6 de março de 2011

Notas Rápidas

Morre companheiro de Che Guevara

O argentino Alberto Granado, que há meio século acompanhou Ernesto "Che" Guevara em uma viagem pela América Latina que inspirou o filme "Diários de Motocicleta", morreu neste sábado, 5, em Cuba aos 88 anos.

A televisão estatal cubana disse que suas cinzas seriam esparzidas na Argentina, em Cuba e na Venezuela. A viagem empreendida em 1951 com Granado no comando de uma moto britânica Norton caindo aos pedaços despertou em Guevara uma inquietude social que, segundo se conta, o levou a se envolver anos mais tarde na guerrilha de Fidel Castro.
Guevara acabou se convertendo em um dos principais chefes do movimento armado que derrotou o ditador cubano Fulgencio Batista, em 1959. O guerrilheiro argentino morreu em 1967 enquanto tentava criar una guerrilha na Bolívia.
O filme "Diários de Motocicleta", dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles, se baseia em parte no livro de memórias de Granado "Com Che pela América do Sul." Granado, bioquímico de profissão, havia chegado a Cuba em 1961, convidado por seu amigo de adolescência, e nunca foi embora.

Fonte: Reuters

O descaso de Roseana Sarney
Os municípios de Pedreiras, São Luiz Gonzaga do Maranhão, Trizidela do Vale, Bacabal e Peritoró são os municípios do Maranhão mais atingidos pelas chuvas. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas estejam desalojadas ou desabrigadas.
No entanto, para Roseana Sarney Murad isso é perfeitamente normal e “está tudo bem”. Em nota publicada nesta sexta-feira (04), no jornal da famiglia, O Estado do Maranhão, lemos: Trizidela do Vale está inundada, tudo bem: mas sempre foi assim e ninguém pode ser culpado por isso”. Se pro senador João Alberto, morar em casa de taipa é cultura, pra Roseana morar em baixo d´água é costume.
O que causa revolta e indignação, não é só  a verdade que assombra, o descaso que condena, a estupidez o que destrói, é saber que milhares de famílias continuarão sendo vítimas do pior governo da vida dos maranhenses e ninguém será punido por isso.


Nenhum comentário: