Moto Legal

18 de março de 2012

Fique de olho bem aberto: neste ano não reeleja vereador!

Por Jonatas Carlos

A cada dia que se passa, mas aproxima o dia da eleição, com efeito surgiu na mente a campanha de conscientização sobre as eleições municipais deste ano: 2012 EM SÃO MATEUS, NÃO REELEJA VEREADOR. Cada eleitor tem autonomia suficiente para escolher quem quiser para merecer seu voto, inclusive se vota ou não nos atuais vereadores, no entanto, é necessário fazer uma profunda avaliação sobre os atuais vereadores de São Mateus. Durantes os últimos três anos, não se viu muita coisa acontecer naquela casa, a que eles chamam de "CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS - CASA DO POVO". Você eleitor de São Mateus, se sentiu dono ou parte daquele espaço durante estes anos? A principal função do vereador é fiscalizar o executivo, você observou se isto eles fizeram?. Não tenho nada contra a nenhum dos nove vereadores, mas se andarmos pelas ruas de São Mateus do Maranhão, será claro a observação que os populares fazem a respeito deles. Simples o porque, nunca se viu tanto desmando na administração municipal como se ver hoje, e qual o vereador que se opôs de fato a isto?

É possível ainda afirmar que existem vereadores caindo os dentes naquela casa, mas se compararmos o tempo de mandato destes com o que efetivamente fiscalizaram ou criaram de leis para melhorar a vida dos que nesta cidade levam a vida, não podemos tirar outra conclusão  – o eleitor tem razão, é hora de aposentá-los e isso se faz não os reelegendos.

Vereador em São Mateus é aquele cara que gosta de se posicionar em apoio ao prefeito ou do lado de algum ex-prefeito que anda babando de sede pelo poder. Resultado, brigam, se esculhambam, defendem, atacam e o tempo vai passando, passando e as vezes esquecem até que você é de São Mateus (mas em 2008 lhe saudava toda vez que lhe via). E nunca se descobriu por exemplo pra onde foi o dinheiro da Ponte do Piqui, que o próprio prefeito anunciou em praça pública que já estava depositado na conta (de quem?). Nunca foi feita uma investigação por parte de nenhum vereador, nas empresas contratadas pela prefeitura para a construção da Avenida Piqui (que mais parece uma pista de motocross), o calçamento da Rua São Benedito (transformada agora em estrada vicinal) mesmo o prefeito anunciar quase que todos os dias que as empresas receberam para fazer as obras e ninguém sabe o motivo das mesmas estarem como está, parece até que é normal uma cidade ser acabada e ninguém fazer nada!

Vereador não é patrão de ninguém, para tentar ameaçar ou impedir que alguém se manifeste contrário a ele, pelo contrário, todo vereador é funcionário do POVO, pago pelo POVO e no mínimo deve favor ao POVO.

Mas é necessário refletir que, mais importante do que comparecer à urna no dia eleição, é saber a importância, a causa e acima de tudo a consequência do seu voto.

A motivação pelo qual eu e Clayton tivemos ao criar esse movimento foi pela necessidade de protestar contra a reeleição dos atuais vereadores e isso pra quem não sabe é liberdade de expressão garatido por lei. Aí você pode até contestar que entre os nove vereadores possa se aproveitar algum. Ora! Se ainda dá pra aproveitar algum, confesso que isso não deveria ser exceção. E sim regra obrigatória.

Muitos dos atuais vereadores que aí estão, são de segundo ou terceiro mandato e nada de diferente apresentaram como prestação de contas a sociedade, daí então pra quê reconduzir este pessoal? Para continuar na mesma? Pense nisso!

Eu particularmente, pouco me importo se há vereador ou vereadores que estão incomodados com este movimento, eles não tem nenhum dever de gostar do movimento, assim também como eu não tenho o direito de os agradar, não devo nada a nenhum deles.

No Art. XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que:

Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras."



A campanha: 2012 em São Mateus não reeleja vereador NÃO tem o objetivo de desmoralizar nenhum dos vereadores de nossa cidade, afinal são os seus atos que os moralizam ou desmoralizam e esta campanha não interfere em seus comportamentos. A missão deste movimento é de focar idéias para que haja renovação de 100% no legislativo municipal. Vamos fazer um trabalho de conscientização para impedir que os asseclas da política são-mateuense tenha êxito nessas eleições.

A eleição está se aproximando, se você escolher o vereador errado, a única coisa grande que você terá é o tempo para se arrepender.


Contamos com sua indignação!

Nenhum comentário: