26 de fevereiro de 2012

Não temo nenhuma ameaça de vereador em São Mateus do Maranhão!

Por Jonatas Carlos

Numa parceria dos blogs EMPODERAMENTO do Assistente Social Cleyton Ferreira e SÃO MATEUS EM OFF do universitário Jonatas Carlos, iniciamos a campanha de conscientização sobre as eleições municipais deste ano, campanha esta batizada de: 2012 EM SÃO MATEUS, NÃO REELEJA VEREADOR. Para alegria de muitos e desespero de alguns, a campanha hoje já está na cidade de Codó, Coelho Neto Gonçalves Dias, Paço do Lumiar, Peritoró, Timbiras, São Domingos do Maranhão além de diversas cidades brasileiras.

É possível afirmar inclusive que existem vereadores caindo os dentes, mas se compararmos o tempo de mandato destes com o que efetivamente fiscalizaram ou criaram de leis para melhorar a vida de seus eleitores não podemos tirar outra conclusão  – o leitor tem razão, é hora de aposentá-los e isso se faz não os reelegendo..

Vereador em São Mateus é aquele cara que gosta de se posicionar em apoio ao prefeito ou do lado de algum ex-prefeito que anda babando de sede pelo poder. Resultado, brigam, se esculhambam, defendem, atacam e o tempo vai passando, passando. Quando nos damos conta eles já estão é batendo em nossas portas, de novo, pedindo aquele voto ou até mesmo le oferecendo valores em troca do voto.

Alguém se lembra de algum vereador de São Mateus que tenha sugerido uma investigação no patrimônio financeiro do atual prefeito de São Mateus?

Afinal são várias fazendas, uma escola particular, um posto de combustível, um sobrado onde era sua antiga casa, malharia, etc. tudo obtido após o ex-coronel assumir o posto de Prefeito. O fato de um vereador ter sido eleito pelo voto popular, não os livram de serem interrogados ou simplesmente criticados por quem quer que seja.

Alguém sabe informar o nome de algum vereador/a de São Mateus-MA que se esforçou para mobilizar a população para solicitar a apresentação e investigação da Prestação de Contas da Prefeitura, e quando constatado as irregularidades requerer a criação de uma CPI para punir os responsáveis?

É certo que dentre os nove vereadores ainda se possa aproveitar algum/a. No entanto, não podemos cruzar os braços e acharmos que somos amaldiçoados por não ter o/a vereador/a que merecemos. Mais importante do que comparecer à urna no dia eleição, é saber a importância do seu voto.

A motivação pelo qual eu e Clayton Ferreira tivemos para criar esse movimento foi pela necessidade de protestar contra a reeleição dos vereadores e isso pra quem não sabe é liberdade de expressão garatido por lei.

E esta campanha não é nenhum bicho de 7 cabeças, muito menos motivo para desespero de qualquer vereador de São Mateus, a coisa mais comum hoje, é ouvir pelas ruas de nossa cidade populares dizendo que muitos dos atuais vereadores de São Mateus não merecem o atual mandato que tem, em sua maioria são despreparados até na criação de um requerimento (só o que eles sabem fazer) e descompromissados com os interesses da população, prova maior é o estado caótico da Rua São Benedito que irá completar 4 anos que aquela obra está paralisada, e nunca ouvi dizer de que algum vereador tenha fiscalizado aquela obra e iniciado uma investigação para punir os responsáveis por impedir aquela população de usufruir do direito de ir e vir, garantido no Art. 5º da Constituição Federal.

De fato muitos dos atuais vereadores, principalmente aqueles que fazem críticas 'infantis' aos blogueiros de São Mateus são facilmente vistos em seus carros por traz de vidros escuros, ou andando nas ruas de cabeça baixa e raramente reunidos com populares, sindicatos, organizações, conselhos municipais para tratar do verdadeiro interesse da população.

Sou categórico em afirmar que se depender de mim e do meu esforço como militante social e blogueiro, a Câmara de Vereadores de São Mateus terá 100% de renovação e não me intimidarei sobre nenhuma ameaça que venha do vereador que seja (afinal é só pra isso que alguns ali serve).

Na útima sexta-feira (24) o vereador Gessé-DEM (sempre ele) usou a tribuna para ameaçar e tentar intimidar os blogueiros Jonatas Carlos e Cleyton Ferreira por termos criado a campanha para não reeleger os atuais vereadores, o descaramento foi tão grande que ele pediu que nós blogueiros fizéssemos uma nota de desculpas.

Vereador Gessé (foto ao lado), não farei nenhuma nota de desculpa. Se tem algum vereador ou vereadora que assim como você, esteja incomodado/a com a campanha, pasciência, eu não faço blog para agradar interesses econômicos de nenhum dos vereadores de São Mateus do Maranhão.

Para seu conhecimento vereador Gessé e demais incomodados com campanha, no Art. XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que:

Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências (inclusive da sua, vereador), ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras."

A tentativa de cercear a expressão alheia, e sua comunicação, nos traz a lembrança dos senhores feudais ingleses, no século XIII, que puniam todo aquele, quando estes lhes provocavam.

A mais desagradável das lembranças é a de Galileu, que envelheceu na prisão da inquisição por "haver pensado em astronomia diversamente de quanto o teriam os censores franciscanos e dominicanos", divulgando suas conclusões. Dentre os sobreviventes, o caso de Galileu é um dos mais infelizes registros de cerceamento à liberdade de expressão e comunicação da história da humanidade.

No Brasil, essa garantia é vigente desde a primeira Constituição, e está atualmente consagrada pela Magna Carta, especificamente nos seguintes dispositivos: 

Art. 5o

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

XIV - é assegurado a todos o acesso à informação....;

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1. Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5., IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2. É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.



Nestas eleições o Gigante maior (Povo) saberá dar o troco direitinho a esse famigerado grupo político. A campanha: 2012 em São Mateus não reeleja vereador terá o compromisso de focar idéias para que haja renovação de 100% no legislativo municipal. Vamos fazer um trabalho de conscientização para impedir que os asseclas da política são-mateuense tenha êxito nessas eleições.

Antes de votar este ano, reflita na idéia que propomos a você: 2012 em São Mateus NÃO REELEJA VEREADOR. Afinal, com poucos toques no teclado da urna eletrônica e em poucos minutos você vai definir o que vem pela frente,em nossa cidade , pelos próximos quatro anos.

Se escolher errado, a única coisa grande que você terá é o tempo para se arrepender.