30 de setembro de 2011

Vote na enquete enquanto há tempo!

Vai até amanhã às 19h o prazo para que o internauta vote na enquete onde perguntamos: Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para vereador(a) em São Mateus? Até agora [30/09 21h45min.] já foram computados mais de 1.317 votos, o resultado será publicado no domingo que vem.

Obrigado a todos os que estão participando da atual enquete! É o blog SÃO MATEUS EM OFF contribuindo com o processo político/democrático de nossa cidade.

29 de setembro de 2011

Aí já é de mais: em São Mateus ainda existe a lagoa da "merda".

Depois de ser denunciada através de moradores da Avenida Rodoviária à Nossa Radio FM 98.1 no JORNAL SÃO MATEUS URGENTE que existia em São Mateus exatamentamente no dia 3 de junho do ano passado reveja, houve uma reunião do Conselho de Saúde com as presenças do secretário de obras e do secretário de saúde, para tratar sobre uma verdadeira lagoa onde até feses navega por ela, a tão falada lagoa da “MERDA” que fica em frente ao Escola Municipal Ney Braga entrada da Rua Cristo Rei que dá acesso à Delegacia de Polícia e ao lado dos correios, a onde se foi prometido numa reunião com algumas pessoas e registrado por este blogueiro em uma gravação de aúdio na entrevista em que o próprio Secretário de Obras Sr. Airton concedeu a este blogueiro que, a prefeitura faria uma obra para acabar de vez com aquela situação na qual vivem aqueles moradores, estudantes e pessoas que por ali trafegam.

Segundo palavras do próprio secretário durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde onde estavam presente alguns moradores próxima a 'lagoa', seria feito uma lipeza e alargamento do esgoto que vai desde o Farol da Educação até o Correio e no local preciso da 'lagoa' seria feito uma drenagem para que não se fomasse uma nova lagoa.




Pasmem já se passaram mais de 480 dias e absolutamente nada foi feito para mudar aquela infeliz realidade, apenas dois carros de mão com cascalho de pedra foi colocado no local na época e ainda a falta de respeito com o ser humano, onde funcionários da secretaria de obras foram obrigados a esvazear a lagoa com baldes em punho sem nenhuma protenção como mostra a imagem acima, segundo o próprio secretária na entrevista, ele afirmou que a obra para o escoamento da lama composta até por fezes teria um prazo de trinta dias para ser concluída, mas o que se vê é o descaso do atual governo municipal inclusive do próprio secretário de obras, por não ter se quer respaldo em sua própria pasta no secretariado municipal.

Abaixo nas imagens você ver como se encontro a mesma lagoa nos dias de hoje:



Protesto contra a corrupção usa vassouras para 'varrer' o Congresso


As vassouras em frente ao Congresso foram por mais um protesto contra a corrupção. Quase 600 foram fincadas no gramado e usadas para uma faxina. Um protesto que terminou em furto. Parece piada, mas aconteceu. Eram 594 vassouras representando os 513 deputados federais e os 81 senadores. O protesto, organizado pela Ong Rio de Paz, foi pelo fim da corrupção no país e pelo fim do voto secreto.
Os manifestantes queriam entregar as vassouras aos parlamentares, mas não puderam entrar no Congresso. Foram recebidos do lado de fora por integrantes da Frente Parlamentar Contra a Corrupção. Juntos, varreram a rampa do Congresso Nacional.
Ainda na Câmara, o Conselho de Ética arquivou o pedido de abertura de investigação contra o deputado Valdemar Costa Neto, do PR. Para o relator, deputado Fernando Francischini, do PSDB-PR, há indícios do envolvimento de Valdemar em um esquema de superfaturamento no Ministério dos Transportes e na cobrança de propina de comerciantes de São Paulo, mas o parecer dele foi derrotado por 16 votos a dois. O deputado Valdemar Costa Neto nega as acusações. Contrariado com o arquivamento do processo, o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) entrou no plenário da Câmara com uma vassoura verde e amarela, uma das 594.


Portal G1

27 de setembro de 2011

Crianças se arriscam a pé por falta de ônibus escolar no interior de São Mateus do Maranhão.

Por falta de responsabilidade e vergonha na cara da cúpula que se aproveita do cabide de emprego na Secretaria Municipal de Educação, os estudantes residente nos povoados Morros e Curva , no interior de São Mateus do Maranhão, são obrigados a caminhar por quase uma hora, todos os dias, tudo isso por falta de espaço no transporte escolar e como os sucateados ônibus da Empresa Expresso Viana do aliado político Sr. Betin Viana contratados pela Prefeitura passa por estas localidades sempre super lotado colocando em risco a vida dos estudantes a maioria do fim da linha [por ser o último povoado da rota do veículo] acabam indo a pé e outros desistem de ir a aula, dificultando seu aprendizado. Enquanto isso o prefeito CASSADO esbanja riqueza e mordomias sustentado com a coisa pública.
Em algumas situações os alunos enfrentam muita chuva ou na maioria das vezes temperaturas perto dos 40ºC. Na volta para casa, tem de passar por caminhos com lixo, mato e uma ponte, além do sério risco de atropelamento e assalto, pois este percurso é em plena BR 135. Segundo moradores o prefeito CASSADO Rovélio, quando esteve em campanha pelos povoados citados afirmou que seria solucionado o problema com a complementação de mais um transporte, só que até agora as palavras do prefeito não passou de falácias.
O problema não de hoje, esta falta de respeito já vem acontecendo desde os primeiros meses do atual governo.

CONVITE

25 de setembro de 2011

Fiquem de olhos bem abertos aos sinais de corrupção praticados por prefeitos.

Por Jonatas Carlos
 

Preste atenção aos sinais que os prefeitos corruptos praticam em seus desgovernos, os principais são:

Sinais exteriores de riqueza: Quando eleito, amigos e parentes exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como pick-up, imóveis de luxo, jóias. Desconfie também quando o padrão de consumo não for compatível com a renda, como grandes eventos do tipo: festas ou despesas em bares, restaurantes e até com contratação de cantores ou bandas de renome.

Resistência a prestar contas: Se o prefeito dificulta o acesso à informação, especialmente sobre os gastos da Prefeitura, desconfie. Por lei, todo cidadão tem direito a esse tipo de informação. O município deve deixar à disposição da população, no serviço de contabilidade, uma cópia da prestação de contas do exercício anterior, pela Lei Federal o dia 15 de abril de cada ano é o dia limite a cada ano para que a prestação de conta seja apresentada à população.

Falta ‘crônica’ de verba: O orçamento da Prefeitura é calculado para cobrir os serviços básicos da cidade. Sinais de abandono ou negligência podem ser indicadores de má administração ou desvio de recurso público.

Parentes e amigos empregados: Um dos artifícios mais utilizados para o pagamento de favores de campanha é a contratação de corregilionários, amigos e parentes no serviço público sem necessidade real, os departamentos mais cobiçados são: assistência social, finanças, saúde e educação.

Não divulgação dos gastos públicos (falta de transparência): A Lei Orgânica do Município obriga o prefeito, mesmo àqueles que são coronéis a divulgar diariamente o movimento do caixa do dia anterior. Ele também deve tornar público o balancete mensal da Prefeitura.

Transferências de verbas orçamentárias: Remanejamentos de grandes somas são suspeitos. Desconfie de transferências de verbas acima de 5%. O prefeito pode subverter todas as prioridades originais com grandes transferências entre as rubricas. Isso pode em algumas situações ser feito para atender necessidades emergenciais, mas na maioria das vezes é feita para atender interesses eleitorais e pessoais dos prefeitos. É preciso uma análise cuidadosa das transferências, e elas deveriam ser analisadas pela Câmara Municipal.

Perseguição àqueles que denunciam as peripécias do dito cujo: Os corruptos tentam eliminar qualquer obstáculo ao seu esquema de enriquecimento ilícito. Um sinal de que há corrupção é quando há perseguição a quem tenta desafia-los. Se o seu prefeito comete pelo menos um desses "pecados" fique de olho, reúna provas e denuncie.

P.S.: qualquer ligação com a realidade de nossa cidade é simplesmente mera coincidência!

22 de setembro de 2011

Com exclusividade Miltinho Aragão fala ao blog SAO MATEUS EM OFF.

Com o acalorado clima político em São Mateus do Maranhão, este blog com exclusividade entrevistou Miltinho Aragão, Político filiado ao PSB, Advogado, Jornalista com serviços prestados a TV Difusoura e Rádio Educadora, ex-chefe da Procuradoria Administrativa da Prefeitura de São Luis no governo do então prefeito Jackson Lago, ex-procurador Geral dos municípios de Coroatá e Timbiras, ex-advogado da CPT e FETAEMA, é advogado dos vários processos que tramitam na justiça acerca das eleições de 2008 em São Mateus e de algumas prefeituras do interior do Estado do Maranhão. 

Miltinho Aragão abraçado com uma militantes do PSB.

Segue abaixo a entrevista:
 
Blog SÃO MATEUS EM OFF: É grande a lamentação da maioria dos são-mateuenses em relação a situação caótica em que se encontra nossa cidade, como você avalia este cenário em que a administração pública atual parece não está preocupada com as soluções dos diversos problemas de nossa cidade?
Miltinho Aragão: São Mateus nunca foi tão maltratada como agora, parece que passou um tsunami por aqui. É a ponte que desabou de podre e quase mata um pai de família, enquanto o Prefeito ainda ameaça processá-lo, a mesma ponte que já deveria existir de concreto, pois o dinheiro “estava na conta”, segundo o próprio Prefeito. Ruas com buraco e lama pra todo lado; drogas; hospital que não funciona; escolas sem merenda; ensino sem planejamento e sem uma linha pedagógica voltada para o aluno almejar um futuro na vida, são crianças e adolescentes com dificuldade na leitura e na escrita; esporte e lazer zero, muita violência na cidade, São Mateus virou uma cidade sem Lei: assaltos, assassinatos em série, uma onda de insegurança, o descrédito nas autoridades; este é o São Mateus do “governo” Rovélio. Enquanto isso este senhor vai a TV na hora que bem quer e ainda fala uma porção de baboseiras, ridiculariza a minha pessoa, usa a TV como uma espécie de horário eleitoral gratuito aos olhos das autoridades e nada acontece. Chega! Imagino que o povo dará um basta nisso em muito breve, é o que penso. Vamos aguardar.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Em todas as entrevistas em que o prefeito Rovélio concede a TV, ele dar a entender que tudo o que acontece de ruim em São Mateus a culpa é da oposição, o que você tem a dizer sobre isso?
Miltinho Aragão: O Vereador Antonio Carlos em recente pronunciamento no plenário da Câmara disse que o Prefeito é um tremendo cara de pau. Sendo o Vereador um ex-aliado e conhecedor das peripécias do prefeito não vou duvidar do Vereador Antonio Carlos quanto a este conceito atribuído ao Prefeito. Dizer que a culpa pelas mazelas do Município, que não são poucas, seja da oposição, é muito cinismo. É querer subestimar a inteligência da população. São mais de 3 milhões recebidos pelo Município de São Mateus a cada 30 dias; não se sabe o que está sendo feito com este dinheiro, mesmo porque ele sempre escondeu a prestação de contas da população, jamais as enviou a Câmara como determina a Constituição Federal em seu Artigo 31, § III, para que as pessoas possam ter acesso e fiscalizar. Quem esconde o que faz é porque faz coisa errada. O Governo Rovélio vai completar 12 anos de mandato ano que vem.  Então lhe devolvo a pergunta. Que nota você daria ao Prefeito nas seguintes áreas: Saúde? Educação? Esporte e lazer? Agricultura? Infra-estrutura? Imagino que a média destas notas sejam bem próximas de ZERO, pois em todas estas importantes áreas São Mateus está de mal a pior. Ora, se em 12 ANOS o Prefeito Rovélio não conseguiu mudar os destinos da cidade em nenhuma destas áreas e ainda ter a desfaçatez de colocar a culpa na oposição? Aí já é demais. Só muito óleo de peroba...

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Desde as eleições de 2008, São Mateus vem sendo palco de grandes disputas políticas e ultimamente vem ganhando destaque na mídia livre a Câmara Municipal de Vereadores. Qual a sua análise a respeito do atual cenário legislativo de São Mateus?
Miltinho Aragão: O X da questão foram as eleições de 2008, o povo não elegeu o coronel Rovélio. O povo elegeu o Miltinho Aragão e o Genilson Alves para governar o Município, forças ocultas nos roubaram à eleição, nos tomaram na marra, todos sabem do acontecido, aliás, a notícia rodou o Brasil, foi a eleição mais roubada e injusta da história desta cidade, então quem governa não está sendo respeitado pelo legislativo, pois trata-se de um governo ilegítimo, que se sustenta a troco de manobras escusas, de desvios, então esse estado de coisas acabou por refletir no legislativo. É CPI do bloco do coronel contra Vereador (colega) que ameaça dizer o que sabe; é CPI do Vereador (ameaçado) contra o Prefeito; é Vereador cassado por manobra do Prefeito (que dá a volta por cima) e vira Presidente mesmo seguro por liminar duvidosa; ou seja, a qualquer momento pode ter reviravolta, pois se sustenta sob condições, sem dependência alguma, isto é vergonhoso. Parece que a casa desconhece o seu papel de poder legislativo ou talvez ainda não aprendeu distinguir o que é ou para o que serve o poder legislativo, essa gente vai se avistar com o povo ano que vem, muitos vão ouvir poucas e boas, por essas e outras virou uma casa mal vista por boa parte da população, uma situação jamais vista em nosso município, uma bagunça geral, tudo decorrente de um governo que não era pra ser. Estão contrariando o desejo da maioria da população, estão contrariando milhares de pessoas que tem fé; que rezaram, que oraram, que dobraram os joelhos em correntes de oração pedindo por esta cidade, mas (um) ou uns aviltaram essa vontade da maioria, a sensação disso é como se tivesse baixado uma chagas sobre a cidade, nada dá certo neste governo, nem no legislativo nem no executivo, contrariaram com práticas condenáveis o desejo da população, mexeram com a alma do povo, isso é muito sério. Agora começa a aparecer o resultado a olho nu; a mão de DEUS É PESADA, ele age em silêncio. Quem planta vento colhe tempestade, repare que São Mateus hoje é uma cidade destruída, física e moralmente, são crimes diários, drogas se proliferando, prostituição infantil, crimes hediondos, esse é o resultado de um governo que não era pra ser.. Nós conhecemos muito pouco das forças do mundo, contrariá-la é perigoso.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: No dia 26/12/2007 o prefeito foi à praça pública e anunciou a construção e inauguração da Ponte do Piqui em cimento armado e em madeira outras duas, afirmando ele que o dinheiro já estava creditado na conta, fato: a ponte do Piqui desabou no mês de agosto e as demais nem sequer existem. Qual o seu posicionamento em relação a tais fatos?
Miltinho Aragão: Fosse num país onde as instituições funcionassem a contento estaria preso e os diversos bens confiscados. Ora, ele foi para a sua TV e disse em alto e bom som que o dinheiro da ponte do Piqui estava na conta, isto em 2008, ano da eleição, já se passaram quase 03 anos, você sabe o resto do filme, isso é a confissão cabal de um crime. De duas uma, ou ele estava mentindo ou o dinheiro foi desviado, sendo dito por uma autoridade pública qualquer das duas opções é crime grave... Qual a providência dos órgãos de fiscalização? Você sabe? Segundo um aliado do Prefeito, após a ponte ter caído o coronel ligou para a Governadora pedindo recurso para reconstruir a ponte do Piqui que havia acabado de pegar fogo, a Governadora surpresa perguntou imediatamente ao Prefeito: coronel - E Concreto Pega Fogo? Sem falar nos outros recursos vindos do Governo Federal. Para a construção da ponte do curto, do vai quem quer; dos poços na Gleba Jitirana; do ginásio de esportes do Airton Senna. Cadê esse dinheiro? Devia o coronel dar explicações mais convincentes através da sua TV, ao invés de botar a culpa no Miltinho e NO MOTORISTA DO CAMINHÃO. Você não acha?  

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como você analisa a situação da oposição em nossa cidade?
Miltinho Aragão: São Mateus possui dois grupos políticos bem definidos, o do governo e o da oposição. Só existem dois. Dentro do governo vários pré-candidatos tentando se viabilizar para ser o escolhido pelo Prefeito e na oposição dois nomes, o meu e o do Genilson, normal numa democracia, cada um está fazendo o seu papel na tentativa de se viabilizar, no final um de lá e um de cá se viabilizarão para disputar a eleição de 2012, nem eles vão se dividir e nem nós, quem pensar diferente vai errar na aposta. A política municipal passa pela política estadual, eles não vão se dividir para nos beneficiar. Ora, se eles [situação] que possuem vínculos fortíssimos com o Governo Estadual, não se dividirão no frigir dos ovos, não seremos nós da oposição, com poucos recursos e com as dificuldades próprias da oposição que iremos nos dividir, pois se assim fizermos estaremos fazendo o jogo deles, por isso, tenho convicção que na hora certa a oposição estará completa e unida para derrotar o atraso. Essa eleição de 2012 será uma espécie de tira teima, a eleição que não acabou, a eleição de 2008 não acabou na cabeça da maioria da população, sinto que as pessoas esperam ansiosas por este momento, a população respira política, está com um nó na garganta e a oposição terá o seu candidato e a situação o deles, este é o cenário da sensatez e do desejo da população. Quem vai querer contrariar a maioria da população?

Blog SÃO MATEUS EM OFF: E o Rogério Garcia, em qual dos grupos ele se enquadra já que você entende que só existem dois grupos políticos na cidade no momento?
Miltinho Aragão: O Rogério está fazendo política através da promoção social em localidades carentes de água, de estrada e outros direitos básicos e reclamados especialmente na zona rural que nunca tiveram atenção nos 12 anos do governo Rovélio, isso só acontece onde não tem governo, é uma prova que São Mateus não tem governo sério, pois se tivesse a obra seria do Município e não do particular, que bom que o Rogério tenha tanto recurso para competir com a Prefeitura e fazer o que ela não faz em algumas localidades, especialmente na zona rural que tanto precisa. Dizem até que o Coronel já está incomodado e barrando o Rogério em fazer estes benefícios. Quanto ao lado, entendo que no momento oportuno ele se agrupará em um dos dois grupos existentes, pois não se faz política sem grupo, torço que seja no grupo da oposição, será bem vindo.
                                                                      
Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como está a relação Miltinho e Dr. Igo Lago (Presidente do Diretório Estadual do PDT)? Pois segundo rumores na cidade, dão conta de que a relação entre ambos não está bem amistosa. Conte-nos como está a situação?
Miltinho Aragão: Essa é mais uma das estórias plantadas por aliados do Prefeito para tentar desestabilizar a oposição, nunca existiu qualquer desentendimento entre nós. O Dr. Igor Lago, médico, filho do saudoso Governador Jackson Lago é meu amigo de longas datas, uma amizade consolidada e respeitosa.  Igor quando recém formado em medicina, vindo de Cuba, fazendo residência em São Paulo, cheguei a ser seu hóspede em seu apartamento na capital paulista. Costumava me chamar de Milton Neves, fazendo alusão a minha passagem como repórter esportivo, desde essa época nasceu a nossa amizade; no velório do Dr. JACKSON quando me avistou entre a multidão próxima ao caixão de seu pai, foi em minha direção me cumprimentar.
Ele sabe do carinho que sempre tive por seu pai e vice-versa, fui chefe da Procuradoria Administrativa quando Dr. Jackson foi Prefeito de São Luís. Votei em Dr. Jackson desde a primeira das quatro vezes que foi candidato a Governador do Maranhão, estive na linha de frente na campanha vitoriosa no primeiro e no segundo turno quando se elegeu Governador, então, não procede esta leviana estória que tentaram emplacar contra mim, mentiras tem pernas curtas. No caso de 2010, o que aconteceu foi o seguinte, meu partido PSB estava coligado com o PC do B tendo Flávio Dino como candidato a governo, mas sempre eu dizia em manifestações que participava que caso no 2º turno fosse o Governador Jackson que estivesse na disputa seria ele quem eu estaria a apoiar, inclusive na visita que o Dr. Jackson fez a nossa cidade em campanha, eu o recebi em minha casa após o mesmo ter realizado um ato na feira livre de nossa cidade.
 

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Como está sendo a atuação dos Deputados Carlos Brandão e Dra. Cleide em nosso município, afinal ambos foram apresentados por você nas eleições de 2010?
Da esquerda para a direita: Dep. Carlos Brandão, Millete Aragão, Miltinho Araão, Dep. Cleide e Humberto [Prefeito de Caxias]
Miltinho Aragão: Ambos, Dra. Cleide e Brandão são Deputados de oposição, fato que dificulta bastante a aprovação de verbas para o Município em que o Prefeito é de outro grupo político, é o caso de São Mateus. A Dra. Cleide, por exemplo, ano passado, fez indicação de 02 ambulâncias para São Mateus através de suas emendas de bancada, mas não obteve aprovação pelo bloco dos deputados que é de apoio ao governo Roseana. Motivo: o bloco do governo faz de tudo para a oposição não se fortalecer junto a suas bases, essa é a forma que essa turma faz política, infelizmente. Um dado significativo de ajuda da gestão da Deputada Cleide tem sido o atendimento de muitos pacientes de São Mateus em Caxias, diante da péssima saúde realizada em São Mateus muitos dos nossos conterrâneos têm se socorrido naquela cidade onde o Prefeito é o esposo da Deputada, Dr. Humberto Coutinho. O Deputado Carlos Brandão através de um projeto de ampliação das funções da CODEVASF incluiu São Mateus entre os Municípios a serem beneficiados com recursos do Governo Federal por ser banhado pelo Rio Mearim, um rio permanente, devendo a partir de o próximo ano receber significativos investimentos através desta ação. Eles estão tentando retribuir dentro do possível o carinho e os votos aqui obtidos, mas com o Prefeito que temos fica difícil.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Alguns Institutos de pesquisa de opinião pública estiveram nos primeiros meses deste 2º semestre realizando levantamentos sobre pretensões eleitorais para o ano que vem. Qual a sua avaliação acerca das pesquisas que já foram divulgadas até o momento?
Miltinho Aragão: Fico feliz com os prognósticos divulgados, estamos aparecendo com uma boa pontuação. Como disse no início, a eleição do ano que vem será a eleição do tira teima, o povo quer fazer justiça. Aparecemos nestas pesquisas praticamente com o mesmo percentual das eleições de 2008, uma demonstração de que nosso povo está unido, o nosso povo está unido e pronto para dar a resposta na hora certa. As bandeiras estão guardadas, limpas e perfumadas, o povo está ansioso para extravasar, este é o sentimento que predomina... O que mais nos preocupa é a possibilidade de uma nova fraude, temos que tomar os cuidados necessários. Temos que ficar de olhos bem abertos e vigilantes, eles só confiam na fraude. O povo não agüenta mais e quer mudança, a resposta foi dada desde 2008, mas a eleição foi tomada na marra e com a participação de quem deveria zelar pela lisura da eleição.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: O prefeito Rovélio (PV) e alguns de seus aliados tentam lhe desqualificar dizendo que você já perdeu seis eleições à Prefeito e que é ruim de voto, o que você tem a dizer sobre isso?
Miltinho Aragão: Ruim de voto tenho certeza que não sou. Sou ruim para fazer fraude e praticar atos de corrupção, isso eles realmente sabem fazer e eu não. Primeiro só disputei 04 eleições à prefeitura e não seis. A primeira em 1992, tive 1.036 votos; a segunda em 1996, quando quase tripliquei a votação, passando para 2.927 votos; a terceira em 2004, quando obtive 5.434 votos, cinco vezes a mais em relação à primeira vez e o dobro da segunda, a última, agora em 2008, voltei a praticamente dobrar a votação anterior, passando da casa dos 5.000 mil votos para a casa dos quase 10 mil votos, mais precisamente 9.464 votos. Qualquer pessoa que entenda um pouquinho só de política vai dizer que são dados fantásticos, um verdadeiro fenômeno da política, ou seja, a repetir esta estatística você imagina o que poderá ser na próxima. Quanto ao resultado final da última eleição, todos sabem, ganhamos mas nos roubaram e em breve vou apresentar a toda população como foi que fizeram para nos roubar, com provas documentais, aguardem. Então, nós somos os bons de votos e eles os de corrupção e fraude.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Quando será realizada a Convenção para a eleição do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro – PSB?
Miltinho Aragão: Vamos realizar a Convenção no próximo dia 30 de setembro, uma sexta feira, à noite, na Avenida Rodoviária, onde serão apresentados os novos filiados ao Partido, pré-candidatos a Vereador, estaremos abertos a novas filiações, onde sugerimos, filie-se ao 40, será um dia marcante, pelo que aproveito para convidar todos líderes de demais agremiações partidárias, líderes comunitários, religiosos, estudantes, professores, trabalhadores, jovens, os simpatizantes e filiados do PSB e os são-mateuenses, para se fazerem presentes nesta festa partidária tão importante para a história desta agremiação que é o PSB-40.

Blog SÃO MATEUS EM OFF: Que mensagem você deixa aos são-mateuenses, afinal estaremos completando neste ano de 2011, 50 anos de emancipação política?
Miltinho Aragão: A auto-estima da cidade está em baixa no ano do cinqüentenário. Os que comandam o município não tiveram o mínimo de respeito com a cidade em seu aniversário de cinqüenta anos, não respeitaram nem os “cabelos brancos” da cidade e ainda querem mais, ousam em pretender pedir mais quatro anos para emplacar mais um governo do slogan TÁ BOM É ASSIM, lembram?  Ou o TÁ RUIM, MAS TÁ BOM. Lembram também? Eles estão confirmando na prática o que propagaram desavergonhadamente na campanha, mais tudo passa e vai passar... Neste ano que completamos 50 de emancipação política, que possamos lembrar de todos os que fazem e fizeram história nesta querida cidade. Rogo a DEUS que ilumine as vidas de todos os nossos conterrâneos, que nossa cidade possa sair do atraso político em que se encontra e no ano que vem o momento seja outro, de muita alegria, de paz e de mudanças boas PARA nossa querida cidade, um aniversário diferente e com um novo horizonte. DEFINITIVAMENTE UMA BOA IDÉIA.

21 de setembro de 2011

Católicos veneram e celebram São Mateus padroeiro da cidade de São Mateus do Maranhão.

"No ano dos mártires, com São Mateus clamemos por justiça, em defesa da vida no planeta", foi com este belíssimo tema que a paróquia refletiu durante o novenário de São Mateus que se iniciou no dia 12 e encerrou hoje, 21.
Uma verdadeira multidão caminhou durante a procissão no final da tarde e início desta noite, 21. Muitos dos fiéis nem sabiam que hoje a paróquia de São Mateus completa 46 anos, isso ocorre talvez pela própria paróquia não dar tanta importância a divulgação desta data. A missa de encerramento foi presidida por Dom Sebastião Bispo da Diocese de Coroatá, concelebrada por demais padres.
O festejo do Glorioso São Mateus se fiz ecoar por muitos lugares de nossa querida cidade, infelismente este blogueiro não pode participa devido meu trabalho e também a distância, mas fiquei feliz pelas notícias boas que recebi. Com certeza Jesus Cristo e São Mateus, na presença de todos que se doaram para a realização desta grande festa, conseguiu arrebanhar muitos para o seguimento verdadeiro a Cristo, princípio e fim da nossa vida. Parabéns a todos que contribuiram fisicamente, espiritualmente e materialmente com a nossa Paróquia para que ela cresça cada vez mais em santidade.


20 de setembro de 2011

Nota de esclarecimento

SOBRE A ENQUETE

Peço desculpas ao leitores que já tinha opinado na enquete onde pergunto: Se as eleições fosse hoje, em quem você votaria para vereador (a) em São Mateus? Foram acrescentados dois outros nomes de pré-candidatos a vereador, com isso todos os votos atualmente recebidos na enquete foram apagados por motivos de segurança e credibilidade. Com efeito o prazo para votação que seria até o dia 24 deste, passa agora a ser o dia 1º de outubro de 2011 com prazo final às 23h59min. Portanto não serão mais acrecidas nenhuma outra sugestão de nome de possíveis pré-candidatos a vereador (a), mais três rodas de pesquisa sobre a disputa do legislativo municippal serão realizadas, uma em fevereiro de 2012, outra em junho de 2012 e a última em setembro de 2012 a poucos dias da realização das eleições.
Participe e dê sua opinião!

19 de setembro de 2011

Nova enquete já estar no AR. Participe e dê sua opinião

O Blog SÃO MATEUS EM OFF lança a primeira enquete exclusiva para o cargo de vereador/a de nossa cidade. Queremos saber a preferência do eleitorado em relação às disputas eleitorais para ocupação da Câmara de Vereadores ano que vem, com isso a partir de hoje, perguntamos “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para vereador(a) em São Mateus do Maranhão?”.

A composição dos nomes existente nesta enquete foram feitas através de sugestão dos próprios leitores desta página enviadas por e-mail.

A enquete estará aberta a votação até o dia 24, portanto, até o próximo sábado, dia em que iremos divulgar o resultado. 

17 de setembro de 2011

NOTA DE FALECIMENTO

Venho comunicar o falecimento de um grande amigo e companheiro, o senhor Bernardino da Conceição, popularmente conhecido como seu Bernardino, falecido ontem por volta das 20h na residência de familiares na Vila Lobão em São Mateus do Maranhão.

Um pouco de sua história:
Seu Bernardino era um grande animador da Comunidade Nossa Senhora de Aparecida no Bairro Camargo Correia, sendo um dos baluartes na história das Comunidades Eclesiais de Base - CEB's na Paróquia de São Mateus, tinha uma característica bem definida nos encontros de comunidades, sempre aparecia com sua sacola missionário e dentro dela havia a Bíblia, um simples caderno e o seu inseparável ''pandeiro'' instrumento que tocava em momentos de animações dos encontros.
Foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro - PSB em nossa cidade, foi um dos principais fundadores do Bairro em que morava Camargo Correia, assumindo inclusive a presidência da associação do assentamento em que pertencia que na década de meados dos anos 80 e inicio da década de 90 recebeu diversas ameaças de morte por parte de latifundiários, sendo inclusive um dos pioneiros em criação de abelhas e extração do mel na cidade, foi sem sobra de dúvida uma referência na região em criação de abelhas.
Com uma mega invasão de populares nas terras do INCRA mas precisamente no perímetro que liga os bairros Vila Lobão, Camargo Correia e Alto da Vitória, teve todo seu enxame de abelha incendiado pelos invasores.
Seu Bernardino foi nos últimos anos acometido de uma doença que quase tira sua visão, tratava-se de uma cegueira ao qual o mesmo estava em tratamento, mas foi por problemas cardíacos que o mesmo veio a óbito.
Seu corpo está sendo velado na capela do bairro Camargo Correia, às 15h de hoje [17/09] será celebrada uma Missa de Corpo Presente e logo após será realizado o sepultamento no Cemitério da Avenida.

Bernardino da Conceição - DESCANSE EM PAZ!

16 de setembro de 2011

Agora lascou: Na TIM além de você viver sem fronteiras agora você também vive sem sinal



É grande a insatisfação dos clientes da Operadora TIM em São Mateus ou melhor no Brasil todo. Os mesmos não suportam mais o péssimo serviço prestado pela operadora . Além da TIM, nossa cidade possui sinal das operadoras VIVO, CLARO e OI, porém a maioria possuem celulares habilitados com o sinal péssimo da TIM, devido às promoções da mesma e outros casos.
Hoje, muitos usuários dizem se arrepender em ter aparelhos que tem o sinal da operadora e se revoltam com o descaso da TIM, por exemplo, o sinal da operadora vem com problemas a muito tempo em nossa cidade como: sem sinal, e mesmo quando tem sinal muitas das vezes, não se consegue realizar uma chamada em determinadas horas do dia, em se tratando das 18h às 22h aí que a coisa é mais caótica ainda.
Segundo alguns usuários que venho conversando sobre o assunto a dias, os mesmos afirmam que hà ocasiões em que é praticamente impossível conseguir uma ligação, e o pior quando ligam pra reclamar, para os números *144 ou *222 não são atendidos ou dar ocupado e que depois de tentarem até 22 vezes para estes números, são encaminhados para uma séries de ramais que nada resolvem o problema. Sobre isso, este blogueiros que vos escreve, também é uma vítima já que possuo aparelho com o sinal da operadora tim. Diante do serviço de péssima qualidade, a população são-mateuense não deposita confiança na Operadora. Acreditamos que as demais operadoras crie novas promoções para promover uma saudável concorrência na telefonia celular local, enquanto isso não acontece a população vai sofrendo nas mãos da TIM, que agora além de colocar você pra viver sem fronteiras, também lhe coloca pra viver sem sinal da dita cuja.

Entrei em contato com o serviço de atendimento ao cliente da TIM depois de 16 tentativas, fui informado de que o problema ocorrido ontem em São Mateu, também ao mesmo tempo ocorreu em outras cidades, sobre o tal movito, informaram que se trata de um problema chamado de sobrecarregamento de sistema, mas o sinal está sendo reativado aos poucos e atenção, este problema poderá voltar a acontecer a qualquer momento, pois não é de hoje que a operadora vem prestando um péssimo serviço de sinal.

15 de setembro de 2011

Nova enquete será lançada no blog!

O Blog SÃO MATEUS EM OFF vai lançar para os leitores desta página e para o eleitorado são-mateuense uma nova enquete no próximo domingo dia 18/09, para saber a preferência do eleitorado em relação às disputas eleitorais para ocupação do legislativo municipal ano que vem, com isso a partir de hoje, o blog coloca a disposição dos pré-candidatos a vereador/a que queiram seus nomes na enquete onde iremos perguntar: “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para vereador(a) em São Mateus do Maranhão?”.

O e-mail para contato com o blog é: saomateusemoff@hotmail.com, ou seja, todos os interessados deveram entrar em contato através deste e-mail até o dia 17 de setembro (sábado) ou até mesmo em forma de comentário nesta postagem, enviando postagem ou comentários com seus respectivos nomes e partido pelo qual pretendem concorrer à vaga para a câmara de vereadores. A enquete contará com os nomes dos atuais vereadores, acrescentada dos nomes que serão enviados a este blog.

Além dos vereadores e os nomes que forem enviados via e-mail colocaremos os nomes de pessoas na qual já é de conhecimento público o interesse ao pleito. Então entre em contato e caso você não seja candidato, poderá sugerir nomes de pessoas que poderão ser candidatos a vereador em 2012, caso você sugira um nome e este não seja publicado na enquete é devido este blogueiro já ter informações de que tal pessoa já fez afirmações de que não será candidato ano que vem. E-mail: saomateusemoff@hotmail.com

Os partidos registrados na 84ª zona eleitoral de São Mateus através de seus representantes legais também podem enviar nomes de seus pré-candidatos a vereadores através do e-mail sugerido acima.

Atenção o prazo para envio de nomes a pré-candidatos a vereadores é até o dia 17/09!

PSOL quer apurar denúncias contra Pedro Novais e Francisco Escórcio

Novais utilizava os serviços do servidor lotado no gabinete de Escórcio, como chofer particular de sua esposa.

Mulher do ex-ministro teria usado irregularmente um funcionário da Câmara, contratado pelo gabinete de Escórcio, como motorista particular.
Mulher do ex-ministro teria usado irregularmente um funcionário da Câmara, contratado pelo gabinete de Escórcio, como motorista particular.


Agência Câmara



O PSOL protocolou no início desta quinta-feira documento na Mesa Diretora para que a Corregedoria da Câmara investigue as denúncias envolvendo os deputados Pedro Novais e Francisco Escórcio, ambos do PMDB do Maranhão.

Para a bancada do PSOL, Novais e Escórcio feriram o decoro parlamentar. Por isso, o partido cobra da Corregedoria a abertura de investigação.


Segundo matéria publicada no jornal “Folha de São Paulo”, em 14 de setembro, Pedro Novais utilizava os serviços do servidor Adão dos Santos Pereira, lotado como secretário parlamentar no gabinete do deputado Francisco Escórcio, como chofer particular de sua esposa, Maria Helena de Melo.

Até o final do ano passado, Adão Pereira era servidor no gabinete do deputado Novais.

Para o PSOL, Novais fere o artigo 55, parágrafo 1º, da Constituição: “é incompatível com o decoro parlamentar, além dos casos definidos no regimento interno, o abuso das prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional ou a percepção de vantagens indevidas”.

Mesmo estando licenciado, Novais não perde as prerrogativas de deputado federal eleito, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal: “ainda que licenciado, cumpre-lhe guardar estrita observância às vedações e incompatibilidades inerentes ao estatuto constitucional do congressista, assim como às exigências ético-jurídicas que a Constituição (CF, art. 55, § 1º) e os regimentos internos das casas legislativas estabelecem como elementos caracterizadores do decoro parlamentar”.

Já Escórcio fere o artigo 4º, inciso II, do Código de Ética e Decoro Parlamentar que afirma ser “procedimento incompatível com o decoro parlamentar a percepção, a qualquer título, em proveito próprio ou de outrem, de vantagens indevidas”.

14 de setembro de 2011

Já vai tarde: Pedro Novai é mais um corrupto que cai no Governo Dilma.

Crise começou com a deflagração da Operação Voucher, que prendeu 36 suspeitos de envolvimento no desvio de recursos de um convênio firmado entre o Turismo e uma ONG sediada no Amapá.

Pedro Novais (PMDB), 81 anos, estava desgastado após série de denúncias envolvendo o ministério.
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Por Laryssa Borges
Terra

Acompanhado do vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro do Turismo, Pedro Novais, entregou na tarde desta quarta-feira sua carta de demissão à presidente Dilma Rousseff.
A situação política do ministro havia se deteriorado após suspeitas de que ele teria usado recursos públicos para o pagamento de uma governanta e de um motorista para a família.
De acordo com o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), a decisão foi “pessoal” e não significa que o correligionário tenha perdido apoio das bancadas do PMDB no Congresso.
De acordo com o parlamentar, Novais afirmou, ao deixar o cargo, que precisa se defender das acusações de uso irregular de recursos públicos e que não pretende paralisar o Ministério do Turismo às vésperas da Copa do Mundo de 2014 para se dedicar a responder às suspeitas.

13 de setembro de 2011

Prefeito de Lago Verde tem direitos políticos cassados.

Decisão é em decorrência de Raimundo Almeida não haver pago débitos do fornecimento de energia elétria no período de novembro/2009 a fevereiro/2010. Valor do débito é de R$ 112.450,41.

Do blog do Louremar Fernandes

Raimundo Almeida (PP), prefeito de Lago Verde.
 Raimundo Almeida (PP), prefeito de Lago Verde.

O Juiz Celso de Melo, da Primeira Vara da comarca de Bacabal, determinou a suspensão dos direitos políticos do prefeito Raimundo Almeida (PP), de Lago Verde, por improbidade administrativa.
A decisão é em decorrência do deferimento do processo 614/2010 trata de Ação de Improbidade Administrativa com reassarcimento ao Erário. E se deve ao fato do prefeito Raimundo Almeida não haver pago débitos do fornecimento de energia elétria no período de novembro/2009 a fevereiro/2010. O valor do débito é de R$ 112.450,41.
O juiz Celso de Melo entendeu que o fato de Raimundo Almeida deixar de pagar as contas de energia representaram prejuízos à gestão do município. O fornecimento de energia é um serviço de primeira necessidade, necessário para o funcionamento de todos os setores do município.
Citou o juiz que o prefeito “…possui o dever legal de prestar contas, e efetuar o pagamento de débitos de serviços de primeira necessidade, como é o caso do fornecimento de energia elétrica, qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos, segundo discorre o art. 70, parágrafo único da Carta da República. Assim, na qualidade de Prefeito Municipal de Lago Verde, tinha o requerido o dever de prestar contas, e de efetuar o pagamento dos débitos referentes às contas de energia elétrica…”
Além de ter os direitos políticos suspensos, Raimundo Almeida terá que ressarcir o valor de 112 mil 540 reais e 41 centavos aos cofres do município. Também fica proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Festejo de São Mateus

Iniciou ontem o Festejo do Padroeiro da Cidade de São Mateus.

Tema:  “No Ano dos Mártires, com São Mateus, clamemos por justiça, em defesa da vida no planeta”.

Terça dia 13 “A exemplo de São Mateus. Possamos ser missionários defensores da vida”
Convidados: Profissionais da Saúde
Noitários: Apostolado da Oração
Celebrante: Pe. Assis de Miranda do Norte
Quarta dia 14“ São Mateus e nossos Mártires, exemplos do anuncio da Boa Nova do Reino” 
Convidados: Missionários
Noitários: Setor Brejo
Celebrante: Pe. Antonio Carlos de Vargem Grande
Quinta dia 15 “ A comunidade de São Mateus  em missão, para fazer brotar novas e pequenas comunidades”
Convidados: APAE e pessoas com deficiência.
Noitários: RCC, Franciscanos e grupos Marianos.
Celebrante: Frei Francisco de Bacabal.
Sexta dia 16 “São Mateus, fortalecei nossa luta pela solidariedade e pela paz”.
Convidados:Trabalhadores/as rurais, pescadores e quebradeiras 
de coco.
Noitários: Setor Avenida
Celebrante: Pe. Raimundo França de Arari
Sábado dia 17 “Com São Mateus, em missão permanente, clamemos em defesa do meio ambiente”
Convidados: Professores, Estudantes e Famílias.
( haverá casamento comunitário)
Noitários: Pastoral Familiar e Pastoral da Partilha
Celebrante: Pe. Flavio de São Luis.
Domingo dia 18 “ Que São Mateus nos ajude a ouvir o clamor e o gemido da mãe terra”.
Manhã
Convidados: Comunidades do interior.
Noitários: Setor estrela.
Celebrante: Pe. João Evangelista
Noite
Convidados: Comerciantes, Comerciários e Desportistas.
Noitários: Equipe Pe. Cláudio.
Celebrante: Pe. Zezinho de Alto Alegre
Segunda dia 19 “ São Mateus nos ensine a viver a missão permanente em defesa dos direitos”
Convidados:Crianças
Noitários: Catequese, Coroinhas e Infância Missionária.
Celebrante: Pe. Domingos de Matões do Norte
Terça dia 20 “São Mateus homem orante e amante da palavra de Deus”
Convidados: Juventude.
Noitários: Pastoral da Juventude, Juventude missionária e Crismandos.
Celebrante: Pe. Josenildo de São Raimundo em Coroatá
Quarta dia 21“No Ano dos Mártires, com São Mateus, clamemos por justiça, em defesa da vida no planeta”.
Manhã:
Convidados: Idosos e doentes
Noitários: Coroinhas e Coral
Celebrante: Pe. Renato
Tarde e Noite: 17:00h Procissão e Missa campal
Convidados: Toda a comunidade e devotos do Padroeiro São Mateus.
Noitários: Equipe paroquial de animação litúrgica.
Celebrante: Bispo da Diocese de Coroatá Dom Sebastião Bandeira Coelho.
Dia 21, após a Missa campal, grande leilão na praça da Matriz!

11 de setembro de 2011

Chuva de meteoro em São Mateus.

Por Jonatas Carlos

São Mateus do Maranhão entrará no Guiness Book, por conter a avenida que por mais vezes foi atingida por chuvas de meteoros.
As chuvas de meteoros na Avenida Piqui formam o principal fator que causaram distúrbios mentais no asfalto sorrizal, que desde então começou a formar diversas crateras ao longo da avenida dando aos moradores o maior vexame e aos comerciantes o maior prejuízo, quando no inverno é muita lama, no verão é muita poeira, já os buracos vem se adaptando tanto no inverno como no verão, ou seja, durante os 365 dias do ano os buracos fazem parte do cenário da referida avenida, para motoristas, ciclistas e até pedestre o jeito mesmo é passar por ela como puder sem danificar seus veículos e sem ser acidentados por alguem que se desgoverne ao tentar se livrar de tantos bucaros.
Até quando vamos ter que conviver com tamanha falta de respeitos por parte da atual administração pública aos que desta importante avenida utilizam?
A cidade de São Mateus também é conhecida nacionalmente pela ''rapidez'' de suas obras públicas. Exemplo: A Ponte do Piqui anunciada em dezembro de 2007 e até agora nada, a construção do Ginásio Poli Esportivo da Rua da Granja e até agora nada, as pontes sobre o Rio Tapuio no Vai-quem-quer e Curto e até agora nada, a própria Av. Piqui com canteiro central e não sei mais o quê, até agora nada, o calçamento da Rua São Benedito no Bairro Vaquejada até agora nada. Uma administração que preste, até agora nada...

O povo almeja uma cidade sem corrupção, mas até agora nada!

Agora carros, fazendas, malharia, escolas particulares, posto de gasolina, apartamentos, casas luxuosas, gados e até patos, há isso tem e com fartura, mas só para os familiares do prefeito CASSADO Rovélio (PV).

O abc de São Luis


artigo publicado no caderno especial do jornal
O estado do Maranhão, por ocasião do aniversário
da cidade em 8 de set 2011
Por José Ewerton Neto


Com São Luís as vésperas de completar 400 anos, ainda existem cidadãos que desconhecem o bê-a-bá de sua cidade, o significado de suas expressões mais típicas. Num esforço de livre interpretação e inspirado na “deliciosa” leitura de O bê-á-bá de Brasília, de Marcelo Torres e Maranhão na Ponta-da-Língua , de José Neres e Lindalva Barros surgiu esta forma bem-humorada de homenagem.

Ata. O maranhense chama de ata o que em todo lugar é fruta-de-conde. Isso porque quando acabou a  monarquia os condes passaram a trabalhar nas sinecuras fazendo atas. E lá estão até hoje.

Atraca. O que lá fora é chamado de diadema ou tiara, por aqui virou atraca. Isso porque os marinheiros depois de aportarem no Desterro, saíam sedentos atrás das meninas da Rua 28 e lhes doavam tiaras. Mas o que queriam mesmo era  atracá-las. 

Anjo da guarda. Um dos bairros mais recentes e populosos de São Luis,  já foi considerado um dos mais violentos, numa época em que os guardas não faziam por menos. Daí a razão do nome. O anjo era para proteger dos guardas.

Areal. Antigo nome do bairro que hoje se chama Monte Castelo. Em época de chuva são tantos os buracos que tudo fica um lameiro só. Dizem os atuais moradores que o bairro já foi um monte de areia, virou um monte Castelo, e hoje é quase  um monte de lama.

Batizar o carro. Diz-se de levar o carro recém-adquirido para receber a proteção de São José de Ribamar através das bênçãos do padre. Talvez seja essa á a principal razão pela qual o ludovicense só gosta de carro zero.  Para não cometer o pecado de mudar o nome de batismo do carro.  

Baldiar. O ludovicense diz baldear ao invés de vomitar, porque quando chegava na quarta-feira de cinzas dos antigos carnavais estava tão bêbado que, para vomitar, confundia o penico com um balde.

 Bode. (de bode). O ludovicense diz que a mulher menstruada está de bode porque antigamente, quando ela chegava nessa fase, mudava de humor e ficava zangada feito um bode. E principalmente, gostava de inventar chifres na própria cabeça - mesmo os que já existiam.

Cabaço. Cabaço, por aqui, significa hímen, virgindade. Tudo começou quando num passado um tanto remoto as meninas protegiam seu sexo com os braços. Os homens diziam “Tira cá o braço!” Virou “tirar o cabaço”.

Cagado. Diz-se da pessoa que tem sorte. Ao contrário, quem faz besteira faz cagada. Portanto São Luis não é só a cidade que têm os universitários que menos lêem livros no Brasil, é também o único lugar do Brasil em que é melhor ser cagado  do que cagar. Alguma coisa a ver com a outra?

Cafundó dos Judas. Cafundó significa lugar muito remoto e cafundó dos Judas, de mais longe ainda. Como nossos deputados adoram inventar municípios e, com muito mais velocidade, os vereadores da capital apreciam criar vereadores o povo anda dizendo que os município são extraídos dos cafundós, e  os vereadores dos Judas. 

Cidade. São Luis é uma cidade heróica que resistiu aos franceses, aos holandeses, portugueses, mamelucos, imigrantes e demais  descendentes, só não consegue resistir aos seus legisladores, que dela tiram uma cidade atrás da outra: São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa  e agora estão pensando no Maiobão. Qualquer dia a cidade de São Luis será apenas da Praia Grande ao Monte Castelo e olhe lá. E ainda tem a TV Cidade, a Cidade Operária  e,  uma verdadeira atro-cidade, no trânsito!  

Cambito. Perna muito fina. Se Gisele Bundchen por aqui houvesse nascido jamais chegaria aonde  chegou. Teria sido reprovada no vestibular por causa dos cambitos.

Catiroba. Mulher muito feia. Xandy, o pseudo-cantor quando aqui se apresentou há cerca de dez anos chamou as ludovicense de feias num episódio deu muito o que falar. Como a reza da ludovicense é fatal, o disse-não-disse do dito cujo acabou lhe custando caro quando acabou casando com Carla Perez, esta sim, uma verdadeira catiroba.

Égua. O ludovicense quando se espanta ou vê algo absurdo exclama “Égua!”, porque os primitivos mandões e poderosos eram tão ignorantes que pareciam cavalos. Evidentemente, como ninguém poderia chamá-los de cavalos, socorria-se exclamando; “Égua!”, para disfarçar.

Enxerida. Mulher que se mete em coisas alheias.  Dizem que quando a maranhense fica desse jeito é porque não consegue um homem para inserir-se nela. Quando passa muito tempo sem ser inserida, fica enxerida.

Hem-Hem. Expressão que tanto pode significar sim como não. As grandes decisões maranhenses são tomadas desse jeito. Manuel Beckmam jamais teria dito “Pelo povo do Maranhão, morro contente”, mas “Hem-Hem”.

Hum-Hum-  Tradução do hem-hem para o inglês, segundo a maioria das trezentas e tantas escolas que se aprimoram em ensinar inglês na ilha.

Mexer a priquita. Expressão usada para mandar alguém sair da inércia. Essa é uma das razões pela qual o estudante maranhense tem um dos mais baixos índices de leitura no país, e, também, um dos maiores de mães solteiras adolescentes.  As mães mandam a filha mexer a priquita e parar de fazer nada. Bem mandadas, quando não estão dançando forró, mexem a priquita pra valer.  

Na hora. Expressão que o sujeito usa para dizer que está pronto para resolver o problema de alguém em cima da hora, mas que, na prática, significa dizer que está pronto para não fazer nada hora nenhuma. Hino de guerra dos guardadores de carro da cidade.

Pedra.  Refere-se à música de qualidade. Tudo começou quando o som que se ouvia em São Luis era tão ruim que as pedras que batiam nas cabeças dos dançarinos (nas brigas habituais das baladas) tinham um som mais bonito do que o que se ouvia nas radiolas. O pessoal criou o hábito de pedir pedra e mais pedra.

Qualira. O maranhense chama gay de qualira porque o primeiro gay maranhense foi um português que se chamava Lyra, era enrustido e se casou com uma índia que quando soube exclamou: “Quá, Lyra!”.

Ri-Ri. O ludovicense chama zíper de ri-ri porque quando a parceira permite que ele o abra primeiro ele ri de felicidade. Depois ela.

Se  acha. Pessoa convencida e arrogante,  que causa indignação porque se pretende superior as outras. A frase é complementada por um definitivo “a ultima coca-cola do deserto”, “a ultima virgem de São Luis”, “ o único buraco de rua que foi tapado”, etc.

10 de setembro de 2011

PMDB lançará candidatura própria nas eleições de 2012 em São Mateus.

Deu no blogue EMPODERAMENTO.
 
DOMINGOS JUNIOR – participou do encontro com lideranças do PMDB, em São Luis,  a reunião foi realizada nesta sexta dia 09, no centro de convencoes Pedro Neiva de Santana contou com a presenca do presidente nacional do partido o senador Valdir Raup, do presidente da Fundacao Ulysses Guimaraes deputado Eliseu Padilha e de Varios deputados federais e estaduais, prefeitos,ex-prefeitos,vereadores e pre candidatos a prefeitos e vereadores.O senador Joao Alberto e o ex- senador Remi Ribeiro comandaram a reuniao. O PMDB decidiu que irá participar das eleicões em todos os municipios.
Em São Mateus, DJ é apontado como um dos nomes para disputar a sucessão municipal, tendo inclusive aparecido  bem situado em pesquisas realizadas recentemente.