Moto Legal

29 de fevereiro de 2012

Casa da Juventute de São Mateus cai no esquecimento, é abandonado pela antiga diretoria e se transforma em depósito de lixo.


Um pouco da HISTÓRIA...

Fachada da Casa da Juventude de São Mateus do Maranhão - CAJUSMA

A Casa da Juventude de São Mateus “ Pro dia nascer feliz” (CAJUSMA) fundada no dia 11 de agosto de 1995, conforme consta nos anais da casa, e a criação da personalidade jurídica aos 27 de janeiro de 2000. Conforme documentos no período de 1995 a 2002 desenvolveram várias atividades junto a juventude estudantil em sua sede própria através da biblioteca estudante Edson Luis, e toda sociedade são-mateuense buscando oferecer o próprio espaço físico, bem como campanhas do Natal sem fome, em parceria com, comerciantes, igrejas e a sociedade civil. Destaca-se a partir de 2000, a aquisição da sede própria localizada na rua Benu Lago, 1239 bem no centro da cidade de São Mateus do Maranhão, a mesma foi adquirida com ajuda de pessoas amigas da Itália (por intermédio de uma italiana que se tornou mediadora entre o grupo de brasileiros e italianos) daí a mesma passou a ser coordenada pelo Conselho de Organização conforme o Estatuto Social determina.

A primeira Diretoria
A primeira diretoria da Associação iniciou em Janeiro de 2000 até 2003 ( conforme Ata de Fundação), uma nova Diretoria assumiu a Coordenação para o triênio 2003 a 2005. Concluído este segundo triênio, ficou confirmado em busca cartorial que não houve renovação o que implica concluir que a mesma já não estava funcionando anteriormente durante o mandato.

Daí uma nova etapa se inicia de descaso, sem representatividade legal. Ficando o prédio e a Instituição em total abandono, por descaso dos ex-diretores da gestão 2003-2005. Permitindo assim que a Coorenacicla – Cooperativa de reciclagem de São Mateus ( confira fotos) que depositou um montoado de lixo, transformando a casa num lixão para o acumulo de ratos, e insetos, causando danos a saúde dos vizinhos. Outro feito foi o acúmulo de Débitos na Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão – CAEMA, totalizando o valor de R$ 931,60 ( novecentos e trinta e hum reais e sessenta centavos),e na CEMAR consta um débito no valor de R$ 313,59 (trezentos e treze reais e cinquenta e nove centavos), na Receita Federal desde 2006 que não é atualizado o CNPJ, nem Alvará de Funcionamento na Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão. Infelismente é certo afirmar que, a Sociedade de São Mateus, não sabe mais da existência da Casa da Juventude. E já há muito tempo todos vem se perguntando porque a casa se encontra abandonada e cheia de lixo, o que antes servia para representar a juventude e oferecer serviços, apoio e a promoção da cidadania, agora se tornou num deposito urbano de lixo e de ratos (quem vem penando além da juventude é a saúde dos vizinhos da CAJUSMA).

Indignados com a situação em que se encontrava o prédio da casa e a entidade, um grupo de Sócios Fundadores resolveram legitimamente com base nos Estatutos Sociais elaborar um projeto de Retivalização da Casa da Juventude de São Mateus “ pro dia nascer feliz” iniciando pela criação de uma Comissão Provisória e convocar eleições para a nova Diretoria para que a Associação pudesse ter uma coordenação legítima.
Uma das primeiras ações da nova diretoria foi solicitar através de Oficio da vice presidente da Coorenacicla a retirada do Lixo que se encontrava dentro da Casa da Juventude.

Observamos que só mediante o conhecimento do Oficio 001/2012, que os ex-diretores tomaram a iniciativa de retomar depois de ( 07 sete anos) novamente a Casa da Juventude. E estão ameaçando entrar na justiça para processar os atuais diretores por crime e anular a eleição e IMPEDIR que estes tomem posse da Casa da Juventude.

Abaixo, vejam como se encontra a parte interior da Casa da Juventude - CAJUSMA



Imagens: Jonatas Carlos







Nenhum comentário: