31 de março de 2011

O centésimo emprego de Seu Lelé Bristol um livro tipicamente saomateuense.

Por Jonatas Carlos
Foto: Clayton Ferreira [do blog EMPODERAMENTO, Nelin Vieira [autor do livro]
e Jônatas Carlos [editor do Blog SAO MATEUS EM OFF]


É um hábito meu ler bastante, não só sobre assuntos políticos, financeiros, sociais, mais sobre tudo, gosto muito de ler livros culturais, que tratam sobre a vida e/ou costumes de regiões e povo. Confesso que ao ler o Livro do mais ilustre filho de São Mateus do Maranhão, a quem tenho o orgulho de chamar de meu nobre colega Nelin Vieira, eu me encontro nos muitos contos citados no livro que me faz viajar nas histórias dos personagens de nossa cidade, muitos ainda vivo, outros já em outra vida, e ainda àqueles que nem existiram. A obra de Nelin é um meio caminho entre o real e a ficção,  o livro é de grande importância para a história cultural de nossa cidade, tendo em vista que nos últimos anos, somos bombardeados - quase que diariamente com notícias ruins para a cidade e principalmente, para o povo.
Nelim Vieira é o primeiro filho saomateuense a publicar um livro, mesmo ainda não ter tido o seu lançamento oficial em nossa cidade. Porém, o escritor que participou da IV Feira do Livro de São Luís, no ano passado onde lá, fez o lançamento de seu livro de contos O Centésimo emprego de Seu Lelé Bristol & outras histórias no espaço Casa do Escritor (Praça Maria Aragão, Centro Histórico de São Luis-MA), de fato não só o autor como o livro já são dignos de elogios.
O livro: "O centésimo emprego de Seu Lelé Bristol", é uma reunião de quinze contos, onde o autor Nelin Vieira mistura o real e o imaginário de sua visão cosmogômica da aldeia natal - São Mateus do Maranhão. Com humor e graça ele reinventa a realidade como base para sua ficção. Assim, nasceu Seu Lelé Bristol, o professor de banjo do papa Bento XVI; Mestre Fumaça, o fazedor de lamparinas que morreu de infarto na véspera da chegada da energia elétrica em sua cidade; Sol-Hidramix, o criador de nomes; o inventor do Forró-Fila, Dissulino Guabiraba Cabeça de Tiu e o Toinho Panqueca, que sofreu uma queimadura de 3º grau, ao insistir em limpar o ouvido com o palito de fósforo, do lado da cabeça.
Mais que a crônica de uma geração de sua terra natal, Nelin faz-se repórter dos personagens - reais e imaginários - que vivem em busca de um autor, como é o caso da doméstica Almerinda Alves da Costa, da pensão onde o autor morou, que foi rebatizada como "socióloga russa Almerinda Sakharov Aragão", e que gostava de pedir para lhe ajudar a escrever cartas e mais cartas para seu ídolo, o cantor Roberto Carlos.

O AUTOR Nelin Vieira/foto é formado em Comunicação Social pela UniCEUMA e pós-graduado em Jornalismo Cultural pela UFMA e tem colaborado com os principais jornais e revistas do Maranhão. Foi juiz do Tribunal Regional do Trabalho, representante dos trabalhadores, e é presidente do Sindicato dos Securitários do Estado do Maranhão, membro da Federação Nacional dos Securitários–FENESPIC, da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito–CONTEC e da União Geral dos Trabalhadores–UGT.

Eu já tenho o livro, aproveite e compre o seu! O livro, está à venda em São Mateus nos seguintes pontos: Panificadora São Mateus, Comércio do Prof. Manoel Vieira, Salão Scorpion, Frigorifico Zezinho, Comércio do Sr. João do Coco, Churrascaria do Posto São Domingos (com a Sônia), Papelaria do vereador Toinho Chaves, Antonio Miranda - presidente do PC do B na Timbauba, Marquinho da Ilnete  e Beto do carro de Som.

Qual a sua opinião sobre o livro do escritor saomateuense Nelin Vieira? Leia o livro e participe da enquete neste blog.

30 de março de 2011

Promotor de Justiça da comarca de São Mateus concede entrevista ao Jornal Regional

O Jornal Regional MA entrevistou o promotor Dr Clodomir Bandeira Lima Neto Titular das comarcas de São Mateus do Maranhão e Alto Alegre do Maranhão.
Com exclusividade numa série de reportagens gravadas com informações de interesse público da cidade de São Mateus e Alto Alegre do Maranhão que será transcritas e apresentada apartir desta semana neste Blog, são assuntos da máxima importância como:
  • A contratação ilegal de funcionários;
  • Concurso público de Alto Alegre;
  • Prestação de contas dos municípios;
  • Locação de imóveis aos municípios;
  • Situação do matadouro municipal ;
  • Farmácia Básica fechada;
  • Falta de atendimento nos hospitais;
  • Parceria do judiciário e MP para julgamento e agilidade nos processos de crimes hediondos e contra a vida;
E hoje iniciamos a série de entrevista com o tema:

Propaganda eleitoral extemporânea

Jornal Regional: Dr. Clodomir qual a orientação que o Ministério Publico tem a respeito das entrevistas que vem acontecendo na emissora local e a sua publicação em informativos municipais de São Mateus?
Dr. CLODOMIRNa realidade não foi solicitado nada do Ministério Publico a respeito disso, o que foi conversado informalmente é que não há nenhum impedimento que pessoas de ENTREVISTAS na TV ou rádio, a imprensa é livre no pais, para que qualquer pessoa de entrevista e possa expressar sua OPINIÃO sobre qualquer Atividade que exerça ou pretensão que queira.
O QUE NÃO PODE ACONTECER É PROPAGANDA POLITICA FORA DO PRAZO DITO NA LEI, SÓ PODE FAZER PROPAGANDA POLITICA DEPOIS DO REGISTRO DA CANDIDATURA, ainda ta longe o registro de candidatura para prefeito do município.
O que temos OUVIDO FALAR é que esta havendo entrevistas na TV de pessoas que a “população” tem como pré-candidatos a prefeito de São Mateus, não há impedimento que essas pessoas dêem entrevistas, O QUE NÃO PODE FAZER NESSAS ENTREVISTAS É SE AUTO-PROMOVER, esse tipo de propaganda política é muito tênue, a interpretação que os tribunais dão a essas propaganda é mais política ainda.
É CONCIDERADA PROPAGANDA POLITICA A AUTO-PROMOÇÃO COM OBJETIVO A OBITENÇÃO DE VOTOS, ISSO É PROIBIDO, se estiver havendo nessas entrevistas AUTO-PROMOÇÃO PESSOAL com essa intenção e como as próximas eleições será somente a aproximadamente dois anos ISSO NÃO É PERMITIDO e também não é permitido ouvir somente um candidato ou lado, não para que elas façam auto-propaganda e sim expressar seus sentimentos de contentamento ou descontentamento com a atual gestão ou aspectos da vida social e ou política, o que não se pode fazer é auto-promoção coma intenção de votos ISSO É CRIME e pode gerar MULTAS ALTISSIMAS além da possibilidade de IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATURA por ABUSO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO.”
Jornal Regional: Obrigado pelo esclarecimento que a população merece;
DR. CLODOMIR: Eu que agradeço e o Ministério Público esta a disposição para tornar publico o que se fizer necessário.

P.S.: Stuart Jr. [diretor do jornal] - A população que assiste e grava os programas tem direito de saber o que é legal e não o que alguns pensam ser. Acompanhe e siga esse blog pois esse é seu espaço de conhecimento sem partidarismo, e respondendo a uma “agulhada” vamos ver quem esta na folha de pagamento do município e quem tem crédito com a população).

Secretaria de SP: 'Por que o Alencar e não o Sarney?'

Do: blog do Josias de Souza
Nas pegadas da morte do ex-vice-presidete José Alencar, a secretária de Cultura do governo de São Paulo levou ao twitter o seguinte comentário:
"PQ foi o José Alencar e não o #Sarney?".
A frase foi rapidamente removida. Porém, antes de expurgado, o cometários correu a web. Foi “retuitada”, como se diz, por incontáveis internautas.
Consumado o constrangimento, a secretaria vinculada ao governo tucano de Geraldo Alckmin viu-se compelida a pedir desculpas.
Veiculou no mesmo microblog o seguinte texto:
"Mensagem postada indevidamente no nosso perfil não reflete a posição oficial da Secretaria. Lamentamos o ocorrido" (veja lá no rodapé).
É a segunda vez que José Sarney (PMDB-AP), tetrapresidente do Senado, é brindado com mensagens tóxicas em microblogs oficiais.
No mês passado, uma funcionária terceirazada do STF valeu-se da aposentadoria do jogador Ronaldo para indagar no twitter do tribunal:
"Ouvi por aí: 'agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?'."
Presidente do Supremo, Cezar Peluzo tocou o telefone para Sarney. Desculpou-se. Ouviu dele pedido para que não punisse a funcionária.
Peluzo fez ouvidos moucos para o apelo, mandou dispensar a autora do chiste e divulgou nota de esclarecimento.
Não há, por ora, notícia de telefonema de Alckmin para Sarney.

29 de março de 2011

Saomateuense conta como estão os brasileiros lá no Japão após catástrofre.

Do blogue EMPODERAMENTO
 
Escrito por Irany Marques Queiroz [foto], uma saomateuenses que vive no Japão, eviado por e-mail.

Em meio à catástrofe, muitas são as famílias brasileiras preocupadas com filhos, maridos e mulheres que moram ou estão visitando o Japão. Há 06 anos na terra do sol nascente, A Maranhense Irany Marques Queiroz convive diariamente com pequenos tremores de terra. Mas o da última sexta-feira 11 de março de 2011 as 2.46 hs da tarde, foi o mais forte que já enfrentou.
— Estou longe da área mais afetada, mas, mesmo assim, sentimos bastante. É como se tivesse acontecido em Fortaleza e o Maranhão também fosse atingido. Aqui ficamos sem comunicação e sem transporte. Só consegui falar com minha família pelo Skype — Ela mora na cidade de Atsugi, a 40 quilômetros de Tóquio.
Durante os tremores mais fortes, Irany teve que sair de casa três vezes. Ela lembra que a orientação pelos alto-falantes da cidade era de que, se o terremoto continuasse, os moradores deveriam procurar os abrigos pré-definidos pelo governo japonês:
— Quando você vem morar aqui se registra na prefeitura e recebe um manual com todos os pontos de refúgio em caso de catástrofes. Mas as pessoas ficaram com muito medo. Correram para os supermercados e limparam as prateleiras.
Irany afirma que todos os jornais do Japão só falam da catástrofe e que o país já começa a se organizar:
— As linhas telefônicas já foram restabelecidas e nas áreas menos afetadas o transporte está normalizado. O Japão é muito preparado e se reconstrói rapidamente.
Sobre um possível trauma e planos de voltar ao Brasil depois do susto, Irany afirma que durante os momentos mais tensos pensa na possibilidade, mas depois volta à rotina.
— Sempre que acontecem terremotos mais graves penso na hora em voltar, que não preciso passar por isso. Mas depois, tudo se acalma e fico. Estou bem estabelecido aqui. Quero voltar para o Brasil, mas acho que ainda não é a hora — justifica.

O povo Japonês é muito honesto, respeita as dificuldades que todos estão tendo e procuram ajudar e não roubar.
Nos mercados houve filas quilométricas e todos esperam pacificamente por sua vez, todos estão doando e ajudando de alguma forma, tanto Brasileiros como Japoneses.
A Solidariedade é incrível e emocionante.
Sabe, quando eu cheguei aqui no Japão eu estranhei tudo, mas tudo mesmo, comida, roupa, cultura, até o céu pra mim era diferente, mas hoje eu digo que aprendi a amar esse país. Amo de uma forma incondicional, porque o Japão é um exemplo pra mim, desde a inocência, a disciplina, a eficiência em administrar, a educação que o povo recebe, a independência que eles ensinam já no maternal pras crianças, a eficiência dos lugares e a tomada de decisão rápida, a pontualidade em tudo. Se tem um país pra mim que seria modelo mundialmente, seria o Japão, acho que todos os outros países deveriam se espelhar nele. infelizmente não posso morar aqui pra sempre, porque minha família está no Brasil, mas se estivessem aqui, com toda certeza o Japão seria o país que guardaria minhas cinzas.

Gente, muitas notícias que está passando no Brasil não é verídico, a mídia aí é muito sensacionalista. E fizeram muitas famílias  se desesperarem no Brasil à toa, minha mãe e filhos foram vítimas disso.
 Muitos brasileiros estão indo embora, ora, por enquanto não há motivo pra tanto desespero.... É muito triste e lamentável as mortes, mas isso foi um desastre natural que nada podíamos fazer, no Brasil se brincar o Carnaval mata mais pessoas do que esse desastre matou aqui.

28 de março de 2011

Com rombo de R$ 75,4 milhões, MA é o campeão em verba desviada do SUS

Deu no O Globo

Criado em 1990 para assegurar o pleno atendimento médico-hospitalar à população, o Sistema Único de Saúde (SUS) transformou-se no tesouro mais nobre e vulnerável do orçamento público brasileiro. Recursos bilionários e pulverizados são desviados de hospitais, clínicas credenciadas e unidades de saúde.
Investigações administrativas do Ministério da Saúde e da Controladoria Geral da União, concluídas entre 2007 e 2010, apontaram desvios de R$ 662,2 milhões no Fundo Nacional de Saúde. As fraudes incluem compras e pagamentos irregulares, superfaturamentos, desperdício com construção de hospitais que não funcionam e até contratação de um mesmo médico para 17 lugares ao mesmo tempo.
O campeão em desvios foi o Maranhão, com um buraco de R$ 75,4 milhões. No estado governado por Roseana Sarney (PMDB) as investigações concluídas e encaminhadas ao Tribunal de Contas da União em 2010 totalizam dívida com o SUS de R$ 75,4 milhões.
O estado, coroado com um dos piores e mais desestruturados sistemas públicos de saúde, acumula as três maiores cobranças por desvio em 2010. Uma delas é de R$ 3,6 milhões, e os responsáveis seriam os ex-gestores da cidade de Raposa, na região metropolitana de São Luís. Só agora, o TCU tomará pé de irregularidades cometidas entre 1999 e 2004, quando foram pagos 615 cheques para empresas inexistentes e com endereços falsos ou para saldar procedimentos do SUS não comprovados.

27 de março de 2011

Porque escorder os escândalos em São Mateus do Maranhão?


É lamentável a situação de nossa cidade, parece que tudo parou no tempo, e o pior, ninguém faz nada, pelo menos é o que parece, é como vi escrito num certo jornal local, o prefeito tem a maioria dos vereadores no município. Mesmo não sendo a razão, isso já é um fato, para tal situação.
Dei um rápido giro por algumas ruas de nossa cidade, vi muita lama, lixo, mato e até animais mortos espalhados pelas vias públicas, o asfalto até que está chegando a algumas ruas, mas com a qualidade SORRISAL, foi só passar o primeiro caminhão, ou ter caído a primeira chuva que tudo ficou como antes. A segurança na cidade, já não é mais aquela de se orgulhar e de se dar méritos a delegado ou policiais, é roubo a ‘torto e a direita’ em todos os cantos da cidade e é claro, com as deficiências estruturais que o Estado disponibiliza aos policiais, é claro que combater tanta bandidagem se torna mais difícil ainda.
Uma coisa engraçada é que fiz questão de passear nas ruas que moram os principais rabos de saia do prefeito, aqueles que têm os cargos de chefia em nossa cidade, são casas, cada vez mais luxuosas, enquanto nossa cidade sofre com o desprezo e bandalheira. As obras executadas pela prefeitura já viraram piadas para os populares, toda obra iniciada pelo prefeito é certo a NÃO conclusão das mesmas, a mais recente é a ‘PRAÇA DOS TÚMULOS’, localizada próximo ao Terminal Rodoviário da cidade, às margens da BR 135.
A Av. Piqui já é conhecida como Tábua de Pirulito, e haja paciência para trafegar por esta importante avenida. Em algumas ruas onde recentemente foram asfaltada, nas laterais foram construída uma calçada que somente com o peso do pedestre, já está se deteriorando, agora imagine você a qualidade do material utilizado nestas obras, quer dizer o Governo Federal manda dinheiro para que seja de excelente qualidade, mas você sabe, como é que é, desvia daqui, desvia dali e o que sobra é o que se vê.
Pra piorar de vez, uma emissora local, talvez, para tentar ajudar o prefeito a desviar a atenção da população dos escândalos que estão acontecendo por baixo do tapete [penso que incialmente não seja a intenção dos funcionários da emissora] começou a vincular umas entrevistas com os possíveis candidatos a prefeito de nossa cidade, porém o que está acontecendo não é simplemente uma entrevista de pré-candidatos, o que não é de fato proibido e sim campanha antecipada, haja vista que já ouve entrevistado dizendo que é apoiado por tal governadora, outro, que é o candidato do prefeito e por aí vai, parece ser piada, já teve entrevistado falando de ter toda a certeza de ser eleito, o fato é que a eleição é só daqui a 19 meses.
Eventuais abusos e excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio
de comunicação, serão apurados e punidos nos termos do art. 22 da Lei Complementar nº 64/90, sem prejuízo da representação a que alude o art. 96 da Lei nº 9.504/97. [Parágrafo único da Resolução nº 22.718, de 28.2.2008]
Quem avisa amigo é, cuidado para os pré-candidatos “já eleitos” não serem impugnados por propaganda antecipada.
Não seria melhor que a emissora entrevistasse o  atual prefeito pra se ter a resposta porque as obras que se iniciaram em 2007 até hoje não foram concluídas? Porque a Farmácia Básica, só funciona meio período? Porque no Hospital Municipal médico sai pro almoço meio-dia e só retorna após as 14h como aconteceu nesta ultima sexta-feira [25/03]? Porque nenhuma campanha contra a dengue está sendo desenvolvida no município? Porque o esporte na cidade virou mérito de vereadores que quando querem se promover fazem torneio ao invéis da Prefeitura tomar a iniciativa, pois há verbas para isto? Porque no Estádio Municipal nunca foram colocados os refletores de iluminação? Porque o semitério central nunca foi interditado e outro local providenciado para os futuros sepultamentos? Faça você também uma reflexão a respeito.

Blog desenvolve enquete de opinião pública
Este blogue esta com um enquete em que pegunto: Qual a sua avaliação para o atual governo do Prefeito CASSADO Rovélio? A enquete não tem valor científico. Porém tem a intensão de mostrar a mobilização dos leitores deste blogue. O levantamento será encerrado nos próximos dias, vote e dê sua opinião.
RESULTADO PACIAL da enquete:
Péssimo 74,60%
Ruim 3,97%
Regular 0,79%
Bom 6,35%
Ótimo 14,29%

P.S: Resultado dos votos computados até as 16h38min. de hoje [27/03/2011].

Atualizado às 11h8min. de 28 de março de 2011.

22 de março de 2011

NOTA AO LEITOR

Durante toda esta semana este blog ficará sem atualizações. Tive que vim as pressas para o Maranhão, tendo em vista que minha vó falesceu no ultimo domingo [20/03] e vim juntamente com um tio, para participar do funeral.
Saudações e agradeço a todos aqueles que pude abraçar num momento difícil de nossa família.

17 de março de 2011

Juiz que teve passagem pela comarca de São Mateus é afastado pelo CNJ.

Por Jônatas Carlos

Quando eu era criança já ouvia de minha vó, "fazer coisas errada pode te complicar mais tarde meu filho".

Que bom que mais um juiz maranhense foi alvo do CNJ - Conselho Nacional de Justiça, desta vez foi afastado das funções, o juiz Nemias Nunes de Carvalho [foto], este passou por São Mateus e fez estragos. Parece que São Mateus não dá muita sorte para alguns magistrados.
Além do afastamento do Juiz Nemias, o CNJ solicitou através de ofício que a OAB nacional e maranhense abra procedimentos de investigação contra dois advogados, que por coincidência são filhos do Juiz Nemias, são eles Saulo Nunes e Poliana Vaz.
Para quem não tem conhecimentos mais precisos sobre o Juiz Nemias, enquanto este  assumiu a comarca de São Mateus do Maranhão, dentre outros, se envolveu no processo que inocentou o Português de dois assasinatos e na revogação da prisão da Lenni, esposa do Sr. Camilo, assasinado a golpes de foice enquanto dormia na casa da fazenda. O Juiz Nemias posteriormente apareceu proprietário de metade das terras do falecido [Camilo] Estranho, você não acha? Em julho do ano passado o Juiz Nemias, se achando o dono da lei e do mundo, conseguiu censurar uma reportagem do jornalista Itevaldo Júnior [veja aqui] o motivo da censura foi pelo fato do jornalista ter publicado uma matéria informando detalhes sobre o fato do juiz ter se tornado dono da metade das terras do falecido em São Mateus. Nemias Carvalho é o quinto juiz do Maranhão afastado das funções pelo conselho desde o ano passado.
Durante o julgamento do juiz Nemias no CNJ, um dos conselheiros chegou a afirmar que a lesão causada pelo juiz foi maior que a que o Banco Santos causaria. Com a decisão, o juiz não voltará mais a suas funções de juiz.
Quem será a próxima vítima do CNJ? Não me venha dizer que será outro juiz que tenha passagem pela comarca de São Mateus, apesar de já haver evidências! Contra o atual Juiz de São Mateus Dr. Marco Aurélio, há um processo que tramita no CNJ e a qualquer momento poderá sair o julgamento.
Enquanto isso, o Maranhão é o Estado campeão em juízes afastado no Brasil por corrupção e outras 'coisitas' em função do cargo. Mais um título de campeão para o nosso Estado.

13 de março de 2011

São Mateus uma cidade abandonada!


São Mateus a cada dia que passa se torna uma cidade irreconhecível, até mesmo por aqueles moradores mais antigos, nunca na história deste atual desgoverno, se viu tanto descaso e falta de respeito com a população, ou melhor, com o dinheiro público. Para entender toda essa paranóia, não se assustem se em breve a Polícia Federal bater nas porta de alguns “figurões de colarinho branco” de nossa cidade e os tirá-los algemados de dentro de suas casas ou empresas. Prova disso foi uma nota, contendo anotações de dois litros de óleo para um mototaxista que trabalha em frente ao Hospital Municipal na época das eleições estaduais de 2010, assinada por um funcionário, que ocupa cargo de confiança na Prefeitura de São Mateus, segundo o mototaxista, com a nota em mãos,o mesmo deveria se dirigir até o Auto Posto São Domigos para receber o produto.
Os buracos vêm tomando conta das ruas e avenidas de São Mateus - MA e exigindo cuidado e paciência dos moradores, motoristas e pedestres.
De fato não há aquela rua ou avenida mais castigada pela falta de infra-estrutura, e sim, diversas ruas quase que intrafegável  e outras já interditadas, não só pelos buracos e crateras abertas na via, mas pelo lixo, pelo mato e pela lama que tomam conta. Um exemplo desta situação pode ser observado ao longo da avenida piqui, rua da Granja, Quiçaú e outras.
É como disse o vereador Sebastião Nina [da base governista] certa vez: numa entrevista "São Mateus está do jeito que está graças ao Prefeito Rovélio".


Com as chuvas São Mateus entrou num verdadeiro caos, o prefeito já está com a velha desculpas, só iremos fazar alguma coisas após o inverno, o pior é que no verão nada é feito. A onda agora é andar usando botas pelas ruas e avendas de São Mateus.
Diversos fornecedores da prefeitura já conta com repasse atrasados além de algumas instituições nao governamentais estarem fechando as portas devido falta de repasse de recursos da prefeitura. Um caso claro de desvio do dinheiro público é a compra dos Transportes Escolares, ano passado a prefeitura recebeu do Governo Federal, recursos para adquirir dois veículos, no entanto só apareceu um na cidade até agora. Enquanto isso vemos desfilar na cidade, vans, coletivos e micro-ônibus de terceiros, como aluguéis até hoje não revelados a população, para que possamos saber de fato, quanto está sendo pago e quando está sendo colocado na folha de pagamento da prefeitura, é aquela coisa, eu te pago tando e comprovo outro tanto.

Como o prefeito CASSADO conta com a maioria da bancada de vereadores, sendo 7 no total, está desta forma livre para cometer os maiores abusos com o dinheiro público, que vão deste compras de fazendas, apartamento em S. Luis, carros do ano para seus familiares, até suborno para alguns vereadores. Talvez seja por isso que durante uma seção o vereador Joaozinho Pontual  [antigo rival e agora amiguíssimo do prefeito CASSADO Rovélio] afirmou que o prefeito CASSADO é o melhor prefeito que São Mateus já teve.

Enquanto isso a cidade convive com um cenário de obras inacabadas ainda do ano de 2007, como é o caso do calçamento da Rua São Benedito, onde os moradores já colocaram até placa alertando a existência de ''tubarões'' nas piscinas naturais formadas ao longo da rua, já em outras partes da cidade, os moradores já fazem gozações de que também há existências de jacarés.

12 de março de 2011

Ministro da Saúde cobra da governadora Roseana Sarney os 72 hospitais.

Do blog do Robert Lobato

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cobrou a entrega dos 72 hospitais prometida pela governadora Roseana Sarney durante a campanha de 2010.
 
A cobrança do ministro foi feita na internet através da sua página no Facebook. Eis o texto: “A governadora do Maranhão prometeu, durante a campanha eleitoral de 2010, construir e entregar 72 hospitais, mas até agora a promessa não foi cumprida. Tá na hora, governadora.”

As declarações de Padilha ganharam repercussão no meio político, e muitos observadores acreditam que o ministro da Saúde não faria as tais declarações sem o consentimento da presidente Dilma Rousseff.

10 de março de 2011

Helton John confessa crime após ser preso.


A Polícia Civil prendeu, Helton John dos Santos, 33 anos,  o traficante e réu confesso do duplo hocídio ocorrido no ultimo dia 7/02, na Vila Brasil, região periférica de São Mateus do Maranhão, numa minuciosa investigação dos investigadores civis. O criminoso foi capturado na cidade vizinha Alto Alegre do Maranhão, com o mesmo os policiais ainda apreenderam um revólver calibre 38 [possívelmente a mesma arma utilizada no crime] e nove ‘cabeças’ de crack. Segundo Henrique, o delegado que investiga o caso, as investigações continuarão para saber se o criminoso tem alguma participação em outros crimes realizados na cidade em meses anteriores, já que o duplo homicídio tem características semelhantes com os demais já praticados e até o momento não esclarecidos pela polícia.

9 de março de 2011

Do clamor da terra, a esperança da vida.

 
Com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A criação geme em dores de parto”, a CF chama a atenção especialmente para as questões do aquecimento global e das mudanças climáticas. Nesta quarta-feira, 9, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2011,
“Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta”.

Mais informações aqui.

7 de março de 2011

Vai pro carnaval de São Mateus?



Vol. 2: São Mateus receberá o prêmio de PIOR carnaval da região.
Gente, o carnaval 2011 de São Mateus tá dando o que falar, na semana passada houve, o que podemos chamar de salvação do carnaval em São Mateus.
Miltinho Aragão realizou na quarta-feira [02/02], uma prévia, que foi um sucesso enorme, o cantor GARGAMEL e banda, que é conhecido do público maranhense como um artista de sucesso, agitou a avenida da cidade com letras bem elaboradas, um som diferente e musicas suingadas.
Enquanto isso, o prefeito coronel CASSADO, estava anunciando como uma das atrações para o seu famigerado circo da cidade [carnaval] a banda CASCAVEL [rsrrsrs] verdade, daí está nos quatro cantos da cidade o comentário por populares o seguinte: enquanto o Miltinho trouxe para animar a festa a banda do Gargamel o coronel traz é a CASCAVEL..Vixe Maria... [rsrrs], será que ainda vai trazer o jacaré. [kkkkkk]. Abaixo um pouco de Gargamel e banda.
Há... Parabéns Miltinho Aragão e aos amigos que provaram como se organiza uma festa carnavalesca.
Abaixo um pouco de Gargamel e Banda.

6 de março de 2011

São Mateus receberá o prêmio de PIOR carnaval da região.


Graças a péssima organização que a Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão dispõe, afinal, não é a toa, que nossa cidade é desgovernada por um prefeito CASSADO, nossa cidade receberá o prêmio de pior CARNAVAL do Maranhão de todos os tempos. Para quem não está entendo toda esta palhaçada promovida pelo Prefeito CASSADO Rovélio, é só relembrar a metodologia de campanha adotada para a reeleição do prefeito CASSADO, usando a velha tática do asfalto eleitoreiro, foi tanto dinheiro desviado para compra de voto, que agora está fazendo falta pra realizar se quer uma festa popular descente para que apesar de tantas decepções que a população vem tendo com a atul administração, pudesse em quatro dias sorrir e divertir.

Tá virando piada em tudo quanto é conversa. Ontem, o que seria a 1ª noite, foi mesmo, uma palhaçada. Certo que a chuva não deu tréga, mas isso não serve como desculpas, afinal em carnaval até homem vestidos de mulher se vê. Cadê o carnaval de São Mateus? Nesse ano creio que ninguém irá enfrentar este vexame para curtir um dos piores carnavais do maranhão. Os foliões saomateuenses em massa estão se dirigindo até Alto Alegre do Maranhão a 20 km de nossa cidade, para participar de um carnaval de verdade.

Alto Alegre se destaca entres os carnavais mais animados da região dos cocais:

em Alto Alegre a prefeitura fez a parte dela, afinal é pra isso que os recurso são creditados, lá foram contratadas varias bandas conhecidas e que fazem o gênero musical da população, os foliões lotaram o corredor da folia e fizeram a festa ao som da banda Mala 100 Alça.

Hoje domingo (06) de março a festa será ao som da Furacão do Forró e da banda Babado Novo.
Para todos os que irão brincar neste carnaval, tenham bastante cuidado, se for dirigir, não faça uso de bebida alcóolica, lembre-se que você agindo desta forma, você estará livrando sua vida e a dos outros.
Imagens: Valdick Carvalho
Texto: Jonatas Carlos
Colaboração: saomateus-ma.com.br

Notas Rápidas

Morre companheiro de Che Guevara

O argentino Alberto Granado, que há meio século acompanhou Ernesto "Che" Guevara em uma viagem pela América Latina que inspirou o filme "Diários de Motocicleta", morreu neste sábado, 5, em Cuba aos 88 anos.

A televisão estatal cubana disse que suas cinzas seriam esparzidas na Argentina, em Cuba e na Venezuela. A viagem empreendida em 1951 com Granado no comando de uma moto britânica Norton caindo aos pedaços despertou em Guevara uma inquietude social que, segundo se conta, o levou a se envolver anos mais tarde na guerrilha de Fidel Castro.
Guevara acabou se convertendo em um dos principais chefes do movimento armado que derrotou o ditador cubano Fulgencio Batista, em 1959. O guerrilheiro argentino morreu em 1967 enquanto tentava criar una guerrilha na Bolívia.
O filme "Diários de Motocicleta", dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles, se baseia em parte no livro de memórias de Granado "Com Che pela América do Sul." Granado, bioquímico de profissão, havia chegado a Cuba em 1961, convidado por seu amigo de adolescência, e nunca foi embora.

Fonte: Reuters

O descaso de Roseana Sarney
Os municípios de Pedreiras, São Luiz Gonzaga do Maranhão, Trizidela do Vale, Bacabal e Peritoró são os municípios do Maranhão mais atingidos pelas chuvas. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas estejam desalojadas ou desabrigadas.
No entanto, para Roseana Sarney Murad isso é perfeitamente normal e “está tudo bem”. Em nota publicada nesta sexta-feira (04), no jornal da famiglia, O Estado do Maranhão, lemos: Trizidela do Vale está inundada, tudo bem: mas sempre foi assim e ninguém pode ser culpado por isso”. Se pro senador João Alberto, morar em casa de taipa é cultura, pra Roseana morar em baixo d´água é costume.
O que causa revolta e indignação, não é só  a verdade que assombra, o descaso que condena, a estupidez o que destrói, é saber que milhares de famílias continuarão sendo vítimas do pior governo da vida dos maranhenses e ninguém será punido por isso.


5 de março de 2011

Câmara Municipal define as composições das comissões permanentes

 
Após o votação pelos vereadores, foi assim composta as Comissões permanente da Câmara de vereadores da cidade de São Mateus do Maranhão para os próximos dois anos consecutivos:

Comissão de Justiça e Redação Final:
Presidente: Neto Amorim ( PMDB)
Relator: Hélio Boueres (PV)
Membro: Gessé Soares (DEM)

Comissão de Finança e Orçamento, Tributação e Fiscalização: (analisa e vota o Orçamento)
Presidente: Kátia Tereza (PT do B)
Relator: Gessé Soares ( DEM)
Membro:Hélio Boueres (PV)

Comissão de Obras, Urbnanismos e Terras: ( examina sobre assuntos referente a obras e terrenos e doações de terrenos públicos)
Presidente: Toinho Chaves
Relator: Hélio Boueres
Membro: Kátia Tereza
Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social: ( fiscaliza esses setores)
Presidente: Soliene Boueres
Relator: Kátia Tereza
Membro: Neto Amorim

Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Industria e comércio: (estudar plano agrícola e assuntos relativos a aos mesmos)
Presidente: Gessé Soares
Relator: Hélio Boueres
Membro: Soliene Boueres
 
Comissão de Cultura, Esporte e Lazer: ( fiscalizar o investimento cultural desporto e lazer)
Presidente: Hélio Boueres
Relator: Gessé Soares
Membro: Toinho Chaves.

Com a 'bela' segurança que o estado nos garante, nada vai adiatar a proibição do uso de celular nos bancos de São Luís

Da Central de Notícias

O prefeito de São Luís, João Castelo, sancionou a lei nº 5.432/2011, de autoria do ex-vereador Lourival Mendes (PTdoB), que proíbe o uso de telefone celular e rádio de comunicação nas dependências das agências bancárias da capital e dá outras providências.
(Foto: Arquivo/Reprodução)
A norma é originária do projeto de lei nº 102 de 2010 e tem como objetivo evitar que pessoas mal intencionadas passem informações de quem estiver dentro do banco para assaltantes.
Segundo o ex-vereador Lourival Mendes, a lei também é válida para os funcionários das instituições financeiras que deverão utilizar os telefones convencionais (fixos) do local de trabalho.
“Esta lei propõe uma medida de segurança preventiva para evitar que pessoas mal intencionadas passem informações de quem estiver dentro do banco com dinheiro para assaltantes habituados a abordar o cliente na saída da agência. Dessa forma, estamos contribuindo para diminuir e até acabar com a famosa saidinha nos bancos”, afirmou Lourival Mendes.
Segundo o Art. 2º, as agências bancárias deverão afixar cartazes ou placas indicativas, em locais visíveis, alertando a proibição do uso de telefone celular e rádio de comunicação dentro das agências.
Já o Art. 3º determina que cabe às agências bancárias fiscalizar e coibir o uso dos referidos aparelhos em suas dependências.
Penalidades
O descumprimento da norma, de acordo com o Art. 4º, acarretará as seguintes penalidades ao banco: o pagamento de multa de cem salários mínimos vigentes à época e, em caso de reincidência, até duzentos salários mínimos, podendo, inclusive, haver a cassação do alvará de funcionamento da agência em virtude de nova reincidência.
E com relação ao usuário do serviço, seja ele correntista ou não, advertência, e em caso de insistência no uso do celular, a custódia do aparelho até deixar a agência bancária.

4 de março de 2011

Já foi tarde: MPE pede a condenação de Collor.

Do G1, em Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta sexta-feira (4) recurso em que o Ministério Público Eleitoral (MPE), com base na Lei da Ficha Limpa, pede a condenação do senador Fernando Collor (PTB-AL). Ele é acusado  de suposta manipulação  de pesquisa eleitoral divulgada nas eleições de 2010, quando concorreu ao governo de Alagoas. A assessoria do senador informou que ele está viajando e não pode se pronunciar sobre a acusação.
De acordo com o MPE, a pesquisa, realizada por um instituto que integra o grupo de comunicação da família de Collor, teve os dados deturpados a fim de beneficiar a candidatura de Fernando Collor ao governo de Alagoas. A pesquisa foi divulgada pelo jornal "Gazeta de Alagoas", também de propriedade da família de Collor.
Para o MPE, Collor deve ser enquadrado em dispositivo da Lei da Ficha Limpa que torna inelegível o político condenado por abuso do poder econômico e por utilização indevida de meios de comunicação em benefício de candidato ou de partido político. Caso o recurso do MPE seja acolhido pelo TSE, Collor poderá ficar inelegível por 8 anos.

Leia + aqui.

Filho de saomateuense é aprovado em 1º lugar no Concurso Público da União.

3 de março de 2011

INCRA: [Raimundo Monteiro X Benedito Terceiro] Os ladrões do dinheiro público.

Não há outra forma de classificar o ex-superintendente do Incra e atual presidente regional do PT, Raimundo Monteiro e o agora ex-superintendente órgão, Benedito Terceiro, ambos, muito próximo de Roseana Sarney. Segundo a própria Polícia Federal são ele [Monteiro e Benedito terceiro] os “cabeças” do esquema fraudulento de desvio de verbas públicos, confirma o superintendente da Polícia Federal (PF) no estado Fernando Segóvia.
Creio que assim que os dois forem presos, seguira de imediato a Penitenciária de Segurança máxima de Catanduvas.
Além deles, Segóvia apontou o delegado da polícia civil Rubem Sérgio dos Santos como um dos “cérebros” da fraude.
 O chefe da Controladoria Geral da União (CGU) no Maranhão, Roberto Viegas afirmou que “Não tinha como eles [Monteiro e Terceiro] não terem conhecimento”, da fraude.
Foram cumpridos 39 mandados de busca e apreensão de documentos na Operação Donatário que comprovem irregularidades na construção de casas em 16 assentamentos no Maranhão. 
De acordo com a PF, o esquema engloba pelo menos 55 pessoas, entre servidores e ex-servidores do Incra, do Iterma (Instituto de Colonização e Terra do Maranhão), lobistas, construtores, presidentes de associações e cooperativas de assentados e um policial civil que atua como delegado agrário.

Águas do Rio Tapuio já ameaça famílias do bairro São José em São Mateus do Maranhão.
No bairro São José (Toca da Raposa), as águas do Rio Tapuio já invadiu algumas casas. O nível do rio está acima do normal, moradores estão muito assustados por que não tem para onde ir, se o nível do rio continuar subindo a situação ficará mais complicada, fato que já era previsto para acontecer. Quem não lembra da enchete de 2004?
A população está em estado de alerta, pois se continuar chovendo, correm o risco de terem suas casas inundadas no meio da noite e perderem seus bens materiais.
No outro lado da cidade, a ponte do piqui, está a 40 cm de ser coberta pela água do rio, o que de fato já começa a assustar aqueles que utilizam a ponta, principal acesso da zona urbana com a zona rural de nossa cidade, inclusive fazendo também a ligação entre São Mateus a Pirapemas.


Fonte: saomateus-ma.com.br
Imagem: Valdick Carvalho
Colaboração: Jônatas Carlos

Esporte: Sampaio Correia garante vaga na 2ª fase da Copa do Brasil

Apesar de muitas coisas ruins, nós maranhenses temos pelo menos um motivo para estar feliz nesta quinta-feira, teremos um representante na disputa pelo título na Copa do Brasil de Futebol. Pena que os professores da rede estadual de ensino, não estão tendo o mesmo prazer pra comemorar.
 
Do Portal Imirante
O técnico Sandow Feques comemorou a classificação do Sampaio à 2ª fase da Copa do Brasil, após o empate por 2 a 2, contra o Sport-PE, em plena Ilha do Retiro.
– "A gente sai daqui com uma classificação suada porque na verdade derrubamos um gigante do futebol brasileiro – uma equipe que já foi campeã brasileira e também da Copa do Brasil. Os nossos jogadores estão de parabéns porque souberam atuar com inteligência e lutaram o tempo todo para que o resultado viesse. O Sampaio teve um comportamento tático muito importante. Estou feliz porque estamos levando um resultado para o Maranhão porque muita gente lá não acreditava que o Sampaio pudesse levar essa classificação" – explicou.
O adversário do Sampaio na próxima fase será o Santo André-SP, time do atacante Célio Codó (que é jogador do Sampaio). A delegação do Sampaio retornou a capital maranhense nesta quinta-feira, às 6h30.

Miltinho Aragão, Dep. Cleide Coutinho, Dep. Carlos Brandão e o Carnaval da PAZ.

Muita gente bonita, diversão e alegria no pré carnaval em São Mateus-MA. Muita gente compareceu no show puxado por Gargamel e Banda, os foliões fizeram uma prévia de como vai ser o carnval em São Mateus, com muita alegria, diversão e sem Violência. Na oportunidade os Deputados Dra. Claide Coutinho e Carlos Brandão que apoiados Miltinho Aragão tiveram uma expressiva votação em nossa cidade em 2010, aproveitaram para agradecer os votos recebidos e provaram que também tem pique no pé, percorrendo o trajeto da folia carnavalesca em meio aos foliões.


Imagem: Valdick Carvalho
Texto: Valdick Carvalho e Jônatas Carlos

Petistas antisarney pedem afastamento de Monteiro

Prezados companheiros,

Como já é do conhecimento público, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) investigam suspeita de desvios de recursos enviados ao INCRA-MA e destinados a construção e reforma de casas em assentamentos rurais. Entre os suspeitos de possíveis irregularidades na aplicação desses recursos, encontra-se o presidente do Diretório Regional do PT, Raimundo Monteiro, ex-superintende regional do INCRA.
Para garantir uma apuração isenta, transparente e célere dos indícios de irregularidade apresentados pela investigação da PF e da CGU, o presidente do INCRA, Rolf Hackbart, exonerou de suas funções o superintendente regional do INCRA, o ouvidor agrário estadual e o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos. Outras decisões foram tomadas pelo presidente do INCRA para assegurar as investigações da denúncia.
O Partido dos Trabalhadores do Maranhão não pode ficar indiferente nem às denúncias e nem aos procedimentos adotados, neste caso, pelo Governo Dilma. Por isso e para assegurar que o Diretório Regional do PT possa efetivamente acompanhar com transparência e isenção as investigações em curso no INCRA-MA, solicitamos o imediato afastamento de Raimundo Monteiro da presidência do Partido dos Trabalhadores. Solicitamos, ainda, que sejam garantidas as condições necessárias para que Raimundo Monteiro apresente a sua defesa.

São Luís, 28 de fevereiro de 2011

Domingos Dutra - Deputado Federal
Bira do Pindaré - Deputado Estadual
Augusto Lobato - Vice-Presidente do PT-Ma
Janete Amorim - Segunda Vice-Presidente do Diretório Estadual
Genilson Alves - Secretário de Formação
Raimundo Dutra - Vogal do Diretório Estadual
Maria Nice - Vogal do Diretório Estadual
Márcio Jardim - Vogal do Diretório Estadual
Luis Carlos Cintra – Articulação de Esquerda
Carlito Reis – Tendência Marxista
Vicente Mesquita – Democracia Socialista
Nonato Silva – PT de Aço/Movimento
Marcelo Barros – Mensagem ao Partido
Creusamar de Pinho – Rebuliço
Paulo Oliveira – Luta Solidária

1 de março de 2011

Carnaval 2011: Miltinho Aragão faz festa para o povo de SãoMateus.

Com o tema: O carnaval da PAZ é o POVO que faz! O advogado, jornalista, político e esportista Miltinho Aragão/foto, convida não só seus amigos, correligionários, muito menos sua "nação", mas convida O POVO EM GERAL, para participar de uma mega prévia de carnaval que irá acontecer nesta quarta-feira dia 2 de março em São Mateus do Maranhão.
A animação ficará por conta do Trio Elétrico capilé e Gargamel e Banda (o fera do axé maranhense) que irão arrasta o povão pelas avenidas da cidade.
VENHA e traga toda a sua família e caia na maior festa popular brasileira. Lembre-se, se for dirigir não beba, se quer brigar, não saia de casa. Mais se quer diversão vá pra o CARNALVA DA PAZ!

Fui aprovado no vestibular! Comentários que merecem se tornar matéria.

Hoje amanheci mais feliz ao ler este comentários e os diversos que recebo, no meu blog e no meu celular.

Por Vicentina (Mãe do blogueiro)
Obrigado, estou muito feliz. Você é o orgulho de nossa família. Que Deus te proteja e seja muito feliz.

Por Genilson Alves (Sec. de Formação Política do PT-MA, jornalsta, político)
Gostaria em breves palavras manifestar minha alegria em receber essa notícia, depois de um dia muito dificil, onde o presidente do nosso partido é alvo de investigação da Polícia Federal.
A vitória só vem com muita luta, meu compnheiro/irmão. E só vem pra quem tem coragem de ousar. Vc mais uma vez ousou e está sendo recompensado.
Essa vitória não é somente sua Jonatas, mas de todos são mateuenses que lutam pra sobreviver em uma cidade como nossa, desprovida de oportunidades e direitos.
Ganhei o dia. Parabéns! Vc merece muito mais. E vai chegar lá, com coragem e esforço, pra orgulhar a família e a todos nós admiradores da sua luta. Forte abraço do amigo Genil Alves.

Por John Cutrim (Colunista do Jornal Pequeno)
Jonatas, não podia deixar de parabenizá-lo, caro amigo, por essa conquista. Meus desejos de muito sucesso nessa nova empreitada. Não deixe de colaborar com o nosso estado através do seu valoroso blog. Um grande abraço! John Cutri. 

Por Miltinho Aragão (Advogado, jornalista e político)
Para mim, não é surpresa a sua aprovação no vestibular, tendo em vista a boas características que o Jonatas possui, com sua inteligência, humildade e acima de tudo, tendo comprometimento com o social, isso só demonstra o tamalho do orgulho que nossa cidade possui com este companheiro, que a meses faz falta a nossa cidade. Abraços Mintinho Aragão.