30 de junho de 2010

Vice na chapa de Serra é deputado federal em primeiro mandato

Antônio Pedro de Siqueira Indio da Costa tem 39 anos, nasceu no Rio de Janeiro e está em seu primeiro mandato como deputado federal. É bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, com especialização em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Foi três vezes vereador do Rio de Janeiro antes de se eleger deputado federal em 2006. Índio da Costa foi o relator do grupo de trabalho que analisou o projeto ficha limpa, que impede as candidaturas de políticos com condenações judiciais em órgãos colegiados.

Em 1993, primeiro mandato de Cesar Maia na prefeitura do Rio, foi assessor do Gabinete do Prefeito. Foi Secretário Municipal de Administração nos outros dois mandatos de Maia, em 2001 e 2005. Ele esaiu da função ao se eleger deputado.

Índio da Costa se filiou ao antigo PFL, atual DEM, em 1995, seguindo os passos de Cesar Maia, que havia deixado o PMDB. Os dois saíram do PFL em 1999, e filiaram-se ao PTB. Em 2001, voltaram ao PFL. Cesar Maia é pai do deputado Rodrigo Maia (RJ), atual presidente do DEM. O anúncio do nome de Índio da Costa foi feito por Rodrigo após uma reunião com Serra, em São Paulo.


Fonte: Portal da Globo / Foto: Brizza Cavalcante/Agência Câmara)

E que venha a eleição: PPS confirma apoio ao PCdoB e ao PSB

E que venha a próxima eleição. Encerrou a pouco a convenção do PPS realizada no Clube Vanguard localizada na vizinha cidade de Bacabal, o PPS decidiu apoiar o pré-candidato Flávio Dino do PC do B ao governo do Maranhão nas eleições de 2010.

Em São Luis, acontece a partir das 16h a convenção do PSB e do PC do B, no auditório da Assembléia Legislativa. O apoio do PPS se deu após uma articulação da Deputada Estadual Eliziane Gama. Com o apoio firmado entre os partidos PCdoB, PPS e PSB, o dirigente do PPS Altemar Lima, será homologado como vice governador na chapa de Flávio e José Reinaldo como Senador.

O clima na casa mal assombrada da biônica Roseana Sarney ficou mais tenso com a confirmação do acordo da onda vermelha entre os partidos acima citado.

29 de junho de 2010

CONFIRMADO CONVENÇÃO ESTADUAL DO PCdoB MARANHENSE

Enviado pelo Escritório do Deputado Federal Flávio Dino (PCDOB/MA) por meio de sua assessoria de imprensa.

DATA: 28.06.2010

PCdoB confirma convenção estadual para o dia 30 de junho

O PCdoB do Maranhão confirma a realização da convenção estadual para a quarta-feira, dia 30 de junho. Por questões operacionais, entretanto, a legenda transferiu a atividade política do hotel Rio Poty para o auditório Fernando Falcão, na Assembléia Legislativa. O horário das 16h está mantido. Caravanas do interior e diversos movimentos sociais já confirmaram presença na convenção.

No último domingo, 27, a coordenação política do PCdoB fez uma reunião de avaliação da conjuntura política e concluiu favoravelmente à manutenção da candidatura ao governo do estado com PCdoB, PSB e PPS, além da maioria dos petistas do Maranhão e movimentos sociais. “Estamos aguardando a confirmação do apoio do PPS à candidatura”, informou o coordenador de campanha de Flávio Dino, Márcio Jerry.

O pré-candidato Flávio Dino comentou a organização das atividades de pré-campanha dos últimos dias. “Estamos buscando apoios que nos fortaleçam. A organização da campanha segue normalmente, com muitas reuniões e muito diálogo”, explicou.

27 de junho de 2010

Palavras do Blogueiro.

Agradeço a Deus e à Minha Família pelo incentivo que deles recebo, pelo carinho especial dos amigos, admiradores, estudantes, enfim dos moradores e trabalhadores da nossa querida São Mateus do Maranhão que todos os dias acessam o Blogue SÃO MATEUS EM OFF – o blogue oficial de notícias de nossa cidade, desde os fervilhantes computadores das movimentadas Lan Houses que são inúmeras, passando pelas escolas e os muitos alunos, professores e funcionários atentos a vida política da nossa cidade, às muitas residências que fazem de São Mateus uma cidade de gente sonhadora, guerreira e trabalhadora, até mesmo os muitos jovens que lêem o Blogue SÃO MATEUS EM OFF nos seus momentos de navegabilidade agradeço muito pelo carinho.

Aos funcionários da prefeitura sem distinção de secretária, aos comerciantes e aos demais, que ao chegar para o trabalho não escapam das vistas no Blogue mais popular e um dos mais acessados de toda a região, meus agradecimentos também aos vereadores e aos demais blogueiros que também acompanham o nosso blogue. É o Blogue SÃO MATEUS EM OFF em ação mostrando as belezas de nossa cidade não escondendo as mazelas, cobrando os compromissos dos gestores, fiscalizando as entranhas das gestões para o cidadão conectado, visando assim a plena democracia e a LIBERDADE DE EXPRESSÃO na plenitude de ter ciência que o espaço para o contraditório possa existir.

O Blogue SÃO MATEUS EM OFF está cumprindo com sua parte, apesar de uma minoria de leitores não concordarem e isso é normal. Utilizando da nobre soberania popular para alertar o cidadão sofrido de um passado repleto de desrespeito a um presente de esperanças que se esvaziam a cada minuto.

Participem deste espaço fazendo comentários, sugestões e críticas sobre as notícias e textos aqui postados. Enviem notícias e textos para publicação através do e-mail jonatascarlos.jc@hotmail.com e aproveito também para pedir desculpas aos que enviaram comentários, por eu ainda não ter publicado já são 103 comentários que infelizmente ainda tive o tempo para lê publicar, sei que em muitos são críticas, outros elogios, outros sugestões e é claro alguns comentário com baixarias. Porém agradeço a todos por dedicar seu tempo em enviar comentário, e prometo publicar em breve.

Nossos cumprimentos de respeito aos mais antigos moradores de nossa cidade que tentam fazer de São Mateus uma cidade no seu merecido lugar de destaque, de respeito, de desenvolvimento do seu povo. Vocês todos são importantes para a existência deste blog e serão sempre bem vindos!

Nosso blogue atualmente está ligado diretamente a Revista Espaço Crítico do estado do Pará, ao Jornal do Povo da cidade de Coroatá, ao Portal Tribuna do Maranhão, ao Portal Zill de Notícias, a Central de Notícias de São Luis, ao Jornal Regional e a muitos blogues espalhados pela rede mundial de computadores.


Jônatas Carlos

www.saomateusemoff.com

0**99 91253716 / 0**9981268603


Obrigado!

26 de junho de 2010

Conselho Comunitário de Segurança - CONSEG é criado em São Mateus

São Mateus do Maranhão se torna a 55ª cidadea ser contemplada com a formação dos Conselhos Comunitários de Segurança no interior do Maranhão. Neste final de semana, a Secretaria de Segurança Pública – SSP nas pessoas do Capitão Ribeiro da PM e do Sr. Lima Funcionário da SSP e Conselheiro Comunitário de Segurança da área São Cristovam/São Luis-MA. Estiveram presentes para que, junto com lideranças comunitárias locais, concluíssem mais uma etapa do projeto. Este 55º Conselho formou 45 membros da comunidade saomateuense das quais 22 tornaram-se eleitos, são eles: Geovane, Dielson, Raimundo Nonato, Jair, Gregório, Valentim, Marcone, José Henrique, Domingos Jr. Joaquim Nunes, Altemir Aragão, Genésio Lima, Almir, Benedito, Manoel, Joedson, José, João, Gonçalo, Antonio, Edvan e Veceslau.
Em uma entrevista exclusiva a este blogueiro e repórter informativo da Nossa Rádio FM 98,1, o Capitão da PM Ribeiro afirma que o Conselho Comunitário de Segurança abre um canal de participação da sociedade em relação a segurança pública local.
Somando-se ainda, à representatividade de um membro nato da Policia Militar e Civil da cidade. Os Conselhos Comunitários de Segurança fazem parte de um projeto social de iniciativa do Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e Secretaria de Estado de Segurança Pública, que visa capacitar pessoas da própria comunidade onde moram para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas comunitários de segurança, além de promover campanhas educativas de cooperação entre lideranças locais.
Os conselheiros são moradores voluntários que após um treinamento específico sobre Segurança Pública e Direitos Humanos, trabalharão em conjunto com as policias Civil e Militar em sua localidade. Todos os representantes da comunidade receberam da Secretaria de Segurança, o certificado de conclusão do curso capacitando-os para iniciar os trabalhos, além de camisas, botóns e carteiras de identificação. Estes, somente recebem a formação após um intensivo trabalho que envolve a mobilização da comunidade em geral em toda a região, a sensibilização por parte dos representantes da sociedade civil organizada em atuar voluntariamente no projeto e por fim, a capacitação com oficinas, cursos, palestras e debates formativos em temas recorrentes à Segurança Pública. O evento foi realizado no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Mateus.

Edição: Jônatas Carlos / Não temos registros fotográficos do evento

25 de junho de 2010

A mais do processo eleitoral de São Mateus do Maranhão

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Marcelo Ribeiro, proferiu ontem (24/06) a tarde, seu parecer monocrático à respeito do Processo nº 949382622 - Recurso Especial Eleitoral que trata sobre:
CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO - CAPTAÇÃO OU GASTO ILÍCITO DE RECURSOS FINANCEIROS DE CAMPANHA ELEITORAL - PREFEITO - VICE-PREFEITO.
Recebo a todo instante ligações, e-mail e muitas perguntas sobre o que de fato aconteceu. E aqui exponho alguns esclarecimentos a respeito:
O ministro relator Marcelo Ribeiro, simplesmente negou os recursos impetrados no processo e pelo fato do mesmo ter dado sua decisão monocrática, ou seja, o parecer individual e não a sentença da corte. O processo agora aguarda entrar na pauta do plenário do TSE onde lá sim, o colegiado da alta corte irá julgar o mérito analisando ainda o pedido da Procuradora Eleitoral Federal que a alguns meses atrás deu parecer favorável a CASSAÇÃO do prefeito coronel Rovélio e a realização de novas eleições.
Vale lembrar que nos processos que tramitam em 1ª instância, na última terça-feira o Promotor de justiça Dr. Clodomir Bandeira emitiu parecer favorável a CASSAÇÃO do coronel e nos próximos dias sai a sentença da Juiza Eleitoral Ana Gabriela.

Atualizado às 19h58min.

24 de junho de 2010

Ministério Público/MA recebe marcha contra a corrupção

Marcha Contra Corrupção
Créditos: Francisco Colombo (CCOM-MPMA)

Foi encerrada na tarde desta quarta-feira, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, a I Marcha do Povo contra a Corrupção. A mobilização teve início nesta terça-feira, 22, nas proximidades da ponte do Estreito dos Mosquitos, indo até o quilômetro zero da BR-135. No segundo dia, a marcha que reuniu representantes de diversas entidades sociais, representado municípios de todas as regiões do Estado, percorreu diversas avenidas de São Luís, até chegar à PGJ.

Na sede do Ministério Público, os manifestantes entregaram uma representação coletiva contra prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais inadimplentes junto ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. A representação pede a condenação deles por crime de responsabilidade e falsidade ideológica. Na oportunidade, foram lidos, também, os nomes de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais que não disponibilizaram suas prestações de contas, conforme determina a legislação.
Marcha Contra Corrupção
Créditos: Francisco Colombo (CCOM-MPMA)

Para o representante das Redes e Fóruns de Cidadania do Maranhão, Iriomar Teixeira, a I Marcha do Povo contra a Corrupção fez com que a cidadania tomasse conta das ruas da cidade. O representante da Cáritas Brasileira, Ricarte Almeida Santos, ressaltou que a marcha foi a forma encontrada para que a sociedade civil organizada seja vista e ouvida pelas instituições do Estado. Segundo ele, a corrupção vem matando pessoas a cada dia de fome, por falta de saúde pública de qualidade, segurança entre outras coisas, e que ela deve ser combatida por todos, aproveitando a oportunidade para cobrar ações efetivas por parte do Ministério Público.

O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais da PGJ, Marco Aurélio Ramos Fonseca, que recebeu os manifestantes em nome da procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, destacou o caráter democrático da marcha, lembrando que o Ministério Público é uma instituição fruto da democracia.

Marco Aurélio Fonseca garantiu que todos os membros da instituição estão atuando firmemente no combate à corrupção no Estado e ressaltou a importância da parceria da sociedade na construção de uma realidade mais justa. “Iremos receber, dar o encaminhamento devido e oferecer respostas a vocês sobre cada questão aqui levantada”, assegurou o promotor de Justiça.

A presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), que também recebeu cópia da representação protocolada na Procuradoria Geral de Justiça, ressaltou que há mais de 1.500 Ações Civis Públicas por atos de improbidade administrativa, movidas por promotores de Justiça de todo o Estado, aguardando julgamento. Ela ressaltou, ainda, a importância do voto consciente: “Devemos dizer nas urnas que não queremos corruptos nos representando”.


Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

VIVA SÃO JOÃO!

O São João é a festa mais esperada do ano no Maranhão. É a época em que mostramos toda a força da nossa cultura popular, com um mês inteiro de apresentações de manifestações folclóricas pelos quatro cantos do Estado. Nos demais estados nordestinos, o período também é de festa, mas engana-se quem pensa que os festejos juninos acontecem somente no Brasil.
Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países e estão historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Idade Média como "Festa de São João".
Trata-se de uma festa católica, embora ainda sejam mantidas tradições pagãs que originaram a festa. É comum nas cidades nordestinas no dia de hoje os fiés católicos acenderem fogueiras nas ruas e "passar fogueira", chamando esta folclórica homenagem de padrinhos de fogueiras, pois quem passa fogueira torna-se padrinho um do outro, tios um dos outros e por aí vai.
Em São Mateus o santo é venerado nas comunidades da Vaqueijada, Quiçaú e Povoado Morada II.
A Fête de Saint-Jean (Festa de São João), tal como no Brasil e em Portugal, é comemorada na França no dia 24 de junho e tem como maior característica a fogueira. Em certos municípios franceses, uma alta fogueira é erguida pelos habitantes em honra a São João Batista.
Na Polônia, as tradições juninas estão associadas, principalmente, com as regiões da Pomerânia e da Casúbia e a festa é comemorada dia 23 de junho, chamada localmente Noc Świętojańska (Noite de São João). A festa dura todo o dia, começando às 8h da manhã e varando a madrugada. De maneira análoga à festa brasileira, uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas. Fogueiras são acesas para marcar a celebração. Em algumas das grandes cidades polonesas, como Varsóvia e Cracóvia, esta festa faz parte do calendário oficial da cidade.
A festa de Ivana Kupala (João Batista) é conhecida como a mais importante de todas as festas ucranianas de origem pagã e vai desde 23 de junho até 6 de julho. É um rito de celebração pelo verão, que foi absorvido pela Igreja Ortodoxa. Muitos dos rituais das festas juninas ucranianas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e autopurificação. As moças, por exemplo, colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte. É bastante comum, também, pular as chamas das fogueiras.
As festas juninas da Suécia são as mais famosas do mundo. É considerada a festa nacional sueca por excelência, comemorada ainda mais que o Natal. Ocorre entre os dias 20 e 26 de junho, sendo a sexta-feira o dia mais tradicional. Uma das características mais tradicionais são as danças em círculo ao redor do majstången, um mastro colocado no centro da aldeia. Quando o mastro é erigido, são atiradas flores e folhas. Tanto o majstången sueco como o mastro de São João brasileiro tem as suas origens no mastro de maio dos povos germânicos.

ROSEANA a caminho da DERROTA: DEM decide retirar apoio à biônica

A Executiva Nacional do DEM decidiu, no início da noite de ontem, que vai instaurar um processo de intervenção no Maranhão para retirar o apoio à biônica Roseana Sarney (PMDB), candidata à reeleição ao governo local. Com a medida, Roseana pode perder cerca de três minutos do horário eleitoral gratuito de rádio e Tv. Hoje, a executiva “interventora” será instalada no diretório regional para decidir o futuro do partido no estado.

Há, até o momento, duas possibilidades: apresentar uma candidatura própria ou se coligar com o principal adversário de Roseana nesta eleição, o deputado Flávio Dino (PCdoB).

A medida é uma represália à intervenção feita pela Executiva Nacional do PMDB que trabalha para impedir a aliança do diretório regional de Santa Catarina em torno da candidatura, ao governo local, de Raimundo Colombo (DEM). Com a intervenção imposta pelo presidente nacional do PMDB, Michel Temer (vice na chapa de Dilma), o diretório regional de SC caminha para uma candidatura própria.

O ex-governador Paulo Afonso, o deputado federal Mauro Mariani e o deputado estadual Edison Andrino, até o momento, são os indicados para encabeçarem a chapa.

A decisão deve sair na convenção regional do PMDB, prevista para sábado (26).


Do blog do Noblat

22 de junho de 2010

A CASSADA continua: a vítima quem é? O prefeito CASSADO coronel Rovélio

A CASSADA CONTINUA, desta vez a presa foi novamente o Prefeito CASSADO coronel Rovélio, um velho conhecido da justiça.
Agora pouco o Ministério Público Estadual - MPE, por meio de seu representante o Promotor de Justiça Dr.Clodomir Bandeira da Comarca de Justiça e 84ª Zona Eleitoral de São Mateus do Marahão - MA, acaba de proferir seu parecer favorável à CASSAÇÃO do Prefeito coronel Rovélio (já cassados por duas vezes) e à realização de uma NOVA ELEIÇÃO, parecer este relacionado a Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE n° 1367, o parecer foi encaminhado a Juíza Eleitoral Drª. Ana Gabriela (da comarca de S. Luis Gonzaga) juiza que foi designada para presidir o processo tendo em vista que o Magistrado Dr. Marco Aurélio foi afastado pelo TRE (por ter facilitado o prefeito CASSADO nas eleições de 2008), nos próximos dias a senteça deste processo será publicada.

