Moto Legal

17 de novembro de 2011

População consegue na justiça a interdição do matadouro de Cantanhede

Por Dimas Santos*
Em péssimo estado de conservação, isto aí é o Matadouro de Cantanhede-MA

A população de Cantanhede, organizada pelas redes e fóruns de cidadania do Estado do Maranhão, mostrou mais uma vez que povo organizado luta e vence. Vários passos foram necessários para conquista desta vitória do povo:
1. Visitas pelas redes e fóruns de cidadania a casas ao redor do matadouro, bairros e povoados do município.
2. Levantamento das consequências que o matadouro em péssimas condições traz para a saúde da população.
3. Passeata pelas ruas do município, com gritos de ordem e faixas que denunciam a situação do matadouro.
4. Apresentação de imagens do matadouro em ruas da cidade, que têm maior fluxo de pessoas.
5. Realização de audiência pública envolvendo a população, organizada pelas redes fóruns de cidadania do Estado do Maranhão.
6. Coleta de depoimentos de pessoas que são prejudicadas pelo matadouro.
7. Entrega de representação ao Ministério Público, com manifestação em frente ao fórum.
8. Cobrança constante do andamento do processo, resultando em uma ação civil pública contra o município de Cantanhede.
9. Inspeção do Ministério Público, vigilância sanitária estadual e conselho regional de medicina veterinária. Todos com parecer favorável à interdição do matadouro de Cantanhede, por apresentar péssimas condições de uso.
10. Abertura de ação judicial contra o município de Cantanhede, com a decisão de fechamento do matadouro público de Cantanhede.

Como pode ser constatado, povo organizado luta e vence. Essa não é uma conquista apenas das redes e fóruns de cidadania, é acima de tudo uma vitória da população de Cantanhede. Enquanto houver injustiça, as redes e fóruns de cidadania estarão ao lado do povo. Parabéns ao povo organizado. 

*Dimas Santos é monitor das Redes e Fóruns da Cidadania no Estado do Maranhão

2 comentários:

jo disse...

"Eu acredito que o mundo vai ser melhor, quando o menor que padece acreditar no menor" como é satisfatório saber q mais uma vez o povo unido, permanente e organizado alcançou um objetivo comum. SAÚDA-SE tbm a rede de defesa (nucleo de cantanhede)por mais um trabalho conciso e coeso no qual o povo sempre tem e teve vez e voz, parabéns população cantanhedense mais uma vitória! mais uma de muitas!


jozimar bezerra

mosca na sopa disse...

Todo poder emana do povo , aqui em são mateus é o contrario tanto que chega ate a ser uma coisa da cultura do povo . O povo tem medo ou é vergonha de se mobilizar pra lutar por seus direitos quem for no matadouro aqui de são mateus com ceteza evitara comer carne bovina, digo porque eu ja entrei la e fiquei enojado . Assim como quem entrar em qualquer uma das padarias evitara consumir paes e derivados , a cidade aparentemente não tem vigilancia sanitaria e se tem assim como as demais autoridades (in) conpetentes da cidade deve comer na mão do prefeito .