31 de maio de 2012

Revoltados moradores da zona rural de São Mateus - MA realizam manifestações em protesto contra a atual administração.


Os tempos mudam, e com o velho tempo mudam também as mentes humanas (algumas preferem se manter na mesma), somente em uma semana, três povoados realizaram manifesto 'pacífico' contra a atual administração pública (prefeitura) nem mesmo os vereadores foram poupados das críticas festas pelos que manifestavam melhorias prometidas nas eleições passadas pelos políticos de mandatos em nossa cidade.

Povoado Barro Preto

No Povoado Barro Preto os moradores se mobilizaram para se manifestar em apelo ao funcionamento do Posto de Saúde daquele povoado. Segundo os denunciantes o prefeito CASSADO Rovélio prometeu inaugurar o prédio no dia das mães do ano de 2009, porém até hoje aqueles que necessitam de atendimento médico, tem que se deslocar a sede do município, o que mais revolta os moradores é um equipamento odontológico que está dentro do prédio em que iria funcionar como unidade médica, o equipamento está a mais de seis anos dentro de uma caixa de madeira enrolada a um pedaço de papelão. 
No referido povoado ainda existe uma obra do governo federal inacabada desde 2008, trata-se de uma quadra de esportes, para amenizar os próprios moradores fizeram os traves em madeira para poder utilizar o espaço que costumamente serve como secador de arroz ou outros produtos agrícolas. Interrogado sobre o motivo do não funcionamento daquilo que seria um consultório médico, o prefeito afirmou que não dispõe de verbas (ele só esqueceu dos mais de R$ 164 milhões que a prefeitura recebeu em repasses federais nos últimos 4 anos).



Povoado Vai quem quer
Nesta comunidade a maior reivindicação foi a falta d’água, merenda escolar, estrada e uma ponte sobre o Rio Tapuio. Em se tratando da tal ponte, no dia 27/12/2007 o prefeito afirmou que o dinheiro já estava na conta para que a ponte fosse construída em madeira (e pra onde foi o dinheiro?), o fato é que até a presente data a ponte nunca foi construída, se tornando um “conto de fada” já incluída nos livros de Monteiro Lobato.


 
Povoado Morada Nova 2
Os moradores realizaram um manifesto para protestar contra as atitudes do atual prefeito em não querer atender as reivindicações daquela comunidade rural, segundo os próprios moradores o roço da estrada que interliga o povoado a zona urbana foi feita no período eleitoral de 2008 e de lá pra cá nunca mais foi levado nenhum benefício, os alunos que se utilizam do transporte escolar que naquele povoado é feito por carros alugados para a prefeitura, vem sofrendo assédio por parte do motorista do veículo, inclusive um aluno foi agredido fisicamente pelo mesmo. E até agora a secretária de educação nada fez para mudar o quadro. Enquanto isso quem sofre é quem está na ponta da corda, o POVO!

29 de maio de 2012

Prevenção à corrupção: CGU, TCE e SEFAZ-MA em São Mateus

De acordo com os organizadores locais,  já está tudo pronto para que o 1º Seminário de Políticas Públicas e Combate à Corrupção ocorra no Município de São Mateus.  O evento de capacitação presencial será realizado por dois órgãos peso-pesado do controle, que são a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE).

Além disso, a Secretária Estadual da Fazenda (SEFAZ) também participará do seminário com a realização de uma palestra com o tema "A Educação Fiscal e o controle social das políticas públicas".

Compareça e participe, as inscrições são gratuitas e haverá distribuição de material e certificados a todos os participantes. O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz e como ponto de referência fica à direita da agência dos Correios (na BR).

Acompanhe a programação completa:

08h às 08h30 – Credenciamento
08h30 às 09h - Abertura
9h às 10h30 – Seminário:  “A Educação Fiscal e o controle social das políticas públicas”
10h30 às 10h45- Intervalo
10h45 às 11h30 – Oficina prática: “Ferramentas disponíveis na internet para o exercício do Controle Social”
13h às 14h30 – Palestra: “A responsabilização do gestor e a Lei da Ficha Limpa”
14h30 às 14h45 – Intervalo
14h45 às 16h – Palestra: “Os sinais de corrupção nas administrações municipais”
16h – Encerramento com entrega de certificados

Mais informações: Stuart Jr (99) 91225775 

25 de maio de 2012

26 prefeituras do MA decretam estado de emergência por cauda da estiagem.

Embora em boa parte dos municípios maranhenses esteja chovendo regularmente, 26 prefeituras decretaram estado de emergência em razão da estiagem que estaria ocorrendo no Maranhão.
As fortes chuvas que caíram durante esta sexta-feira (25) deixaram vários carros atolados em olho d’Água das Cunhãs.
Os municípios beneficiados com a medida foram: 01. Chapadinha, 02. Afonso Cunha, 03. Humberto de Campos, 04. Magalhães de Almeida, 05. Paulino Neves, 06. Primeira Cruz, 07. Santo Amaro, 08. Tutóia, 09. Paraibano, 10. Pinheiro, 11. Santa Helena, 12. Mirinzal, 13. Guimarães, 14. Bacuri, 15. Alcântara, 16. Cachoeira Grande, 17. Santa Luzia do Paruá, 18. Vitorino Freire, 19. São Vicente de Férrer, 20. Olho d’Água das Cunhãs, 21. Cajari, 22. Matinha, 23. Sucupira do Norte, 24. Governador Luís Rocha, 25. Governador Archer, 26. Amarante do Maranhão.
Com a medida os gestores municipais destas cidades estão autorizados a realizar contratações de forma livre (sem ter que passar pelo processo de licitação); perfurar poços artesianos, realizar convênios e distribuir cestas básicas às famílias atingidas pela seca. Práticas normalmente proibidas durante o período eleitoral, mas que agora estão liberadas para 26 localidades.
Um verdadeiro perigo que acaba fortalecendo os candidatos que ocupam as prefeituras ou que são apoiados pelos atuais gestores, que certamente farão uso das concessões como moeda de troca para angariar votos das comunidades carentes. Um festival de manobras políticas amparadas legalmente e que podem comprometer a lisura do processo eleitoral e ainda contribuem para perpetuar gestores mal intencionados e alheios à satisfação dos interesses públicos no poder.

Fonte: Blog do Luis Cardoso

22 de maio de 2012

Prevaleceu o desejo do POVO: TV Difusora continua no AR em São Mateus-MA

Prefeito, ex-prefeito e meia dúzia de vereadores de São Mateus tentaram a todo custo fechar o sinal da TV Difusora em São Mateus. As imagens da multidão que lotaram a Câmara em protesto a favor da emissora ajudaram na decisão dos Diretores Executivos da emissora em São Luis de manter o canal no AR.

Por Jonatas Carlos

O programa jornalístico de maior audiência na TV em São Mateus o "Girando com A Notícia" continuará no AR a partir das 12h45min., conforme afirma a direção estadual do SBT. O apresentador Ueverton Braçales acompanhado do Diretor de Jornalismo Toinho Barreto estiveram em São Luis e sendo recebidos pelos diretores da emissora, tiveram a garantias de que poderão continuar com o sinal da TV no AR além de poder continuar com a programação telejornalística exibida diariamente.
Durante todo o dia de hoje, foi grande o envio de mensagens via celular na cidade com os seguintes dizeres: CAMPANHA SOU CONTRA O FECHAMENTO DA TV DIFUSORA EM SÃO MATEUS, não deixe a voz do povo ser fechada! A iniciativa foi organizada por diversas entidades entre elas ASCULT Jovem, Pastoral da Juventude, Grupo LIFE, Professores entre outras.
Nos último meses a população vem sendo agraciada com denúncias feitas no telejornal "Girando com A Notícia" denúncias que vão desde o caos na administração municipal até as que envolvem vários políticos ligados ao grupo do prefeito em atos suspeitos, tais denúncias motivaram o Prefeito da cidade, um ex-prefeito e meia dúzia de vereadores a tentar desesperadamente a boicotar o sinal da emissora de TV indo a São Luis para fazer com que a Direção Estadual pudesse cancelar o sinal da emissora aqui na cidade. A tentativa foi frustada e após a apresentação das imagens do manifesto popular em defesa do canal realizada na última sexta-feira (18) na Câmara Municipal. Daí então se faz a pergunta: Que MEDO tem o prefeito e seus seguidores com a permanência da TV Difurosa? (Quem não teme, não deve. Mas que deve, teme!)
Ameaças de todos os tipos estão sendo feitas ao apresentador Ueverton Braçales, ao diretor Toinho Barretos aos repórteres Fernando e Liliane. Por contribuir nas matérias, ameaças também estão sendo feitas aos blogueiros Cleiton Ferreira, Jonatas Carlos e Stuart Jr. O mais importante é que Deus está do nosso lado...




VIVA A DEMOCRACIA e abaixo a truculência e a ditadura.

20 de maio de 2012

Só faltava essa: Após serem vaiados, vereadores tentarão entrar na justiça contra o POVO de São Mateus!

Tem cada coisa neste mundo que até Deus, penso que as vezes duvida. É aquela coisa, quando você pensa que já viu de tudo, aí você chega em São Mateus e tem a noção de que ainda não viu quase nada!

Por Jonatas Carlos


A maioria dos vereadores de São Mateus ao entrar na Câmara Municipal, num grande ato público realizado por milhares de pessoa na câmara na sexta-feira (18) reveja aqui, foram vaiados pelos cidadãos que ali estavam presente. Ao final da sessão o próprio Presidente da Câmara afirmou em entrevista que o POVO tem todo o direito se manifestar quando se sentir lesado por qualquer vereador.
Desprestigiados, meia dúzia de vereadores estão prevendo a possibilidade de entrar na justiça contra todos aqueles que os vaiaram, eles alegam que a moral deles foi prejudicada (parece brincadeira).
Porque então que os mesmo não entram na justiça pelo fato do Prefeito da cidade não prestar contas a população, será que os mesmo tem algum envolvimento na contratação dos funcionários fantasma que recebem sem trabalhar e ainda são locados em locais que nunca estiveram?
Porque os mesmo não tiveram a mesma coragem de investigar o sumiço do dinheiro das pontes (Ponte do Piqui, Curto e Vai quem quer) onde o próprio prefeito afirmou está na conta?
Não investigam as paralisações das diversas obras inacabadas pela cidade?
Porque então querem agir contra o POVO? Afinal foram aqueles CIDADÃOS (milhares por sinal) que lotaram a Câmara Municipal na última sexta-feira que os elegeram e tem todo o direito de se revoltar contra os mesmo independentemente de suas fantasias e se aceitaram o convite do apresentador da TV Difusora foi a prova que foram lá defender o jornalismo praticado por ele e se manifestar contra a péssima atuação da maioria dos vereadores, isso é óbvio! Porque será que houve vereadores que entrou na Câmara tremendo? O despreparo da maioria dos vereadores é tão grande que se o POVO se manifestar, na visão de alguns deles, o POVO está cometendo um crime (que crimes?). Agora achar que lá era uma manifestação de um determinado grupo político é brincadeira, lá estavam pessoas ligadas a todos os grupos políticos da cidade. Que entrem com ações na justiça contra os que ali estavam, a JUSTIÇA é lenta mais não tola. A mídia estará aqui para publicar a derrota dos que se incomodam com a participação do POVO.

No plantão de Polícia da cidade não há registros de ocorrências sobre despedração ao patrimônio, tentado contra a VIDA de qualquer parlamentar (os mesmo entraram e saíram sem escolta policial), saques ou arrobamentos nos pontos comerciais próximos a Câmara Municipal, conclusão, o manifesto foi PACÍFICO!

18 de maio de 2012

A imprensa tem PODER: Revoltados populares lotam a Câmara de Vereadores e acuados parlamentares encerram sessão.

Após populares lotarem as dependências da Câmara Municipal, vereadores decidem encerrar a sessão antes do previsto devido a 'esperada' pressão popular, ou seja, tudo indica que as tramas são feitas por debaixo dos panos, e quando o POVO decide aparecer a tremedeira aparece...

Por Jonatas Carlos


Ainda há aqueles que tentam encontrar motivos para justificar o abandono da cidade, dizendo que os que ali estavam eram tumultuadores, tens razão, estão tumultuando por que, nada funciona como deveriam, sem contar com a paralisia da Câmara que se conta nos dedos algum vereador que faz jus ao mandato que recebeu do povo. Porque uma coisa é ser merecedor do voto de um cidadão, outra coisa é depois de eleito o camarada se achar o tal sem ao menos se justificar àqueles que o elegeram e ainda fazer o eleitor de besta.
A manifestação ocorrida hoje pela manhã nas dependências da Câmara Municipal demonstra não somente a força da imprensa quando sua integridade está colocada a prova, mas acima de tudo, a revolta popular para com o atual governo municipal e a câmara em geral, destacando é claro suas exceções.
É inadmissível ter que aguentar calado as truculências em quem alguns vereadores estão enfiados, por que quando foi para afastar o Vereador Antonio Carlos, ninguém  afirmou que o POVO era baderneiro naquela época, afinal este próprio POVO foi o mesmo que reivindicou juntamente com os denunciantes a saída do vereador ora denunciado e com toda razão.



Independentemente das formas de expressão, com a atual situação em que nossa cidade está, não outros meios de protestar a não ser da forma utilizada hoje, queriam o quê? Vê a população com pétalas de rosa e músicas de Nelson Gonçalves homenageando os vereadores e o prefeito por contribuir com o caos e a corrupção? Paciência! Aos que estão aí recebendo através de contratos pela prefeitura estão todos de parabéns pela defesa ao prefeito, afinal se não fizerem isto correm o risco de perderem vossos empregos antes do tempo previsto.
Muitos dos que estavam presentes, fazia manifestações verbais aos vereadores, usando  narizes de palhaço, peneiras nas mãos, e até um “Homem Bomba”, segundo o idealizador da fantasia, somente com uma bomba é que se conseguirá acabar com a corrupção em São Mateus.

Apresentador Ueverton Braçale "o pau de maçaranduba" é aplaudido ao chegar na Câmara de Vereadores de São Mateus-MA



Neste momento acontece a tumultuada sessão na Câmara de Vereadores, a todo momento os vereadores da base governista são vaiados, ao contrário do apresentador do telejornal Girando com a notícia Ueverton Braçale, que não pára de ser abraçados.

O apresentador convocou o povo a ir pra Câmara depois que alguns vereadores terem debochado do POVO.

Confira algumas imagens:


17 de maio de 2012

Vereador de São Mateus do Maranhão é acusado de esquema fraudulento.


Hélio Boueres Pinto é vereador em São Mateus do Maranhão. Conhecido como Hélio do Chico Pinto, ele é apontado pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE como responsável por um esquema fraudulento no período em que presidiu a Câmara de Municipal. Apresentador do telejornal Girando com a notícia, convocou o POVO pra estar presente nesta sexta-feira (18) na sessão da câmara de São Mateus.

Por Jonatas Carlos


Durante sua permanência na Presidência da Câmara de Vereadores de São Mateus, o vereador Hélio Boueres Pinto/Foto, mais conhecido como Hélio do Chico Pinto, contratou por um período de 12 (doze) meses o carro FIAT/PÁLIO cor: verde ano 2002 do Sr. Clorisvado Martins de Oliveira motorista do atual prefeito CASSADO Rovélio (PV) de São Mateus do Maranhão ainda no cargo por força de liminar.
“PASME AGORA”, a contratação do veículo foi feita sem licitação ou dispensa relativa a esta locação, o valor pago pelo aluguel do veículo foi R$ 30.000,00 [trinta mil reais] sendo R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais) mensais. Há informações de que o carro contratado pela Câmara na gestão do vereador Hélio nunca teria saído da capital Teresina cidade de origem do Sr. Clorisvaldo, veja a placa do carro no documento do TCE.

Segundo confirma o próprio TCE este veículo de acordo com a fraudulenta prestação de contas da gestão do Vereador Hélio consumiu 27 (vinte e sete) tanques de óleo diesel em apenas um mês eu disse tanques e não litros, outro detalhe, não existe e nunca existiu fabricação do Carro modelo Pálio da fabricante Fiat a diesel, outro crime detectado na prestação de contas é que não foi identificado nenhum outro veículo prestador de serviço para a câmara que seja movido a diesel. Então em que veículo e de quem foi abastecido tanto combustível.
Em se trantando de combustível também foram encontradas irregularidades na contratação de combustível no valor de R$ 17.366,00 (Dezessete mil, trezentos e sessenta e seis reais) relativos aos meses de outubro a dezembro de 2007 na Empresa: São Domingos Petróleo LTDA, mas conhecida como Posto São Domingos de propriedade do empresário Domingos Jr pré-candidato a prefeito pelo grupo do atual prefeito, tudo isso também foi praticado sem procedimentos licitatórios ou dispensa relativa a tal contratação.
Conforme comprovante do próprio TCE na mesma prestação de conta do vereador Hélio, houve desvio de imposto de renda calculada em R$ 760,30 (setecentos e sessenta reais e trinta centavos) destacado na nota fical (NF) como sendo ISSQN.

Em anexo segue as provas do crime:

Jovem usuário de drogas morre em estado miserável em São Mateus do Maranhão.


Por Cleyton Ferreira

O Jovem de aproximadamente 19 anos, conhecido por Marquinhos, mostrado na postagem anterior, veja aqui, residente na rua São Domingos no bairro Ayrton Senna,  em São Mateus do Maranhão , não resistiu e morreu. O mesmo vivia sozinho numa casa cheia de lixo, familiares teriam o abandonado devido o mesmo ser usuário de drogas e ser muito violento, até então o jovem sobrevivia sobrevive com ajuda de vizinhos. Essa semana os visinho buscaram ajuda da TV Difusora local a fim de sensibilizar parentes e autoridades para ajudar o jovem.

A Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jussara J. Brito, se prontificou em fazer uma intervenção nesse caso, então a Assistente Social  com sua equipe foram ao local e levaram Marquinho ao Hospital e Pronto Socorro Municipal, onde o jovem foi atendido pelo Medico Dr. Edilson Mecedo, mas não resistiu e veio a obtido na madrugada de hoje.

Sabe-se que o jovem foi usuário de drogas tentou ainda se interna da “Casa de Davi” (casa de recuperação de dependentes químicos em São Mateus), mas não conseguiu ficar por muito tempo.

Infelizmente foi mais uma vitima das drogas em nossa cidade, espero que essa questão seja discutida e tenhamos propostas dos candidatos  para  que esse mal que está causando o fim de muitos jovens e até de famílias em nossa cidade tenha um fim. 

Fonte: saomateusdomaranhao.blogtspot.com

16 de maio de 2012

Vereador Neto amorim afirma: "estou pensando em desistir da reeleição porque tenho problemas na Justiça".

Rapaz esta tal de justiça é danada mesmo, e não é que ela vai impedir o Presidente da Câmara o Vereador Neto Amorim (PMDB) de concorrer a reeleição deste ano municipais deste ano! Além do impedido Neto Amorim, há também o vereador licenciado Antonio Carlos e outros...


Por Jonatas Carlos


A declaração foi feita pelo próprio vereador (foto ao lado) em uma entrevista no programa Girando com A Notícia de hoje (16), telejornal de grande audiência na cidade. Entre diversas perguntas feitas pelo apresentador Ueverton Braçales, não ficou de fora a seguinte pergunta: Vereador Neto, você irá concorrer a reeleição? O vereador logo disparou: Braçales, eu na verdade já estou é pensando em desistir de concorrer, por que eu estou com um problema na justiça! (na verdade não é ele que quer desistir, é a Lei que não permite).
O problema ao qual se refere o parlamentar é de um processo onde o mesmo foi condenado pela Justiça Federal pelo crime de improbidade administrava e a sentença foi dada como, trânsito em julgado (quando não se pode mais recorrer), o crime foi praticado no período em que o mesmo foi Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal (1993-1996), no mesmo processo foi condenado o então prefeito de São Mateus Getúlio de Amorim (pai do vereador) pelo mesmo crime.
Na oportunidade o vereador Neto Amorim pôs açúcar no convite do apresentador Braçales de mobilizar o povo a lotar a Câmara na próxima sexta-feira (18) afim de conferir a produtividade dos demais vereadores.


Entenda sobre o que se trata a improbidade administrava
Sem criar arrodeio, a improbidade administra é o mesmo que desonestidade, mau caráter e e a falta de probidade (honestidade).
A improbidade administrativa é um dos maiores males envolvendo a máquina administrativa de nosso país e um dos aspectos negativos da má administração que mais justificam a implementação de um maior controle social.
Entre os atos que a configuram estão aqueles que importem em enriquecimento ilícito, no recebimento de qualquer vantagem econômica, direta ou indireta, em super faturamento, em lesão aos cofres públicos, pela prática de qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

Comunidade denuncia abandono de jovem que está a beira da morte no bairro Ayrton Senna em São Mateus-MA

Jovem de aproximadamente 19 anos, está pesando apenas 19kg e vive sozinho numa casa cheia de lixo, familiares o abandonaram e o mesmo sobrevive com ajuda de vizinhos.

Por Jonatas Carlos


É de partir o coração a situação em que se encontra um jovem residente na Rua São Domingos no bairro Ayrton Senna, zona periférica de São Mateus do Maranhão, o mesmo é chamado de Marquinhos apenas e tem aproximadamente 19 anos, conforme informa os moradores próximos ao jovem. Ninguém sabe do paradeiro de seus parentes, os vizinho informam que o mesmo era usuário de drogas e com efeito chegou a praticar alguns furtos, mas com o passar do tempo chegou a este estado.
Quarto onde o jovem passa a maior parte do tempo.

A TV Difusora e o blog São Mateus em Off estiveram na residência do jovem a pedido da comunidade, os moradores pedem que às autoridades do Município faça alguma ação afim de melhorar a vida e a saúde do rapaz.

Mais detalhes e entrevistas no telejornal Girando com a Notícia desta quarta-feira (16).

15 de maio de 2012

Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus continua a criar revolta no POVO.

Moradores se preparam pra lotar o plenário da câmara na sessão da próxima sexta-feira (18).

Por Jonatas Carlos


Além de se tornar a câmara da história devido aos escândalos que envolvem a maioria dos vereadores, agora o POVO é quase que forçado durante as sessões a assistir aulas de ironia e deboche. Na câmara de São Mateus você encontra de tudo, além de fichas-sujas, você encontra também até atores que do além encontram palavras para justificar a inoperância do ‘des’governo imoral e truculento que faz o CASSADO Rovélio.
Na sessão desta sexta-feira (11) enquanto a vereadora Soliene Boueres solicitava que os vereadores fizessem uma visita ao Matadouro Público a fim de conferir o estado do local, tendo em vista as inúmeras denúncias contra o Matadouro, o presidente e  vereador Neto Amorim (PMDB) ENCERROU A SESSÃO, você na acreditou, é isso mesmo o vereador Neto Amorim encerrou a sessão mesmo assim a vereadora continuou a falar, e praqueles vereadores espertos, foi a deixa pra escapar e achar que tá tudo bem em São Mateus (pra eles que recebem R$ 3.500,00/mês) os vereadores Hélio, Joãozinho, Sebastião e Gessé (sempre eles, o quarteto mágico) saíram dizendo que estavam indo naquele momento para reinauguração de uma escola (a reinauguração não houve). A escola a que eles (os quarteto mágico) se referem trata-se da Unidade Escolar Cinderela, que funciona na Associação do Clube de Mãe da Rua Outono. Quanto a ir visitar o matadouro, somente a vereadora Soliene e  o vereador Toinho Chaves compareceram ao local, e perceberam o tamanho do descaso conforme foi noticiado pela TV Difusora.

Enquanto isso o POVO chora o abandono em que a cidade de São Mateus do Maranhão está enfiada (até o talo). Mas pasmem! O vereador Neto Amorim (condenado pela Justiça Federal por improbidade administra e, portanto FICHA SUJA) teve a audácia de afirmar que: “não aceita o comentário de que a atual legislatura é a pior da história, e que se possível fará um jornal para divulgar os trabalhos dos vereadores que são todos eficientes” (o POVO não concorda). Realmente há vereadores eficientes em babar prefeito, a se calar quando deveria denunciar o descaso na cidade, e acima de tudo muitos destes aí são eficiente em fazer o POVO de besta e em ano de eleição pousa de bonzinho para tentar se reeleger...

Enquanto isso: 2012 em São Mateus não reeleja vereador!

Imagens: Jonatas Carlos

Tentativa frustada de assalto termina com tiroteio em São Mateus do Maranhão

Ontem a cidade de São Mateus foi palco de mais uma cena de um tipo de crime que vem ocorrendo com frequência, por volta das 13h o sargento da reserva Raimundo Nonato Ribeiro, conhecido na cidade por Sgt. Ribeiro foi vitima de uma tentativa de assalto no centro da cidade, o mesmo foi abordado nas proximidades da Farmácia Victor Farma, quando foi interceptado por dois assaltantes, sendo que um deles estava com um revolver calibre 38. O militar aposentado de imediato foi alvejado com um tiro abaixo do peito esquerdo, no entanto o mesmo reagiu e no momento sacou de sua pistola 380 e efetuou disparos contra os assaltantes atingindo os dois, sendo que um deles caiu no local e o outro mesmo ferido empreendeu fuga a pé, a policia foi acionada e rapidamente chegou ao local  e quando fazia diligencia, contou com o apoio de populares que detiveram o assaltante  que estava desarmado.
A vítima  e os dois assaltantes foram levados para o Hospital Municipal  e depois encaminhados as pressas para  o São Luis.


Os assaltantes que são irmãos  e moradores da cidade de Presidente Dutra  e foram  identificado como: Vanderlandio Lima da Silva, 23 anos  e Vando Lima da Silva, 21 anos.

Com informações do Jornal Regional e TV Difusora de São Mateus.

11 de maio de 2012

Presos fogem da delegacia de polícia de São Mateus na manhã de hoje!



Os detentos abriram um buraco na parede de uma das três celas, renderam o carcereiro e se evadiram. A Polícia está na captura dos fugitivos, qualquer informação que podem levar aos fugitivos poderá ser feita através do telefones 0**99 8142 1918 (viatura) ou 3639 1777 DEPOL.

Na reportagem do Girando com a notícia, na sela arrobada, segundo os próprios detentos tinham 5 presos, somente um não fugiu o Delegado deverá ouvir o mesmo afim de buscar informação que possam ajudar a polícia na elucidação da fuga.
Os demais detentos das outras duas celas reclamam da má alimentação servida e na demora do julgamentos dos demais presos, e disseram que na delegacia de São Mateus, só não fogem quem não quer, pois as péssima instalações do prédio faz com que fugas sejam realizadas, como a de hoje.

É sabido por todos que tanto o serviço de inteligência da Polícia Civil quanto o agrupamento da Polícia Militar, coordenados pelo Delegado Civil Dr. Henrique, trabalham para coibir a onda de violência que tira o sono dos são-mateuenses, porém também é sabido de todos inclusive das autoridades executivas, das sérias deficiências em que se encontra as instalações da Delegacia de Polícia de São Mateus, fato que já causou outras fugas.

10 de maio de 2012

Governo Federal implanta cisternas na Zona Rural de São Mateus do Maranhão

Foi lançado hoje em nossa cidade, o Programa "Água para todos"

Por Jonatas Carlos

O programa Água para todos é gerenciado pela CODEVASF empresa pública ligada ao Ministério da Integração e tem como objetivo garantir o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurai.
Em São Mateus o programa visa atender 740 famílias com o seguinte conograma: identificação do público alvo, reunião na comunidade, cadastramento de famílias beneficiadas, marcação do local da cisterna, escavação e colocação da cisterna e capacitação das famílias.
O evento de lançamento aconteceu na manhã de hoje no plenário da Câmara de Vereadores de São Mateus e contou com de diversas autoridades entre elas estiveram presente: Secretário de Estado de Agricultura Cláudio Azevedo, Secretário de Agricultura Municipal Sr. Marcone, Rovélio, Vereadora Kátia, Superintendente da CODEVSAF Sr. Valdinei entre outros políticos e lideranças comunitárias além de diversos funcionário da prefeitura.
Após a cerimônia de lançamento do programa, foram instaladas as primeiras cisternas no Povoado vai-quem-quer (1km de distância da zona urbana).

9 de maio de 2012

Com documento falso, mulher é presa por tentar fraudar a Justiça Eleitoral na Comarca de São Mateus-MA

Foi conduzida a delegacia de Policia Civil da Cidade de São Mateus do Maranhão a acusada Sra. Maria Raimunda Miranda Teixeira (foto ao lado), moradora da cidade de Miranda do Norte, por ocasião de estava em posse de um documento "falso" de declaração de Vida e residência na Cidade de Matões do Norte, para onde queria fazer a transferência do seu titulo; o fato foi levado a conhecimento das autoridades policiais pelo Chefe do Cartório de São Mateus Sr. Thomaz Fiterman Tedesco, que vem exercendo de forma exemplar e dentro dos rigores da lei suas atribuições, muitos tentam dar "pressão", criar intimidações  e inclusive levantar falsas  acusações contra o mesmo, mas que pela sua conduta exemplar tem se portado dentro da mais pura ética. 

Na ocasião da prisão juntos, o Blog SÃO MATEUS EM OFF e o Jornal Regional estiveram na delegacia para apurar os fatos e que segundo informação do delegado a mesma foi conduzida por um policial militar que estava no cartório eleitoral, juntamente com a Sra. Joselma da Silva capturada na lanchonete do Posto São Mateus, que na delegacia disse que estava com amigos e que deram apenas uma carona para a Sra. Maria Raimunda, o Delegado e o Chefe do Cartório foram para a cidade de Matões do Norte ( investigar as informações) no Local indicado o delegado disse que foi informado que a Sra. Maria Raimunda não residia na cidade  de Matões do Norte e sim na cidade de Miranda do Norte juntamente com sua Mãe, diante da configuração do crime a mesma foi autuada por crime eleitoral e se condenada pode pegar  de 02 a 06 anos de Reclusão (prisão), Joselma foi liberada.

Contribuição: Polícia Civil e Militar de São Mateus. Texto: Stuart Junior

8 de maio de 2012

Polêmica Ginásio de Esporte: Vereadores vão ao 'Girando com a notícia' rebater acusações.

É caros amigos, a confusão ainda é grande em torno do abandono em que se encontra o Ginásio Poli Esportivo José Ovídio da Silva Dias aqui em São Mateus do Maranhão, depois da sessão na Câmara de Vereadores realizada na sexta-feira (4), os vereadores foram até ao referido local constatar o absurdo denunciado através do blog SÃO MATEUS EM OFF publicado no dia 4 (reveja) e respectivamente nos blogues EMPODERAMENTO e Jornal Regional.

Hoje os vereadores Joãozinho, Toinho e Soliene estiveram no telejornal Girando com A Notícia da Difusora para rebater as acusações que o Sr. Japão fez contra os mesmo, acusando-os de terem depredado o ginásio.
Da esquerda pra direita: Vereador Toinho, Joãozinho e Soliene

Ao se pronunciar o vereador Joãozinho afirmou que são pessoas como essa (se referindo ao Japão) que atrapalham o governo, por querer encobrir os problemas.
A vereadora Soliene afirmou que a anos que este ginásio estar abandonado e não consegue entender por o Japão está acusando os vereadores, ele deveria acusar o prefeito por não trabalhar e ainda atrapalhar os deportistas
O vereador Toinho Chaves disse que o Ginásio José Ovídio é apenas um exemplo de como a cidade está (um caos).

Entenda o caso
Na tentativa de esconder os fatos e por uma peneira em cima do problema o Sr. Japão/foto ele que se diz ser o responsável pelo local pois o mesmo é contratado pela prefeitura (mesmo após ter sido realizado o concurso público) foi ao telejornal, afirmando ele que os vereadores foram até o local depredar o patrimônio público (quanta ingenuidade) tudo por conta de que ao entrar no local o portão do Ginásio denunciado desabou por sobre o vereador Sebastião Nina, isso mesmo, o portão desabou em cima do vereador causando uma lesão no braço esquerdo do Edil, como você pode ver no vídeo abaixo:
O mais engraçado da 'estória', é que ao mesmo tempo em que o Sr. Japão afirmava que seriam os vereadores que depredaram o patrimônio público (no caso o ginásio) ele também afirmou que o ginásio há algum tempo já estava abandonado (quanta contradição). Depois ele acusou que teria sido o cinegrafista da TV Difusora depois voltou atrás e disse que teria sido o Cleyton do Blog EMPODERAMENTO, depois voltou atrás e disse que foi um dos cinegrafista ou da Difusora ou da Record (meu Deus pra que tanta confusão) e depois de tanto disse-me-disse afirmou que os vereadores que estiveram no ginásio pra fiscalizar as denúncia dos blogues estavam lá apenas para se aparecer por este é ano de eleição.

E agora o POVO quer saber, vão resolver o problema agora ou vão esperar as eleições se aproximar?