29 de fevereiro de 2012

Casa da Juventute de São Mateus cai no esquecimento, é abandonado pela antiga diretoria e se transforma em depósito de lixo.


Um pouco da HISTÓRIA...

Fachada da Casa da Juventude de São Mateus do Maranhão - CAJUSMA

A Casa da Juventude de São Mateus “ Pro dia nascer feliz” (CAJUSMA) fundada no dia 11 de agosto de 1995, conforme consta nos anais da casa, e a criação da personalidade jurídica aos 27 de janeiro de 2000. Conforme documentos no período de 1995 a 2002 desenvolveram várias atividades junto a juventude estudantil em sua sede própria através da biblioteca estudante Edson Luis, e toda sociedade são-mateuense buscando oferecer o próprio espaço físico, bem como campanhas do Natal sem fome, em parceria com, comerciantes, igrejas e a sociedade civil. Destaca-se a partir de 2000, a aquisição da sede própria localizada na rua Benu Lago, 1239 bem no centro da cidade de São Mateus do Maranhão, a mesma foi adquirida com ajuda de pessoas amigas da Itália (por intermédio de uma italiana que se tornou mediadora entre o grupo de brasileiros e italianos) daí a mesma passou a ser coordenada pelo Conselho de Organização conforme o Estatuto Social determina.

A primeira Diretoria
A primeira diretoria da Associação iniciou em Janeiro de 2000 até 2003 ( conforme Ata de Fundação), uma nova Diretoria assumiu a Coordenação para o triênio 2003 a 2005. Concluído este segundo triênio, ficou confirmado em busca cartorial que não houve renovação o que implica concluir que a mesma já não estava funcionando anteriormente durante o mandato.

Daí uma nova etapa se inicia de descaso, sem representatividade legal. Ficando o prédio e a Instituição em total abandono, por descaso dos ex-diretores da gestão 2003-2005. Permitindo assim que a Coorenacicla – Cooperativa de reciclagem de São Mateus ( confira fotos) que depositou um montoado de lixo, transformando a casa num lixão para o acumulo de ratos, e insetos, causando danos a saúde dos vizinhos. Outro feito foi o acúmulo de Débitos na Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão – CAEMA, totalizando o valor de R$ 931,60 ( novecentos e trinta e hum reais e sessenta centavos),e na CEMAR consta um débito no valor de R$ 313,59 (trezentos e treze reais e cinquenta e nove centavos), na Receita Federal desde 2006 que não é atualizado o CNPJ, nem Alvará de Funcionamento na Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão. Infelismente é certo afirmar que, a Sociedade de São Mateus, não sabe mais da existência da Casa da Juventude. E já há muito tempo todos vem se perguntando porque a casa se encontra abandonada e cheia de lixo, o que antes servia para representar a juventude e oferecer serviços, apoio e a promoção da cidadania, agora se tornou num deposito urbano de lixo e de ratos (quem vem penando além da juventude é a saúde dos vizinhos da CAJUSMA).

Indignados com a situação em que se encontrava o prédio da casa e a entidade, um grupo de Sócios Fundadores resolveram legitimamente com base nos Estatutos Sociais elaborar um projeto de Retivalização da Casa da Juventude de São Mateus “ pro dia nascer feliz” iniciando pela criação de uma Comissão Provisória e convocar eleições para a nova Diretoria para que a Associação pudesse ter uma coordenação legítima.
Uma das primeiras ações da nova diretoria foi solicitar através de Oficio da vice presidente da Coorenacicla a retirada do Lixo que se encontrava dentro da Casa da Juventude.

Observamos que só mediante o conhecimento do Oficio 001/2012, que os ex-diretores tomaram a iniciativa de retomar depois de ( 07 sete anos) novamente a Casa da Juventude. E estão ameaçando entrar na justiça para processar os atuais diretores por crime e anular a eleição e IMPEDIR que estes tomem posse da Casa da Juventude.

Abaixo, vejam como se encontra a parte interior da Casa da Juventude - CAJUSMA



Imagens: Jonatas Carlos







Salário dos Militares


Por Bastos Passos


Você sabia que o estudo para melhorar a situação salarial dos militares das Forças Armadas vem se arrastando desde 2006? E que em 2009 (três anos depois), o Comandante da Marinha deu uma entrevista a uma publicação interna da Força, e nessa oportunidade falou sobre algumas melhoras salariais que estavam sendo finalizadas seriam enviadas para o Ministério da Defesa?
Veja só, depois de cinco anos, ou seja no final de 2011, esse estudo foi concluído no âmbito das FFAA. Agora vem a fase mais dolorosa e angustiante - a publicação do resultado desse trabalho, o tiroteio, o rabiscado que esse estudo vai sofrer e a demora na publicação dos destroços desse documento de cinco anos. A resposta da equipe do governo vai ser mais ou menos assim; "O Governo está sensibilizado com as reivindicações dos militares, mas o momento econômico atual, não permite conceder todas as suas pretensões. Diante dos fatos do conhecimento geral, foi autorizado o percentual de ___?___, dividido em tantas parcelas". Com certeza será assim mesmo.

É só esperar e rezar.

26 de fevereiro de 2012

Não temo nenhuma ameaça de vereador em São Mateus do Maranhão!

Por Jonatas Carlos

Numa parceria dos blogs EMPODERAMENTO do Assistente Social Cleyton Ferreira e SÃO MATEUS EM OFF do universitário Jonatas Carlos, iniciamos a campanha de conscientização sobre as eleições municipais deste ano, campanha esta batizada de: 2012 EM SÃO MATEUS, NÃO REELEJA VEREADOR. Para alegria de muitos e desespero de alguns, a campanha hoje já está na cidade de Codó, Coelho Neto Gonçalves Dias, Paço do Lumiar, Peritoró, Timbiras, São Domingos do Maranhão além de diversas cidades brasileiras.

É possível afirmar inclusive que existem vereadores caindo os dentes, mas se compararmos o tempo de mandato destes com o que efetivamente fiscalizaram ou criaram de leis para melhorar a vida de seus eleitores não podemos tirar outra conclusão  – o leitor tem razão, é hora de aposentá-los e isso se faz não os reelegendo..

Vereador em São Mateus é aquele cara que gosta de se posicionar em apoio ao prefeito ou do lado de algum ex-prefeito que anda babando de sede pelo poder. Resultado, brigam, se esculhambam, defendem, atacam e o tempo vai passando, passando. Quando nos damos conta eles já estão é batendo em nossas portas, de novo, pedindo aquele voto ou até mesmo le oferecendo valores em troca do voto.

Alguém se lembra de algum vereador de São Mateus que tenha sugerido uma investigação no patrimônio financeiro do atual prefeito de São Mateus?

Afinal são várias fazendas, uma escola particular, um posto de combustível, um sobrado onde era sua antiga casa, malharia, etc. tudo obtido após o ex-coronel assumir o posto de Prefeito. O fato de um vereador ter sido eleito pelo voto popular, não os livram de serem interrogados ou simplesmente criticados por quem quer que seja.

Alguém sabe informar o nome de algum vereador/a de São Mateus-MA que se esforçou para mobilizar a população para solicitar a apresentação e investigação da Prestação de Contas da Prefeitura, e quando constatado as irregularidades requerer a criação de uma CPI para punir os responsáveis?

É certo que dentre os nove vereadores ainda se possa aproveitar algum/a. No entanto, não podemos cruzar os braços e acharmos que somos amaldiçoados por não ter o/a vereador/a que merecemos. Mais importante do que comparecer à urna no dia eleição, é saber a importância do seu voto.

A motivação pelo qual eu e Clayton Ferreira tivemos para criar esse movimento foi pela necessidade de protestar contra a reeleição dos vereadores e isso pra quem não sabe é liberdade de expressão garatido por lei.

E esta campanha não é nenhum bicho de 7 cabeças, muito menos motivo para desespero de qualquer vereador de São Mateus, a coisa mais comum hoje, é ouvir pelas ruas de nossa cidade populares dizendo que muitos dos atuais vereadores de São Mateus não merecem o atual mandato que tem, em sua maioria são despreparados até na criação de um requerimento (só o que eles sabem fazer) e descompromissados com os interesses da população, prova maior é o estado caótico da Rua São Benedito que irá completar 4 anos que aquela obra está paralisada, e nunca ouvi dizer de que algum vereador tenha fiscalizado aquela obra e iniciado uma investigação para punir os responsáveis por impedir aquela população de usufruir do direito de ir e vir, garantido no Art. 5º da Constituição Federal.

De fato muitos dos atuais vereadores, principalmente aqueles que fazem críticas 'infantis' aos blogueiros de São Mateus são facilmente vistos em seus carros por traz de vidros escuros, ou andando nas ruas de cabeça baixa e raramente reunidos com populares, sindicatos, organizações, conselhos municipais para tratar do verdadeiro interesse da população.

Sou categórico em afirmar que se depender de mim e do meu esforço como militante social e blogueiro, a Câmara de Vereadores de São Mateus terá 100% de renovação e não me intimidarei sobre nenhuma ameaça que venha do vereador que seja (afinal é só pra isso que alguns ali serve).

Na útima sexta-feira (24) o vereador Gessé-DEM (sempre ele) usou a tribuna para ameaçar e tentar intimidar os blogueiros Jonatas Carlos e Cleyton Ferreira por termos criado a campanha para não reeleger os atuais vereadores, o descaramento foi tão grande que ele pediu que nós blogueiros fizéssemos uma nota de desculpas.

Vereador Gessé (foto ao lado), não farei nenhuma nota de desculpa. Se tem algum vereador ou vereadora que assim como você, esteja incomodado/a com a campanha, pasciência, eu não faço blog para agradar interesses econômicos de nenhum dos vereadores de São Mateus do Maranhão.

Para seu conhecimento vereador Gessé e demais incomodados com campanha, no Art. XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que:

Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências (inclusive da sua, vereador), ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras."

A tentativa de cercear a expressão alheia, e sua comunicação, nos traz a lembrança dos senhores feudais ingleses, no século XIII, que puniam todo aquele, quando estes lhes provocavam.

A mais desagradável das lembranças é a de Galileu, que envelheceu na prisão da inquisição por "haver pensado em astronomia diversamente de quanto o teriam os censores franciscanos e dominicanos", divulgando suas conclusões. Dentre os sobreviventes, o caso de Galileu é um dos mais infelizes registros de cerceamento à liberdade de expressão e comunicação da história da humanidade.

No Brasil, essa garantia é vigente desde a primeira Constituição, e está atualmente consagrada pela Magna Carta, especificamente nos seguintes dispositivos: 

Art. 5o

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

XIV - é assegurado a todos o acesso à informação....;

Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1. Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no art. 5., IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2. É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.



Nestas eleições o Gigante maior (Povo) saberá dar o troco direitinho a esse famigerado grupo político. A campanha: 2012 em São Mateus não reeleja vereador terá o compromisso de focar idéias para que haja renovação de 100% no legislativo municipal. Vamos fazer um trabalho de conscientização para impedir que os asseclas da política são-mateuense tenha êxito nessas eleições.

Antes de votar este ano, reflita na idéia que propomos a você: 2012 em São Mateus NÃO REELEJA VEREADOR. Afinal, com poucos toques no teclado da urna eletrônica e em poucos minutos você vai definir o que vem pela frente,em nossa cidade , pelos próximos quatro anos.

Se escolher errado, a única coisa grande que você terá é o tempo para se arrepender.

25 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa (Por Prof. Jair)

Professor Jair, um dos lutadores pela moralidade  da coisa publica e do controle social em São Mateus do Maranhão, através dos conselhos paritários e ações contra a corrupção, festeja a Lei da Ficha Limpa confirmada dias atrás pelo Supremo Tribunal de Justiça.

É isso aí povo brasileiro, a justiça deu o primeiro passo. Demorou mas aprovaram. E esta é apenas o início da jornada. Falta agora a nossa parte como cidadão não mais aceitando essa cambada de políticos corruptos em nossa sociedade. Lugar de ladrão de colarinho branco é na cadeia e não na disputa em nossas eleições, seja ela municipal, estadual ou federal. Para uma sociedade mais igualitária basta agora saber escolher os seus representantes e cobrá-los quanto aos seus compromissos assumidos junta a sociedade que lhe confiou o cargo, seja ele vereador ou presidente da República.
O importante é ser "honesto". 
 
Um grande abraço, Professor Jair.

17 de fevereiro de 2012

Não deu outra: 2ª prévia do circuito dos blocos Papa léguas e Os Plays & CIA. foi show!

Tudo aconteceu na noite de ontem em São Mateus do Maranhão, um pouco melhor que a 1ª prévia, a 2ª Prévia de Carnaval do circuito dos blocos Papa Léguas e Os Plays & Cia, arrastou uma multidão de foliões pela principal Avenida da cidade.
 Imagem retirada do Blog Entre 4 parede (Adreh Carvalho)
A festa teve início às 22h na Praça do Tancredo, com a animação da Banda Chicletaza que com um repertório bem dançante, agitou os foliões em sua maioria jovens. Logo após a foi a vez da super Banda Swing de Guetho, que foi o destaque da noite, Swing de Guetho empolgou a galera com o seu repertório que foi desde os hits musicais atuais até os maiores sucessos de carnaval, e assim, comandou o mega arrastão em cima do Trio Backstage até a Av. Antonia Portela. O destaque maior além da adrenalina dos foliões, foi o carisma, animação, gingado e rebolado do corpo coreógrafo e músicos das bandas.

Os Blocos Papa Léguas e Os Plays & Cia, com o apoio cultural de Miltinho Aragão, além da concretização de mais uma prévia carnavalesca, ainda realizarão um Carnaval inesquecível para São Mateus do Maranhão, o "Circuito dos Blocos" acontecerá de 18 a 21/02/2012 em frente ao Banco do Brasil, a partir das 16h. 

 Vocalista da Banda Swing de Guetho e Miltinho Aragão 
Foto: Stuar Jr.

 Imagens retiradas do blog Entre 4 paredes (Andreh Carvalho)


 
OBS.: Texto alterado, mas baseado no original retirado do blog Entre 4 paredes.

16 de fevereiro de 2012

É nesta quinta-feira o grande arrastão carnavalesco da 2ª prévia de carnaval do Circuito dos Blocos Os Plays & CIA e Papa léguas

Depois do grande sucesso de público na 1ª prévia ocorrido em janeiro passado, já está tudo pronto para a realização da 2ª prévia de Carnaval do CIRCUITO DOS BLOCO organizado pelos blocos Os Plays & CIA. e Papa léguas, isso mesmo, tudo junto e misturado, é dia 16/02, na quinta-feira. 
Imagens da 1ª prévia

Concentração a partir das 20h na Praça do Tancredo com o Trio Backstage e as Bandas Swing de Gueto e Chicletaza para fazer a alegria dos foliões. Na compra do seu abadá você ganha um CD  de Thiaguinho e mala mansa elétrico e mais: Água mineral, refrigerante e muita cerveja tudo liberado para os foliões do bloco Papa léguas.

Compre já o seu abadá ao preço de R$ 40,00 do Blocos Papa léguas, através do fone
 0**98 8111-7008 (Papa léguas). 

14 de fevereiro de 2012

Filho mais novo de Flávio Dino, morre após uma parada cardíaca em Brasília.

Marcelo Dino, 13 anos, o menor na foto ao lado do pai Flávio Dino
Um dos filhos do presidente da Embratur, Flávio Dino, morreu de parada cardíaca na madrugada desta terça-feira (14) em Brasília. Marcelo Dino, de 13 anos, sofreu uma crise de asma na escola e teve de ser internado às pressas num hospital. O garoto não resistiu e veio a falecer.

Nesse momento de muita dor, o blog se solidariza a Flávio Dino e a toda sua família.

11 de fevereiro de 2012

Wellington do gelo afirma não ser candidato a nada em São Mateus.

No final da noite de ontem (10) este blogueiro entrou em contato com o Wellington Oliveira, mas conhecido na cidade como Wellington 'do gelo', no intuito de esclarecer fatos ligados a enquete deste blog que estar no ar em que seu nome aparece. O mesmo afirmou que não é candidato a vereador e nem a nenhum outro cargo eletivo na cidade, e que possivelmente o seu nome foi sugerido na enquete por ''alguém'' que está tentando denigrir sua honra devido as fortes acusações com provas documentais contra o vereador ''Antonio Carlos''.

Perguntado por mim, sobre qual a reação que teve com a recondução de Antonio Carlos ao posto de Pastor Evangelista ele disparou: Jonatas, só o fato do Antonio Carlos ter se licenciado do cargo de vereador, já demonstra a sua culpa nos crimes que minha esposa Audilene e outros amigos foram vítimas da armação dele. E lembro que foi no seu blog que sabemos desta outra armação de Antonio Carlos que era de se afastar ou licenciar (reveja aqui) para tentar se livrar do pecado que ele próprio cometeu.
O pior é que a convenção dos pastores da Assembléia de Deus está esquecendo que diante de Deus, um pastor precisa ter uma conduta ilibada para que sirva de exemplo. - concluiu Wellington.

Está sob o poder do Promotor da Comarca de São Mateus um apanhado de documentos com as principais acusações que pesam contra o Antonio Carlos, dentre os mais graves estão: Desvio de dinheiro público e falsidade ideológica. Até o momento nenhum parecer foi dado por parte d Ministério Público.



P.S.: a enquete do blog SÃO MATEUS EM OFF, não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. Portanto ao expor nomes, em momento algum denigrimos a imagem de pessoas, pois todos os nome ali expostos foram fruto da indicação dos leitores desta página, onde simplesmente respeitamos a indicação!

9 de fevereiro de 2012

COMUNICADO IMPORTANTE

Com a divulgação da enquete um dos pré-candidatos ligou para este blogueiro solicitando a alteração de seu partido, por afirmar que não pertencia mais ao partido mencionado na enquete, com isso, a alteração foi efetuado e para manter a credibilidade da enquete automaticamento o programa zerou todos os votos já computados.
Desde já, informamos que nenhuma outra alteração será realizada até o final da enquete dia 29/02.

8 de fevereiro de 2012

Vote na nova enquete

Já está no AR a nova enquete onde perguntamos: “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para vereador(a) em São Mateus do Maranhão?”.

Esta nova enquete do blog SÃO MATEUS EM OFF, não se trata de pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. 


A enquete será finalizada no dia 29/02, participe!

7 de fevereiro de 2012

Atenção: nova enquete entra no AR nesta quarta-feira.

O Blog SÃO MATEUS EM OFF, afim de contribuir com o processo eleitoral municipal deste ano, lança nesta quarta-feira (8/02) para os leitores desta página a nova enquete para saber a preferência do eleitorado em relação às disputas no legislativo municipal neste ano.
Na enquete iremos perguntar: “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para vereador(a) em São Mateus do Maranhão?”.
Lembro que esta enquete não se trata de pesquisa eleitoral, e sim, mera enquete, o que resultará nas opiniões de internautas sem a utilização de qualquer método científico em sua realização, sob pena de incidir no art. 2º, §2º, que prevê penalidades para quem descumprir tal determinação.
Obs.: A enquete entrará no AR apartir das 15h (horário de Brasília).

6 de fevereiro de 2012

Atenção pré-candidatos a vereador/a de São Mateus-MA, termina nesta terça-feira o prazo para inscrições na nova enquete.

O Blog SÃO MATEUS EM OFF, afim de contribuir com o processo eleitoral municipal deste ano, vai lançar para os leitores desta página e para o eleitorado são-mateuense uma nova enquete na próxima terça-feira (8/02), para saber a preferência do eleitorado em relação às disputas para a ocupação do legislativo municipal neste ano, na enquete iremos perguntar: “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para vereador(a) em São Mateus do Maranhão?”. Lembro que esta enquete não se trata de pesquisa eleitoral, e, sim, mera enquete, resultado de opiniões de internautas sem a utilização de qualquer método científico em sua realização, sob pena de incidir no art. 2º, §2º, que prevê penalidades para quem descumprir tal determinação.

O e-mail para contato com o blog é: saomateusemoff@hotmail.com, ou seja, todos os interessados deveram entrar em contato através deste e-mail até o dia 7/02 ou enviando sugestões através de comentário nesta postagem. Para os nomes sugeridos os mesmos terão que está com seus respectivos partidos polítocos pelo quais pretendem concorrer à vaga para a câmara de vereadores.

Aprovados em concurso, são convocados pela Prefeitura de São Mateus


 
A Prefeitura de São Mateus do Maranhão convoca mais concursados para os cargos de: Professor de Ensino Fundamental 1ª a 4ª serie, pedagogo, professor de matemática , professor de educação artística, professor de letras/inglês, professor de geografia, professor de historia, vigia e operacional de serviço diversos.

Detalhes do edital em http://www.apoioconsultoria-ma.com.br/editais/ed04022012181726.pdf

2 de fevereiro de 2012

Praça do Cemitério! A Praça de São Mateus que nunca foi terminada.

Deu no Blog EMPODERAMENTO (Por Cleyton Ferreira)
 
Foto: Jonatas Carlos
Não, não tem uma praça no cemitério a praça do Cemitério é como é conhecida a praça as margens da BR 135 em São Mateus do Maranhão, devido à falta de iluminação e acabamento da mesma. Que está precisamente em frente o Terminal Rodoviário, a mesma deveria ser inaugurada no dia 26/12/2011 (aniversario de 50 anos da cidade), todavia os R$ 301.546,39 do Ministério do Turismo que aparece na placa aparentemente não está na praça. (vide voto).
O Convênio  tem o numero 647656 e está no sitio http://www.portaltransparencia.gov.br 
 
Para denunciar essa obra veja aqui