28 de fevereiro de 2011

Capital da Líbia tem novo confronto entre rebeldes e forças pró-Kadhafi

G1.com

Forças leais ao ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, atiraram para o alto e dispersaram cerca de 400 manifestantes que protestavam contra o governo nesta segunda-feira (28) no distrito de Tajoura, leste da capital. Não há notícias sobre feridos, segundo testemunhas.
A Líbia enfrenta uma grave crise política, com o governo do ditador Kadhafi, desde 1969 no poder, reprimindo violentamente protestos oposicionistas. Apesar da repressão, que provocou centenas de mortes, os rebeldes ganham terreno e ameaçam o domínio do coronel sobre a capital, Trípoli.
Apesar da ameaça de caos humanitário e da crescente pressão internacional por sua saída, Kadhafi insiste em dizer que controla o país e que não deixará o poder.
Mas nesta segunda-feira um porta-voz adotou um tom mais conciliador, e admitiu que as forças do governo alvejaram civis, por estarem mal treinadas.
"Eles atiraram e mataram alguns civis", disse o porta-voz Mussa Ibrahim. "Nunca negamos que centenas de pessoas tenham sido mortas", afirmou, acrescentando que a revolta "começou como um movimento pacífico e genuíno".

Fui aprovado no vestibular!


A carreira de marketeiro é o sonho de muitos jovens por este país a fora, mas para mim, Jonatas Carlos, 22 anos, é agora uma realidade. Fui aprovado para o Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Marketing, no vestibular da Universidade de Uberaba, em Minas Gerais, porém irei frenquentar as aulas no pólo-universitário de São Paulo (capital), o vestibular ocoreu em 23 de janeiro passado, o resultado saiu a poucos dias. Para eu, passar neste vestibular foi uma questão de comprometimento. “Não há fórmula mágica, basta estudar bastante.
Não era minha intensão escrever esta matéria, porém, seria uma covardia não compartilhar com você, leitor, esta minha alegria. Afinal, não é em todo vestibular que somo aprovados!
Contudo, admito que algumas atitudes podem fazer a diferença para quem vai encarar essa maratona.

Relato a todos que minha rotina de estudos consistia em muitas leituras, sobre diversos assuntos, tirar todas as dúvidas e fazer muitos exercícios.

Estou hoje muito feliz por ter sido o aprovado em 2º lugar no vestibular com a nota 86,666. agradeço a Deus, a minha família e a todos os que torceram por mim.

O Peregrino Missionário da Paz em São Mateus!

 
É pos­sí­vel o homem andar 2,6 mi­lhões de quilômetros de bi­ci­cle­ta mundo afora? José Ferreira da Silva, 57 anos, baia­no de Feira de Santana, ga­ran­te que sim. Pe­da­lan­do ele de­sa­fia a na­tu­re­za,  já es­te­ve em seis paí­ses da Amé­ri­ca do Sul, além do Brasil. Essa semana Jose esteve em São Mateus do Maranhão, foi na Faculdade UEMA-DARCY RIBEIRO, esteve na Igreja Católica, cum­priu ele, “mais uma mis­são de paz”, dando seu testemunho.

José Ferreira da Silva é o “Peregrino Missionário da Paz”, con­for­me es­tam­pa um car­taz na parte dian­tei­ra da sua bi­ci­cle­ta que pe­da­la o mundo. Para quem acha que se trata de um gran­de men­ti­ro­so ou um des­ses lou­cos que apa­re­cem per­di­dos pelas es­tra­das sem rumo, ele exibe seu baú que leva a ti­ra­co­lo com do­cu­men­tos e fotos que com­pro­vam a sua pas­sa­gem e a sua his­tó­ria por cen­te­nas de lu­ga­res do Brasil e do mundo.

E qual a razão de ta­ma­nha aven­tu­ra? Há 12 anos per­cor­ren­do o mundo, as­se­gu­ra que cum­pre uma mis­são: pagar uma pro­mes­sa feita a Nossa Senhora por oca­sião de uma queda so­fri­da por seu pai (Hum­berto), que que­brou a bacia ao des­pen­car do quin­to andar de um pré­dio. “Prometi a Deus e a Nossa Senhora que se o meu pai vol­tas­se a andar eu iria via­jar pelo mundo du­ran­te 17 anos em cima de uma bi­ci­cle­ta. Já cum­pri 12, res­tam so­men­te cinco. Nesses 12 anos todos foram na América, fi­quei seis nas Américas do Sul e Central, e os ou­tros seis na América do Norte. “Faço isso”, acres­cen­ta, “por amor, amor a Deus, a Nossa Senhora e ao meu pai, que está com 87 anos”. José Ferreira ga­ran­te que em 12 anos nunca so­freu um aci­den­te, nunca teve um pro­ble­ma de saúde e que está com dis­po­si­ção de um gi­gan­te para cum­prir a sua sina de pe­da­lar por mais cinco anos se­gui­dos. “Vou cum­prir a mi­nha pro­mes­sa”, afir­ma.

José Ferreira passa entre dois a três dias em cada pa­ra­da deixando sempre uma mensagem de fé e de esperança.

27 de fevereiro de 2011

Tragédia anunciada.

Uma tragédia como a que aconteceu no final do ano passado em Pedrinhas ninguém esperava ver repetida tão cedo, tal a gravidade dos acontecimentos. Mas não na gestão de Roseana Sarney, a ausente.

O governo demonstra que nada aprendeu com o que aconteceu e que também não se preparou para evitar sua repetição. Considerou que estava superada a imensa repercussão da tragédia, que pouco a pouco o assunto cairia no esquecimento... Assim, o estado de letargia e sonolência que impera no dia a dia do governo voltou a dominar. 

A rede Globo, da qual a TV Mirante é afiliada, mostrou, com tremendo impacto na sociedade, que o caldo de cultura que levou a rebelião dos presos em Pedrinhas estava intacto.   A reportagem mostrava que nada havia mudado e a situação dos presos era pior a cada dia e  tão intolerável quanto antes. Nem Roseana e nem ninguém do seu governo se mexeu ou mesmo reconheceu o tamanho do problema carcerário. A governadora, assim como nenhum dos seus secretários, sequer falou em providências e nem tentou mostrar preocupação com o que a Globo mostrou. Nenhuma comissão foi formada para estudar e propor soluções. Nada, absolutamente nada foi proposto ou prometido. 

Agora a tragédia se repete, só que desta vez na cadeia existente na delegacia de Pinheiro, cidade natal do patriarca da família. Seis presos foram mortos de maneira brutal, configurando uma tragédia proporcionalmente maior, pela diferença entre o número de presos na delegacia e na penitenciária. Em junho passado, no mesmo local já havia acontecido outra rebelião. Qualquer governo, principalmente depois do ocorrido em Pedrinhas, tomaria urgentes providências. Este aqui, contudo, nada fez e o pior aconteceu de novo. Tragédia anunciada.

Roseana, então apela para uma jogada de marqueteira, especialidade dela. Move montanhas e com a ajuda do pai, o senador José Sarney, presidente do Congresso Nacional, trouxe a São Luís o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para ter uma reunião no Palácio dos Leões, palco da farsa governista. Pobre ministro, que nada tinha com a história.

Assim fazendo - arquitetou Roseana - a população entenderia que o assunto não era de responsabilidade apenas do governo do estado, mas sim, responsabilidade conjunta dos governos estadual e federal. 

Apenas uma jogada de efeito, pois o governo federal nada tem a ver com o que aconteceu, visto o acontecimento ter ocorrido em uma delegacia estadual do interior, responsabilidade única e exclusiva do governo estadual. Se ainda houvesse presos federais ali, até que se pode compreender, do contrário, o governo federal nada tem a ver com a administração de delegacias de polícia de estados. 

Mas (como sempre), visto que nada poderia fazer para justificar o acontecido, Roseana tenta confundir a opinião pública e ao mesmo tempo tenta parecer que está tomando formidáveis providências definitivas sobre o problema. Pura enganação e enrolação. Apenas isso.

O competente ministro da Justiça, que sabe de toda a história, falou em mandar R$ 20 milhões para fazer uma penitenciária em Pinheiro, como se não soubesse que o dinheiro está disponível há anos para que o governo faça a penitenciária de Pinheiro. Ou seja, o problema é, na verdade, fruto do desinteresse e incompetência do governo do Maranhão, que não consegue um terreno que seja para realizar a obra. Essa busca já completou seu primeiro aniversário. Alegam que a população não aceita a penitenciária lá, mas de fato o que ocorre é a reação ao governo de Roseana por ela ter tomado, na marra, os R$ 10 milhões depositados por Jackson Lago na conta da Prefeitura destinados a fazer um Socorrão no Município. E ela ainda quer jogar a culpa nos moradores de Pinheiro! O ministro sabia de tudo isso... 

Desta forma, tudo vai continuar como antes, com o ambiente prisional completamente deteriorado e submerso em revolta. Mas é assim que Roseana ‘governa’ o estado… Na televisão, só ficção.

E para completar, ainda denunciam que tudo se trata de mirabolantes conspirações sem nenhum cabimento. Pois é: ou aquilo que a Globo mostrou, veiculado na própria TV Mirante,  em noite de domingo no Fantástico, também faz parte da  conspiração ou não são verdadeiros os fatos escabrosos ali narrados? Roseana, já passou da hora de parar de dar desculpas. É necessário trabalhar!

A Associação dos Magistrados do Maranhão, ao ver que a governadora estava tentando colocar a culpa no judiciário, reage com dureza e diz com todas as letras que essa história tem um único culpado: o executivo estadual.

Quando será a próxima tragédia? Há várias já anunciadas, só Roseana Sarney não vê...

Agora me digam, é esse o melhor governo da vida dela? Tiririca é que tem razão: pior do que está, não fica!
E continuando, eu já passei por muita coisa na vida e desconfio daquilo que sai do  curso normal. Todos sabem que Roseana Sarney, ela mesma, lutou muito para ter o PSB entre os partidos que apoiam o seu governo. Hoje já desistiu, porque tudo que o partido quer é ficar longe da família Sarney. Mesmo assim, ela não desistiu de ter um grande partido da oposição (o PT não conta mais) na sua base de apoio. Quer enfraquecer a oposição e evitar críticas.

