30 de maio de 2011

Você sabe onde o prefeito CASSADO está?

Com o caos instalado em nossa cidade, com a conivência da maioria dos vereadores e a bandalheira instalada na administração pública de São Mateus cabe a mim simplesmente fazer esta linda homenagem!

É só clicar no play da apresentação abaixo e curtir a vontade, se quiser pode convidar os visinhos, amigos, familiares e a rua inteira para ouvir também!

29 de maio de 2011

Notícias sobre o desenvolvimento no Maranhão

 
Todos os dias, ao ligarmos a televisão, ao lermos um jornal, principalmente "O Estado do Maranhão", deparamo-nos com a visão ufanista do governo de plantão apregoando o desenvolvimento do Estado.
Milhares de empregos gerados, cursos de formação para capacitação da mão-de-obra oferecidos, bilhões investidos em território maranhense, governo no rumo certo e população feliz, eis um resumo dos anúncios.
Mas que tipo de desenvolvimento está chegando até os maranhenses? O que significa esse desenvolvimento para o conjunto da população, para a garantia dos direitos? É sustentável ou insustentável?

Abaixo uma pequena amostra do desenvolvimento no Estado, localizado no município de Açailândia, cuja parte significativa do seu território encontra-se submetida ao plantio de eucalipto, o assim denominado "deserto verde".
Entre os cinco municípios maranhenses de maior arrecadação tributária e investimento, nas áreas de siderurgia e carvoaria, parte de sua população está vivendo apenas as consequências do desenvolvimento: uns não tem terra, vivem entre o acostamento e o quintal, acossados pelo plantio do eucalipto;  outros que tem terra, em áreas de assentamento ou pequenos proprietários, sofrem com a poluição infernal das carvoarias.
Será esse o desenvolvimento tão sonhado pelos maranhenses ou não passa isso de um prolongado pesadelo?

Leia, tire as suas conclusões e depois as socialize!
 
Poluição de siderurgia e carvoaria causam danos à saúde
Silvia Freira

Pesquisa realizada com moradores de duas comunidades de Açailândia (MA) apontou que a fumaça e a poluição do ar geradas por siderúrgicas e carvoarias instaladas na região estão provocando danos à saúde.

O relatório da pesquisa, elaborado pela ONG Justiça Global, FIDH (Federação Internacional de Direitos Humanos) e rede Justiça nos Trilhos, foi apresentado nesta quarta-feira (18/05).

O povoado Piquiá de Baixo, onde moram 300 famílias, é cercado por cinco siderúrgicas. Moradores reclamam que o pó de ferro presente no ar causa problemas respiratórios e irritação nos olhos.

A pesquisa apontou que a maioria dos entrevistados (56,5%) descreve seu estado de saúde como "muito ruim" ou "ruim". Na média da população brasileira, segundo a Pnad (Pesquisa Nacional de Domicílios) de 2008, essa percepção é de 3,8%.

O assentamento Califórnia, onde vivem 268 famílias, é cercado por 66 fornos de produção de carvão vegetal que começaram a operar em 2005. Desde então, os moradores se queixam que a fumaça provoca problemas respiratórios.

A secretaria de Saúde de Açailândia, afirma o relatório, constatou que os casos de pneumonia, bronquite, asma, irritação na pele e nos olhos são mais frequentes nessas comunidades do que no restante do município.

O relatório cobra das empresas e órgãos que integram a cadeira de exploração do minério de ferro --entre elas a Vale e o BNDES-- a reparação dos danos.

Cópia do estudo será enviada a órgãos de defesa de direitos humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da ONU.

"Esperamos que as autoridades e empresas responsáveis pelos danos finalmente tomem medidas", disse o advogado Danilo Chammas, da rede Justiça nos Trilho.

O Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Maranhão disse que, quando as siderúrgicas se instalaram ali, há 25 anos, a região não era habitada. E culpou o poder público por permitir que famílias mudassem para lá.

Nem a Vale nem o BNDES comentaram o relatório.

As cerca de 300 famílias que moram cercadas por cinco siderúrgicas e uma termoelétrica no povoado Piquiá de Baixo, em Açailândia (MA), conseguiram nesta terça-feira (24) um acordo para serem reassentadas em outra área.


A procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, mediou um acordo entre os envolvidos. Na reunião, ficou acertado que a Prefeitura de Açailândia vai desapropriar uma área de 38 hectares escolhida pelos moradores para o reassentamento.

A desapropriação será custeada pelo Sindicato das Indústrias de Ferro Gusa do Estado do Maranhão, cujos representantes assinaram um termo se comprometendo a depositar R$ 400 mil em um prazo de 30 dias.

Segundo o sindicato, as siderúrgicas já haviam concordado em comprar a área para o reassentamento, mas os proprietários resistiam em vender a propriedade. Com a desapropriação, o processo de reassentamento deve avançar.


A mineradora Vale, que no estudo também foi responsabilizada pelos danos à comunidade, não enviou representante à reunião. A empresa explora o minério de ferro de Carajás, que é transformado em ferro gusa nas siderúrgicas.


O padre Dario Bossi, da rede Justiça nos Trilhos, que participou da reunião, disse que será feita uma recomendação ao governo do Estado para que faça as obras de infraestrutura do novo povoado.

Segundo Bossi, ainda não está definido quem irá pagar pela construção das novas casas nem se as famílias irão receber uma área para cultivo, já que 70% delas são de pequenos agricultores.

Sobre o assentamento Califórnia, que é atingido pela fumaça das carvoarias, a Secretaria de Meio Ambiente deverá fazer uma medição nas emissões de gases e apresentar um relatório.

'O estudo foi muito importante porque demonstrou com dados a situação dos dois povoados, com a distribuição das responsabilidades pelos problemas', disse Bossi.

Segundo o estudo, os moradores do povoado Piquiá de Baixo e do assentamento Califórnia sofrem de doenças respiratórias, problemas de visão e de pele provocadas pela poluição.

Referência: a obra de arte apresentada acima pertence ao gênio Salvador Dali, um dos maiores artistas contemporâneos, mestre do surrealismo, que, mesmo sem conhecer o Maranhão, retrata o esforço que o maranhense faz para se livrar das cadeias que o aprisionam.

53,13% dos internautas são a favor da perca do mandato do vereador Neto Amorim

Com todo o tumultuo criado em torno da sentença proferida pela justiça federal dando parecer favorável à perca dos direitos políticos do vereador Neto Amorim (PMDB) de São Mateus-MA, criamos uma enquete para saber a opinião dos que acessam este blogue sobre o caso que envolve o parlamentar. A câmara municipal aguarda  a conclusão do processo para se manisfestar, a assessoria jurídica do vereadora está entrando com um pedido de liminar para tentar anular a sentença da justiça.

Vejamos o resultado:

Na sua opinião o vereador Neto Amorim deve peder o MANDATO?
43,75% dos votos afirmam que são contrários ao afastamento do vereador
53,13% dos votos afirmaram que sao a favor da perca do mandado do vereador e apenas 3,13% preferiram não opiniar sobre o caso.

A enquete assim como todas as criadas por este blogue não tem valor científico. No entanto tem a intensão de mostrar a mobilização dos leitores deste blogue e desde já, mostra um retrato de como está a opinião pública a respeito do caso. O levantamento foi encerrado hoje.  Agradecemos aos que deram sua opinião e continue votando nas enquetes que ainda estão no AR:
Enquete 1:
Na sua opinão, qual o vereador é mais atuante de São Mateus:

Enquete 2:
Qual a sua avaliação para o Governo do Prefeito Rovélio?

Enquete 3:
Qual a sua opinião sobre o livro "O centésimo emprego de Seu Lelé Bristol, do escritor saomateuense Nelin Vieira?

27 de maio de 2011

Tanta zuada pra nada, Neto Amorim continua no cargo de vereador!

Gente quanta falsidade política no caso em que envolve o Vereador Neto Amorim (PMDB) em São Mateus, há ainda 'aquele' que até me criticou por eu não ter divulgado o caso, seguindo assim o vosso desespero. Pode um negócio desse? Tinha também certo vereador já comemorando um possível sucesso na emboscada que foi preparada para ele [Neto Amorim] e hoje deu uma de solidário, é como disse ontem aqui, foi uma tempestade em copo d'água.
O Presidente da câmara Vereador Antonio Carlos fez questão de esclarecer aos presentes a diferença de CASSAÇÃO X SUSPENÇÃO DOS DIREITOS, pois o vereador Neto Amorim não tem nenhum processo ou crime cometido durante seu mandato inclusive por 3 anos é o presidente da Comissão de Constituição e justiça da câmara de vereadores de São Mateus e vem sempre se pautado pela ética e boa conduta parlamentar.

Para melhor entender subscrevo abaixo com cautela e sem desespero jornalístico uma pesquisa que fiz para lhe informar a diferença de CASSAÇÃO e SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS.

CASSÇÃO DE MANDATO
De modo geral, afirmou que, o que motiva a cassação de mandato é a quebra do decoro parlamentar, ou seja, o comportamento inadequado conforme cada código de ética parlamentar. Os requerimentos de cassação são apresentados pelos partidos políticos à comissão de ética da Câmara Municipal, que analisa o pedido e envia parecer ao presidente da casa. Caso a comissão de ética apresente um relatório que recomende a cassação de mandato, compete ao presidente marcar a sessão plenária que, por meio do voto secreto dos vereadores, aprovará, ou não, a perda do mandato. No caso do vereador Neto Amorim, não vi e não vejo motivo para isto, porém para alguns outros vereadores temos motivo de sobra, só os 'segos' não enxergam.

SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS
A Constituição estabelece expressamente que os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública etc., “sem prejuízo da ação penal cabível” (art. 37, § 4º). Por conseguinte, a leitura que uma interpretação sistemática (e literal!) da Constituição autoriza é de que a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos podem ser conseqüência de ilícitos diversos, dentre os quais atos de improbidade administrativa em sua dimensão civil.

O processo em que Neto Amorim se tornou réu foi iniciado há 16 anos atás, nem o próprio foi noticificado de tal decisão, portanto, essa novela ainda não chegou ao fim, agora que vai comerçar o 2º capítulo onde a paritr de agora o Edil irá apresentar a sua defesa atravéis de uma liminar na tentativa de anular ou reformar a sentença até a decisão final. Enquanto ao esperançoso suplente de vereador Pará Brandão, acho melhor você esperar as eleições de 2012 para tentar ganhar esta vaga no voto!

E você o que está achando de tudo isso, participe da enquete onde queremos saber sua opinião sobre o caso, a enquete se inicia hoje e será encerrada no domingo [29/05]às 20h!

26 de maio de 2011

Que difereça faz Neto Amorim ser CASSADO?

Por Jônatas Carlos

Tem gente querendo fazer tempestade em copo d'água, há ainda 'aquele' que até parece que nunca escreveu uma matéria, só não tem o mesmo empenho quando se trata da CASSAÇÃO do prefeito CASSADO Rovélio (PV)!

Só acreditarei na justiça se de fato o vereador perder o mandato.

Caro leitor, pela primeira vez trato aqui sobre a queda política e histórica do vereador Neto Amorim [o vereador mais votado nas eleições 2008], primeiro analisei o cenário a quem se submete o Edil, depois venho aqui colocar minha posição.
Até agora, a população ainda não sabe o porque do vereador ter sido condenado, muito menos o motivo ao qual o mesmo perdeu os direitos políticos por cinco anos. Alguns críticos na cidade estão para perder os fios de cabelos inclusive alguns vereadores, simplesmente pelo fato de Neto Amorim ter se tornado recentemente "oposição" ao governo desastroso que está instalado sobe o comando do prefeito CASSADO Rovélio.
Que oposição é esta? Neto Amorim/foto é o mesmo que  em 2009, pediu para o CAISI não ser fechado pela governadora Roseana Sarney, porém após o fechamento do hospital foi o mesmo que num comício a pouco menos de um ano ao lado do prefeito CASSADO Rovélio na praça do Tancredo fez mil e uns elogios ao prefeito e a governadora, só faltou chamar ambos de papai e mamãe [mas também se isto tivesse acontecido seria de mais minha gente]. Ainda em 2009, solicitou que fosse aberta uma comissão para investigar possíveis irregularidades que envolvera o vereador Gessé Soares no caso CIBRASEM, porém baixou o faixo rapidamente semanas depois.
Fato curioso é que no início deste último mandato do atual prefeito CASSADO, Getúlio Amorim [ex-prefeito de São Mateus / 1993 - 1996], que também é réu no processo e também é o pai do vereador Neto Amorim, envolvido na encrenca agora, foi Secretário de Agricultura da Prefeitura de São Mateus. No entanto foi exonerado do cargo por motivos ainda sem conhecimento da população e mesmo assim continuou sendo membro do grupo do atual prefeito.
Caso se confirme a perca histórica do mandado do vereador Neto Amorim, deverá assumir o suplente, Pará Brandão (PTB). Ou seja, com a saída do vereador ora condenado, ocorrerá uma troca de seis por meia dúzia na câmara de vereadores, o suplente de vereador Pará faz parte do grupo do atual prefeito CASSADO.

É preciso que prevaleça a decisão da justiça para que o povo de São Mateus ao menos volte a crer na justiça, porque ultimamente, o Poder Judiciário está com pouco crédito na opinião pública saomateuense.

É esperar pra crer!

25 de maio de 2011

Presidente do TRT decreta ilegalidade da greve e determina novas contratações caso rodoviários não retomem ao trabalho ainda hoje

Enviada pela ASCOM do TRT

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, declarou nesta quarta-feira (25) a ilegalidade e abusividade da greve do Sindicato dos Trabalhadores nos Transportes Rodoviários de São Luís (STTR). A presidente também determinou aos trabalhadores o imediato retorno ao trabalho, ainda hoje (25), devendo as empresas convocar todos os seus empregados para retomarem as atividades, sob pena de caracterização de falta injustificada ao serviço. Determinou ainda a contratação de novos trabalhadores, caso haja recusa dos trabalhadores quanto ao retorno ao trabalho. A multa de R$ 50 mil pelo descumprimento da determinação judicial foi majorada para R$ 100 mil.

Presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários do Maranhão apresenta palestra e é homenageado no Enfisa 2011‏.

Francisco Saraiva
Presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários
da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Sinfa)
O presidente atual do Sindicato dos Fiscais Agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Sinfa), Francisco Saraiva, apresentou no 9º Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos (Enfisa 2011), que acontece até sexta-feira (27), no Mato Grosso do Sul, uma palestra sobre a importância estratégica da União Nacional dos Fiscais Agropecuários (Unafa).
A palestra foi prestigiada pela plenária de fiscais estaduais e federais das 27 unidades da Federação. Durante a solenidade de abertura do Seminário Nacional de Agrotóxico, o presidente do Sinfa, Francisco Saraiva, também foi homenageado pela luta da Unafa em defesa da criação da carreira de Fiscal Agropecuário no Brasil. A homenagem foi entregue por Luís Eduardo Pacifici Rangel (CGAA/Dfia/Das/Mapa).
“Recebi a homenagem e a dediquei aos mais de 12 mil profissionais, entre fiscais, assistentes e auxiliares que fazem a defesa e a inspeção agropecuária do Brasil”, disse Francisco Saraiva. O Enfisa 2011 é coordenado por Vera Lúcia A. de Oliveira Pereira, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal/Iagro e por Luís Eduardo P. Rangel, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Palestra
Durante a palestra, o engenheiro agrônomo e fiscal de defesa vegetal da Aged-MA, Francisco Saraiva, destacou “os avanços e as realizações da Unafa para os fiscais e no desenvolvimento da economia agropecuária brasileira”. O 9º Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos acontece até sexta-feira (27), no Campus da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Participam do Enfisa, representantes de delegações estaduais, formada por profissionais de órgãos oficiais e associações do setor de insumos agrícolas. Em 2010, o Enfisa aconteceu em São Luís, fortalecendo a luta do Maranhão em harmonizar os procedimentos da fiscalização de agrotóxicos com os demais Estados e a União. A frente do Sinfa, Francisco Saraiva, vem modernizando o sindicato com novos serviços, reestruturação do site, convênios e a criação das delegacias sindicais.

Possível CASSAÇÃO do já CASSADO por três vezes é adiada para junho!


Como já era de se esperar, o que seria a audiência da misericórdia, onde os demais desembargadores do TRE/MA iriam dá vossos pareceres a respeito de um dos diversos processos de CASSAÇÃO do prefeito Rovélio (PV), foi adiada, desta vez, porque o Desembargador Muniz, aquele que pediu vista no momento da votação no último dia 17, faltou à audiência, como o mesmo tem um prazo de até duas audiências para apresentação de seu voto, isso de fato só vai acontecer em junho em data ainda não divulgada pelo TRE/MA. 
Como informado nos blogs da cidade o Juiz  Magno Linhares, relator de um dos processos contra o prefeito de São Mateus do Maranhão  pediu que fosse casado os diplomas de Rovelio e Zé Maria pelo abuso de poder político, econômico e gastos ilícitos de campanha, mantendo, inclusive, a multa aplicada no juízo de base, bem como a pecha da inelegibilidade por até 03 (três) anos a contar da eleição disputada, nos moldes da LC nº 64/90, anterior às recentes disposições da LC nº 135/2010. 
Em razão dos votos ora anulados serem 50% a mais dos votos válidos, determino nova eleição nos termos do art. 224 do Código Eleitoral.

Fonte: a partir do 2º parágrafo, retirado do blog EMPODERAMENTO.

24 de maio de 2011

As inscrições do Enem 2011 já começaram!

As incrições para o Enem 2011 começaram nesta segunda-feira [23] para facilitar e orientar os candidatos, o Ministério da Educação criou um portal na internet para esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de inscrição do Enem.
Ao todo são 8 passos com dicas e instruções para fazer sua inscrição entre os dias 23/05 e 10/06.
Faça a sua inscrição aqui.

23 de maio de 2011

Notas rápidas

Vixe maria! Tá com dor de cotuvelo?


Me disseram que um indigente está preocupado comigo, por não divulgar isso ou aquilo em meu blog, tadinho! Obrigado por falar de mim em sua página, hô indigente, se bem ou mal o importante é que ao menos está falando! kkkkkkkkkkkk.


Segundo Genilson Alves, PT tem chances de eleger o novo prefeito de São Mateus

Nome colocado à disposição do partido é o do jornalista Genilson Alves, que em 2010 obteve expressiva votação para deputado estadual. Foram exatos 4.879 votos só em São Mateus, o que o fez o mais bem votada na história  do município, alcançando o dobro de votos em relação ao segundo colocado.
Em 2008, Genillson Alves concorreu à prefeitura de São Mateus na condição de candiato a vice-prefeito na chapa liderada por Miltinho Aragão (PSB), numa eleição comprovadamente marcada por diversas fraudes, tudo com a leniência do Justiça Eleitoral do município. O caso revoltou a população de São Mateus que foi às ruas protestar de forma até violenta, cuja repercussão ganhou a imprensa nacional. A chapa Miltinho/Genilson perdeu por apenas 21 votos.
Contudo, em 2102 o PT deverá caminhar com a candidatura de Genilson Alves a prefeito numa coligação que pode contar com alguns partidos que fazem oposição à admninistração desastrada e corrupta do coronel Rovélio Nunes Pessoa (PV).Com a guerra politica de 2008 a cidade dividiu-se, mas a comunidade deseja eleger um prefeito capaz de unir a cidade, que tenha legitimidade de unir os quatro cantos do município em defesa da reconstrução da cidade.
“Nosso projeto para São Mateus não é projeto de uma tendência ou um de um grupo interno do PT. Pelo contrário, queremos discutir a nossa candidatura com o conjunto do partido. Claro que tenho as minhas posições políticas e meus aliados no PT, mas irei procurar o presidente do partido, companheiro Monteiro, e o vice-governador Washington Luiz no momento certo. Não iremos entrar na lógica equivocada das lutas internas que só têm prejudicado o PT no Maranhão”, disse.
Há pelo menos uns oito pré-candidatos a prefeito de São Mateus, muitos dos quais ligados ao grupo do atual prefeito Rovélio. Apenas Miltinho Aragão e Genilson Alves são de fato candidatos de oposição ao coronel. Os outros candidatos são: Delson (sem partido), Dr. Cortês (PV), o atual vice-prefeito Zé Maria (DEM), Sebastião Nina (DEM), Neto Amorim (PMDB) e Domingos Júnior, também do PMDB.

Mãe e Filha se reencontram depois de 28 anos de Procura.


Depois de 28 anos de procura Ivanir Queiroz Pereira reencontrou sua mãe conhecida por toda a população de São Mateus como dona Divina, após sofre depressão pós-parto a mesma saiu de sua casa em pedreiras e começou a transitar por varias cidades até chegar em são Mateus onde encontrou uma Mão Amiga que sempre a ajudava a se alimentar que foi a ex-vereadora Vicência, mas com distúrbios psicológicos dona Divina só queria ficar na rua.

A sua filha Ivanir de 33 Anos nunca deixou de Acreditar que um dia iria reencontrar sua Mãe querida e isso foi possível graças a uma informação de uma paciente que foi internada em São Luis e numa conversa disse que conhecia alguém com aquelas características apresentada pela filha e que a mesma estava em são Mateus.

Chegando aqui a filha recebeu toda a ajuda da ex-vereadora e agora a pouco Mãe e filha se reencontraram, em frente ao "espaço Cultural" após ser levada pra casa da vereadora a mesma tomou um banho, cortaram os cabelos e mãe e filha foram pra são Luis na Ambulância Municipal de São Mateus, onde a mesma ( dona Divina ) deve receber cuidados médicos e o carinho de seus 04 filhos e netos.

Vários populares acompanharam o encontro emocionados e fica uma lição ' QUEM BUSCA - ENCONTRA" basta CRER em DEUS.

Enviada pelo Jornal Regional MA

20 de maio de 2011

Se deu mal: prefeito CASSSADO Rovélio é obrigado pela justiça a empossar professores concursados.

EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO:

O prefeito coronel CASSADO por três vezes Rovélio (PV) tem cinco dias para cumprir determinação judicial.


Mesmo ainda não estando recuperado da pressão que está passando na parte eleitoral o CASSADO por três vezes Rovélio, agora sofre mais uma derrota, desta vez dos educadores que foram aprovado no tumultuado concurso público de São Mateus.


Os professores aprovados no concurso realizado pela prefeitura em 2009 ganharam na Justiça o direito de ocupar os cargos na Prefeitura de São Mateus do Maranhão, atualmente há um enorme número de professores contratados quem em sua maioria nem qualificação possuem para tal tarefa.
A decisão foi proferida pelo Juiz da Comarca  Marco Aurélio que abriu precedente para que centenas de outros concursados façam o mesmo ao julgar ação na justiça dando deferimento a medida liminar para que sejam nomeados e empossados os impetrantes nos quadros do serviço público municipal, para exercício do cargo de Professor do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série/Educação Infantil, até o final do julgamento, no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária.
Não é de hoje que se sabe de denuncia de que ainda existem funcionários contatados [mais conhecidos como babões ou cabos eleitorais do prefeito CASSADO] na prefeitura de São Mateus do Maranhão e que ainda não chamaram todos os concursados.
Ao final da edição desta nota, entrei em contato com um professor e o mesmo informou que o advogado dos professores é Dr. Hamilton Aragão, o Miltinho!


Leia a íntegra da decisão do juiz aqui.
Fonte: Jornal Regional MA


EM PIRAPEMAS:

Ambulância de Pirapemas é flagrada transportando material de expediente em São Luís

Enviada pelo blog do Emerson Costa de Cantanhede.
Uma ambulância doada pelo Governo do Estado à Prefeitura de Pirapemas foi fotografada transportando material de expediente na capital.
O flagrante foi feito por um leitor do blog, que informa que a ambulância passou vários dias parada em uma rua do Renascença. Gente, a ambulância passou vários dias PARADA!.
O flagrante aconteceu na manhã da última quarta-feira (18), uma caminhonete da Prefeitura estacionou atrás da ambulância e, ali mesmo, no meio da rua, três homens começaram a descarregar caixas com material de expediente.
“A operação toda durou cerca de 30 minutos”, explica o internauta. Que protesta: “Isso é uma vergonha! Uma ambulância dessas, semi-intesiva, deveria estar dando assistência à população de Pirapemas e não transportando material de expediente”.

18 de maio de 2011

Notas rápidas!

Desembargador pede a CASSAÇÃO do prefeito já CASSADO por três vezes Rovélio.


Ontem à tarde no plenário do TER/MA mais uma vez foi feito o pedido de CASSAÇÃO do Prefeito de São Mateus do Maranhão FRANCISCO ROVÉLIO NUNES PESSOA/foto ao lado.
Fato curioso é que o mesmo desembargador que deu a última liminar para o CASSADO Rovélio, foi o mesmo que agora pede a CASSAÇÃO do já CASSADO por três vezes Rovélio, ou seja o próprio desembargado agora reconhece a roubalheira que as eleições de 2008, não esquecento que o Juiz Marco Aurélio foi afastado do processo, suspeito de conivência.
O Desembargador Juiz Sérgio Muniz pediu vista dos autos, mas mantendo o voto do Relator. O CASSADO Rovélio estava presente no julgamento e já estava preocupado e temeroso porque mais três votos é fim para ele, e dessa vez ele não escapa!

 Miltinho Aragã ladeado por amigos.

O pedido foi formulado pelo Relator Juiz MAGNO LINHARES que preferiu seu voto na base das provas empreitada pelo o advogado Dr. HAMILTON NOGUEIRA ARAGÃO (Miltinho Aragão) AIME-AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE MANDATO ELETIVO.
Lembrando que esse processo foi instruído pela Juíza ANA GABRIELA EWERTON FREITAS de São Luiz Gonzaga (a mesma que foi destratada pelo Rovélio assim que retornou ao cargo com liminar). Era de dá DÓ, presentes confirmam que o prefeito CASSADO lamentava a ausência de alguns poucos amigos para puder chorar suas mágoas. O julgamento deverá prosseguir ainda esse mês.


Presidente da Câmara de Vereadores vai à justiça contra  vereador Joãozinho Pontual.
O Presidente da Câmara de vereadores de São Mateus Vereador Antonio Carlos Montelo vem a público esclarecer que as denúncias publicadas em um certa página eletrônica pelo Vereador Joãozinho Pontual (o mesmo que ameaçou processar Jônatas Carlos administrador do Blogue SÃO MATEUS EM OFF, reveja aqui) são simplesmente falsas e fantasiosas, para provar a veracidade dos fatos, o Presidente da Câmara Municipal Antonio Carlos apresentou ao Jornal Regional, todos os comprovantes de pagamento do INSS de todos os funcionários e vereadores, desde o primeiro dia de seu mandato até a data de hoje.
Foto: Vereador Joãozinho Pontual e Antonio Carlos
  
Conforme cópias em anexo a esta matéria, Antonio Carlos afirmou anda que as mesmas estão à disposição de qualquer cidadão, inclusive o vereador que desesperadamente acusou o presidente daquela casa, para serem verificadas. De fato as denúncias do Vereador Pontual são improcedentes e o Presidente da Câmara Vereador Antonio Carlos irá à justiça para provar qual é realmente o interesse do Vereador Pontual que até poucos dias dizia que o Vereador ANTONIO CARLOS era o melhor Presidente de Câmara da historia de São Mateus e que até por isso votou nele por três vezes conforme relato do Presidente.



P. S.: Caro leitor, na minha análise, o vereador Joãozinho Pontual não sabe nem o que quer da vida, durante as eleições de 2008, bem atrás da escola Augusto Barros, o mesmo me ofereceu um presente financeiro caso eu o apoiasse naquelas eleições, um dia depois da eleições, este mesmo vereador esteve na casa de Miltinho Aragão e chorando muito, mas muito mesmo que até soluçava em cima de um palanque, disse que não estava satisfeito com o resultado das eleições daquele ano, disse ainda que preferia ver Miltinho Aragão eleito prefeito do ele [Pontual] eleito vereador. Já em outra ocasião afirmou que o CASSADO por três vezes Rovélio é o melhor prefeitor da atualidade, ao proferir isso foi vaiado em plena sessão na câmara de vereadores ano passado.
Agora me digam: Dá pra confiar num sujeito desse?

Enquete tá bombando!
"Na sua opinião, qual vereador é mais atuante em São Mateus do Maranhão? É esta a pergunta que faço na enquete onde queremos saber a sua opinião.
Vocês nem imaginam o que está acontecendo nos bastidores em São Mateus, e num é que tem um certo vereador enloquecendo e quando uma hora vaga corre pro computador e está votando várias vezes ao dia nele próprio na enquete, diga-se de passagem, as eleições serão no próximo ano, mas o Edil já está irado para colocar no seu material de campanha que foi escolhido no Blog no SÃO MATEUS EM OFF como o vereador mais atuante de São Mateus. E mais engraçado é que o mesmo ainda colocou de plantão um fiel escoteiro para passar horas e horas numa lan house localizada num dos box do Terminal Rodoviário para dá vários votos na enquete a seu favor.
Que coisa hein? Pode um negócio desse!

Lá em Cantanhede, radialista está sendo ameaçado pelo Prefeito Cabão.
Temendo que as constantes ameaças que vem recebendo se concretizem, o radialista Antônio Carlos, apresentador do programa Dia-a-dia da Comunidade, na Rádio Alternativa de Cantanhede, solicitou audiência com o Secretário Adjunto da Segurança Pública, Laércio Costa, para comunicar o fato e pedir garantias de vida.
Segundo o denunciante os avisos foram feitos por funcionários da prefeitura, pessoas de confiança do prefeito. “Algumas ameaças aconteceram de forma indireta, disfarçada e outras três de forma escancarada, intimidadora, cara a cara”, ressaltou o radialista.
O denunciante disse que a insatisfação do prefeito decorre das denúncias que são feitas no programa que ele apresenta diariamente das do meio dia às 13 horas, na Rádio Alternativa, de Cantanhede.
Mais detalhes, clique aqui.

15 de maio de 2011

Com exclusividade, Ribamar Oliveira fala ao blog SÃO MATEUS EM OFF.

Por Jônatas Carlos

Durante a entrevista Ribamar Oliveira confirma sua pré-candidatura para as eleições municipais de 2012.


Ele que é filho da Sra. Doralice Cosme Nascimento e do Sr. José Martins de Moura, vindo desta família humilde Ribamar Oliveira, que com esforço se tornou produtor de eventos, radialista por formação, tornou-se conhecido na cidade e em toda a região por realizar grandes eventos culturais em nossa cidade com a participação das maiores bandas de forró do Nordeste, colocando São Mateus na rota turística da Região do Médio Mearim e do Estado Maranhão.

A segui a entrevista que Ribamar Oliveira concedeu ao blogue SÃO MATEUS EM OFF


Ribamar, na sua opinião qual a importância da juventude no processo político de nossa cidade?
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a você Jonatas, por abrir este espaço no Blogue SÃO MATEUS EM OFF para que possamos difundir nossas idéias, para mim é uma satisfação ser leitor desta página eletrônica. Em resposta a tua pergunta, posso afirmar que a juventude tem uma fundamental importância seja em qual o processo, e se falando em política tem uma importância maior ainda.
Mais que isso seja de fato uma realidade, temos que acreditar na juventude, ou melhor, nós jovens temos que acreditar em nós mesmos, infelizmente em nossa cidade ainda é muito carente de incentivo na área do esporte, educação, emprego, para te falar a verdade o único espaço que a juventude tem garantido é nas Igrejas evangélicas e na Igreja Católica. Já podemos observar que já muitos empresários jovens em nossa cidade e isso já demonstram a sua capacidade, porém na política ainda não temos nenhum fato.

Como você analisa a atual política de São Mateus?
Uma política acirrada, só pra se ter uma idéia, já são mais ou menos 13 pré-candidatos a prefeitos em São Mateus, uns forasteiros outros mais próximos da gente. Temos que ter o cuidado dem analisar o perfil de cada um para que possamos saber se os que se candidatam estão querendo resolver os problemas de nossa cidade que não são poucos ou se querem simplesmente se apossar da vaca leiteira [prefeitura]. Nossa cidade, infelizmente tenho que admitir, está numa situação triste, creio que muito já foi feito na administração do atual prefeito, mais é preciso muito mais.

É sabido por muitos que você é pré-candidato a vereador, porque tens este desejo?
Olha Jonatas, desde pequeno sinto um gosto por política, digo até que a política corre no meu sangue, no início meus pais até brigavam comigo, mas viram que não tinha jeito e começaram a me apoiar, deixando seguir o meu gosto.
Minha vontade política aumentou a partir do governo da Dra. Ana. Na verdade tudo o que somos e temos é fruto de uma política, porém sou daqueles que acredita que há um micróbio na política em nossa cidade, de que são os mesmo que são eleitos em todas as eleições, não há renovação alguma e quando tem nos frustra em alguns casos, como candidato a vereador, quero romper este mito de o jovem não ter espaço. Acredito na renovação do legislativo em nossa cidade e por isso me lanço ao desafio de entrar na política através do PT do B, partido ao qual sou filiado pela porta da frente e não no obscuro por onde muitos aí entraram, porque se não tivermos o gosto pela política, abriremos espaços para a perpetuação dos corruptos.

Que mensagem você deixa aos leitores deste blogue?
Que continuem acessando e contribuindo com ele, afinal em muito Jonatas, você através desta página já contribuiu e ainda contribui com a nossa cidade, inclusive nos momentos em que não estou na cidade foi e é nas muitas das vezes o único meio que consigo informações de um modo em geral da nossa São Mateus e agora podemos presenciar o potencial desta ferramenta com o surgimento de outros blogues, o que demonstra a força que um blog tem. É verdade que você é um pouco crítico, as vezes concordo, as vezes discordo, mas o importante é que você não se envergonha e o que é melhor não tem medo de mostrar a sua visão, fato que muitos não sabem fazer, que é mostrar o rosto independentemente das criticas que forem surgir. E você que esta acessando o blogue SÃO MATEUS EM OFF, não deixe de acessar, comentar e divulgar este meio de comunicação. Obrigado pelo espaço e espero poder contribuir para o sucesso deste espaço. E desde já já peço a você leitor o apoio a Ribamar Oliveira.

14 de maio de 2011

Direção estadual do PSB confirma a candidatura de Miltinho Aragão para as eleições de 2012 em São Mateus.

Para aqueles que ficam de plantão pelas ruas de São Mateus dizendo que MILTINHO ARAGÃO não seria candidato nas próximas eleições, quebrou a cara, em uma reunião do PSB sob a discussão sobre a presidência do partido ficou decidido os pré-candidatos a prefeito para 2012. 
O presidente do PSB estadual, ex-deputado federal José Antonio Almeida,/ foto: ao centro da mesa afirmou no ultimo dia 11, que os pré-candidatos à direção estadual da legenda, deputados estadual Marcelo Tavares e deputado federal Ribamar Alves, em nome da unidade e da não antecipação do processo sucessório, retiraram suas candidaturas na reunião realizada na última segunda-feira (09), que contou também com a participação do deputado Luciano Leitoa e do ex-deputado estadual Domingos Paz.
Segundo José Antonio, prevaleceu o bom senso e a compreensão de que o momento é de o PSB concentrar seus esforços na discussão e elaboração de seu projeto político eleitoral e na organização partidária. “Temos boas perspectivas de concorrer às eleições municipais do próximo ano com candidaturas próprias em importantes municípios.”, revelou.
Além das candidaturas já praticamente definidas, como ocorrerá em Santa Inês (com Ribamar Alves), em Timon (com Luciano Leitoa), em São Mateus do Maranhão (com Miltinho Aragão/ foto acima), Almeida disse que muitos outros municípios importantes do Estado poderão ter candidatos a prefeito do PSB.
Para José Antonio, o PSB tem quadros e lideranças com potencial para disputar as eleições municipais de 2012 como também existem muitos políticos de expressão que estão cogitando ingressar na legenda. “A hora é de planejar as eleições municipais. A eleição para renovação da direção estadual é conseqüência natural da agenda positiva que temos que cumprir – que contempla a organização dos congressos municipais que renovarão as direções municipais socialistas”, explicou José Antonio Almeida.

10 de maio de 2011

Homem é assassinado com três tiros em São Mateus

Nas primeiras horas da manha desta terça-feira, mas precisamente as 8h45min. nas proximidades do Clube Aquarius, foi alvejado com três tiros os Sr. Ivaldo Silva Azevedo, 46 anos, o mesmo era conhecido na cidade por moto branca, segundo populares o mesmo se encontrava numa área onde ficavam algumas cabeças de gados de sua propriedade. 
Informações dão conta de que os criminosos chegaram de bicicleta e sem mais nem menos começaram a execução, os criminosos até agora não identificados fugiram levando a moto da vítima e alguns pertences.
Pelas características do evento a Polícia Civil trabalha em sua investigação com a possibilidade de que o crime tenha sido encomenda.
São Mateus a cada dia que passa vai perdendo o previlégio de uma cidade calca o que de fato assusta a nossa população que fica refém da criminalidade.
É mais um caso para que o delegado de polícia Sr. Herinque juntamente com sua equipe de investigadores possa solucionar.
Qualquer informações sobre os suspeitos deveram ser encaminhadas a Polícia Civil ou Militar de São Mateus pelo fones: 3639-1777 Del. de Polícia e 8142-1918 Viatura Policial.

DIA DAS MÃES: RUA DA PALMEIARA EM FESTA!


Por Ciro Di França

Como o prefeito CASSADO não faz mais festa para mães, elas própria fizeram. Em clima de confraternização, amigos se reúnem na Rua da Palmeira para festejar o dia das mães.  Com muitos bolos, comidas e presentes, as mães de São Mateus especialmente da Rua da Palmeira viveram o dia mais importante de suas vidas juntos aos amigos filhos e netos.

As mães ganharam presentes em uma brincadeira de amiga oculta, na qual homenageavam entre si com palavras de amizades e apreço. Um convidado muito especial participou dessa brilhante festa, o advogado Miltinho Aragão, que levou o seu apoio e carinho a todas as mães presentes. A festa foi organizada pelos próprios moradores do bairro sob a direção do senhor Bedê e amigos que fizeram toda a decoração da festa, depois das entregas dos presentes todos e todas saborearam deliciosas comidas e muitas frutas. Parabéns todas as mães da Rua da Palmeira, parabéns todas as mães de São Mateus. 

Convidado para participar da festa do dia das Mães na Rua da palmeira, Miltinho Aragão participou do sorteio dos presentes para as mães. Sua presença foi muito festejada no evento, senhoras, senhores e a juventude que ali estavam para abraçá-lo. Em sua fala para as mães de São Mateus e da Rua da Palmeira, Miltinho destacou a importância das mães na vida de todos nós. Depois Miltinho agradeceu a todos e disse da felicidade de participar da festa. 


9 de maio de 2011

Se correr o bixo pega e se ficar o bixo pega do mesmo jeito!

Lula é o chefe do mensalão, segundo nova denúncia.

Do Portal Uol:

No último dia 17 de abril, o procurador da República Manoel Pastana encaminhou ao procurador geral da República representação em que responsabiliza o ex-presidente pela existência do mensalão.

Ao fazer a investigação e elaborar a peça acusatória que baseia a ação penal sobre o mensalão, que tramita no Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria Geral da República livrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de responsabilidade sobre os fatos que marcaram o seu primeiro mandato.
 
O procurador da República no Rio Grande do Sul Manoel Pastana, no entanto, agora quer modificar essa situação. No dia 17 de abril, ele encaminhou ao procurador geral da República, Roberto Gurgel, uma representação em que pede a responsabilização criminal de Lula pela existência do mensalão. O Congresso em Foco teve acesso exclusivo à representação.

Para Pastana, há provas da responsabilidade do ex-presidente na montagem do esquema de captação e distribuição de recursos para aliados que ficou conhecido como mensalão. A assessoria de Lula foi procurada, mas não prestou nenhum esclarecimento à reportagem do Congresso em Foco. As provas, segundo Pastana, vêm de um conjunto de acontecimentos e atos do governo Lula iniciados em setembro de 2003, que se estenderam até setembro de 2004. Nesse período, o governo criou as condições para o BMG – banco por onde circulou o dinheiro do mensalão, pelas contas do publicitário Marcos Valério de Souza – administrar crédito consignado para aposentados da Previdência, faturando R$ 3 bilhões.

7 de maio de 2011

Nova enquete no AR.

Olá leitor do Blogue SÃO MATEUS EM OFF, a pedido, coloco no ar a nova enquete, de opinão pública onde pergutamos: Na sua opinião, qual vereador é mais atuante de São Mateus do Maranhão?
Clique em cima da imagem para visualizar melhor

Participe, dê sua opinião e comente a enquete após dá seu voto, a enquete será finalizada no dia 30 de julho, os três vereadores melhores colocados na votação da enquete receberão deste blog um certificado de honra.
A enquete não tem valor científico. Porém tem a intensão de mostrar a mobilização dos leitores deste blogue no que diz respeito a atuação dos Edis em nossa cidade como a câmara municipal num todo.

Fidel diz que assassinato de Bin Laden foi um ato repulsivo

Do blog do Robert Lobato
Para o líder cubano, a morte de Osama multiplicará o ódio e a vingança contra o povo dos Estados Unidos ao invés de protegê-lo.

“Os Estados Unidos violaaram as leis desse país muçulmano, ofenderam “sua dignidade nacional” e “ultrajaram suas tradições religiosas” (Fidel Castro)
Fidel Castro: "o assassinato de um ser humano desarmado
e cercado de familiares constitui um fato repulsivo"

Havana – O líder cubano Fidel Castro classificou a morte de Osama Bin Laden como um “assassinato repulsivo”, que multiplicará o ódio e a vingança contra o povo dos Estados Unidos ao invés de protegê-lo, em mais um artigo publicado na imprensa local.
“Quaisquer que fossem os atos atribuídos a Bin Laden, o assassinato de um ser humano desarmado e cercado de familiares constitui um fato repulsivo”, assinalou o ex-presidente.
Fidel advertiu que, depois da “euforia inicial” pela morte de Bin Laden, o povo americano “acabará criticando os métodos que, longe de proteger os cidadãos, acabam multiplicando os sentimentos de ódio e vingança contra eles”.
“Assassiná-lo e enviá-los para as profundezas do mar demonstra temor e insegurança, o que o converte num personagem muito mais perigoso”, expressou o ex-governante.
Em seu artigo “O assassinato de Osama Bin Laden”, também destacou que o presidente Barack Obama “não tem como ocultar que Osama foi executado na presença de seus filhos e esposas”.
“Como impedirá agora que as mulheres e os filhos da pessoa executada sm lei nem julgamento expliquem o ocorrido, e as imagens sejam transmitidas ao mundo?”, questionou.