4 de outubro de 2010

Uma análise no desempenho das eleições 2010 em São Mateus do Maranhão.

Mesmo eleita no MA, Roseana pela 1ª vez na história é derrotada em São Mateus.

Mesmo com uma tímida e apertada vitória de Roseana Sarney no Maranhão. Aqui em São Mateus, pela 1ª vez na história política a filha do oligarca Sarney, foi derrotada nas urnas. Aqui, a governadora obteve 7.822 votos porém foi derrota por Flávio Dino que obteve 8.491 votos, ou seja, uma diferença de 669 votos. O candidato Jackson Lago obteve 554 votos, seguidos de Marcos Silva com 21 votos, Saulo com 19 votos e Josivaldo com 8 votos. Reunindo todos os votos da oposição, Roseana perdeu com uma diferença de 1.271 votos em nossa cidade.
No cenário eleitoral, numa visão local, há de se afirmar que o principal derrotado nestas eleições foram as convicções políticas do Prefeito CASSADO Coronel Rovélio, tudo por que, seus candidatos não receberam a maioria dos votos válidos, o que em outra visão podemos comparar que o resultado das eleições municipais de 2008 foi retratada no agora, isso significa que podemos de fato concordar que realmente nas eleições de 2008 houve FRAUDE ELEITORAL que facilitou a reeleição do prefeito CASSADO Coronel Rovélio. Numa entrevista concedida a TV local, Rovélio afirmava que seus candidatos iriam ganhar de cabo a rabo nas urna da zona 84ª (zona eleitoral de São Mateus) o que não ocorreu. Um dos fatores que contribuíram para esta rejeição foi a confusão do prefeito ter apoiado dois candidatos a deputados federais,  Waldir Maranhão (PP) e Pedro Novais (PMDB) e da falência político do Dep. Estadual Tatá Milhomem (DEM) principal articulador financeiro de Rovélio nos processos eleitorais, este também que quase não se reelegia nestas eleições.
Para Deputado Estadual, Genilson Alves (4.884 votos) liderou a intenção de votos, seguidos de Tatá Milhomem (2.803 votos), Cleide Coutinho (2.013 votos), Ricardo Murad (1.512 votos), Vianey Bringel (400 votos) e outros.
Outro ponto que analiso nestas eleições foi o desempenho de Genilson Alves (PT), que confesso a você que para mim não foi surpresa o seu resultado (4.884 votos somente em São Mateus e 6.684 votos no geral), esperava eu, que ele receberia mais votos em nossa cidade e na região, acho ser normal um candidato da cidade receber a maioria de votos, mesmo sem estrutura. Portanto, peço a Genilson Alves que com este resultado ele não se ache um super herói e tente voar. Ontem a noite visitei Genilson Alves na residência de sua mãe, na Rua do Sol, por lá ouvi de longe alguém dizendo que ele (Genilson) se tornara naquele momento, a maior força política da atualidade em São Mateus. Porém eu discordo, pois Genilson foi o único saomateuense a disputar estas eleições, portanto por ser o único é obvío que ele seria o mais votado. Então eu pergunto você. Se Rovélio, Miltinho e outras forças políticas de nossa cidade fossem candidatos a deputados estaduais, Genilson seria o mais votado? Se NÃO, então não podemos afirmar que Genilson é a maior força política da atualidade.
Miltinho Aragão com uma larga vantagem, consegui emplacar o Dep. Carlos Brandão como o Dep. Federal mais votado nestas eleições, obtendo 3.242 votos, sendo seguidos por Alberto Filho (2.054 votos), Pedro Novais (1.924 votos), Dutra (1.922 votos), Waldir Maranhão (1.673 votos), Chiquinho Escócio (1.087 votos ), Zé Vieira (793)...

Parabéns a todos os eleitos que foram votados em São Mateus do Maranhão, peço que de fato cumprem com suas propostas e promessas e transforme para melhor a vida de nosso povo.


Jônatas Carlos
...ideias em movimento!