Moto Legal

13 de agosto de 2011

São Mateus foi destaque no Jornal da Globo em referência aos arrobamentos de Fóruns.


Edição do dia 12/08/2011

Conselho Nacional de Justiça diz que 82 juízes estão ameaçados no Brasil. Só no Maranhão 23 fóruns foram invadidos este ano. Os atos de violência no interior do estado têm preocupado o Tribunal de Justiça.

Do Portal G1

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, no Brasil, outros 82 juízes estão ameaçados. Só no estado do Maranhão, 23 fóruns já foram invadidos este ano.
O último fórum a ser invadido foi o de Rosário - a 60 quilômetros de São Luís. Os bandidos reviraram o gabinete da juíza e levaram processos. Uma parte foi jogada num rio - a roupa que ela usa em audiências também estava lá, e ameaças foram pichadas na parede.
“Entraram para procurar processos, mas entraram também para intimidar. Me intimidar. Intimidar o trabalho que a gente vem tentando desenvolver”, diz a juíza Rosângela Prazeres.
Os atos de violência no interior do Maranhão têm preocupado o Tribunal de Justiça do estado. De uns tempos pra cá, houve vários casos de arrombamentos desse tipo e quando invadem os fóruns, além de documentos, os bandidos muitas vezes roubam também armas que foram apreendidas.
O fórum de São Matheus já foi invadido seis vezes: computadores, dinheiro e sete armas foram levados. Em Bacabal, 141 armas desapareceram. Ao todo, 23 fóruns já foram arrombados no Maranhão e em dois meses, três juízes foram ameaçados de morte.
Para reforçar a segurança, o Tribunal de Justiça vai gastar R$ 5 milhões de um fundo que deveria ser usado para modernizar o judiciário. O dinheiro será gasto com policiais aposentados, que vão fazer vigilância armada nos fóruns. O tribunal também vai contratar empresas particulares de segurança, instalar cercas elétricas e alarmes.
"Nós precisamos dar todas as garantias necessárias para que todos os magistrados atuem com independência e com condições dignas de trabalho", declara o presidente do Tribunal de Justiça/ MA, Jamil Gedeon.

Nenhum comentário: