3 de junho de 2010

Tapete para passagem da procissão de Corpus Christi é confeccionado em São Mateus

Adolescentes da paróquia de São Mateus, hoje acordaram mais cedo para confeccionar o tradicional tapete de Corpus Christi. O breve caminho que vai da porta da igreja Matriz até a entrada principal da praça da igreja foi enfeitada materiais como: cal e sobras de matérias primas da carpintaria por adolescente que participam da Infância e Adolescência Missionária e Coroinhas da Paróquia de São Mateus.

O tapete, com média de 100 metros de extensão, é confeccionado pelos próprios adolescentes, que acordaram cedo para manter a tradição, que dura a mais de 4 anos. Sobre o tapete, passará a procissão de Corpus Christi.

A procissão terá inicio às 16h de hoje e irá passar pelas ruas: Esporte, Saraguá, Santo Antonio, Rua do Poço, Mangueira, Primavera, Nossa Senhora de Fátima, Cruzeiro, Rua Quiçau, Nossa Senhora das Graças e encerrará em frente ao Hospital Municipal de nossa cidade.

"Corpus Christi", em latim, significa "corpo de Cristo". Trata-se de uma festa móvel católica que celebra o milagre da transubstanciação. Para o catolicismo, Cristo se transforma no pão (a hóstia), que se torna seu corpo, assim como o vinho se converte em seu sangue. A festa era uma das mais pomposas procissões católicas em Portugal e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores, no século 16.