31 de julho de 2010

Clima ainda tenso população interditou a BR 135 em São Mateus do Maranhão.

Populares em São Mateus interditaram a BR 135 na manhã de hoje (31/07) por duas horas, provocando grande congestionamento de veículos em protesto a uma possível liminar que os aliados do prefeito cassado Rovélio, propagam já ter conseguido no Tribunal Regional Eleitoral. A juíza - Dra. Ana Gabriela Everton, designada para julgar o caso cassou ontem o Coronel Rovélio e determinou a realização de uma nova eleição. É a terceira cassação do Coronel Rovélio, detalhe, em processos diferentes e julgados por juízes diferentes. O presidente da Câmara Antonio Carlos Montelo assumiu o cargo de Prefeito até a realização de uma nova eleição. Esta é a segunda vez que o Presidente da Câmara assume o cargo interinamente.
Foram muitos os crimes praticados pelo prefeito cassado nas eleições de 2008, sentenciou a juíza: Abuso do poder econômico; abuso do poder político; despesas ilícitas de campanha e compra de votos, como também decidiu pela inelegibilidade do mesmo por (08) oito anos. Apesar de todos estes crimes numa mesma eleição a diferença foi de apenas 22 votos, disse o morador Piancó de Lima. O clima na cidade é de revolta com o prefeito cassado, que virou as costas para a administração e quer se manter no cargo a qualquer custo. A acidade está abandonada, justificou a moradora Raimunda Barros.
Abaixo imagens do momento da manifestação:




Imagens: Ciro Di França

Clima tenso: população interdita BR 135 em São Mateus do Maranhão.

Neste momento a população saomateuense interdita a BR-135 na entrada da cidade, protestando contra o retorno do PREFEITO CASSADO ROVÉLIO, uma fila quilométrica se forma em ambos os lados da rodovia.
O clima esquentou quando o irmão do prefeito CASSADO tentou furar o bloqueio com tom de voz alterado e ainda ameaçando as pessoas inclusive de passar com seu próprio carro (S10) por cima da população.
O clima é muito tenso no local!

30 de julho de 2010

Clima tenso: populares ameaçam ocupar prefeitura de São Mateus do Maranhão-MA.

Com a confirmação da terceira cassação do prefeito de São Mateus, na manhã de hoje. A população esteve em grande numero na posse do Presidente da Câmara vereador Antonio Carlos Montelo (Foto), novo prefeito interino de São Mateus do Maranhão, com palavras de ordem e cartazes, clamava por justiça e que desta vez a decisão da juíza prevaleça.

Caso a justiça determine a volta do prefeito CASSADO Francisco Rovélio, a população se reunirá em uma grande manifestação cívica, para impedir o retorno do prefeito CASSADO.

“A justiça do Maranhão se tornará uma molecagem, caso este sujeito (Rovélio) volte a prefeitura”, desabafou o Sr. Pedro Fonseca.

O clima aqui na cidade é muito tenso!

Prefeito de São Mateus é cassado pela 3ª vez, é afastado do cargo e juíza convoca novas eleições

Por Genilson Alves


O prefeito do município de São Mateus (18Okm de São Luís), Francisco Rovélio Nunes Pessoa foi cassado pela terceira vez somente nesta legislatura, em sentença publicado hoje pela juíza Ana Gabriela Costa Everton, titular da Comarca de São Luiz Gonzaga e respondendo pela 84ª Comarca Eleitoral do município de São Mateus. A magistrada cassa o prefeito por abuso de poder econômico, captação ilícita e conduta vedada a agente público.

A juíza determinou o afastamento imediato do prefeito cassado, a posse do atual presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos, e convocação de novas eleições a ser definida pela instância superior. O prefeito foi condenado ainda a pagamento de 40 mil UFIR`s e declarado inelegível por oito anos. A decisão cabe recurso.

Entre os crimes eleitorais a magistrada destaca a distribuição de camisas, combustível e canoas em troca de voto. Além de distribuição de fogão, botijão, material de construção, contratação e demissão ilegal de funcionários.

Francisco Rovélio foi cassado pela primeira vez em abril de 2009, pelo juiz Mario Marcio. Permaneceu no cargo graças a uma liminar do TRE. Em abril deste ano, foi afastado por cinco dias após nova cassação da lavra do Dr. Wilson, através de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), pelos mesmos crimes. O prefeito também conseguiu liminar para retornar ao cargo. Esta AIME está conclusa para ir à pauta no TRE e tem como relator o Dr. Magno Linhares. O clima é tendo no município com a possibilidade de mais uma liminar favorável ao prefeito.

A eleição em São Mateus foi decidida por uma diferença de apenas 22 votos em um universo de 27 mil eleitores. Após o resultado das urnas a população tocou fogo em vários prédios públicos do município e o juiz da comarca, Marco Aurélio Barreto Marques, fechou o Fórum por 15 dias.