Estou vendo coisas estranhas acontecerem com o PDT na Assembleia. Os deputados estão defendendo o governo com mais ênfase do que os deputados governistas e muito irritados com quem faz qualquer reparo ao que esta acontecendo. Chegaram a um ponto que até a frase de efeito que Duda Mendonça mandou Roseana repetir -  e que nem mesmo ela diz mais, tal o ridículo da frase ante o que está acontecendo no governo perdido em todas as áreas - só eles estão repetindo. O que parece é que querem passar em testes de credibilidade junto ao governo. A organização da oligarquia tem coisas sicilianas...

Espero estar enganado, gosto dos deputados que integram o partido, mas imagino que o jogo não seja nada inocente. Com Jackson convalescendo de grave enfermidade e afastado temporariamente da política, e sem nenhum deputado federal eleito, Roseana acha que a presa é fácil e já deve ter negociado com o intermédio, naturalmente, de José Sarney junto ao ministro Lupi, presidente nacional do partido. E, desconfio até mesmo que a algum deputado já foi oferecida a presidência do partido, pois é assim que age a oligarquia. 

Espero sinceramente estar errado, mas as evidências são enormes.

Se for o caso, não estão respeitando o sentimento dos formadores e da militância do PDT e pior, se for assim, repito, estarão se congraçando e se unindo àqueles que deram o maior golpe no partido e na sua maior figura, o ex-governador Jackson Lago, de quem tomaram o governo na marra!

E saibam, está aí mesmo o PT para demonstrar, que eles não cumprem o que prometem. Cuidado!

26 de fevereiro de 2011

Rosengana Sarney enfrenta Bispos, OAB-MA e estudantes.

Com Felipe Klamt

A governadora Roseana determinou que a Carta dos Bispos contra o seu governo seja tratada como uma rebeldia de “alguns” do clero maranhense. Nada que cause preocupação.
Ao mesmo tempo convocou os parentes ligados à igreja para iniciar as conversas com o intuito de tentar a compra do silêncio dos bispos, parece que ainda não funcionou.

Para não demonstrar que está acuada, Roseana mandou escalar o blogueiro Marco D’eça na missão de registrar o conhecimento da tal Carta dos Bispos, simples assim.
Aproveitaram para atacar o presidente da OAB pelas criticas sobre o sistema carcerário, lembrando que ele é primo da governadora e que a sua mulher está tendo a chance de ser secretária de direitos humanos. Somente por ser parente?

Em nada este governo demonstra a seriedade pela coisa pública, como resposta ao escândalo da FAPEMA a governadora mandou botar mais 19 milhões para financiar as bolsas amigas. Nesta quarta, os estudantes vão às ruas gritar contra o esquema eleitoral com o dinheiro dos pequisadores, será que novamente ela vai achar normal?

Com tantas críticas vindas de instituições e segmentos respaldados pelos fatos e provas vai ficando difícil a governadora fazer de conta que não é com ela.

Um velho problema volta com uma nova roupagem!

Por Valdick Carvalho

Moradores da Rua São Benedito no Bairro Vaqueijada, fazem reclamações sobre o estado no qual a rua encontra-se. Cheia de buracos e coberta por lama, o transito ficou interditado pois como a rua não é asfatalda e os carros não passam com medo de ficarem atolados no meio da lama, moradores estão indiginados com tanto descaso por parte da Prefeitura, já que não é a unica rua que se encontra no mesmo estado.
O risco de doenças é muito grande pois a lama estar muito proxima das casas, a população pede providências a Prefeitura.

Fonte: www.saomateus-ma.com.br

18 de fevereiro de 2011

Vai e vem da política: lista dos 10 possível candidatos a prefeito de São Mateus.

Por Jonatas Carlos

Recebi agora pouco uma ligaçao dando informações sobre o quadro político de São Mateus para as eleições de 2012. A lista de pré-candidatos à sucessão do Coronel CASSADO Rovélio, já chega a um total de dez nomes.

Eis a lista:
1. Dr. João Batista (irmão do Ex-Dep. Geovane Castro);
2. Dr. Hamilton Aragão;
3. Arnoldo Brandão;
4. Genilson Alves;
5. Antonio Carlos (Pres. da Câmara);
6. Joaquim do Posto São Mateus;
7. Domingos Jr.;
8. Dr. Cortêz;
9. Neto Amorim;
10. Vinagreira "o saxofonista".

Numa confraternização de gente grande ocorrida meses atrás em São Mateus, se ouviu o murmúrio do vice-prefeito Zé Maria em ser o candidato de Rovélio nas eleições de 2012, porém o mesmo não vem recebendo apoio nem da esposa, fato que levou o vice-prefeito a desistir da disputa.
Estou, ou melhor, estamos de olho para acompanhar o desenrolar destas discurssões, afinal, muitas águas ainda vão rolar.
Mas confesso que a maior surpresa nas eleições poderá ser realmente a candidatura de Vinagreira "O saxofonista", esse aí vai dar o que falar em nossa cidade. Candidatos tenham  muito cuidado, Vinagreira oferece sérios riscos, após a surpresa que foi a vitória de Tiririca nas urnas em 2010.

Novo site sobre São Mateus do Maranhão, mídia livre já é sucesso na cidade e Região.

Confesso que estava já preparando uma matéria especial para apresentar o novo site de notícias da cidade, porém, agradeço ao Clayton por ser mais rápido ainda (rsrsrs), eis abaixo nossa homenagem singela ao mais novo integrante da MÍDIA LIVRE de São Mateus-MARANHÃO-BRASIL. O jovem Valdick Carvalho.
Concorrência? As mídias livres como os blogs e sites livres com ideologia de comunicação livre não conhecem essa palavra. Criei esse blog com pioneirismo em minha cidade, no tentando vieram outros baluartes das mídias livres, blogs e sites sobre nossa cidade se proliferaram, uns sobre politica, social, jornalismo, crônicas, religião, literatura etc., mais o importantes feitos, editados e postando por nosso povo, gente de São Mateus do Maranhão e essa rede precisa estar se movimentando unida, com todos acompanhando e é o que está acontecendo. E é preciso ficar atento aos que estão frágeis nesse processo, pra tentar mantê-los sempre juntos, informados e participantes, eu mesmo já errei muito e essa interação com os colegas me fez crescer.  
Outra questão pontuada é que as Mídias Livres não tem cabrestos pelo próprio nome diz , Livres. Fazendo assim uma comunicação pessoal, sem o “dedo” de terceiros. E isso em um estado em que praticamente 90% das mídias são de uma só família.  
Por isso hoje destaco o mais novo colaborador das mídias livres em São Mateus do Maranhão http://www.saomateus-ma.com.br   por Valdicke Carvalho a iniciativa desse jovem em criar um sitio sobre nossa cidade pra mim é fantástico a pluralidade de pensamentos é uma marca dessa nova geração, ajudamos lá no Egito e podemos fazer muito por São Mateus e região, cada um com seu estilo, podemos discordar uns dos outros mais, estaremos juntos em prol da democracia na comunicação. Parabéns ao jovem Web Disign.

Deputado Dutra repudia o controle do Maranhão pelo senhor José Saddam Hussein Mubarak Sarney

Enviado por Salis Chagas – Assessor de Imprensa do Deputado Domingos Dutra (PT-MA).

Em plenário, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) usou a tribuna nesta terça-feira (15) para manifestar indignação e angustia da população maranhense por pertencer a um estado dominado por uma oligarquia e lamentar pelas constantes, porém, verídicas notícias negativas sobre o Maranhão publicadas na imprensa nacional.
“O Brasil muda, o mundo muda e o Maranhão continua sujeito à oligarquia mais perversa e antiga do Brasil que o País inteiro rejeita, mas que infelizmente continua com muito fôlego no parlamento”, desabafou o parlamentar ao enfatizar que nos últimos 55 anos o mundo experimentou mudanças profundas na economia, nas ciências e na política.
“Os americanos chegaram à lua; Fidel Castro ganhou Cuba; o Muro de Berlim caiu; o império soviético ruiu; o Brasil conquistou cinco Copas do Mundo; Saddam Hussein foi preso e executado; Hosni Mubarak acabou de ser derrotado no Egito; no Brasil houve eleições diretas; a transição veio; o primeiro Presidente operário foi eleito; agora a primeira mulher foi eleita Presidenta da República, depois de 510 anos. Apesar de todas essas mudanças no mundo e no Brasil, nós do Maranhão continuamos sendo dirigidos por um ditador: o Sr. José Saddam Mubarak Sarney”, destacou o deputado.
O deputado lembrou também dos registros negativos publicados na imprensa sobre o Maranhão, como o recente caso ocorrido em Pinheiro – terra natal do Senador José Sarney, onde seis presos foram executados e quatro deles decapitados – e a rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em novembro do ano passado, deixando 18 detentos mortos, sendo seis também decapitados. No Instituto Médico Legal (IML), ao costurar as cabeças nos corpos, custaram uma no corpo de outro.
“Infelizmente esse é o Maranhão do Sr. José Saddam Mubarak Sarney, mas esperamos que nos próximos anos o estado possa se livrar de uma oligarquia que não se preocupa com seu povo e que é odiada no Brasil, mas que infelizmente continua mandando e tratando os maranhenses como se fossem gado”, disse Domingos Dutra indignado por viver num Estado rico, que tem fartura de recursos naturais, mas que tem o povo mais pobre do País e concluiu: “espero que neste mandato nos livremos dessa ditadura comandada pelo Sr. José Saddam Mubarak Sarney”.

16 de fevereiro de 2011

Vereadores vão aos tapas em Codó-MA: Se a moda pega!

Em São Mateus durante o mandato da então prefeita de São Mateus Dra. Ana Castro, na sessão da Câmara Municipal foram as vias de fato, os vereadores Antonio Carlos e Sebastião Nina, isso já faz bastante tempo, os dois agora já são amigos novamente e talvez nem se lembre até que ponto os mesmos chegaram.

Lá em Codó-MA, O Vereador Saruê (foto) é agredido pelo vereador Figueiredo Jr.

Durante a sessão da Câmara Municipal de Codó que elegeu o vereador João de Deus como presidente da casa, ocorreram cenas lamentáveis.
De forma covarde o vereador Figueiredo Júnior sobrinho do ex-prefeito Biné Figueiredo e que pertence ao bloco de oposição ao governo Zito, partiu para cima do vereador Antonio Saruê e o agrediu com vários socos no rosto. Saruê sangrou bastante e teve que ser levado para o HGM onde foi medicado e em seguida realizou Exame de Corpo de Delito.
A briga começou depois que Antonio Saruê da tribuna da Câmara denunciou desvio de dinheiro no período em que Figueiredo Júnior esteve presidente. O sobrinho do ex-prefeito perdeu o equilíbrio e partiu para a violência pegando Antonio Saruê desprevenido . Os dois edis saíram rolando por cima das bancadas e Saruê acabou se machucando bastante.
A atitude de Figueiredo Júnior foi classificada por todos como covarde. Não é a primeira vez que a família Figueiredo protagoniza este tipo de cena. O pai de Figueiredo Júnior irmão do ex-prefeito Biné Figueiredo é tido na cidade como um homem violento. Entre suas vitimas estão radialistas, jornalistas e até animais.
O primo de Figueiredo Júnior o deputado Camilo Figueiredo é outro que possui um histórico nada apropriado para um representante do povo. Camilo já agrediu jornalista e patrocinou inúmeras atrocidades contra seus opositores. Violência parece está no sangue dos Figueiredo. Não aceitam perder e quando isso acontece eles costumam partir para as vias de fato.
Figueiredo Júnior que foi denunciado pela Policia Federal por compra de votos nas eleições municipais, agora tem mais um abacaxi para descascar. Outro fato lamentável foi a indiferença dos parlamentares de oposição diante da brutalidade do colega Figueiredo Júnior.


Enviado por Rafael Araújo da Silva
“Ao meu partido... me fizeste indestrutível,
porque contigo não termino em mim mesmo.”
Pablo Neruda

15 de fevereiro de 2011

Programa Pânico tira sarro com Sarney e Roseana

Após denúcias na revista VEJA, o DCE da UFMA se manifesta.

Enviado por Diego Emir - Secretário de Comunicação DCE/UFMA
O Diretório Central dos Estudantes da universidade Federal do Maranhão, emitiu uma nota em razão das denúncias feitas pela Revista Veja, no último domingo (06/02), as quais deverão ser apuradas pela Assembléia Legislativa e pelo Governo do Estado.
A nota será apresentada a todos os Deputados, OAB/MA, Secretaria de Ciências e Tecnologia, Secretaria de Educação, FAPEMA e Ministério Público. A mesma deve ser lida amanhã no plenário da Assembléia Legislativa pelo Deputado Rubens Pereira Jr. (PC do B) e também em um debate a ser realizado no Centro de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Maranhão, as 16h, pelo atual presidente do DCE/UFMA, Gustavo Santos.
Contamos com a veiculação para que se possa ser apurada de forma mais breve possível as denúncias.
NOTA OFICIAL SOBRE O CASO DA FAPEMA

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Maranhão – DCE UFMA, entidade de representação máxima dos estudantes desta instituição de ensino superior, comprometido com a educação maranhense e brasileira, com um histórico de luta frente às opressões da ditadura e de quem coloca tal momento como modelo, ainda, nos dias atuais, vem mostrar sua disposição de estar buscando informações sobre o possível caso de desvio de conduta na Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
A FAPEMA, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico, instituída pela Lei Complementar n° 060, de 31 de janeiro de 2003, aprovada pela ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA e sancionada pelo Governador José Reinaldo Carneiro Tavares, em seu artigo 1º, diz: “Fica instituída a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA, c om personalidade jurídica de direito público, duração indeterminada, com sede e foro na capital do Estado do Maranhão, vinculada à Gerência de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico - GECTEC, com a finalidade de promover o desenvolvimento científico e tecnológico, através do apoio ao ensino, pesquisa e extensão”. O Final deste artigo mostra claramente qual a finalidade REAL desta FUNDAÇÃO estratégica para o desenvolvimento do ESTADO e da educação MARANHENSE. Esse é o momento de refletirmos e avaliarmos sobre o papel da FAPEMA.
Será que ela vem desempenhando de fato e de direito, o que rege na LEI COMPLEMENTAR nº060/2003, o seu verdadeiro papel?
O DCE UFMA se mostra preocupado com os rumos que a FAPEMA vem tomando, tendo em vista, que muitos estudantes, não só da Universidade Federal do Maranhão, mas de toda a estrutura educacional do Estado, estão perdendo a oportunidade de avançar seus estudos no campo científico e tecnológico para a PRÁTICA, através de apoios de FOMENTO, que hoje se mostra escasso, mas que na verdade, está sendo utilizada de forma indevida.
Esta FUNDAÇÃO que tem a personalidade jurídica de DIREITO PÚBLICO pode estar sendo utilizado para outros fins?
O Art. 2º, diz: “No cumprimento de suas finalidades compete à FAPEMA:
I – promover a pesquisa científica e a inovação tecnológica em CARATÉR AUTÔNOMO ou complementar ao fomento provido pelo Sistema Federal de Ciência e Tecnologia e Inovação;
II - fortalecer e apoiar as atividades de informação e extensão tecnológica que venham atender as demandas do setor produtivo e da sociedade em geral;
III - contribuir para a formação e fixação de talentos humanos em nível de pós-graduação;
IV - promover ações que resultem no fortalecimento da ciência e de suas aplicações, em todos os níveis do conhecimento;
V - contribuir para a elaboração e implementação da política de ciência e de tecnologia do Estado do Maranhão.”
O Artigo segundo mostra claramente, para enriquecer nosso documento, qual a sua verdadeira finalidade.
Mas será que realmente isto vem acontecendo?
Qual a contribuição que a FAPEMA tem elaborado e implementado para a POLÍTICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO MARANHÃO?
Devemos exigir uma prestação de contas clara e objetiva sobre os investimentos e resultados obtidos por esta FUNDAÇÃO.
E o mais grave de tudo isso é a demissão em massa de trabalhadores e trabalhadoras que se mantinham com bolsas da FAPEMA na Universidade Virtual do Estado do MARANHÃO – UNIVIMA, autarquia criada pela LEI nº 7.934, de 14 de julho de 2003 e alterada pela LEI nº 8.033, de 15 de dezembro de 2003.
Esta autarquia destinada ao ensino, pesquisa e extensão na modalidade de ensino presencial e na modalidade de ensino a distância, dotada de personalidade jurídica de direito público interno, autonomia administrativa, disciplinar, educacional, científica e de gestão financeira, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico – SECTEC merece ter um olhar mais significativo por parte do GOVERNO e desta CASA, que é DO POVO.
Este importante instrumento de democratização do Ensino Técnico, Superior e Pós-Graduação Lato Sensu está sendo aos poucos desmontado pelo atual GOVERNO. Isso mostra o seu amplo descaso com os estudantes, trabalhadores e trabalhadoras que participam efetivamente de uma EDUCAÇÃO para definição do seu futuro, hoje futuro incerto.
O DCE UFMA, entidade que se compromete veementemente com a EDUCAÇÃO MARANHENSE vem pedir o APOIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA para solicitar explicações da PRESIDENTE DA FAPEMA, ROSANE NASSAR MEIRELES GUERRA, sobre os fatos apurados através do PORTAL DA TRANSPARÊNCIA e de outros veículos de comunicação que tratam da ATUAL CONDUTA desta FUNDAÇÃO, e dar, também, inicio a uma COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO – CPI – para apurar todos os FATOS.
Este documento será adaptado e encaminhado para o MINISTÉRIO PÚBLICO, FAPEMA, OAB, ENTIDADES DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL E DEMAIS ÓRGÃOS COMPETENTES para informar e buscar informações sobre os acontecimentos.


São Luís, 14 de FEVEREIRO de 2011.
DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES 17 de Setembro
GESTÃO “DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE”

14 de fevereiro de 2011

Com a queda de Hosni Mubarak, vejam a lista dos ditadores que ainda estão no poder.

Abaixo os 10 ditadores que ainda estão no poder


11º - Rei Mswati III, da Suazilândia
A Suazilândia possui uma população de 1,2 milhões de pessoas e é a última remanescente monarquia absoluta da África. Mswati III ascendeu ao trono quanto tinha 18 anos, quatro anos após a morte do seu pai.
Como foi educado na Inglaterra, pensou-se que ele iria modernizar o seu reino. No entanto, ele demonstrou um gosto para certas tradições bárbaras. Em 15 de Setembro de 2002, ele assistiu milhares de moças e mulheres dançando com os seios nus e em seguida escolheu sua 10º esposa (seu pai tinha 100 esposas). A mãe da menina processou o rei alegando que ele tinha sequestrado sua filha. Mswati, que governa por decreto, em seguida, anunciou que os tribunais fossem proibidos de emitir decisões que limitassem o poder do rei.
Em uma tentativa de apaziguar a opinião internacional, Mswati aprovou a elaboração de uma nova Constituição para substituir a que seu pai havia suspendido 30 anos antes. No entanto, a nova Constituição proíbe os partidos políticos, institui a pena de morte para qualquer crime e leva para a cadeia as pessoas que devem qualquer valor. Ele está no poder desde 1986
10º - Fidel Castro, Cuba.
O maior ditador reinante, Fidel Castro, estava no poder desde 1959. Prendeu mais de 75 ativistas de direitos humanos, jornalistas e acadêmicos e os enviou para a cadeia, deixando-os cumprir uma pena de dezenove anos.
Cuba continua a ser um Estado de partido único com todo o poder nas mãos dele. Os tribunais são controlados pelo Poder Executivo (em outras palavras, controlado por ele). Fidel, tradicionalmente, sempre colocou a culpa de todos os problemas de seu país aos Estados Unidos.
Fidel se afastou do poder alegando problemas de saúde e colocou no cargo de sucessor seu irmão Raul Castro de 75 anos. Ele não possuía o mesmo prestígio e as más línguas dizem que, mesmo doente, as cartas eram dadas por Fidel, e o irmão, apenas executava. Após a morte de Fidel, o irmão pode dominar completamente Cuba sem influências.

8º - Omar Al-Bashir, do Sudão
Omar Al-Bashir está no poder desde 1989. Presidente do maior país da África, o Sudão, que está no meio de uma guerra de mais de 20 anos que já custou a vida de 2 milhões de pessoas. Al-Bashir tomou o poder em um golpe de Estado e imediatamente suspendeu a Constituição e proibiu os partidos políticos e sindicatos de funcionarem. Ele tentou negociar um acordo de paz com o principal grupo rebelde.
Seu exército tem bombardeado civis e rotineiramente tortura e massacra os não-árabes, particularmente nas áreas produtoras de petróleo, no Sul. Ele tem uma longa história de dar abrigo a uma grande variedade de terroristas que depois se voltaram contra ele. Enfrentou o famoso Carlos, O Chacal para a França e em troca recebeu ajuda financeira e militar, em 1996 tentou, sem sucesso, vender Osama Bin Laden ao governo dos Estados Unidos.
7º - Teodoro Obiang Nguema, Guiné Equatorial
Esta pequena nação do Oeste Africano, população de 500 mil habitantes, foi uma ditadura esquecida até ser encontrado neste país as maiores reservas de petróleo em 1995. Desde então, as empresas petrolíferas dos EUA despejaram bilhões de dólares no país. Embora a renda per capta anual é de 4.472 dólares, 60% da população vive com menos de 1 dólar por dia. A maior parte da renda do petróleo vai diretamente para o Presidente Obiang que declarou que não existe pobreza na Guiné, apenas as pessoas estão acostumadas a viver de um modo diferente.
Em julho, a rádio estatal anunciou que Obiang está em contato direto e permanente com o Todo-Poderoso, e que Ele pode decidir matar sem ninguém chamá-lo a prestar contas e nem ir pro inferno. Não existe transporte público neste país, não tem jornais e apenas 1% dos gastos do governo vão para cuidados com a saúde. Quando perguntado por que muito do dinheiro do seu país é depositado na sua conta pessoa no Banco Riggs de Washington, Obiang explicou que ele mantém o controle do dinheiro a fim de evitar a corrupção.
6º - Príncipe Herdeiro Adbullah - Arábia Saudita
No poder desde 1995, o Príncipe Abdullah foi o líder em exercício da Arábia Saudita desde o seu meio-irmão, o rei Fahd sofrer um derrame em 1995. A Arábia Saudita é um dos únicos países que não detém nenhuma eleição. A família real prometeu eleições municipais em breve, mas não anunciou se as mulheres terão permissão para votar. Na Arábia Saudita as mulheres não têm permissão nem mesmo para testemunhar em seu próprio nome nos processos de divórcio e em qualquer tribunal, o testemunho de um homem equivale ao de duas mulheres.
De acordo com o Departamento de Estado Americano, a Arábia Saudita continua a participar em detenções arbitrárias e torturas. Durante uma conferência de direitos humanos em 1995, as autoridades sauditas, mandaram prender manifestantes pacíficos que queria liberdade de expressão. Alguns foram castigados sempre com o preceito de delito religioso ou político.
Em um show muito incomum de poder, o religioso proibiu as crianças de brincarem com bonecas Barbie, apelidando-as de "Bonecas Judaicas", dizendo que são símbolo da decadência do Ocidente pervertido.
5º - Robert Mugabe - Zimbábue
No poder desde 1980, Rober Mugabe começou seu reinado com o apoio internacional e nacional de modo generalizado. Depois de liderar com sucesso o processo anti-guerra de libertação colonial, foi eleito primeiro presidente do Zimbábue Independente. Mas, ao longo dos anos, tem apresentado tendências cada vez mais ditatoriais. Segundo a Anistia Internacional, só em 2020, no governo de Mugabe, morreram mais de 70 mil pessoas torturadas. O desemprego está acima de 70% e possui inflação de 500%.
Mugabe foi acusado de bloquear o fornecimento de ajuda alimentar para os grupos e as áreas que suportam o principal partido de oposição. ele tem continuado a realizar eleições, mas, restringiu a capacidade da oposição de campanha e fechou a mídia pois não o apoiava. Quando o líder da oposição, Morgan Tsvangirai ganhou 42% dos votos, Mugabe foi preso e acusado de traição. Ele ainda confiscou fazendas de propriedade de pessoas brancas e as entregou aos seus parceiros.
4º - Hu Jintao - China
No poder desde 2002, o Engenheiro Hidráulico, Hu Jintao, se juntou ao Partido Comunista em 1964 e passou os próximos 38 anos trabalhando o seu estilo particular acima da hierarquia. Enquanto era Secretário do Partido do Tibete, ele não hesitou em administrar a lei marcial e supervisionou o assassinato de manifestantes desarmados. Agora que ele é secretário-geral do Partido Comunista da China, Hu, embora não tão poderoso, é o líder de um regime extraordinariamente repressivo. O partido comunista ainda controla todos os meios e usa 40 mil agentes de segurança da Internet para monitorar o uso on-line de todos os chineses. Mais de 200 mil chineses estão cumprindo penas de re-educação nos campos de trabalho e a China realiza 4 mil execuções por ano, mais do que todos os outros países. Muitas destas penas são aplicadas em crimes banais e não-violentos.
3º - Than Shwe - Birmânia
No poder desde 1992, o general Than Shwe sobreviveu a uma luta pelo poder e emergiu como único líder da ditadura militar da Birmânia. Por causa de seu disco rígido de exibições on line, ele ficou em uma má situação com os direitos humanos. A Birmânia tem mais soldados crianças do que qualquer outro país da Terra. O regime birmanês continua sequestrando cidadãos para forçá-los a servir como carregadores para as forças armadas nos conflitos contra os grupos étnicos não-birmânicos.
Em 1990, a festa do Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi ganhou 80% da votação em uma eleição aberta. O exército cancelou os resultados. Suu Kyi passou a maior parte do ano em prisão domiciliar. Em 31 de maio de 2003, jagunços atacaram a carreata de Suu Kyi e vários apoiadores foram detidos e presos. Than Shwe é uma figura muito particular, preferindo trabalhar nos bastidores, justamente por isso o povo birmanês sabe muito pouco sobre ele.
2º - Kim Jong II - Coréia do Norte
No poder desde 1994, Kim Jong II sofreu grandes debates sobre o recente desenvolvimento de armas nucleares na Coréia do Norte, conseguindo desviar as pessoas do fato de que o governo de Kim reprime o seu povo de forma mais completa do que qualquer outro ditador faz com os seres humanos. A Coréia do Norte, nos últimos 34 anos, foi ao fundo do ranking da Freedom House no quesito direitos humanos e liberdades civis. Também está em último lugar nas avaliações de liberdade de imprensa. A comissão de direitos humanos estima que 150 mil coreanos realizem trabalhos forçados nos campos de prisões para os descendentes políticos e suas famílias.
Contrariando a crença popular, Kim Jong II é realmente muito inteligente e eficiente manipulador de seu povo. Ele também é autor de livros sobre arte do povo, cinema e ópera.
1º - Prefeito CASSADO Coronel Rovélio - São Mateus - MARANHÃO - Brasil
Este aqui carrega todos os males dos ditadores citados acima, inclusive já recebeu até a bênção do judiciário e até mesmo do legislativo (este útimo com muita frequência) para cometer algumas falcatruas. Não satisfeito em cometer as maiores atrocidades e improbidades administrativas da história do Maranhão, prova disso foi o fato de que historicamente foi CASSADO por três vezes por juízes diferentes, agora quer usar a força da justiça para AMORDAÇAR o próprio POVO gratuitamente sofrido e oprimido.

