30 de abril de 2012

Notas rápidas

Miltinho Aragão vai pela 1ª vez no telejornal Girando com A Notícia e para a cidade na última sexta-feira (27)
O bafafá já era grande nas primeiras horas do dia 27, nos açougues, comércios e em janela de vizinhos, o comentário não da outra, a não ser sobre a entrevista de Miltinho Aragão (PSB) pré-candidato a Prefeito no Girando com A Notícia, na Vila Lobão por exemplo ligaram dizendo que a energia teria sido interrompida por volta das 9h da manhã no entanto não conseguir informações precisas que confirmasse a tal ligação. No horário de 13h até as 14h não se via ninguém andar nas ruas, a cidade praticamente parou para assistir a aparição do socialista Miltinho Aragão, para quem apostava que o apresentador Braçales iria colocar o pré-candidato na parede e fazer com ele não tivesse resposta para suas perguntas, se enganou completamente, de início o apresentador perguntou a Miltinho se ele estava pronto pra responder toda e qualquer pergunta e cuidou de logo de ir para as perguntas após a confirmação do pré-candidato.
O pré-candidato a prefeito Miltinho Aragão (PSB) não fugiu de nenhuma pergunta e respondeu a todas, sobre o caso Eletromil (espalharam na cidade que Miltinho estava envolvido), caso quebra-quebra (o boato era de que ele seria o principal responsável do vandalismo), sobre a calamidade na atual administração entre outras. Antes mesmo que a entrevista fosse encerrada, uma grande aglomeração de pessoas começou a se formar em frente à emissora para recepcionar o entrevistado ao sair da TV.

Prefeito escala secretário para tentar explicar o porquê de sua péssima administração.
Rapaz o negócio tá feio mesmo na atual administração municipal de São Mateus-MA, e não é que o atual secretário de agricultura e meio ambiente na tentativa de explicar o inexplicável e defender o indefensável foi no telejornal Girando com a Notícia, dizer que São Mateus do Mateus está do jeito que está por culpa da oposição.
Que oposição é essa seu moço? Será o Miltinho Aragão a quem vocês depositam tanto ódio e amarguras? Por acaso existe alguém da oposição realizando saques na conta da prefeitura? Por acaso existe alguém da oposição segurando o prefeito impedindo que ele faça alguma coisa? Será que também é culpa de Miltinho a construção da escola particular do prefeito? Da malharia da primeira dama, que em breve estará em nova estrutura na entrada da Av. Piquí? Será também culpa de Miltinho Aragão (oposição) a mega RECONSTRUÇÃO do posto de combustível do prefeito?
Compre-me um bode seu moço, somente nos cofres da Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão nos últimos 4 anos, caíram mais de R$ 140.000.000,00 (cento e quarenta milhões de reais). Se não tem mais desculpas pras cagadas de vocês, vê se desocupam a moita e vazam!...

O pepino gigante

Imagens: Jonatas Carlos

Um pepino de tamanho muito estranho está virando atração no bairro Serraria, parece até mentira, mais o pepino gigante está com mais de 53cm de tamanho e pesa 17,5kg, para surpresa do dono o Sr. Isaias, o pepino está virando a principal atração da Rua da Serraria. Aos poucos está aumentando a visita de curiosos ao local onde o pepino está plantado, se você está espantado com o tamanho deste pepino, anote aí o endereço e faça uma visitinha pra conferir o incrível pepino gigante: endereço Rua da Serraria, 176 (na Sampaio Construção) sentido Sítio dos Padres, o pepino gigante está plantado no quintal do empreendimento.
Eu hein... Pra que estava sem pepino pra descascar, agora tem uma boa justificativa!

O Girando com A Notícia está tirando o sono muita gente
O telejornal possui um apresentador que não tem papas na língua e parece não está nem aí praqueles figurões da cidade, o cara já desceu o “pau de maçaranduba” (principal bordão do apresentador Ueverton Braçales) em tudo quanto foi gente, fato que está deixando uns morcegos e sanguessugas de prefeituras com a pulga atrás da orelha. Este blogueiro em viagem a ilha do amor, descobriu que um grupo de políticos da cidade ligado a um ex-coronel estão forçando a direção do SBT no Estado a cancelar a concessão do canal na cidadea fim de fechar a emissora local, tudo porque o POVO agora tem a oportunidade de conhecer a fundo as desgraças da cidade entre buracos, lixo sem ser recolhido, escolas sem merenda escolar, bairro sem abastecimento de água e por aí vai... Enquanto isso a TV da prefeitura situada num outro lado da cidade retransmissora do canal do bispo anda pagando bicicletas de som para dizer que o canal já está no AR (faz dias), só que mesmo com a publicidade a TV não decola. É como disse um amigo meu, eles estão pra entrar nas casas e obrigar o cidadão a assistir eles, meu Deus que vexame!

Ginásio de Esporte da Rua N. Sra. de Fátima à espera de um milagre
Meus amigos e minhas amigas, se alguém por aí quer criar mosquito da dengue, basta procurar a Secretaria de Esporte da Prefeitura de São Mateus do Maranhão, o setor está criando esta praga em cativeiro sem a autorização da Secretaria de Saúde (ambas as secretarias da mesma e desorganizada prefeitura). Além de impedir a prática de esportes como natação e fisioterapia aquática, o caos instalado na cidade pelo atua administrador, faz com que um dos piores causadores de epidemia no Brasil seja abundantemente proliferado de forma criminosa na piscina do Ginásio de Esporte José Ovídio da Silva Dias, localizado na Rua Nossa Senhora de Fátima, toda a área esportiva que fica por trás do ginásio concentra: uma quarta de futsal, uma piscina, uma praça e um salão de bilhar, todos estão totalmente depredados e abandonados.
Veja nas imagens:



Imagens: Jonatas Carlos 

Comício em beco estreito

26 de abril de 2012

Ameaça de boicote na energia chega à direção da TV Difusora/São Mateus após Miltinho Aragão confirmar presença no Girando com A Notícia.

A interrupção na energia elétrica da TV Difusora canal 9, está sendo planejada a fim de impedir a aparição de Miltinho Aragão (PSB) no programa “Girando com A Noticia” telejornal de maior audiência da cidade.



Tudo o que ninguém imaginava, parece acontecer mesmo é em São Mateus do Maranhão. Ontem no telejornal Girando com A Noticia, um programa local de responsabilidade exclusiva da direção local do canal, anunciou que a assessoria do advogado Miltinho Aragão (PSB) havia confirmado presença no programa para participar de uma sabatina política a ser realizada nesta sexta-feira (27), haja vista que o advogado é pré-candidato a prefeito da cidade, assim como já foi feito com todos os outros pré-candidatos, faltando apenas ser entrevistado o referido político socialista.

No programa de hoje (26), ao AR a partir das 13h, veio à tona a notícia do possível boicote na energia da cidade a fim de impossibilitar a aparição de Miltinho Aragão (foto ao lado) na TV DIFUSORA e tentar ferir a liberdade de expressão e calar o telejornal, desde o momento em que o apresentador Ueverton Braçales expressou que a secretária do canal teria recebido naquele momento uma ligação onde um homem havia ligado com os seguintes dizeres: “Miltinho não vai aparecer em TV nenhuma, amanhã vai ser cortada à energia desta TV”.

Outra denúncia que preocupou os telespectadores foi de que um político da cidade teria ido até São Luis na tentativa de convencer os chefes do SBT no Estado Maranhão a fechar o canal em São Mateus, o apresentador convocou a população a ir pra frente da TV em São Mateus caso isso ocorra. A principal justificativa do político usada é de que o canal através do telejornal Girando com A Noticia estaria denunciado os desmandos da atual administração.


Alguém aí imagina quem teria ligado e quais os mandantes e/ou organizadores da possível tentativa de boicote na energia elétrica da TV ou da cidade?

Com ou sem boicote, está previsto pra esta sexta-feira (27) uma sabatina com Miltinho Aragão pré-candidato a prefeito no Girando com A Notícia, telejornal da TV Difusora de São Mateus canal 9, apartir das 13h.

Tribunal de Justiça por unanimidade obriga prefeito de São Mateus nomear professores aprovados em concurso e a demitir contratados.

Por unanimidade desembargadores do TJ-MA de acordo com o parecer da Procuradoria Geral no processo 216-29-2011.8.10.0128, determina com urgência a nomeação dos professores que foram aprovado no concurso público de 2009 em São Mateus e que mesmo aprovados em seus lugares existem funcionários contratados, o Juiz da comarca de São Mateus em 17 de maio de 2011, determinou a posse dos 22 educadores, mas o Prefeito Rovélio recorreu ao Tribunal de Justiça a fim de impedir a convocação e ex-presidente do TJ-MA Des. Jamil Gedeon deu liminar suspendendo essa determinação (reveja aqui).

No entanto em sessão realizada ontem os desembargadores acataram o parecer do relator Desmbargador Dr. Raimundo Freire e acataram a ação movidas pelos advogados Dr. Hamilton Aragão (Miltinho) e Dr. Thiago Aragão. Com a decisão o prefeito Rovélio apesar de ter apelado é obrigado com urgência a nomear todos os professores concursados e a demitir os contratados que vinham prestando serviço nos lugares dos mesmos. O Acordão será publicado nos próximos dias.

24 de abril de 2012

Com 6 tiros, é assassinado o blogueiro e jornalista Décio Sá

Foto Imirante mostra o jornalista já executado



Um pistoleiro de aluguel entrou no bar e bem perto atirou no jornalista, sendo dois tiros na região da gargante dois na  cabeça  e dois.no torax, com uma pistola PT.40, de uso exclusivo da polícia. Uma crueldade.
Uma viatura estava a cerca de 150 metros do local quando o jornalista foi assassinado, mas os criminosos conseguiram fugir. Policiais montaram barreiras pela cidade e as buscam continuam, mas até o momento ninguém foi detido.

Décio Sá era repórter de política de O Estado do Maranhão e autor do Blog do Décio, um dos blogs mais acessados do Maranhão. Ele deixa uma filha de 8 anos e sua esposa, grávida de 2 meses.

O legista do Instituto Médico Legal (IML) confirmou na manhã desta terça-feira, 24, que os seis disparos que atingiu o jornalista/blogueiro Décio Sá foram em pontos vitais do corpo.

O corpo do jornalista, que já saiu do IML, agora está no Centro de Tanatopraxia do Maranhão, localizado no bairro da Areinha, onde está sendo feito a conservação (aplicando formol).
Após a informação do legista, a policia suspeita que os criminosos sejam profissionais no ramo da pistolagem.

Em todos os cantos de São Luís tem uma viatura da Polícia Militar, onde està em busca dos pistoleiros que mataram o jornalista. As investigações estão avançando, de acordo com informações policiais.

Imagens cedidas pelo blog do Luis Cardoso / Texto: Luis Cardoso e Neto Ferreira.

23 de abril de 2012

PDT declara apoio a Miltinho Aragão (PSB).

Por Jonatas Carlos

O Partido Democrático Trabalhista - PDT, liderado pelo seu Presidente Antônio Dandô, numa concorrida reunião política realizada na noite de ontem (22) no povoado Pedrinhas, com a presença de aproximadamente 80 pessoas, dentre elas diversos Delegados Sindicais, o ex-Prefeito Sérgio Pires, o empresário da construção civil Magno Lobão, o ex-oficial de justiça Hilton Ribeiro, o ex-vereador de Alto Alegre e São Mateus Elzinho, o advogado Carlos Magno, o Presidente do PC do B de São Mateus, empresário da construção civil Sr. Benedito, o Presidente do PSDB de São Mateus o publicitário Beto Freitas, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Mateus Sr. Francisco, o empresário Joaquim do Posto, pré-candidatos a Vereador de diversos partidos e lideranças rurais de várias comunidades. Na oportunidade, o Presidente do PDT, Antônio Dandô, fez a leitura de um documento onde por unanimidade a direção do Partido havia reunido dias atrás e decidido pelo apoio a pré-candidatura de Miltinho Aragão a Prefeito nas eleições de outubro próximo, o mesmo documento serviu para fazer algumas reivindicações, sendo a principal a participação do Partido na chapa majoritária, ou seja, a indicação da vaga de vice-prefeito, afastando de uma só vez a hipótese de candidatura próprio do PDT Municipal.
Miltnho Aragão e o Presidente Municipal do PDT Antonio Dandô

Miltinho se pronunciou em seguida e disse da sua “alegria em ter o apoio do PDT, de ser uma honra receber a confirmação de importantes lideranças do Município, que entendia ser uma reivindicação justa e legítima devendo submeter o pedido a apreciação dos demais partidos e lideranças, mas que de logo declarava estar aberto a esta discussão, mesmo porque a vaga ainda estava em aberto”. A formalização do apoio do PDT fortalecerá ainda mais o pré-candidato Miltinho, que poderá abrir mais alguns pontos na frente dos demais pré-candidatos.
O empresário e líder político Joaquim Nunes, em seu discurso trouxe mais uma boa nova ao Miltinho Aragão, vindo da Vereadora Soliene Boueres, que mandou mensagem de apoio e afirmou que estará junto com o grupo nas eleições de 2012, arrancando aplausos dos presentes.
Da esquerda pra direita: ex-prefeito Sérgio Pires, Empresário Joaquim do Posto e Miltinho Aragão.

A notícia do apoio do PDT na pré-candidatura de Miltinho Aragão (PSB) vem como um banho de água fria no grupo que até agora encontra dificuldades de escolher quem será o candidato do prefeito CASSADO Rovélio, no ano passado esse mesmo grupo criou e espalhou na cidade a falácia de que se existia um pré-candidato que o PDT dificilmente se aliaria, seria o Miltinho Aragão, inclusive diziam que o Filho do saudoso ex-governador Jackson Lago, o médico Igor Lago, após vista a cidade teria afirmado que não aceitava nenhuma aliança com o PSB local, pura fantasia, pra não dizer vexatória, agora os mesmo boateiros engolem as pragas jogadas no ar, já não bastasse a dificuldades que alguns pré-candidatos do grupo do Rovélio estão tendo quando dizem ser membro de seu grupo, há aqueles que já dizem que são apenas ‘amigos’ de Rovélio, tentando se mostrar como um candidato independente é aquela velha tentativa de afastar a imagem (queimada) de Rovélio de seu nome, mas é fato que qualquer nome escolhido, sempre será o candidato do Rovélio, e não tentem esconder isso (não vale esconder o prato que vocês por muitos anos foram alimentados).

Logo abaixo imagens do encontro:





Imagens: Stuart Jr. e Ciro Di França


20 de abril de 2012

Sessão tumultuada na Câmara de Vereadores de São Mateus do Maranhão.

Por Jonatas Carlos

Em sessão ordinária realizada nesta manhã em São Mateus, foi marcada por muita polêmica em torno de um tumultuado assunto que envolve os desportistas da nossa cidade. Trata do possível fechamento do Estádio de Futebol Serra Dourada situado em frente ao Fórum de Justiça no bairro São José (Toca da Raposa) tendo mais de 20 anos de existência na história da cidade.
A grande polêmica veio à tona, quando da notícia de que o Instituto de Previdência do Município-IPHAN teria comprado a área privada de propriedade do senhor Carrinho, que compreende o referido estádio, tudo não seria transformado em polêmica se a atual administração tivesse algum programa para o esporte são-mateuense, de fato a atual administração não dá às mínimas para este importante esporte. Uma manifestação estava prevista para acontecer durante a sessão da câmara (fato que poderia abalar ainda mais a imagem do legislativo municipal), na tentativa de amenizar a situação, os vereadores (menos o vereador Pará) levaram a tribuna da câmara, as possíveis medidas que poderia ser aplicada afim de não prejudicar ainda mais a vida do esporte em São Mateus do Maranhão.
No local será construído as novas instalações do Instituto de Previdência Municipal, já foi iniciado a construção do muro que cercará todo o terreno.
Até então o curioso da história seria a não oficialização por parte da câmara quanto a autonomia do IPHAN na compra de imóveis e terrenos. Consultando a assessoria jurídica do legislativo, foi comprovado que o instituto tem por Lei autonomia sem que seja aprovado pela Câmara, para compra de imóveis e terrenos.
No final da sessão os vereadores Gessé, Joãozinho, Soliene, Kátia, Sebastião, Neto, Toinho e Hélio, acompanhados de dezenas de desportistas foram até o local do estádio conferir a situação e averiguar o andamento da obra. O vereador Pará, depois de passar toda a sessão com um celular no ouvido, afirmou aos atletas no lado externo da Câmara que não iria até o estádio pelo fato de não ser obrigado a acompanhar ninguém e pelo fato de entre os manifestantes não haver nenhum eleitor seu.

OBS.: devido problemas no servidor de internet, postaremos as imagens, nas próximas horas.

16 de abril de 2012

ELEIÇÕES 2012: Jovens lançam projeto MEU 1º VOTO em São Mateus do Maranhão.

A ASCULT Jovem, UESM, CUFA, grupos juvenis de São Mateus e parceiros, lançam na próxima quarta-feira no auditório do Sindicado dos Trabalhadores Rurais o projeto de ética/social "MEU 1º VOTO". Um projeto que visa a conscientização daqueles adolescentes e jovens que votarão neste ano pela primeira vez.


O objetivo é que representantes destas entidades percorram escolas estaduais e municipais de nossa cidade para promover palestras, simular uma eleição com candidatos, debates e votação fictícia e promover concurso cultural de redação sobre o tema.


A campanha
O público alvo da campanha “Meu primeiro voto” são todos os estudantes de Ensino Médio. O objetivo é conscientizar o maior número possível de alunos com idade entre 16 e 17 nos, que não são obrigados a ir às urnas, sobre a importância do voto, inserindo-os assim no processo eleitoral e proporcionando a eles a possibilidade de exercerem plenamente a cidadania.


Na roda de diálogo estarão presente os interlocutores: 


Cleyton Ferreira (Assistente Social e blogueiro)
Clodomir Bandeira (Promotor de Justiça)
Dionne Rodrigues (Sec. da Juventude/Timbiras)
Genésio Lima (Pres. da ASCULT Jovem)
Jociel Fernandes (Articulado da Juventude - Sec. da Juventude/Prefeitura Coroatá)
Jonatas Carlos (Universitário e blogueiro)
Marco Aurélio (Juiz Eleitoral de São Mateus)


Local: AUDITÓRIO DO SINDICATO DOS TRABALHADORES
HORAS: 19h
Data: 18/04 (quarta-feira)
PARTICIPE, sua presença é fundamental na conscientização daqueles que votarão pela primeira vez!

13 de abril de 2012

Após pagamento de multa, Câmara de São Mateus deixa lista de inadimplentes do TCE/MA

Quem acessou o site do TCE/MA após o dia 9 (segunda-feira), confere que a Câmara Municipal de São Mateus, não consta mais na lista de inadimplentes do órgão, isso se deve ao fato de que a Câmara Municipal de São Mateus do Maranhão presidida pelo vereador Antonio Lisboa Amorim Neto, o popular Neto Amorim (PMDB) entregou a Prestação de Contas referente ao gastos do legislativo municipal do exercício 2011 sob o pagamento da multa no valor de R$ 1.000,00, já que a apresentação foi efetuada fora do prazo conforme Lei que fixa o dia 2 de abril como o último dia para a apresentação das prestações de contas de câmaras e prefeituras municipais, conforme foi divulgado aqui no blog.
Pelo o que este blogueiro pôde apurar, a não apresentação de contas da Câmara Municipal de São Mateus do Maranhão ocorreu devido a um problema por culpa da empresa contratada para a digitalização do documento. Ou seja, a pessoa responsável pelo serviço se comprometeu a prestar o mesmo serviço para várias câmaras do Maranhão e que portanto não conseguiu cumprir o tratado com o Presidente da Câmara Municipal o vereador Neto Amorim (PMDB) de entregar os documentos ainda na manhã do dia 2, final do prazo dado pelo Tribunal. Detalhe, o vereador Neto Amorim, viajou para São Luis, aguardou o recebimento dos documentos e somente na última segunda-feira (9), portanto, sete dias após o fim do prazo, apresentou a Prestação de Contas da Câmara de Vereadores ao TCE/MA tendo que pagar multa, conforme expressada acima. Junto com toda a documentação, foi anexado o comprovante do pagamento da multa pelo atraso na entrega da Prestação de Contas como mostra a imagem abaixo.

Aí lascou: Sarney aparece nos grampos de Cachoeira

José Sarney e Demóstenes Torres trocando carícias.
Nota divulgada nesta sexta-feira na coluna da Mônica Bérgamo, no jornal Folha de S.Paulo, revela que, o presidente do Senado, José Sarney, e assessores tiveram conversas telefônicas gravadas pela Operação Monte Carlo, mesma que investiga o bicheiro Carlinhos Cachoeira e que apontou a relação do contraventor com o senador Demóstenes Torres (sem-partido-GO). Nas gravações, Sarney conversa com Raimundo Costa Ferreira, o Ferreirinha, funcionário da Infraero, que faz relatos sobre nomeações na estatal, que administra aeroportos do País.
A operação monitorava as ligações de Ferreirinha por causa da suspeita de que ele facilitava a Cachoeira a entrada e saída de mercadorias contrabandeadas no aeroporto de Brasília. Em conversa com Sarney ele diz: “O cara anunciou que o superintendente do aeroporto está saindo para o Rio de Janeiro e que ia trazer um outro (…) Eu fico preocupado porque estão armando tudo o que eles querem. Na Infraero sempre foi assim. Então é para a gente não perder o foco”. Sarney responde: “Mas o cara tá avisado, já”. Sarney diz que Ferreirinha foi porteiro do Palácio do Planalto por 30 anos e que o conheceu quando era presidente. Na Infraero, hoje, ele estaria pedindo ajuda para ser promovido. Veja a íntegra da coluna a seguir:
Sarney no Grampo
O ex-presidente José Sarney e assessores tiveram por acaso conversas grampeadas na Operação Monte Carlo, que investiga Carlinhos Cachoeira. Nelas, Raimundo Costa Ferreira, o Ferreirinha, funcionário da Infraero, faz relatos sobre nomeações na estatal, que administra aeroportos do país.
Sarney 2
Ferreirinha foi monitorado pela Polícia Federal por supostamente facilitar, para Cachoeira, a entrada e saída de mercadorias contrabandeadas no aeroporto de Brasília. Seus telefonemas para Sarney também foram gravados.
Sarney 3
Diz Ferreirinha a Sarney: “O cara anunciou que o superintendente do aeroporto está saindo para o Rio de Janeiro e que ia trazer um outro (…) Eu fico preocupado porque estão armando tudo o que eles querem. Na Infraero sempre foi assim. Então é para a gente não perder o foco”. Sarney diz: “Mas o cara tá avisado, já”.
Ajuda
Sarney diz que Ferreirinha foi porteiro do Palácio do Planalto por 30 anos e que o conheceu quando era presidente. Hoje na Infraero, ele estaria pedindo ajuda para ser promovido.
(Da coluna da Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo e Portal Terra)

12 de abril de 2012

Roseana Sarney voou para os EUA em jatinho de empresário.

Deu na Folha de São Paulo

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB-MA), viajou aos Estados Unidos em um jatinho de um empresário do Estado, informa reportagem de Rubens Valente e Andréia Sadi, publicada na Folha desta quinta-feira.
O avião foi cedido por Mauro Fecury, dono de uma gráfica e de uma universidade privada em São Luís que tem convênio com o governo.
A governadora embarcou no dia 4. O uso do jatinho foi confirmado pela assessoria do governo: "O avião que levou a governadora aos EUA faria a mesma viagem, na mesma data e no mesmo horário, vez que naquele período passaria por procedimento de manutenção".
O governo negou irregularidades --"Não há problema em aceitar a carona oferecida por um amigo"-- e disse que a viagem de Roseana foi oficial. "Não houve fretamento nem qualquer outro procedimento que gerasse despesa ao Estado".
A governadora encontrou-se com Dilma no último domingo (8) e acompanhou a presidenta em reunião com empresários brasileiros.

Todos por Talison Rainam



A TV Difusora de São Mateus apresentou essa semana o bebê Talison Rainam de quatro meses de idade que sofre de uma anomalia em um dos olhos, e precisa urgentemente de tratamento adequado, o apresentador Ueverton Braçale fez o apelo na emissora e varias pessoas doaram o que podiam em dinheiro.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) assim como o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como Assistência e Saúde direito do povo e dever do estado, assim como o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) defende isso como prioridade para crianças. Esperamos que o dinheiro proveniente dos fundos municipais sejam usado nesse casos. Em um ano que a campanha da fraternidade fala sobre Saúde Publica, é salutar colocar em pratica esse direito.

A mãe da criança reside na rua Felipe Portela, 25 Toca da Raposa (casa da dona Francisca).

Fotos e informações http://jornalregionalma.blogspot.com.br/ Texto modificado por Cleyton Ferreira

10 de abril de 2012

O cúmulo do absurdo acontecendo em São Mateus!

Quando você imagina que já viu quase tudo, realmente o "quase" é real, porque muitas coisas vem acontecendo em São Mateus do Maranhão das piores formas possíveis e sendo acobertados pelos principais agentes públicos da cidade.
E para completar a situação caótica da cidade, um cidadão destrói uma praça (via pública, construída com recursos públicos) para facilitar apenas as manobras de seus caminhões que fazem o carregamento e descarregamento dos produtos de sua transportadora é simplesmente fazer o POVO de otário, já não bastasse o prejuízo que o mesmo vem causando ao comércio situado na localidade, aos pedestre, motorista, ciclistas e aos moradores que residem ao longo da Av. Rodoviária no trecho entre o farol da Educação e a Escola de Ensino Infantil Reino Encantado, trata-se do proprietário Mesquita e sua transportadora, que aparentemente, está mesmo é preocupado com o lucro da sua empresa (somente).
Diante do fato, me causa estranheza o comportamento adotado pela maioria dos vereadores (silêncio) diante de tamanho absurdo e violação de direitos (depredação e destruição do patrimônio).

Imagens: Jônatas Carlos

9 de abril de 2012

Por que o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo?

Por Reinaldo Azevedo

Pois é… O que há de político em pânico a esta altura… Carlinhos Cachoeira, a gente está vendo, é como os demônios: uma legião! Políticos de uma penca de partidos aparecem se banhando em suas águas: DEM (o senador Demóstenes Torres deixou a legenda), PT, PSDB, PTB, PP, PPS… E outros podem aparecer. Escândalo sem o PMDB, por exemplo, é só um problema de apuração… Não dá para afirmar que os comandos das respectivas legendas soubessem desse envolvimento, claro! Uma coisa, no entanto, é certa: dá pra constatar como o sistema é poroso à corrupção.
Não há sistema bom que resista intacto a homens maus. A qualidade individual dos políticos certamente faz a diferença. Isso não significa, no entanto, que o nosso sistema seja virtuoso. Muito pelo contrário. Estamos assistindo a falência moral de um jeito de organização de poder. E não se enganem: será disso para pior! Ainda que o Cachoeira da hora seja tirado de circulação e que seu esquema desmorone, será substituído por outro enquanto as regras forem as que estão aí. O sistema partidário está caduco. As legendas se juntam por causa do tempo de televisão e se mantêm unidas ou se separam a depender da fatia do estado que lhes é dado controlar. No comando de áreas da administração, de estatais ou de autarquias, ocupam-se de roubar o dinheiro público para fazer caixa para o partido — sem contar, obviamente, os que se dedicam ao enriquecimento pessoal.
Por que o Brasil esta entre as nações mais corruptas do Planeta? Será o nosso sangue latino? O calor dos Trópicos? A miscigenação? A herança patrimonialista ibérica? Que determinismo sociológico, histórico ou climático ou, ainda, que teoria estupidamente racista explicariam tanta lambança? Bobagem, meus caros! O nome do desastre que aí está é um só: TAMANHO DO ESTADO, COM SEU CONSEQUENTE APARELHAMENTO PELA PISTOLAGEM POLÍTICA. Os Cachoeiras da vida estão sempre em busca de quem lhes possa franquear as portas da administração e garantir acesso aos cofres.
Há dias lembrei aqui: só o governo federal dispõe de mais de 24 mil cargos de confiança! Em 2002, quando FHC deixou o governo, eram pouco mais de 18 mil —  um número já estúpido, mas os companheiros acharam pouco. Somem-se a isso os postos que os partidos disputam nas estatais. Só para comparação: na Alemanha, são apenas 170 os cargos federais de confiança; no Reino Unido, 300. Nos EUA, 9 mil!
Veja, então, que equação explosiva: partidos sem a menor afinidade ideológica, que têm como moeda de troca o horário de TV, associam-se para disputar o poder. Querem implementar um programa? Não! O objetivo é tomar de assalto aqueles milhares de cargos de confiança e fazer, então, negócios com os Carlinhos Cachoeiras da vida, que são também os financiadores de campanha.
Só piora…
Para nossa desgraça, o Estado só aumenta em vez de diminuir. Torna-se a cada dia mais presente na economia e na vida dos cidadãos. Votem-se quantas Leis da Ficha Limpa acharem por bem, e a simples redação de um edital de licitação — quando há licitação — pode premiar a bandidagem.
Durante muito tempo, os petistas venderam a fantasia, ainda sustentada por cretinos acadêmicos, de que viria para acabar com essa lambança, para “mudar tudo”. Quem tinha ao menos dois neurônios capazes de fazer uma sinapse desconfiou desde logo de intento tão nobre. O desmonte da corrupção organizada, profissionalizada, que toma conta do país, não haveria de ser feito com o aumento do estado, mas com a redução — para que ele pudesse, então, efetivamente cuidar das áreas que lhe são próprias. Aconteceu o óbvio: o PT não só referendou e passou a ser usuário dos esquemas tradicionais de assalto aos cofres públicos como montou o seu próprio modelo. Por isso jamais se ocupou a sério das reformas — inclusive e muito especialmente a política.
Em nove anos de poder, este é o mais imperdoável de todos os malefícios do petismo — que também tem seus homens se banhando na cachoeira: em vez de ter dado passos para diminuir o potencial de corrupção do país, caminhou justamente em sentido contrário. E ainda teve a cara de pau adicional de nos apresentar “o bom ladrão”, aquele que rouba em nome da causa, para o nosso bem.
Enquanto os governantes brasileiros tiverem à sua disposição milhares de cargos dos quais dispor livremente para acomodar os interesses e apetites dos partidos; enquanto a economia brasileira for, como é hoje, estado-dependente; enquanto tivermos um sistema eleitoral que descola o eleito do eleitor — por isso defendo o voto distrital puro; enquanto os nossos partidos forem meras agências de aluguel de tempo de TV, os Cachoeiras continuarão a assediar o estado e os políticos.
A última pesquisa Ibope, no entanto, dá conta de que os brasileiros estão satisfeitíssimos com Dilma, embora reprovem a política de segurança, a política de impostos e a política de saúde… Fazer o quê? Parece entender que ela é a flor que nasceu no pântano; é como se ela, até por força do cargo que ocupa, não fosse protagonista do enredo.
A defesa de um estado mais enxuto caiu em desuso. O nosso empresariado está de olho nas desonerações do governo — ou será liquidado pela concorrência externa — e no crédito subsidiado. Precisam do estado. E o estado é ocupado, com as exceções de sempre, por uma súcia. Vocês são muito sabidos e certamente já pararam para pensar que Cachoeira tem, sim, um poder tentacular, mas é apenas um “operador” de médio porte. Imaginem a que altitudes chegam os verdadeiramente profissionais, os “grandes”.
Enquanto o sistema brasileiro estiver organizado para que o poder de turno crie dificuldades, haverá gente disposta a comprar facilidades — porque o estado estará tomado de mercadores.

6 de abril de 2012

Um pouco sobre a sexta-feira santa!

 
A Sexta-Feira Santa é a sexta-feira antes do Domingo de Páscoa (óbivio). É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos (de maioria católica). É um feriado móvel que serve de referência para outras datas. Essa data é calculada como sendo a primeira sexta-feira após a primeira lua cheia e também após o equinócio (ponto no qual a eclíptica cruza o equador celeste) de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril. Essa determinação do dia começou a valer por decreto do papa Gregório XIII em 1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino. 

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico da igreja. Os cristãos celebram e contemplam a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia (a famosa missa).
É nessa data que Cristo percorre a Via Sacra, também conhecida como Via Dolorosa. Ele carregou sua cruz até Gólgota, onde foi crucificado. Depois de morto, sua veste foi sorteada entre os soldados, seu corpo foi descido da cruz, foi entregue nos braços de Maria e em sepultado em uma gruta lacrada por uma grande pedra.

Segundo a tradição cristã, a morte de Cristo é chamada de Paixão, pois foi um ato de amor e entrega de sua vida por nós.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere (e não adore) o crucifixo com o gesto da genuflexão (ou seja, de joelhos). A Igreja também convida seus fieis a praticar o jejum, ou seja, a abstinência de carne vermelha, podendo, portanto, comer somente carne de peixe, mas atualmente muitos não estão nem para essa prática.

4 de abril de 2012

Bomba! TCE/MA divulga lista completa dos gestores inadimplentes, o vereador Neto Amorim consta na lista.

Se complica ainda mais a vida política do vereador Antonio Lisboa Amorim Neto, o Neto Amorim (PMDB) de São Mateus do Maranhão.


Por Jonatas Carlos


Foi realizada no auditório do TCE/MA nesta manhã, a sessão que culminou com a aprovação da lista dos inadimplentes, na relação consta aqueles prefeitos e presidentes de Câmara de Vereadores que não apresentaram suas prestações de contas (são aqueles que não estão nem aí pras coisas sérias da Lei), ou seja, mesmo podendo apresentar fora do prazo (o que eu acho um absurdo) sobe pena de pagamento de multa no valor de R$ 1.000,00, o mesmo não o fez. Conclusão, seu nome foi incluído na lista dos gestores inadimplentes do Tribunal de Constas do Estado do Maranhão - TCE/MA.

Segundo informações de pessoas próximas a alguns vereadores de São Mateus, dão conta de que o fato da não apresentação da prestação de contas relativos aos gastos de 2011 ao TCE/MA,  foi devido a falhas do contador (que falhas?), e por conta disso o referido contador (nome revelado) já foi demitido e não irá mais prestar serviços de contabilidades junto a Câmara de Vereadores, alguns vereadores reclamam de se quer terem visto ou ouvido falar na tal prestação de contas (vê se pode uma coisa dessa).


Devido a Semana Santa a sessão ordinária da câmara de vereadores que seria realizada na próxima sexta-feira, foi antecipada, transformou-se em extra ordinária e realizada hoje (4), como o atual presidente Neto Amorim não se encontra na cidade, a vice-presidente da casa, Vereadora Kátia (condenada pelo TCE em 2007) presidiu os trabalhos, destaques para as ausências dos vereadores Sebastião Nina e Toinho Chaves (ambos por motivo de saúde suas ou de familiares).

Atualizada para acréscimo de informações às 14h21min.

3 de abril de 2012

Presidente da Câmara de Vereadores de São Mateus não apresentou as Prestações de Contas ao TCE.

Terminou ontem às 18h o prazo para que prefeitos e presidentes de Câmaras entregassem as prestações de contas, para quem ainda tem dúvida do que é uma Prestação de contas, trata-se daqueles documentos que comprovam os gastos do ano anterior, como estamos em 2012, a prestação de contas é relativos aos gastos do exercício 2011 (mesmo que dentre as notas fiscais, tenham notas falsificadas). Já é possível inclusive, verificar quais os prefeitos e/ou presidentes de câmaras que não tem o menor compromisso com o cumprimento da lei e o compromisso com a coisa pública, sustentado com os seus impostos (que não são poucos).

Do total de 217 Câmaras Municipais no Maranhão, até agora foram apenas 188 que apresentaram suas prestações de contas. E pra minha surpresa dentre os que não demonstrou o menor interesse de obedecer a Lei e até agora não apresentou a Prestação de Contas ao TCE/MA, está o Presidente da Câmara de São Mateus, o vereador Neto Amorim (foto). O vereador Neto Amorim (PMDB), é o mesmo que foi condenado pela Justiça Federal recentemente à perda dos direitos políticos pelo crime de improbidade administrativa, praticado no período em que o mesmo foi secretário de finanças na época em que seu pai Getúlio de Amorim (PMDB) era prefeito da cidade (Getúlio foi condenado pelo mesmo crime na mesma sentença que o filho) reveja aqui. Pelo que se observa o caso corre em segredo de justiça (daí a dificuldade de encontrar detalhes do processo). O vereador ainda continua no cargo graças a uma liminar concedida pelo Juiz Marco Aurélio (juiz de 1º grau) da comarca de São Mateus.

A não apresentação até o momento (3/04, 11h25min.) da Prestação de Contas relativa aos gastos de 2011 me faz refletir que ainda falta muito (mas muito mesmo), para que os vereadores de nossa cidade sejam bons gestores e fiscalizadores da coisa pública mantida pelo suor tranformado em dinheiro vindos de milhares de cidadãos de São Mateus do Maranhão. O presidente da Câmara de Vereadores não conseguiu fazer o mínimo esperado.

Será que o atual presidente da câmara não está nem aí para esta tal de prestação de contas? De que a atual composição da câmara está deixando a desejar, isso todo mundo já sabe, mas ignorar um Tribunal aí já de mais!
Vim a com estória de que não sabia do prazo, não será aceito, além do TCE/MA comunicar a todos os gestores quanto ao prazo os blogues de nossa cidade: EMPODERAMENTO, Jornal regional e o SÃO MATEUS EM OFF, há dias veem alertando, inclusive eu expus até os gestores de nossa cidade já condenados anteriormente.
A situação é grave, mesmo que isso não pareça para alguns. Se um gestor eleito pelo voto popular, não dá as mínimas para o cumprimento de seus deveres, e a obedecer um TRIBUNAL, vai obedecer quem? O eleitor? Esse último é que não vai respeitar mesmo, ou melhor, a anos não vem respeitando!
Até agora eu não consigo encontrar respostas para justificar o fato de um gestor público não prestar contas de seus gastos. Se alguém souber, tente me convencer! O prazo dado pelo TCE/MA foi enorme, mas enorme mesmo foi a falta de compromisso de alguns Presidentes de Câmaras de Vereadores. A lista de inadimplentes ainda não foi oficialmente publicada. Precisa ser aprovada no pleno do TCE na próxima sessão. Até lá vereador Neto Amorim você pode entregar a documentação, mas para isso terá que pagar uma multa de R$ 1 mil (pena que este valor sairá do cofre público).

P.S: Você que está com dúvida do que afirmo acima, acesse www.tce.ma.gov.br e clique no banner localizado na lateral direita do site "Relação das Prestações de Contas de 2012 Exercício 2011" ao abrir uma nova página você irá encontrar a relação das prestações de contas dos presindetes de câmaras logo abaixo as dos prefeitos, na lista não consta a prestação de contas da câmara de São Mateus.