Hamilton Aragão (PSB), candidato derrotado na eleição, acredita que agora a questão será resolvida.

“É de conhecimento do Maranhão os casos de abuso que ocorreram em São Mateus. A população não aceita mais tanto descaso. Desde distribuição de camisas, combustível, material de construção, canoas e dinheiro, além da atuação duvidosa do juiz Marco Aurélio Barreto Marques, o qual responde processos no CNJ”, afirma.

O presidente da Câmara, Antônio Carlos, já assumiu a prefeitura. A expectativa da população é que o novo prefeito regularize os pagamentos de servidores e fornecedores que se encontram atrasados.

Pela 3ª vez prefeito de São Mateus é CASSADO.

O prefeito mais cassado do Brasil, mais uma vez é CASSADO. O coronel Rovélio (foto) prefeito de São Mateus do Maranhão (180km da capital São Luis), mais conhecido como tricampeão em cassação, foi coroado com mais uma derrota na justiça eleitoral.
A Juiza Eleitoral da 35ª Zona Eleitoral Dra. Ana Gabriela Costa Everton, proferiu sua senteça tendo como sustento as teses do Abuso de Poder Econômico, pois no entendido da mesma, quando o administrador usa indevidamente o cargo ou a função pública, com fim de influenciar o eleitor, desiquilibra a eleição, haja vista que o condenado Coronel Rovélio e seu vice José Maria, distribuiram camisas, bonés, combustível entre outras ofertas. O abuso de poder Político se deu pela contratação e demissão de servidores no período vedado pela justiça Eleitoral.
A Dra. Ana Gabriela além de cassar os mandatos do Coronel Rovélio e José Maria, ambos ex-prefeito e vice, a mesma ainda obriga os réus a pagarem multa no valor de 40.000 UFIR's de forma que fazendo a conversão chega ao valor de R$ 42.564,00 para um dos réus, além da realização de uma nova eleição num prazo determinado por instância superior. Sendo que os réus não poderão concorrer o novo pleito pois os mesmo estão inelegisveis nos próximos 8 (oito) ano.
Interinamente, assumiu hoje pela manha a prefeitura municipal o vereador Antonio Carlos e consequentemente assume interinamente a Câmara Municipal o vereador Neto Amorim.

29 de julho de 2010

Roseana se desespera com crescimento de Flávio Dino

É preocupante a situação da candidata ficha suja do PMDB ao governo do Estado a biônica Roseana Sarney, depois dos números da pesquisa Escutec encomendada por ela e divulgada no jornal Estado do Maranhão no último domingo, que gerou grande repercussão na imprensa pelos seus números.

Os dados mostrados na pesquisa são assustadores para Roseana já desesperada com o resultado. Primeiro por que Flávio Dino (PCdoB) cresceu mais do que o esperado, segundo pelo fato de que Jackson Lago (PDT) figurar consolidado em parte do eleitorado maranhense e terceiro por ela ver a sua frente mais uma derrota, mesmo ele estando com a máquina pública na mão.

Confira a agenda dos candidatos ao Governo do Maranhão para esta quinta-feira

Flávio Dino (PC do B)

8h - VIANA – Caminhada na Rua do Comércio

11h - Matinha–

12h30 Olinda Nova –

16h – São João Batista –

18h - São Vicente de Ferrer –

20h – São Bento

Jackson Lago (PDT)

Candidato participa de evento na cidade de Caxias

Marcos Igreja (PCB)


A assessoria do candidato não informou a agenda de Marcos Igreja para o dia de hoje

Marcos Silva (PSTU)

A assessoria do candidato não informou a agenda de Marcos Silva para o dia de hoje

Roseana Sarney (PMDB)


Visita ao município dePrimeira Cruz (caminhada e encontros com lideranças
políticas e comunitárias)

- Visita ao município de Humberto de Campos (caminhada e reuniões com líderes
políticos e comunitários)

- Visita ao município de Icatu (caminhada e encontros com lideranças políticas e
comunitárias)

- Visita ao município deRosário (carreata e reuniões com lideranças regionias)

Saulo Arcangeli (PSOL)


9h-Cloletiva de imprensa
local:Estúdio Portal Ativo na Av.Bernardo Sayão 1443,sala 01-centro -Imperatriz-Ma

Tarde- visita aos sindicatos e entidades sociais de Imperatriz

19h-Apresentação das bases para um programa socialista para o Maranhão e lançamento oficial das candidaturas majoritárias e proporcionais do PSOL-MA.

local:Teatro Ferreira Gullar,rua Simplício Moreira,centro-Imperatriz-Ma

O blogue já está de volta!

Bom dia a todos! Depois de alguns dias sem atualizar este blogue, venho tranquilizar aos leitores que já estamos a todo vapor quanto as atualizações. Devido uma forte gripe que peguei dias atráz, fiquei impossibilitado de atualizar esta página.

Abraços...

23 de julho de 2010

Lançado site oficial de Zé Reinaldo!

Facilitar a informação e interagir com a população maranhense. É por conta desses dois objetivos que José Reinaldo Tavares (PSB), candidato ao Senado, lançou nesta quart-feira, 21, o site oficial da campanha. Esse eficaz meio de comunicação servirá para informar a agenda do ex-governador do estado, bem como disponibilizar informações sobre as atividades de campanha. O endereço é: www.zereinaldo400.com.br para facilitar ao internauta o acesso a página e deixá-lo ainda mais próximo do candidato.

Até a entrada da página no ar, um cronômetro foi responsável pela contagem regressiva da estreia. O site de Zé Reinaldo tráz galerias de fotos, tanto dos eventos quanto de quem apoia a mudança, agenda e notícias da campanha, um espaço para encaminhar mensagens ao candidato, os links diretos com o twitter, além do Canal 400 - TV Web com vídeos do candidato, entre outros recursos. Tudo isso de uma maneira fácil de utilizar.

Imagen retirada do site de Zé Reinaldo 400

Presidente da AMB afirma que Ficha Limpa não atinge Jackson

Em entrevista no programa Band Eleições,da Band, levado ao ar na quarta-feira,21, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, AMB, Mozart Valadares, externou seu pensamento de que Jackson Lago, do mesmo modo que os outros dois governadores eleitos em 2006 cassados pelo TSE, não está inelegível.

Valadares relatou que em um debate o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse que conversou com alguns ministros que manifestaram opinião coincidente. “Esses três governadores tiveram sentença transitada em julgado. Eles cumpriram a pena. Na minha opinião eles estão habilitados a participar da eleição. Não se pode aplicar duas penas pelo mesmo ato”, afirmou.

Para o presidente da AMB, a última palavra será dada pelo Supremo Tribunal Federal, STF. “Ninguém é ingênuo de esperar que essa matéria não seja levada ao Supremo. É bom que seja, porque é o órgão colegiado, a suprema corte que tem a função de interpretar e fazer a leitura correta de nossa Constituição”, disse Mozart Valadares.

De acordo com o calendário eleitoral o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão tem até o dia 5 de agosto para julgar o pedido de impugnação. O relator da Ação de Impugnação de Registro de Candidatura é o juiz Sérgio Muniz.

15 de julho de 2010

ATENÇÃO: São Mateus está em estado de missão!

Foi dado o ponta pé inicial para as Santas Missões Populares com o tema: Desperta povo de Deus para anunciar a Boa Nova do Reino em Defesa da Vida, que irá acontecer aqui na paróquia de São Mateus nos dias 16 a 25 deste mês. Onde missionários de várias cidades maranhenses estarão em nossa cidade para anunciar a Palavra de Deus, visitando e conversando com as famílias de nossas comunidades.
Hoje por volta das 5h25min. da manhã foi realizada a alvorada com foguetes e carro de som e eu estive presente na locução, anunciando bem cedinho a chegadas das Santas Missões Populares e fazendo o convite para logo mais a partir da 16h30min. participarem do ARRASTÃO MISSIONÁRIO que irá percorrer as principais avenidas de nossa cidade e você que está aqui em São Mateus está convidado a participar conosco deste momento de graça que Deus está proporcionando a nossa paróquia.


Jônatas Carlos
Eq. de Comunicação das SMP's

13 de julho de 2010

E o Salangô Roseana Sarney?

O Projeto de irrigação Salangô, um dos maiores desastre do governo de Roseana Sarney.

Em meio às discurssões sobre as eleições 2010 aqui no Maranhão, na década passada se ouviu falar sobre o "O conto do Convento das Mercês" agora quero fazer memória ao povo da minha querida cidade de São Mateus do Maranhão e mais ainda ao povo maranhense que "Dom Bigodon", melhor dizendo, o Comandante da Oligarquia Sarney que faz de tudo para que a "Produtora da novela O Conto do Projeto Salangô" a biônica Roseana Sarney permaneça no domínio oligárquio do Maranhão na MARRA.


Vejam só o resumo da novela:

CAPÍTULO INÉDITO

O TCU investiga obra de irrigação por desperdício de dinheiro público.
Uma terra encharcada de 5.016 hectares, em que já foram mergulhados R$ 68,459 bilhões, tornou-se a estrela entre as oito obras investigadas no Maranhão pelo Tribunal de Contas da União. O Projeto de Irrigação Salangô, iniciado em 1992 para assentar 845 famílias de agricultores aqui em São Mateus do Maranhão, tem um problema singelo: irrigou uma área alagada, onde chovem 2 mil milímetros anuais. Depois de dez anos, Salangô não produz praticamente nada além da maldita dívida deixada para mais de 100 famílias que caíram no conto de que possantes bombas regulariam por macro aspersão e inundação lagos e rios da região, garantindo três safras de arroz por ano e frutas à vontade. Hoje, o pouco de arroz que vinga em Salangô precisa ser colhido de canoa, ou quando não, é simplesmente perdida.


Tem sido difícil achar paz para Salangô. "Se fosse comigo, o projeto não teria sido iniciado, tanto que ameacei devolvê-lo ao governo federal", diz Roseana Sarney (autora da novela). A governadora acha que, esquecendo a fruticultura e ficando só com o arroz, ainda há salvação. Os agricultores não acreditam mais. "Antes não tínhamos nada, agora temos dívidas", resume um dos líderes da comunidade de Água Preta, Francisco Souza, de 39 anos, mais conhecido como Mão de Ouro, apelido herdado de uma espécie de macaco das redondezas.Quando as obras começaram no governo de Édson Lobão, estavam orçadas em R$ 25,9 bilhões. Com Roseana foram recebendo correções, até chegar ao rombo atual. A Coesa Engenharia, da empreiteira OAS, tocou o projeto. A oposição na Assembléia quer uma CPI, lembrando que a Coesa foi a principal doadora (R$ 300 milhões) para a primeira campanha de Roseana. Por enquanto só conseguiu seis assinaturas, a mesma marca de qualquer pedido de CPI já proposto na Casa. Os outros 36 deputados são aliados incondicionais da governadora.

REFLEXÃO: "Roseana" se mantendo no Governo do Estado será qual vai ser o novo conto que ela irá produzi? Somente no Salagô a mesma consegui desviar quase 80 milhões de reais. Qual será a nova mentira que ela irá empregar quando foi interrogada sobre o Projeto de Irrigação Salangô?

Flávio Dino, Miosótis e José Reinaldo participam de encontro com evangélicos na capital.

O ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), candidato ao Senado, e o candidato ao governo Flávio Dino (PCdoB) participaram na noite desta segunda-feira, 12, de encontro com evangélicos, no Hotel Holliday In, no São Francisco.

Zé Reinaldo lembrou o apoio recebido de várias igrejas evangélicas quando esteve à frente do governo do estado.
Ontem, cerca de 250 evangélicos de diversas igrejas puderam conhecer um pouco mais os candidatos da coligação "Muda Maranhão" (PCdoB, PSB e PPS), que participarão das eleições de outubro. Muitos manifestaram apoio aos presentes. “Creio na renovação e em um Maranhão melhor. Foi muito bom saber que eles procuraram primeiro a Deus neste momento. E José Reinaldo, quando foi governador, sempre convidava as igrejas para encontros, isso antes e depois da campanha”, ressaltou Diaconisa Valdiana e o marido dela, o pastor Ferreira, da Assembleia de Deus de Goiânia, no bairro do João Paulo.

Zé Reinaldo voltou a ressaltar a importância da união pela mudança no Maranhão. O Maranhão precisa de renovação e, para isso, precisamos da ajuda de todos que desejam essa mudança”, disse

Organizadora do encontro, a vereadora Vera Sales (PCdoB) justificou o momento. “Foi a motivação pelo toque de Deus por um governo de justiça e igualdade no Maranhão. Nós acreditamos na renovação e mudança que Flávio Dino terá a frente do governo e o mesmo vale para José Reinaldo. Eles abrirão caminhos para que o desenvolvimento do estado atinja o povo”, disse em apoio ao movimento “Muda Maranhão”.

Também participaram do encontro a candidata a vice-governadora Miosotis Lúcio (PPS), a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), além de vereadores e candidatos a deputado estadual e federal.

Papa Bento XVI nomeia novo bispo para Diocese de Viana.

O papa Bento XVI aceitou, nesta quarta-feira, 7, a renúncia do bispo da diocese de Viana (MA), dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges, e nomeou, para sucedê-lo, o vigário geral da diocese de Zé Doca (MA), monsenhor Sebastião Lima Duarte (Foto), de 46 anos. Dom Xavier pediu a renúncia após completar 75 anos, em abril, conforme prevê o cânon 401 § 1º do Código de Direito Canônico.

Monsenhor Sebastião nasceu em Carutapera (MA), aos 03 de abril de 1964, filho de Idemir Altino Duarte, pescador, e Maria Raimunda Lima Duarte, lavradora. Primogênito de 12 irmãos, dos quais cinco já falecidos.

Fez o Ensino Fundamental em sua cidade natal. Em 1982 ingressou no Seminário Menor de Zé Doca (MA), onde fez o ensino médio. Estando no Seminário Maior em São Luís (1985-1991), cursou Filosofia e Teologia no Centro Teológico do Maranhão, hoje Instituto de Ensino Superior do Maranhão (IESMA). Formado em Teologia e Ciências Patrísticas pelo Instituto Patrístico “Augustinianum” de Roma, Itália. Foi diácono do Papa João Paulo II, na ocasião de sua visita ao Maranhão.

Foi Ordenado Presbítero no dia 30 de novembro de 1991, em Carutapera, o primeiro padre da Diocese de Zé Doca.

Atividades exercidas: Foi por 10 anos Pároco da Paróquia e da Catedral de Santo Antônio, em Zé Doca. Coordenador de Pastoral por vários anos e também Administrador Diocesano da mesma Diocese.

Atualmente é: Pároco da Paróquia São Sebastião, em Carutapera-MA; Membro do Colégio dos Consultores; Professor de História da Igreja Antiga e Patrística, no IESMA; Vigário Geral da Diocese de Zé Doca e idealizador do I Kairós diocesano de Liturgia que se realizará nos dias 23 a 24 de julho 2010.

Agradecemos a Dom Xavier todo o trabalho dedicado ao povo da diocese de Viana e ao Regional NE 5 e cumprimentamos o novo bispo desejando-lhe todo êxito em sua nova missão pastoral.


Enviada pela CNBB NE 5

12 de julho de 2010

Eu não sei, só sei que foi assim: É Flávio Dino 65!

Milhares de pessoas em centenas de carros lotaram ruas e avenidas de São Luis para participar da I Carreata do próximo Governador do Maranhão Flávio Dino! Eis abaixo algumas imagens da festa democrática:





11 de julho de 2010

Prefeitura de São recebeu novo convênio para compra de veículo escolar


Em menos de cinco meses a Prefeitura Municipal de São Mateus do Maranhão atualmente desgovernada pelo coronel Rovélio, recebeu no último dia 02/07 um novo recurso no valor de R$ 196.020,00 para ''aquisição de veículo automotor, zero quilometro, com especificações para transporte escolar, por meio de apoio financeiro, no âmbito do programa caminho da escola''. Através do Ministério da Educação através do convênio de nº 661503.

Vale lembrar que no mês de fevereiro deste ano, mais precisamente no dia 26/02/2010 a prefeitura recebeu outro convenio no valor de R$ 121.770,00 para compra de um veículo escolar com as mesmas especificações do atual convênio relacionado acima. O pior é que o prefeito CASSADO ainda não comprou o veículo com o recurso recebido em fevereiro e muito menos com o recurso deste mês. Enquanto isso os alunos de muitos povoados de nossa cidade ainda tem que ir pra escola de bicicletas ou até mesmo a pé.

Para onde foi o dinheiro? Ninguém sabe ninguém viu. Será mais um recurso destinado a melhoria da educação de nossa cidade, a ser desviados? Enquanto isso a secretária de educação nem se quer tem a coragem de explicar o sumiço desta verba, muito menos o prefeito CASSADO. Aos cidadãos que queiram denunciar, basta acessar o site do Portal da Transparência www.portaltransparencia.gov.br do Governo Federal e fazer suas denuncias.

10 de julho de 2010

Veja a lista dos candidatos impugnados pelo Ministério Público Eleitoral

Da Centra de Notícias

A Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão protocolou no início da tarde deste sábado (10), no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), 80 ações de impugnação de candidaturas para as eleições deste ano.

Delas, 40 são por ausência de desincompatibilização e outras 40 de candidatos com condenações previstas na Lei "Ficha Limpa" ou ainda por terem tido contas reprovadas pelos Tribunais de Contas do Estado e da União.

O Tribunal Regional Eleitoral tem até o dia 5 de agosto para julgar esses processos, que ainda caberão recurso ao Tribunal Susperior Eleitoral.

A Procuradora Eleitoral, Carolina da Hora Mesquita, prestou coletiva no TRE e falou sobre os pedidos de impugnação, que segundo ela, até quarta todas devem ser protocoladas.

PEDIDOS DE IMPUGANAÇÃO POR AUSÊNCIA DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO

1. ADELSON DE SOUZA LOPES Deputado Estadual
2. ALANA MARA DE SOUZA SANTOS Deputada Estadual
3. ARIELDES MACARIO DA COSTA 1º Suplente de Senador
4. CARLOS ALBERTO FERREIRA DE CASTRO Deputado Federal
5. CELSO CORREA PINHO Deputado Federal
6. DANIEL AUGUSTO DA SILVA CARNEIRO Deputado Estadual
7. DELCIO DE CASTRO BARROS Deputado Estadual
8. EDSON CARVALHO VIDIGAL Senador
9. FRANCISCO BASTOS Deputado Estadual
10. FRANCISCO GERALDO NASCIMENTO Deputado Federal
11. FRANCISCO GUIMARAES DE OLIVEIRA Deputado Estadual
12. FRANSUILA DAS CHAGAS LOPES FARIAS Deputada Estadual
13. JADIEL ARAUJO MELO Deputado Estadual
14. JOAO ALBERTO DE SOUZA Senador
15. JOAO ONOFRE RAMOS DA SILVA Deputado Estadual
16. JOAQUIM WASHINGTON LUIZ DE OLIVEIRA Vice-Governador
17. JORGE LUIZ FREIRE RANGEL Deputado Estadual
18. JOSE DE RIBAMAR REZO CARDOSO JUNIOR Deputado Federal
19. JOSE DE RIBAMAR SOUSA REIS Deputado Estadual
20. JOSE RIBEIRO CARVALHO Deputado Estadual
21. JOSELIA MARIA DE ALENCAR NOGUEIRA Deputada Estadual
22. JUVENCIO ALVES DE CARVALHO RIBEIRO Deputado Federal
23. MARCO AURELIO SILVA DE AGUIAR Deputado Federal
24. MARIA DE FATIMA PARENTES DA SILVA Deputada Estadual
25. MARIA LUCIA MARINHO LIMA Deputada Federal
26. MARIANA RODRIGUES DOS SANTOS Deputada Estadual
27. MONICA TOSCA PINHEIRO BARBIERI Deputada Estadual
28. OMAR CORTEZ PRADO Deputado Estadual
29. OTILIA SILVA PASSOS Deputada Federal
30. RAIMUNDO JOSE RODRIGUES SANTOS Deputado Estadual
31. RAIMUNDO MONTEIRO DOS SANTOS Deputado Federal
32. RAIMUNDO NONATO COELHO LOPES Deputado Federal
33. RAIMUNDO NONATO SOUSA PEREIRA Deputado Estadual
34. REINALDO PEREIRA DA SILVA Deputado Estadual
35. SAMUEL PEREIRA DOS SANTOS Deputado Estadual
36. SAULO COSTA ARCANGELI Governador
37. TELMA PINHEIRO RIBEIRO Deputada Federal
38. TEREZINHA DAS NEVES PEREIRA FERNANDES Deputada Federal
39. VALERIA MARIA SANTOS MACEDO Deputada Estadual
40. WALDIMIRO ALVES MACHADO Deputado Federal

PEDIDOS DE IMPUGANAÇÃO PREVISTAS NA LEI "FICHA LIMPA"

1. AGENOR ALMEIDA FILHO
2. ANTONIO HOMETE VIEIRA DA SILVA
3. ANTONIO JOAQUIM ARAUJO NETO
4. BERCKSON SANTOS RAMOS
5. CLAUDEMIR MACHADO LOPES
6. CLEBER VERDE CORDEIRO MENDES
7. EMILIO AYOUB JORGE
8. FLAUBERTH DE OLIVEIRA AMARAL
9. FRANCISCO BASTOS
10. FRANCISCO DANTAS RIBEIRO FILHO
11. FRANCISCO LAZARO CARVALHO FILHO
12. FRANCISCO VALBERT FERREIRA DE QUEIROZ
13. FRANCISCO WILSON LEITE DA SILVA
14. GRACIETE MARIA TRABULSI LISBOA
15. GRACILIO CORDEIRO MARQUES
16. HELIOMAR BARRETO TORRES
17. HEMETERIO WEBA FILHO
18. HUMBERTO DANTAS DOS SANTOS
19. ILDON MARQUES DE SOUZA
20. JACKSON KEPLER LAGO
21. JAMES DEAN GASPAR SODRE
22. JOAO BATISTA DOS SANTOS
23. JOAO EVANGELISTA MOTA
24. JORGE HENRIQUE ROCHA CAMPOS
25. JOSE DE RIBAMAR JANSEN PENHA
26. JOSE EDILSON DE SOUSA SILVA
27. JOSE LIMA DOS SANTOS FILHO
28. JOSE MAGUINO CUTRIM
29. JOSÉ SARNEY FILHO
30. JOSE VIEIRA LINS
31. JOSIMAR ALVES DE OLIVEIRA
32. MANOEL GOMES DA SILVA
33. MARCIA REGINA SEREJO MARINHO
34. MARCO AURELIO SANTOS CORDEIRO
35. PENALDON JORGE RIBEIRO MOREIRA
36. RAIMUNDO NONATO ALVES PEREIRA
37. RAIMUNDO SILVA
38. REGINALDO PEREIRA SANTOS
39. RICARDO ANTONIO ARCHER
40. THEMIS QUINTANILHA GERUDE

9 de julho de 2010

Vereador é vaiado durante sessão na câmara de vereadores.

Ontem na Câmara Municipal o clima ficou tenso entre os nobres vereadores. A galeria reservada a população ficou lotada, ao iniciar a sessão ordinária, a Vereadora Soliene apresentou o requerimento nº 041/2010 que se refere a aquisição de um veículo automotor com especificações para transporte escolar, para atender aos estudantes dos Povoados Morros, São Benedito, Limão, Timbaúba, Barro Preto e Brutos, a mesma fez este requerimento, tendo como base um recurso que a Prefeitura Municipal no mês de fevereiro no valor a mais de R$ 121.000,00. O requerimento foi aprovado, o problema é o prefeito CASSADO atender o pedido, afinal, enquanto muitos estudantes estão tendo que ir a pé para escola, os netos do prefeito CASSADO todos os dias tem um carro importado e muito confortável para levá-los a Bacabal e a São Luis.
O clima ficou tenso mesmo foi quando num confronto (bate-boca) entre os parlamentares, sobre um outro requerimento (verbal) de autoria da Vereadora Soliene, que pedia ao prefeito CASSADO a relação de funcionários e a folha de pagamento da prefeitura, pois como é sabido por todos, a função do vereador é fiscalizar os atos e gatos do prefeito mesmo os CASSADOS,
no entanto este requerimento não foi aprovado, apenas votaram a favor do requerimento os vereadores: Toinho Chaves e Neto Amorim, no entanto votaram contrários os vereadores: GESSÉ SOARES, JOAOZINHO PONTUAL, HÉLIO BOUERES E SEBASTIÃO NINA (foto). Este ultimo, afrontando a LEI, o POVO e a DEMOCRACIA, disse que o papel do vereador não é se preocupar com o PREFEITO e sim com outras coisas. E como resposta a sua péssima atitude, o povo presente deu-lhe uma vaia, seguidos de vozes de protesto tais como: tu é um vendido, cara de pau, corrupto, comprado... Após este episódio a galeria se esvaziou...
Você terá mais detalhes, segunda-feira no jornal SÃO MATEUS URGENTE na NOSSA RÁDIO FM 98,1 ao meio dia do dia, com o aúdio no momento do discurso do vereador vaiado.

E como bem diz um ditado popular: quem não deve não teme!

Desesperado, prefeito de Cantanhede-MA ameça população.

O Kabão (Foto), prefeito de Cantanhede, promoveu uma noite de pânico nas pessoas daquela cidade. O episódio foi na quinta feira (1º de julho) na Avenida Lister Caldas, por volta de meia noite e ali ficou ameaçando os cantanhedenses de bem até as 03h30min da madrugada.

Toda a raiva do prefeito foi despertada ao saber que populares estavam organizando uma noite de São João fora de época e que teria a presença do ex-prefeito Hildo Rocha no evento, foi a gota d'água, o prefeito Kabão foi até o local da festa, ameaçou e humilhou os organizadores Vicente Moreno, Cesar Cantanhede, Terezinha Lago, Zezão do Frango e os demais ali presentes.

O prefeito Kabão chutava o palco e dizia: "Eu não mando, eu estou aqui é pra matar ou pra morrer, eu sou o prefeito, quem manda aqui sou eu, desmancha esse palanque agora, tira essa porra daí, se não tirar eu mando prender todo mundo, vocês não vão tirar? Eu vou chamar cem homens pra bagunçar tudo". Falando no telefone ele dizia ainda: "Traz os homens agora, vamos quebrar tudo, traz duas escavadeira, vamos derrubar o palco agora, cadê a polícia? Manda a polícia vir agora, vamos prender todo mundo, pode é dar morte, mas aqui na rua ninguém faz festa, se quiser faz lá dentro, no quintal, aqui não faz".

O prefeito ainda ameaçou um senhor chamado Zé Maria, que estava trabalhando no abrigo. Continuando o seu espetáculo de ignorância, o prefeito dizia, apontando para as pessoas presentes: "Vocês se saem disso, isso é briga de cachorro grande, vocês vão se lascar, eu não estou brincando, o tempo dos ditadores acabou(sic), agora quem manda em Cantanhede sou eu, enquanto eu for o prefeito vocês estão acabados, a molecagem acabou, cadê o Hildo? Eu quero é o Hildo, eu vou pegar ele, amanhã eu vou invadir esse negocio e vou bagunçar, vocês podem fazer que eu bagunço, vocês é quem sabem". Assim foi até as 3:30 da madrugada.

Ele [Kabão] ainda chamou 5 capangas e 2 policias e deu ordens expressas aos capangas de que se alguém tentasse montar o palanque era pra bagunçar e disse a polícia para prender qualquer pessoa que tentasse montar o palco.

No dia seguinte, ainda enlouquecido, o prefeito tentou embargar a festa, não conseguindo tal ato. O prefeito Kabão chegou ao cúmulo do absurdo de ameaçar publicamente de demissão os funcionários públicos municipais que fossem para a FESTANÇA DA ALEGRIA. A população livre foi, participou e lotou a avenida, mas, os funcionários escravizados e aterrorizados pelo prefeito não foram.



Abaixo o vídeo feito no mometo da esquizofrenia do prefeito...

8 de julho de 2010

Aconteceu: I Oficina de economia solidária e consumo consciente.

A Cáritas Brasileira que atua na defesa dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável solidário na perspectiva de políticas públicas, com uma mística ecumênica. Realizou ontem durante todo o dia, a I Oficina de economia solidária e consumo consciente, no auditório Pe. Cláudio do São Paroquial de São Mateus.

Entre os participantes destacam-se as integrantes do Projeto Mulheres Unidas lutando pela sobrevivência, os lavradores do Povoado Morada Nova II membros do Projeto Rede Mandioca (abaixo imagens dos produtos produzido através deste projeto), Catadores de Materiais recicláveis e integrantes da COORENACICLA.oficina orientada pelo Instrutor Raimundo sócio fundador da Associação Comunitária, de Educação em Saúde na Agricultura - ACESA/Bacabal-MA e Altemir Aragão, agente da Cáritas em São Mateus, foi bem frisado que não podemos falar de economia com os olhos fixos no mundo capitalista, mas voltado a para a Palavra de Deus.

"O mundo discrimina os pobres, no entanto o mundo consumista é primeiro a querer usufruir daquilo que os pobres produzem" afirmou Raimundo (foto).

Uma nova oficiana já está agendada para acontecer no mês de agosto, desta feita será a Oficina de Agroecologia.

Vale apena você participar, estas atividades visão a preparação da I feira de economia solidária em São Mateus a se realizar no mês de setembro durante o festejo do Padroeiro da Cidade.








Camponeses fazem manifesto em apoio ao trabalhar preso

Foi realizado na ultima terça-feira (6/07), uma manifestação em frete a Casa da "justiça" (Fórum) de São Mateus, onde camponeses do Povoado P.A São Raimundo (5km distante da sede) vieram prestar solidariedade ao Sr. José Luis, preso segundo eles, injustamente, após uma discursão na Vaqueijada do parque III Irmão no Povoado Boca do Cercado.
Segundo o Sr. Raimundo, que esta no momento em que a Polícia efetuou a prisão de Zé Luis, eles estavam todos na vaquejada, quando um dos vaqueiros da fazenda, passou o cavalo atropelando algumas motos que estavam estacionadas no local, daí então o Zé Luis, pediu que ele não fizesse aqui, pois ali também tinha pessoas de bem, o vaqueiro revidou, dizendo que passou o cavalo por cima das motocicletas e passaria por cima dele (Zé Luis) também. Foi quando começou a confusão. O provocador da discussão se evadiu do local, a Polícia foi acionada, sendo preso apenas Zé Luis, que foi enquadrado por porte ilegal de arma.
Por ter um bom comportamento na comunidade onde reside companheiros de trabalho organizaram uma manifestação com cartazes em frente ao Fórum, sendo que no final da tarde de terça-feira, o possível réu, foi solto para alegria dos camponeses do PA São Raimundo.

6 de julho de 2010

Chargista do Jornal Pequeno sofre acidente em São Mateus


No último sábado (3/07), um acidente pegou o chargista Caju do Jornal Pequeno de surpresa, quando o mesmo chegava da cidade de Bacabal-MA, de onde teria vindo de um concerto de seu carro uma PAMPA, onde a mesma não disparou para resfriar o motor.
Caju, ao chegar em sua residência em São Mateus abriu, o capô sem saber que seria alvejado com a explosão do radiador numa temperatura de mais 150ºC, o corpo do chargista teve cerca de 35% de queimaduras. Imediatamente, seus irmãos o socorreram levando ao pronto socorro mais próximo, onde foi atendido pelo médico Dr. Jardel e enfermeiros.
Segundo a vítima não teve o que reclamar do atendimento, porém, isso não justifica o fato de que naquele pronto socorro ainda precisa que o prefeito CASSADO, amplie, haja visto que a deficiencia é vista de imediato, como por exemplo: colchões velhos, camas com ferrugens, mofo nas paredes, falta de ventilação, etc...

Profissionais na área existe! E são atenciosos, o que de fato falta de verdade é o prefeito CASSADO ter mais carinho para com estes profissionais e oferecer uma melhor estrutura.
Desejamos que o chargista Caju, que está curtindo sua triste férias após tamanho acidente, possa se recuperar o mais rápido possível.

Edição: Jonatas Carlos / Imagens: Ciro di França e Jônatas Carlos