13 de fevereiro de 2011

Em São Mateus o PT poderá ser a grande surpresa nas eleições de 2012.


Por Jonatas Carlos

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Mateus realizou na manhã deste domingo um Ato Político em comemoração ao aniversário do PT no auditório da Escola Estadual Alves Cardoso.
Foi um momento de resgatar os princípios do partido, debater políticas públicas e analisar o papel do partido nas eleições 2012.

“Não posso ficar em casa de braços cruzados, enquanto nossa cidade se torna vítima de um caos, com a atual administração. Como homem público, devo defender uma proposta para que São Mateus possa buscar o desenvolvimento e se livrar dos grandes figurões, não deixando de lado que é preciso alianças com demais partidos de esquerdas para tal objetivo. A princípio o Diretório Municipal do PT de São Mateus irá realizar três grandes debates públicos ao longo do ano para discutir temas de grande relevância: SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA PÚBLICA.”.
Disse Genilson Alves, principal nome do PT à prefeito para as eleições de 2012 em São Mateus, por telefone a este blogueiro ao final do evento.

O evento contou com as presenças do deputado estadual Bira do Pindaré, do Auditor da CGU, Welliton Resende, Vereador Ciba, principal nome do PT para prefeito de Coroatá-MA para as eleições de 2012, Vereador Gerson Júnior, vice-pres. da Câmara de Vereadores e principal nome do PT à Prefeito de Cantanhede, além de várias lideranças comunitárias e políticas da cidade e região.
Em seu pronunciamento o deputado Bira do Pindaré, afirmou que mesmo o PT Estadual em tese, esteja aliado com o atual Governo o mesmo se mantém na oposição a oligarquia sarney e o povo de São Mateus pode contar com seu trabalho e disposição. E foi além: “O PT de São Mateus fez uma aliança nas eleições de 2010 sendo vice na chapa encabeçada pelo PSB, agora temos que ir além, o PT terá uma opção nas eleições municipais de 2012”.
Ao longo do evento foram entregues certificados de honra aos militantes mais antigos do partido no município e novas filiações foram feitas.