31 de outubro de 2011

Em São Mateus, Ano dos Mártires memória das vitima: Clamor de Justiça e Sonho de Paz.

Deu no blog EMPODERAMENTO

Em celebração aos 25 anos de martírio de Pe. Maurício Maraglio e em memória das vítimas de violência em São Mateus, aconteceu nos dias 28 a 30 de Outubro de 2011 uma programação, onde teve estudo bíblico assessorado pelo biblista  Sandro Gallazzi, celebrações eucarísticas com o Bispo da diocese de Coroatá Dom Sebastião e uma Caminhada da Luz, percorrida pelas ruas da cidade no sábado 28, onde em forma de memória foi relembrado as principais vitimas de violência em nossa cidade.

Vale pontuar um gesto bonito de ecumenismo realizado na Caminhada da Luz, onde o pastor da 1ª igreja Batista Sr. Aristóteles participou da caminhada e em certo momento conversava com o Bispo Dom Sebastião.
Esteve presente durante toda a programação amigos de Pe. Mauricio da diocese de Mantova (Itália) assim como o amigo da paróquia Pe. Flavio Lazzarin da Pastoral da Terra (CPT)


No atual contexto de violência em nossa cidade, impulsionados pelo clamor de tantas feridas abertas, o encontro quer também fomentar as visitas as famílias que sofreram violência e as de quem as praticou, para que não lhes falte o alívio da solidariedade humana e consolo da esperança que vem do evangelho de Jesus Cristo.

30 de outubro de 2011

Facebook atrai cada vez mais políticos de São Mateus-MA.

Pré-candiatos a prefeitos e até pré-candidatos a vereadores já utilizam a rede social para divulgar seus 'trabalhos', mas alerto, o importante não é em está inseridos nesta rede e sim saber usar.

A partir da campanha do Barack Obama para presidente dos EUA, as redes sociais ganharam cada vez mais destaques nas estratégias das campanhas políticas. O Facebook é a rede do momento. Só no Brasil são mais de 30 milhões de usuários e, de olho nesse crescimento os políticos de nossa cidade e região têm cada vez mais utilizado o site para alavancar seu eleitorado e divulgar suas ações aos internautas, ou simplesmente tentar ganhar na interatividade novos eleitores para o ano que vem.

É inevitável que em ano pré-eleitoral as movimentações para estratégias de comunicação sejam mais visíveis, e isso se justifica pela estruturação de mídia. O que diferencia os políticos que pessoalmente gerenciam suas contas daqueles que contratam assessores para isso é a agilidade nas respostas e o conhecimento sobre assuntos específicos. O gerenciamento pessoal aproxima muito mais os internautas, pena que alguns já estão mesmos é em campanha aberta o que pode lhe custar prejuizos pós-eleição.

Para quem está fora de seu domicílio eleitoral é uma forma encontrada para interagir com os pretensos merecedores de seu voto, o que concerteza em uma análise aprofundada alimenta o debate o que pode resultar em um outro nível de disputa em 2012.

1º Encontro Mundial de Blogueiros definem prioridades

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, confirmou a força crescente das chamadas novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais. Com a presença de 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros, o evento serviu como uma rica troca de experiências e evidenciou que as novas mídias podem ser um instrumento essencial para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia.
Como principais consensos do encontro – que buscou pontos de unidade, mas preservando e valorizando a diversidade –, os participantes reafirmaram como prioridades:
- A luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa. O direito humano à comunicação é hoje uma questão estratégica;
- A luta contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor. Neste sentido, os participantes condenam o processo de judicialização da censura e se solidarizam com os atingidos. Na atualidade, o WikiLeaks é um caso exemplar da perseguição imposta pelo governo dos EUA e pelas corporações financeiras e empresariais;
- A luta por novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários; impulsionem a diversidade e os veículos alternativos; coíbam os monopólios, a propriedade cruzada e o uso indevido de concessões públicas; e garantam o acesso da sociedade à comunicação democrática e plural. Com estes mesmos objetivos, os Estados nacionais devem ter o papel indutor com suas políticas públicas.
- A luta pelo acesso universal à banda larga de qualidade. A internet é estratégica para o desenvolvimento econômico, para enfrentar os problemas sociais e para a democratização da informação. O Estado deve garantir a universalização deste direito. A internet não pode ficar ao sabor dos monopólios privados.
- A luta contra qualquer tentativa de cerceamento e censura na internet. Pela neutralidade na rede e pelo incentivo aos telecentros e outras mecanismos de inclusão digital. Pelo desenvolvimento independente de tecnologias de informação e incentivo ao software livre. Contra qualquer restrição no acesso à internet, como os impostos hoje pelos EUA  no seu processo de bloqueio à Cuba.
Com o objetivo de aprofundar estas reflexões, reforçar o intercâmbio de experiências e fortalecer as novas mídias sociais, os participantes também aprovaram a realização do II Encontro Mundial de Blogueiros, em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu. Para isso, foi constituída uma comissão internacional para enraizar ainda mais este movimento, preservando sua diversidade, e para organizar o próximo encontro.
 

28 de outubro de 2011

Paróquia de São Mateus celebra os 25 anos da morte de Padre Maurício.

“Eles lavaram e alvejaram suas vestes no sangue do Cordeiro” (Ap. 7,14)

   A Diocese de Coroatá, na pessoa do Bispo Dom Sebastião Bandeira, juntamente com seu Clero, com a diocese de Mantova (Italia) e com a paróquia de São Mateus, tem a honra convidar os fieis e as comunidades de sua paróquia, para participar dos eventos que estão sendo programados em memória dos
25 ANOS do MARTÍRIO de PADRE MAURÍCIO MARAGLIO
Que acontecerão em São Mateus, nos dias 28, 29 e 30 outubro 2011.
    A paróquia de São Mateus, onde estão os túmulos de Pe. Maurício Maraglio e de Pe. Cláudio Bergamaschi que o povo venera como semente de ressurreição, está vivenciando desde o dia 10 de janeiro 2011, um ANO dos MÁRTIRES com tema “Memória das vitimas: clamor de justiça e sonho de paz” que culminou hoje com os vinte e cinco anos do martírio de Pe. Maurício e que encerrará no dia 10 de janeiro 2012, dia do décimo quinto aniversário da morte de Pe. Cláudio.
    No atual contexto de violência, impulsionados pelo clamor de tantas feridas abertas, queremos visitar as famílias que sofreram violência e as de quem a praticou, para que não lhes falte o alivio da solidariedade humana e o consolo da esperança que só vem do evangelho de Jesus.
    Contamos desde já com a presença e a participação dos que conheceram o Pe Maurício, dos que viveram aquela caminhada de luta, e de todos que acreditam que a memória de tantas vitimas, testemunhas e mártires continua sendo promissora de um mundo de paz.

Atenciosamente,

Pe. João Evangelista Reis de Matos                                     Pe. Waldecy Leitão

Pe Luigi Caramaschi                                                            Pe. Flávio Lazzarin


+ Dom Sebastião Bandeira Coêlho

PROGRAMAÇÃO DO TRÍDUO DE ANIVERSÁRIO
Sexta-feira dia 28
Estudo bíblico o dia todo, a partir das 08:30h da manhã, no Salão paroquial.
Tema: “Vitimas, Testemunhas e Mártires” com assessoria do biblista Sandro Gallazzi.
Concelebração Eucarística de 25 anos presidida pelo Bispo na igreja Matriz às 19:30h.
 Sábado dia 29
Continuação do estudo bíblico o dia todo, no Salão paroquial.
Caminhada da Luz pelas ruas da cidade, com concentração na praça Tancredo às 18:30h e com encerramento no santuário dos Mártires no Alto da Vitória.
Domingo dia 30
Celebrações Eucarísticas descentralizadas em lugares de memória (Sitio, Estrela, Curva, Veloso, Alto da Vitória).
Gincana da Pastoral da Juventude sobre jovens e violência no Sitio o dia todo.
Celebração Eucarística de encerramento animada pela Pastoral da Juventude às 19:30h..

Contatos: Tel. 99/36391323 - E-mail: secretariaparoquial.sm@hotmail.com

27 de outubro de 2011

Cansados de esperar, moradores bloqueiam a Rua São Benedito em São Mateus-MA

Imagem do arquivo de Clayton Ferreira

Cansados de esperar moradores tomam a iniciativa e interditaram a Rua São Benedito, uma das principais vias de acesso do bairro Vaquejada em São Mateus do Maranhão, apesar da precariedade da rua, os moradores fizeram um grande buraco para impedir a passagem de veículos, numa possível tentativa de fazer com que a Prefeitura faça alguma coisa por aqueles moradores.
Já virou piada nos quadrinhos de Monteiro Lobato, dizem que o mais antigo morador da Rua São Benedito já nem lembra mais quando começou aquela obra! A rua tá uma vergonha, o que é pior, já a mais de cinco anos que o problema existe.

Acompanhe o Blog SÃO MATEUS EM OFF também no Portal Tribuna do Maranhão.

"Não sei o que o pessoal faz na Secretaria de Obras, acho que ficam jogando pife ou dominó o dia inteiro, porque não é possível a gente passar todo dia e ver os problemas e eles não terem conhecimento dos mesmos, ou se tem, o secretário da pasta é mais um que não tem autonomia o suficiente para gerenciar tal secretaria, mas fazer o quê onde na cidade a Prefeitura Municipal é simplesmente inoperante?" - disse por telefone um comerciante da região, que pediu para não ser identificado.

A rua já foi batizada até de RUA DO METRÔ, devido a profundidade que ficou com o início da interminável obra, o povo sofre a cada chuva, pois onde há barro o problema são os atoleiros e a lama que suja os calçados e veículos de quem se arrisca a passar por ali e no verão o problema é a enorme quantidade de poeira o que vem causando problemas de saúde aos moradores. Esta já é a segunda rua interditada por moradores nos últimos seis meses, em abril também por falta de estruturas moradores interditaram a Rua Frederico Léda bem no centro de São Mateus (reveja aqui).
De fato, converteu-se num gigante monumento a incompetência administrativa do prefeito CASSADO Rovélio (PV), não sei nem como chamar esta falta de respeito: se é desperdício ou desvio de dinheiro público. UMA VERGONHA SEM TAMANHO!

Você sabe pra onde foi o dinheiro destinado para a construção desta obra? Até agora nenhum vereador teve a coragem de investigar.


26 de outubro de 2011

Famílias que precisam se recadastrar no Bolsa Família enfrentam problemas em São Mateus-MA.

As famílias que participam do programa Bolsa Família precisam se recadastrar a cada dois anos. O benefício é recebido por milhares de famílias em São Mateus do Maranhão, sendo que destas, há muitas que estão enfrentando sérios problemas para a efetivação do recadastramento o que pode resultar no cancelamento do benefício.
O recadastramento é a maneira criada pelo Governo Federal para evitar que o benefício do Bolsa Família seja dado a quem não tem direito. São muitos o problemas que vão desde falta de material até à falta de educação por parte de alguns funcionários. Alguns dos beneficiados vindo da zona rural do município estão comparecendo a Sec. de Assistência Social mas infelismente não estão sendo atendidos, fato que está causando grande revolta, até o momento nada foi anunciado pela prefeitura como forma de melhorar o atendimento, enquanto isso, aqueles que precisam do benefício vão penando devidos estes e outros problemas.

Rádio Natureza em festa

A Radio Natureza está em festa pela passagem do seu 2º aniversário e estenderá durante a semana, no dia 27, as 19:00h entrega de certificado às empresas anunciantes, sorteio de brindes ao convidados e um coquetel no auditório da 1ª Igreja Batista. No dia 29 as 20:00h uma grande festa na Choperia Artur, com banda Novo Som e Junior Brasil com o melhor do Arrocha além do desfile para a escolha da garota Natureza 2011.
Participe, Radio Natureza FM 87,9 a primeira no seu radio e no seu coração.
Agradece
Raimundinho da Voz
     Diretor Geral.

23 de outubro de 2011

Banda Sedução Musical é assaltada após show.

A Banda Sedução Musical desde o dia 7 deste mês saiu de São Mateus do Maranhão para a realização de uma turnê pelo Estado de São Paulo como muitos têm acompanhado pelo nosso blog. Na última sexta-feira dia 21, a banda se apresentou numa casa de Show no Bairro Maria Antonia em Sumaré onde o público lotou a casa de festa. Por volta das 5h da madrugada deste sábado três homens armados invadiram a residência onde os músicos se hospedavam e anunciaram o assalto, antes de invadirem a casa os criminosos já tinham rendidos o motorista do ônibus e mais três integrantes da produção, logo em seguida com arma em punho adentraram no pequeno apartamento onde os demais integrantes da banda estavam em sua maioria se preparando para dormir, quando foram surpreendidos pela ação dos ladrões que já chegaram pedindo o dinheiro do show.
Na ação foram levados além do apurado dos ingressos, uma câmera semi-profissional deste blogueiro, um note book da vocalista Ray Gomes, cerca de vários celulares além de algumas quantias em dinheiro encontrados em carteiras de bolso das vítimas. Na saída dos bandidos o chileno Juan Paernio foi atingido na perna com um disparo efetuado por um dos assaltantes, baleado Juan foi socorridos por amigos e familiares ligados a Lúcia uma das dançarinas e levado ao hospital.
Mesmo abalados com tudo o que ocorreu, foi mantida a agenda de shows e ontem a noite foi realizado um grande show em Jaguariúna onde muitos maranhenses se confraternizaram, hoje cedo a banda segui para Ribeirão Preto onde daqui a pouco realiza o show que fechará esta turnê. A banda deve chegar à cidade de São Mateus nesta quarta-feira dia 26.

21 de outubro de 2011

Relatos do campo de guerra

Mais de 02 km de veredas sem transporte escolar adequado, nem tráfego de veículos.

Crianças que consomem coco de macaúba na merenda, quando falta a sardinha com arroz.

O teto da “escola” tem cupim na principal travessa, num local totalmente aberto e exposto, no meio de uma quinta, cercado de fezes de gado, bode, etc.

Um lençol velho dividindo a sala (quê sala?) da cozinha (quê cozinha?), onde possui dois filtros de barro totalmente expostos a ratos, morcegos, bactérias, etc, sem condições sanitárias adequadas. 

Quando vi as condições sub-humanas em que aquelas crianças estudam, logo lembrei que o Prefeito responde acusação de ter desviado mais de 56 milhões de reais e anda de Hilux, Pajero, helicóptero e avião, possui grandes fazendas, tudo provavelmente comprado com o dinheiro público.

Lembrei também que a secretária de Educação do município tem duas S10 a sua disposição para ir para qualquer lugar.

Lembrei também que ônibus escolares são usados pelos aliados do prefeito para transportar “correligionários”, enquanto a criançada caminha  mais de 02 km para assistir aula, pelo fato de não ter transporte adequado e suficiente.

Onde está o Conselho Tutelar nessas horas que não aparece? Onde se encontra o Ministério Público?

Revolta maior senti ao perceber que, além da omissão dos órgãos responsáveis, 2/3 da Câmara Municipal apóia, como diz o povo, “essa imundiça toda”.

Então, por um momento, coloquei-me no lugar dos pais que deixam seus filhos frequentarem uma escola dessas e por um instante sentei em uma das carteiras, regredindo ao meu tempo de estudante. Percebi que nunca passei por aquele sofrimento.

Ao perceber o tamanho da tragédia, naquele momento as lágrimas brotaram em meus olhos instantaneamente e chorei.

Fonte: Blog Diário de Luta.

Registrei queixa contra Prefeito de São Mateus.

Eu Jonatas Carlos, editor-chefe do Blog SÃO MATEUS EM OFF, estive ontem no 3º Distrito Policial de Sumaré-SP, registrando queixa contra o prefeito da cidade de São Mateus do Maranhão, Francisco Rovélio Nunes Pessoal (PV). Sou são-mateuense mas estou a mais de um ano no Estado de São Paulo devido está cursando minha faculdade de Gestão em Marketing, porém mesmo não estando em minha cidade no interior do Maranhão, mantnho minha página atualizada diariamente, tendo como foco principal à denúncia dos descasos praticados pela administração municipal, aleguei na denúncia que sofri uma tentativa de intimidação na tarde da última segunda-feira (17), quando o prefeito em uma entrevista no Programa Girando com a Notícia na TV Difusora - SBT, deferiu baixas palavras contra o mesmo tipo: ladrãozinho, marginal e outras ofensas e ainda afirmou para o blogueiro tomar cuidado, numa verdadeira ameaça de intimidação o que pode chegar a uma agressão física contra este blogueiro, pois nas ameaças que o prefeito fez deu a entender de quem algo será feito para tentar calar o blogueiro e será usado como desculpa de que o mesmo foi confundido com um marginal. A ameaça também serviu para identificar como o prefeito trata aqueles são-mateuenses que deixam nossa terra em busca de melhorias no sul ou sudeste do Brasil, de que todo nordestino ao chegar nestas regiões se transformam em marginais ou ladrões.
A exposição dos principais problemas administrativos e descaso da saúde como publicado numa matéria em 25/08/2011 onde remédios com data de validade vencida foram queimados no hospital, enquanto muitos pacientes são informados de que não há medicamentos, outra matéria dando conta de como funciona o esquema de alugueis de veículos nas prefeituras municipais e as dicas de como identificar sinais de corrupção nas prefeituras foi alguns dos motivos que culminou com a ação comandada pelo próprio gestor municipal na TV.
Em um tempo recente outro blogueiro da cidade, o Stuart Jr. após seguranças receberem a ordem do prefeito através de um microfone em plena praça pública espancaram o blogueiro e lhe roubaram sua câmera e um celular, o caso foi denunciado a justiça que até hoje não deu resposta ao caso, o também de São Mateus blogueiro e acadêmico Clayton Ferreira, foi impedido de estagiar como Assistente Social em São Mateus simplesmente porque não faz parte do grupo de babões que o prefeito possue.
Minha família e amigos temem que eu sofra retaliação por conta das recentes publicações em seu Blog, bastante conhecido na cidade, venho recebendo apoio e manifestação em meu facebook, daqueles que não aceita perder este blogueiro independente que revela os erros da atual administração pública. O boletim de ocorrência foi registrado para que qualquer ato criminoso que ocorra contra este blogueiro seja desde já identificado quem seja o mandante, uma outra ocorrência será registrada na Delegacia de Polícia de São Mateus-MA.

20 de outubro de 2011

Populares tentam salvar Ponte do Piqui

Enquanto o prefeito usa uma TV apenas para insultar aqueles que não tem nada a ver com seus desequilíbrios e tentar explicar o inexplicável de seu governo faz de conta. A população com as fortes chuvas que nos últimos dias cai sobre nossa cidade e em boa parte de nosso Estado, teve que tomar a iniciativa e os próprios moradores recuperaram a Ponte do Piqui, que caiu a dois meses, alguém que não foi o prefeito CASSADO tomou a iniciativa de juntar os populares para repor as madeiras da destruída ponte, haja vista que com as chuvas dos último dias o nível do Rio Tapuio subiu um pouco dificultando a passagem por baixo da ponte.
Pelo visto em São Mateus daqui pra frente será assim, ou o POVO toma a iniciativa, ou o que já tá ruim ficará pior. Mesmo o Tiririca ter afirmado que pior do que está não fica!

Liberado gabarito do concurso de Alto Alegre do Maranhão

Saiu a pouco o gabarito do concurso de Alto Alegre do Maranhão realizado dia no útimo domingo (16).

Uma virtude que poucos possuem.

Uma das maiores vitórias que se pode conquistar é derrotar um inimigo pela gentileza!

17 de outubro de 2011

Banda Sedução Musical fez a alegria da galera em mais um show em Campinas-SP

A banda Sedução Musical está fazendo o maior sucesso na região de Campinas-SP. A banda preparou um repertório bem variado e tem feito a cabeça dos fãs por onde se apresenta.
Braguinha, Ray Gomes, Berg e companhia arrastam um público fiel à Sedução Musical. A banda ainda permanece em terras paulistas até o próximo fim de semana onde chegará a fazer até dois show por noites, como é o caso de sexta-feira dia 21, onde se apresentará em um pesqueiro numa cidade próxima e no Jardim Maria Antonia na cidade de Sumaré-SP.
Ontem a banda fez uma grande show no bairro Campo Belo em Campinas-SP, um público delirante dançou e fez cair o suor do corpo ao som da banda. Veja imagens:








Imagens: Jonatas Carlos

16 de outubro de 2011

Em Coelho Neto: alunos a caminho da morte devido precariedade no transporte escolar.

Por lei a idade de um ônibus escolar é no máximo de 15 a 16 anos de uso mais em Coelho Neto-MA isto não acontece tem ônibus com, ano de fabricação de (1991), ou seja a 20 anos em uso e o mais grave é que estão funcionando sem as mínimas condições de uso.
A equipe de reportagem do Portal Colho Neto passou mais de cinco meses investigando as condições da frota do transporte escolar do município e o resultado, foi assustador, um verdadeiro descaso do governo administrado pelo prefeito soliney de Sousa e silva (PSD) que tem como secretaria de educação a Sra. Rosário Leal.
Ao fim da investigação por parte do portal, um relatório foi criado e será entregue ao Ministério Público para sejam tomadas com urgências medidas para que possam evitar mal pior aos alunos que utilizam os transportes escolares.
Um ônibus com a capacidade de 42 passageiros foi flagrado transportando 120 alunos da localidade, taboca, portanto uma superlotação de quase o triplo de sua capacidade.
A frota escolar esta totalmente sucateadas, pois tem um ônibus com adesivo, identificado (03) que esta, servindo de armário para depósito de materias.

Mais descasos indetificados:
Falta de extintores
Falta de tacógrafo
Falta de cinto de segurança 

15 de outubro de 2011

AJUDEM: A procura de familiares.


Um cidadão andarilho e conhecido apenas pelo apelido de "agente", vive há algum tempo pelas ruas em São Mateus-MA, dorme ao relento e durante o dia fica exposto ao sol. Ontem ele ficou muito feliz por ter ganho uma simples cadeira doada pelas universitárias Concita e Conceição. Um camarada meio que desconfiado e que não se relaciona com qualquer pessoa, e um dos pouco com quem conversa e ele própria afirma que confia é no Kleber Lobão, proprietário da lanchonete Beijo Melado bem próximo da Escola Estadual Alves Cardoso, talvez a confiança que tem no empresário seja pelos deliciosos lanches que frequentemente recebe dos funcionários do estabelecimento, talvez, a única refeição que o "Agente" tem durante o dia, enquanto muitos de nós até estragamos comida e muitos outros pertence e ainda reclamos da vida.
Nos ajude a encontrar a família deste cidadão divulgando sua foto para seus amigo de outras cidades e quem sabe possamos dá ao "agente" o aconchego familiar que ele merece.
Qualquer informação pode ser fornecida às universitárias Concita e Conceição, ou na própria Lanchonete Beijo Belado com Kleber Lobão.

Imagem: enviada pela universtária Concita.

Homenagem aos professores são-mateuenses!

Venho me expressar para homenagear todos os professores são-mateuenses ou aqueles que aqui desenvolvem este importante papel de educador e quem não lembra daquele/a professor/a dos tempos de escolas, desde os mais simpáticos aos mais rígidos? O importante é que mesmo tendo estas ou outras qualidades, eles fizeram e sempre farão parte de nossas histórias.
Por isso quero homenagear estes heróis que infelismente ainda não recebem os reconhecimentos necessários pelo tamanho da responsabilidade que carregam em suas costas.
Quero homenagear também minha mãe Vicentina, que foi educadora de muitos jovens, adultos e idosos na década de 90 num projeto desenvolvido pelo Padre Cláudio na Paróquia de São Mateus, hoje ela atua como Agente Comuniária de Saúde que assim como os demais colegas de profissão ainda continuam educando muitas famílias a ter cuidado com a saúde.
Quero lembrar daqueles professores que me educaram nas escolas José de Senna Rosa e Alves Cardoso são eles: Profª Beta lá do Piqui, a Toinha (mãe do Jandir), Noeme e Dalila, Ir. Zezé, Mourão, Bernardo, Andréaruth, Aurizete, Nezinha, Elizete, Mª Barros, Lilian, Lidiane, Jair, Janildo, Manoel Vieira, Joaquim, Iarlete, Cleomar, Luzanira, Iraice, aos diretores escolares Brito, Ormezinda, Helena (In Memória), Noeme, Amparo e tantos outros professores que me falham memória. Obrigados a todos por ter contribuído com minha formação.


14 de outubro de 2011

Se as CPI's não for pelo ralo… tenho certeza que em PIZZA já se transformou

Por Jonatas Carlos


É inadmissível como vem se comportando alguns 'críticos' e políticos de nossa cidade, historicamente em São Mateus a Câmara Municipal de Vereadores se iguala àqueles órgãos que beiram na desconfiança da população, num descrédito total.
Por não querer assumir com lealdade aos princípios éticos às funções que lhes foram confiados através do voto de milhares de eleitores são-mateuense, alguns vereadores numa tentativa suspeita tentam desestabilizar duas CPI uma para que fosse investigado o ex-presidente da daquela casa e outra para investigar o atual Prefeito Municipal. A meu ver o que já era grave, se torna inadmissível.
O fato é que se fizeram documentações, colheram assinaturas e até protocolaram documentos para que estas CPI fossem criadas e funcionasse de verdade, de forma estranha e inusitada, assistimos apenas espetáculos na tribuna do Poder Legislativo de São Mateus onde como cobaias usam o próprio POVO, povo este que elegeram todos os noves vereadores e infelizmente não estão sendo respeitados.
Não consigo acreditar que ainda existam aqueles que se dizem ‘críticos’ e ainda acompanha de forma escandalosa estas práticas condenáveis aos olhos da democracia e do combate a corrupção. Ora, se formalizaram através de documentos o pedido para a criação de CPI, onde estão as ditas provas? Ou será que fizeram apenas o jogo de chantagens para que nada acontecesse e ficasse tudo como está?

Primeiro surge na mídia à perda do mandado do vereador Neto Amorim (PMDB) pela Justiça Federal, num processo onde já não caberiam mais recursos, ou seja, nem a própria câmara poderia contrariar a sentença proferida por uma esfera a nível federal, depois um juiz estadual concede liminar, mantendo-o no cargo o que está até hoje (reveja).
Em seguida sugiram graves denúncias (reveja) em quem envolve os vereadores Gesse (DEM), Hélio (PV), Joãozinho (PRTB), Sebastião (DEM) e Antonio Carlos (PSC). Aí ficou a questão: eram de fatos denúncias ou trocas de acusações por a partir de tal ponto da história alguns vereadores que eram satisfeitos até demais com a administração do ex-presidente Antonio Carlos, passaram radicalmente a insatisfeitos?
Fim por fim, as CPI foram pro brejo e junto, quer dizer, mas atrás está indo a credibilidade da casa legislativa. Porém como cidadãos não podemos deixar que este espetáculo triste na história política de São Mateus faça prevalecer o infeliz ditado que diz: ‘’eu tenho nojo da política’’, pelo contrário que possamos ter sempre em mente estes episódios para no dia da próxima eleição possamos dá o troco que eles merecem e assim dá para nossos filhos e netos uma nova visão de política onde a corrupção não prevaleça, pois não podemos admitir tanta impunidade como estamos vendo.

O blog SÃO MATEUS EM OFF não é cofrinho de dinheiro para que alguém deposite certa quantia e eu me cale ou me torne conivente diante de graves episódio, tenho opinião própria e não me acovardo para que meu caráter não seja posto em cheque!


Obs.: Charge eletrônica com algumas alterações foi retirada do blog EMPODERAMENTO.

13 de outubro de 2011

Após parecer contrário da Promotoria de Justiça no caso Neto Amorim, população promete lotar a Câmara de São Mateus-MA

Nesta sexta feira, ou seja, amanhã dia 14/10 está sendo organizado na cidade movimento de pessoas para acompanharem na Câmara Municipal de vereadores mais um episódio vergonhoso para a história política de nossa cidade, agora vem à tona o caso: vereador Neto Amorim (PMDB), o programa Girando com a notícia da TV Difusora local divulgou nos últimos dias matérias dando conta de que o atual Presidente da Câmara, vereador Neto Amorim não deveria estar sequer Vereador, quanto mais Presidente da Câmara em face de ter os seus direitos políticos cassados  pela Justiça Federal, tudo por conta do tempo em que foi Secretário de Finanças do seu pai, o então prefeito Getúlio Amorim (1993-1996), por suposto desvio de recursos federais. Além de ter voltado para a Câmara, através de uma LIMINAR mais do que duvidosa na minha análise, numa linguagem popular a chamo de esquisita, aonde foi reconduzido ao cargo depois de um vira e mexe, e atualmente está como Presidente da Casa Legislativa de São Mateus.

Entenda melhor o caso:
Neto Amorim/foto foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa, em outras palavras a Justiça Federal o condenou por suposto desvio de verbas federais na época em que o mesmo era secretário de finanças da Prefeitura Municipal de São Mateus juntamente com seu pai Getulio Amorim que também foi condenado na mesma sentença, o fato de seu pai ter sido réu no mesmo processo que o filho é pelo fato que na época Getúlio era o prefeito da cidade. Neto foi declarado inelegível, com a perda dos direitos políticos pela Justiça Federal, com o trânsito em julgado, ou seja, após não haver mais possibilidades de recurso para tentar reverter à situação do vereador. Mesmo esgotado esta possibilidade ganhou do Juiz da Comarca de São Mateus uma liminar, daí uma observação que fiz no dia em que esta liminar foi concedida: Como pode um Juiz Estadual conceder uma liminar e suspender os efeitos de uma decisão de um Juiz Federal, com esferas e instâncias tão distintas? Evidente que isso é uma espécie de deboche aos cidadãos desta cidade, um desrespeito à sociedade e um descrédito para a própria Justiça especialmente em São Mateus onde em se tratando de Poder Judiciário a confiança está lá em baixo.

A meu ver o caso Neto Amorim se investigado a fundo além de vexatória é muito grave e é também coloca em destaque envolvendo o Juiz Marco Aurélio, dizem que foi uma ordem que recebeu para dar esta liminar ao Neto Amorim, o próprio pai, Getúlio Amorim, andava comentando e se vangloriando que o Juiz estava obedecendo à ordem para dar esta liminar, isso aos quatro cantos da cidade, fato público e notório, dizia que foi ordem lá de cima. Isso torna o judiciário maranhense muito frágil perante opinião pública.

Há poucos dias, o Ministério Público de São Mateus, através do Promotor de justiça Dr. Clodomir Bandeira Lima Neto/foto emitiu parecer contrário a Liminar do Juiz Marco Aurélio no Mandado de Segurança impetrado por Neto Amorim, óbvio, o Promotor está simplesmente zelando pela legalidade além de está fazendo a sua parte, não entrou na estranhíssima decisão do juiz em tornar sem efeito uma decisão da Justiça Federal. O parecer do Promotor foi divulgado na TV Difusora no programa Girando com a Notícia, gerando forte repercussão na cidade.
Infelizmente é mais um episódio tendo a Câmara Municipal como pivô. Sexta-feira próxima, portanto dia 14/10 promete na Câmara mais um capítulo desta trágica novela da vida real da nossa cidade. Populares planejam uma manifestação a fim de cobrar soluções para este e outros casos como as CPI que deveriam investigar o ex-presidente da Câmara e o atual prefeito de São Mateus Rovélio ainda sem solução.

11 de outubro de 2011

EXCLUSIVO: Domingos Junior concede entrevista ao blog SAO MATEUS EM OFF

Domingos Junior, empresário, 46 anos, casado, pai de três filhos, primeiro dos cinco filhos do casal Domingos Gorgonho e D. Iridan. Político jovem, filho de São Mateus, reconhecido por sua experiência administrativa, cumpridor de compromissos. Iniciou sua trajetória política aos 23 anos como Vereador na legislatura 1989 a 1992, eleito Presidente da Câmara no biênio 1991/1992, elegeu-se vereador novamente na legislatura 1997 a 2000, sendo desta vez um dos Vereadores mais votados da história recente da política de São Mateus, na legislatura de 2001 a 2004 compôs a chapa vitoriosa como Vice-Prefeito de Dra. Ana. Nas eleições de 2004 e 2008 teve atuação destacada na eleição e reeleição do atual Prefeito Rovélio. Um dos fundadores da Associação Comercial de São Mateus em 1998, sendo eleito seu primeiro presidente de 1998 a 2002 e voltou a presidir novamente a entidade no quadriênio de 2006 a 2009.
Atualmente é Presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de São Mateus, é Vice Presidente da FAEM – Federação das Associações Empresariais do Maranhão e Conselheiro Titular do SEBRAE-MA - Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas.
Filiado ao PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro do qual é Vice Presidente da Comissão Executiva Municipal, trabalha pela indicação de seu nome como pré-candidato às eleições de 2012.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como você analisa e avalia a atual situação política e administrativa do governo Rovélio?
Domingos Junior: Faço uma avaliação positiva. No campo político o governo tem um grupo que nas eleições de 2004, 2006, 2008 e 2010 elegeu a grande maioria seus candidatos
No campo administrativo, o governo está com suas contas equilibradas e ainda fazendo investimentos em estradas vicinais, pavimentação de ruas na sede e em povoados como Timbaúba e São Benedito. Isso, no momento em que a maioria dos municípios brasileiros que não dispõe de receitas próprias passa por dificuldades financeiras até mesmo para pagar a folha de pagamento de seus servidores e fornecedores.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Qual a sua análise sobre a atual situação do grupo governista em São Mateus?
Domingos Junior: Assim como aconteceu nas eleições de 2004 e 2008, acredito que em 2012 estará unido em torno de um nome para disputar e vencer as eleições.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Você, quando vice-prefeito da cidade no período de 2001 - 2004, rompeu com a então prefeita Ana Castro, no entanto o eleitor não ficou ciente dos motivos. O que explica o rompimento na época e o que te aproxima novamente de Ana Castro?
Domingos Junior: Na época a cidade inteira tomou conhecimento desses motivos os quais foram amplamente divulgados. Hoje, o presidente do meu partido PMDB Sr. Getúlio Amorim, juntamente com Dra. Ana, lideram um movimento junto ao Governo do Estado pela reabertura do Hospital Geral, e tanto eu quanto outras lideranças nos associamos a esta iniciativa que acredito ser de grande importância para nossa população.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Em que pé está a relação Domingos Junior e o Prefeito Rovélio?
Domingos Junior: Boa

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Em conversa ao pé de ouvido que tive com alguns próximos ao prefeito, dão conta de que o desejo do prefeito Rovélio é mesmo apoiar um dos médicos Cortez ou Delson como candidatos governistas em 2012. Como você avalia esta situação?
Domingos Junior: O Prefeito tem dito e repetido publicamente que o candidato do grupo será escolhido somente no próximo ano e que não será ele quem irá escolher o candidato. Que a escolha será feita através de uma pesquisa.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Em abril deste ano produzir e publiquei uma nota sobre a pretensão do prefeito em não admitir você como pré-candidato a prefeito (reveja) pelo grupo governista e o máximo que poderíamos ver era você sendo o vice na chapa onde um dos médicos Delson ou Cortez seria o candidato majoritário. Existe de fato uma rejeição do Rovélio em não querer lhe apoiar como candidato a prefeito?
Domingos Junior: Não acredito.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Podemos ver em 2012 Domingos Junior apoiando e integrando uma chapa onde um dos médicos possa ser o candidato a prefeito?
Domingos Junior: Essa decisão caberá ao meu partido o PMDB, só poderei ser candidato a qualquer cargo com uma indicação deste. Meu objetivo é ser cabeça de chapa, ser uma opção ao meu partido e ao povo de São Mateus.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Tendo então Domingos Junior como uma opção nas eleições de 2012, como será feita a composição partidária em torno de sua candidatura a prefeito?
Domingos Junior: Uma composição que possa contemplar o maior número de partidos. Partidos que compartilhem das minhas idéias em fazer uma campanha de alto nível, debatendo os problemas de São Mateus, os interesses da população e não difamando ou agredindo pessoas. A população cansou disso, não aceita mais essa prática condenável, quer ouvir propostas decentes, quer saber de um plano de trabalho e isso eu quero garantir que uma vez eleito irei trabalhar diuturnamente para melhorar a qualidade de vida da população, tenho um plano de metas focado em cinco áreas importantes: saúde, educação, geração de emprego e renda, infra-estrutura e segurança pública.Que irei expor de forma mais detalhada durante a campanha.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como você analisa o quadro oposionista em São Mateus?
Domingos Junior: As oposições terão um papel importante, pois darão ao eleitor opções de escolha, novas lideranças estão surgindo, nomes como Genilson, Dr. Antonio Neto, Rogério e outros que ainda poderão surgir. Servirão para enriquecer o debate político, ao contrário de 2008 quando esse debate foi prejudicado com a polarização entre apenas duas opções Rovélio e Miltinho, o eleitor foi privado de mais nomes e isso não é bom para a democracia.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Nos últimos meses o Poder Legislativo de São Mateus vem sendo palco de grandes 'eventos' não muito bem aceitos pela população, o que na minha visão fragiliza a imagem daquela casa. No seu ponto de vista qual a avaliação que você faz a respeito?
Domingos Junior: Tenho certeza que a população saberá julgar.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como na maioria dos municípios brasileiros São Mateus terá um aumento na quantidades de vereadores na Câmara Municipal, só em nossa cidade serão 4 novas, numa movimentada enquete que fiz no blogue sobre a disputa de vaga no legislativo apenas 4 dos 9 atuais vereadores seriam reeleitos ano que vem segundo os internautas. Na sua opinião este resultado da enquete poderá ser um reflexo da situação em 2012 pelo cenário atual que vemos?
Domingos Junior: A enquete é uma amostra do pensamento da população.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Que mensagem você deixa aos internautas, neste momento político e histórico que São Mateus vive, beirando seus 50 anos de emancipação?
Domingos Junior: Uma mensagem de otimismo e fé. Fé no futuro, fé em nossos jovens. Acredito na força do trabalho como agente de desenvolvimento. São Mateus é uma cidade de muitas potencialidades, de terras férteis, de comércio forte, de povo trabalhador, de localização geograficamente estratégica, de recursos hídricos abundantes.
Eu tenho absoluta convicção de que num futuro muito próximo esta cidade ocupará um lugar de destaque no cenário político e econômico do Maranhão, a descoberta de Gás em Capinzal do Norte, de Petróleo em Bacabal e a instalação da refinaria da PETROBRÁS em Bacabeira são indicadores que aumentam a cada dia minha confiança e minha crença de que os nossos próximos 50 anos viveremos um ambiente muito promissor. Que DEUS nos abençoe e ilumine esse longo caminho rumo aos 100 anos.

Profº Jair rebate acusações levianas apresentadas no Programa 'Girando com a Notícia'


Estou aqui para falar um pouco sobre a carta de reclamação que foi lida pelo apresentador Washington Batalha no Programa Girando com a Noticia do SBT local.
Em primeiro lugar gostaria de deixar bem claro: Eu não fiz nenhuma denúncia em Codó a respeito de aulas aos sábados e desafio qualquer pessoa a provar a veracidade dessa denúncia que, na verdade, esta carta deveria estar denunciando as mazelas cometidas pelos gestores das escolas publicas do nosso município.
Sou professor e como tal vivo profissionalmente de forma digna, apesar de minhas dificuldades financeiras. E por isso que jamais fiz ou farei atentado de terror contra a minha categoria a qual amo. É tanto que em todas as manifestações em busca da qualidade de ensino eu participo porque sonho um dia termos uma educação pública respeitada e professores sendo valorizados pelos seus gestores e sociedade em geral.
Por tudo isso que eu declarei, volto a dizer para toda a sociedade, principalmente aos alunos e professores, sou contra as aulas ao sábado por entender que as mesmas não rendem se forem impostas e digo, com toda propriedade, isso não passa de uma tentativa de manchar a minha imagem. Mas quem me conhece sabe que aqueles me perseguem não usa a verdade. Pois, já disse, desafio a qualquer um que mostre alguma denúncia formalizada em meu nome em Codó a respeito das aulas ao sábado e exponha algo sobre mim que me desabone.
E aos alunos, reforçando o que vocês disseram na carta, aulas aos sábados é uma questão administrativa sim! Mas, todos os alunos e professores que não participaram da greve não são obrigados a pagar aulas, seja no sábado ou qualquer dia da semana, porque no período da greve a  maioria de vocês estavam em sala tendo aulas. E concordo com vocês: os sábados assim como os finais de semanas e feriados são sagrados e devem ser compartilhados em família, assim como eu faço em respeito a minha.
Quem está por trás de tudo isso? Serão mesmo os alunos? Tendo em vista que o professor Jair é bem aceito pelo alunado.

Jair Marques
Professor

10 de outubro de 2011

Banda Sedução Musical arrastou uma multidão de fã em show no interior de São Paulo

No último sábado (08/10), a Banda Sedução Musical,  fez um grande show em Sumaré-SP, na casa  de shows 'Cynru'. A banda mostrou seu estilo que encanta pela dinâmica diferente de fazer o rítimo lambazouk num forró empolgando para o público da cidade com seus grandes sucessos e com suas performances no palco de seus vocalitas, músicos e bailarinos.


A nação forrozeira que em sua maioria era de são-mateuenses que deixaram a cidade rumo ao sudeste do país como sempre lotou a casa de show, vindo de toda a região metropolitana de Campinas-SP, tendo ainda aqueles mais fanáticos que vieram até de Curitiba-PR para curtir o grande show. A banda Sedução Musical é da cidade de São Mateus e recentemente gravou o seu 2º DVD que em breve será lançado, a banda vem ao Estado de São Paulo trazer alegria e muita agitação e por onde passa ganha o carinho da dos conterrânes que vive en terras distantes.

Com exclusividade o blog SAO MATEUS EM OFF trás imagens de como foi o 1º show apresentado no Estado de São Paulo, e este blogueiro irá acompanhar a banda nos outros seis show agendados até agora pelo interior de São Paulo. Veja algumas imagens:

8 de outubro de 2011

Projeto Salangô: Herança maldita de Roseana e Lobão em São Mateus-MA


O Projeto de irrigação Salangô, um dos maiores desastre do governo de Roseana Sarney.

Em décadas passadas se ouviu falar sobre o "O conto do Convento das Mercês" agora quero fazer memória ao povo de São Mateus e do Maranhão sobre um dos maiores desastres já fez em nosso estado, mas precisamente na zona rural de nossa cidade às margens do Rio Mearim, o Projeto de Irrigação Salangô.


Vejam só o resumo da novela:

CAPÍTULO INÉDITO

O TCU investiga obra de irrigação por desperdício de dinheiro público.
Uma terra encharcada de 5.016 hectares, em que já foram mergulhados R$ 68,459 bilhões, tornou-se a estrela entre as oito obras investigadas no Maranhão pelo Tribunal de Contas da União. O Projeto de Irrigação Salangô, iniciado em 1992 para assentar 845 famílias de agricultores aqui em São Mateus do Maranhão, tem um problema singelo: irrigou uma área alagada, onde chovem 2 mil milímetros anuais. Depois de quase vinte anos, Salangô produz apenas a maldita dívida deixada para mais de 100 famílias que caíram no conto de que possantes bombas regulariam por macro aspersão e inundação lagos e rios da região, garantindo três safras de arroz por ano e frutas à vontade. Hoje, o pouco de arroz que vinga em Salangô precisa ser colhido de canoa, ou quando não, é simplesmente perdida.
Tem sido difícil achar paz para Salangô. "Se fosse comigo, o projeto não teria sido iniciado, tanto que ameacei devolvê-lo ao governo federal", diz Roseana Sarney (autora da novela). A governadora acha que, esquecendo a fruticultura e ficando só com o arroz, ainda há salvação. Os agricultores não acreditam mais. "Antes não tínhamos nada, agora temos dívidas", resume um dos líderes da comunidade de Água Preta, Francisco Souza. Quando as obras começaram no governo de Édson Lobão, estavam orçadas em R$ 25,9 bilhões.
Com Roseana foram recebendo correções, até chegar ao rombo atual. A Coesa Engenharia, da empreiteira OAS, tocou o projeto. A oposição na Assembléia quer uma CPI, lembrando que a Coesa foi a principal doadora (R$ 300 milhões) para a primeira campanha de Roseana. Por enquanto só conseguiu seis assinaturas, a mesma marca de qualquer pedido de CPI já proposto na Casa. Os outros 36 deputados são aliados incondicionais da governadora.

Lá pras bandas de Bacabal: em Zé Alberto deve confiar ou não?

Deu no blog do Louremar.
 
Nesta semana e na anterior, a discussão nos meios políticos de Bacabal é a respeito da filiação do pecuarista Zé Alberto noPMDB. Como já postei aqui, a decisão gerou insatisfação dentro do próprio grupo.
Zé Alberto, Joaquim Haickel e Remi Ribeiro
O questionamento é sobre o tratamento que o partido deve dispensar a Zé Alberto quando terminar o prazo para mudança de partido (hoje, dia 7) e ele não tiver mais para onde ir. No PMDB, como deixo claro o ex-deputado Jura Filho em seu pronunciamento justamente no dia da filiação de Zé Alberto: “há um pré-candidato e uma pré-candidata”.
Ora, se a pré-candidata é justamente a mãe do ex-deputado, não há dúvidas sobre quem ele trabalhará para fortalecer nas hostes da legenda peemedebista. A bem da verdade, precisarão apenas convencer os dirigentes do partido a empunharem novamente a bandeira de Taugi que, mesmo sem aceitação popular como antes, insiste em ser candidata.
O PMDB em Bacabal é controlado há muitos anos pelo senador João Alberto em parceria com a família Lago. Noventa e nove por cento dos membros do diretório são da extrema confiança de Taugi Lago. Veja a composição: José Alberto Oliveira Veloso Filho, Érica de Cássia Siqueira Lucena, Jurandir Ferro do Lago Filho, Eligilson Lima de Abreu, Fátima Lisboa Dias Silva, Francisco Manoel Fontineles, Francisco Soares Raposo Filho, Frank Oliveira da Silva, Jadson Medeiros do Lago, Jocimar Alves de Sousa, Jerry Chaves Costa Ibiapina, Manoel Joaquim Viana, Manoel Serafim Reis, Melquíades Reis Vieira Neto, Raimundo Sirino Rodrigues Filho, Taugi Medeiros do Lago, Waltersar José de Mesquita Carneiro, Sonia Maria Mendes Cardoso, João Garcez Filho (Maninho). Suplentes do diretório: José Tauari de Medeiros Neto, Paulo Wesney Everton Duarte, Augusto Cesar Pereira Leite, Vera Lúcia Sotero Martins, Ana Cleide Sousa da Silva, Carlinho Oliveira Torres, Francisco William Marques Silva. Conselho de Ética : Vera Cristina Cavalcante Carvalho, Hélio Santos, Raimundo Benedito Guimarães, José Ribamar Lima da Silva, Augusto César Almeida Pinto. Suplentes do Conselho de Ética: Marcelina Morais Fernandes, Francisco de Assis Moura Viana, Francisco Ribeiro Lima, Hermano Santana Filho, Raimundo Muniz Gomes, . Delegados à convenção estadual: Jurandir Ferro do Lago Filho, João Alberto de Sousa e Taugi Medeiros do Lago. Suplentes de delegados: Manoel Serafim Reis, Waltersar José de Mesquita, Frank Oliveira da Silva.