nos dias 14 e 15 deste mês.
A decisão foi tomada em assembléia realizada essa semana onde está em pauta as reivindicações de reajuste salarial, retrativos, implantação do plano de cargos carreiras e remunerações, a discussão sobre as oficinas pedagógicas, descontos abusivos sem discriminação, a forma que os professores são tratados pela secretaria de educação entre outras...

Apoie e participe. “Eu luto pela educação de são Mateus”

Concentração nesta quinta-feira (14) no sindicato dos trabalhadores de São Mateus às 8:00h em seguida passeata pelas ruas da cidade.

12 de junho de 2012

Lascou: Rovélio é condenado pelo TCE e seu nome aparece na lista dos ficha e inelegíveis para as próximas eleições.


O blog divulga a relação dos políticos são-mateuenses considerados ficha suja pelo Tribunal de Contas do Estado/TCE. A presidente do TRE-MA (Tribunal Regional Eleitora), desembargadora Anildes Cruz, recebeu na tarde de hoje das mãos do presidente do TCE, conselheiro Edimar Cutrim, a relação dos candidatos inelegíveis.
Entre os considerados ficha sujas e portanto inelegíveis para as próximas eleições incluindo as municipais deste ano, aparecem prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores de São Mateus do Maranhão.

Prefeitos
Na lista consta o nome do atual prefeito de São Mateus-MA o inelegível Francisco Rovélio (foto ao lado) com record em condenações sendo cinco condenações no total, seguido dos ex-prefeitos Dra. Ana Castro e Sérgio Pires.
Vereadores
Apareceram na lista negra dos condenados a inelegibilidade os vereadores Hélio do óleo diesel (entenda aqui), quer dizer, Hélio do Chico Pinto e a vereadora Kátya Thereza, entre os ex-vereadores aparecem Dr. Antonio, o atual vice prefeito e ex-vereador Zé Maria, Ana do Agamenon e Nonato Nina (irmão do Sebastião Nina).

Conforme lista do próprio TCE estes citados acima estão impedidos de concorrer a qualquer cargo eletivos nas eleições municipais deste ano. Confirma nas imagens abaixo:

Lista dos prefeitos e ex-prefeitos inelegíveis e ficha-sujas

Lista dos vereadores e ex-vereadores inelegíveis e ficha-sujas


Obs: clique nas imagens para ampliar.

A saúde de São Mateus não funciona por falta de recurso, afirma diretor do Hospital de São Mateus.


Mesmo nos últimos quatro anos a Prefeitura Municipal ter recebido R$ 24.583.721,20 (vinte e quatro milhões, quinhentos e oitenta e três mil, setecentos e vinte e um reais e vinte centavos) o Diretor do Hospital Municipal de São Mateus senhor Guilherme Salomão, foi ao telejornal Girando com a Notícia afirmar que a saúde de nossa cidade não funciona por falta de verba.

Por Jonatas Carlos
Repasse para a saúde de São Mateus referente aos últimos 4 anos
(clique na imagem para ampliar)

Diante da metralhadora de perguntas do apresentador Ueverton Braçale, o popular Pau de Massaranduba, o diretor do hospital Guilherme Salomão foi tentar justificar o injustificável após ao TV local reproduzir uma polêmica matéria feitas na parte interna do hospital e pronto socorro municipal, colocando em destaque a situação estrutural do prédio que vão desde mofo até infiltrações no forro em gesso incluindo a fragilidade no atendimento médico, no meio da entrevista que foi ao ar na edição de hoje (12) o diretor do Hospital Municipal fez comparações absurdas com a situação da saúde de São Mateus com as de São Paulo e Rio de Janeiro, a situação do diretor ficou mais confusa, quando o mesmo afirmou que a falta de verba se deve as ações trabalhista impetradas pela 'oposição' e continuou desafiando o apresentador a receber alguma denúncia de pacientes que não foram bem atendidos no hospital municipal, foi só o tal fechar a boca que de imediato foram recebidas ligações de populares que reclamavam do caos na saúde da cidade.
Na entrevista o diretor (foto ao lado) se envolveu em diversas contradições, de início afirmou que os valores acima citados não são exclusivamente destinados ao Hospital, mas para diversos setores da saúde como PSF, Saúde Bucal entre outras e disse que não poderia haver desvio de recursos de uma área para a outra, até aí tudo bem, se não quando o mesmo se contradisse no seguinte: a verba enviada ao hospital é de aproximadamente R$ 200 mil/mês, no entanto o gasto é bem maior, ora, se o gasto é maior do que o valor que é destinado, isso leva a crê que estão sendo desviados recursos de outra área para o hospital!
O absurdo maior no comportamento do diretor na entrevista se deu quando o mesmo foi tentar justificar a paralisação daquilo que seria um Ginásio de Esporte no bairro Ayrton Senna, ou seja, foi tentar justificar aquilo que não é de sua competência e com certeza estaria somente atendendo as ordens do seu superior o prefeito Rovélio.
De certo mesmo, é que pelo que se pode aproveitar da entrevista, os caos instalados nos diversos setores de saúde do município continuarão de mal a pior, pelo menos foi esta a esperança transmitida pelo diretor do hospital através de suas confusas palavras e contradições.