Com a confirmação da CASSAÇÃO pela juiza Dra. Ana Gabriela, o Prefeito CASSADO coronel Rovélio chegará a sua 3ª CASSAÇÃO em pouco mais de um ano e a 2ª em menos de um mês entrando assim para o LIVRO DOS RECORDS pelo brilhante títuto de prefeito mais CASSADO DO BRASIL.
Poderá assumir interinamente mais uma vez a prefeitura Municipal de São Mateus o vereador Antonio Carlos (Pres. da Câmara Municipal).

I MARCHA DO POVO CONTRA A CORRUPÇÃO

Dias 22 e 23, militantes sociais das mais diferentes entidades sociais, representando municípios de todas as regiões do Maranhão, irão marchar da entrada do bairro do Maracanã, Km 15 da BR-135, até a sede da Procuradoria- Geral da Justiça, no centro de São Luís, numa demonstração clara da indignação do povo maranhense contra a corrupção.
Além de demonstrar uma atitude, pretendem provocar o povo de são Luís e do maranhão, para que se indigne contra esse crime que viola e destrói direito, compromete a justiça social e fragiliza as instituições democráticas.
É praticamente impossível a efetivação dos direitos sociais, a distribuição de renda e o fortalecimento das instituições do Estado brasileiro enquanto a corrupção for algo aceito como normal, enquanto houver omissão no seu combate, enquanto a certeza da impunidade estiver na mente do corrupto.
Por isso o povo deve se levantar e exigir a punição daqueles que, ao receberem a responsabilidade de cuidar e zelar pela coisa pública, fazem o contrário, desviam, se apropriam, beneficiando a si, seus parentes e aliados.
A primeira marcha será dividida em duas etapas. Hoje por volta das das 08:00 horas, um grupo de 80 pessoas, depois do ato público no local, fizeram o primeiro trecho, do Km 15 até o marco zero de São Luís (rotatória do Tirirical), objetivando despertar a população, chamar a atenção, provocar a consciência e a indignação.
Amanhã, 23 de junho, a marcha irá iniciar às 08:00 horas, com a participação esperada de 600 militantes sociais, dos mais diversos municípios maranhenses, que irão sair da rotatória do Tirirical, seguindo pelas avenidas dos Franceses/Getú lio Vargas, até a sede da Procuradoria- Geral de Justiça, momento em que entregarão representações contra os prefeitos que não prestaram contas para o povo dos recursos recebidos no ano de 2.009.
Na oportunidade irá ser publicada a lista de prefeitos inadimplentes com o povo, gestores que serão representados pelos crimes de responsabilidade e de falsidade ideológica.
Será entregue, também, na ocasião, requerimento para que a Procuradora- Geral de Justiça oficie os Promotores de Justiça sobre a responsabilidade em acompanharem a entrega da prestação de contas e o dever de acionarem os prefeitos que não cumpriram o que determina a Constituição e as leis do país.
Dos 217 municípios maranhenses, até agora somente 18 comprovaram ter entregue a prestação de contas, exercício 2009, nas Câmaras Municipais, para ficarem à disposição da população, a fim de que o povo exerça o direito de análise e verificação, encaminhando aos órgãos de fiscalização do Estado aquilo que houver indício de irregularidade.
A marcha pretende se instituir como ato de controle popular sobre a administração pública, visitando o local da obra pública para comprovar se realmente ela foi executada corretamente.
No próximo ano, irá percorrer, aos moldes da Força Tarefa Popular, que ocorre no Piauí já faz nove anos, os municípios com fortes indícios de corrupção, para não só mobilizar o povo e conscientizá- lo, mas também para ir até o local da irregularidade, apresentando em seguida representação aos órgãos de fiscalização para a tomada de posição.
O ato final está previsto para às 16:00 horas, em frente à sede da Procuradoria- Geral de Justiça, momento em que será divulgada a lista de gestores inadimplentes com o povo, sendo protocolada, em seguida, a representação coletiva contra os mesmos, pelos crimes de responsabilidade e falsidade ideológica.

TODOS CONTRA A CORRUPÇÃO!!!

Coordenação
Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão
[texto e foto: da coordenação do evento



MARANHÃO lidera o ranking dos inelegíveis, afirma TCU.


O Tribunal de Contas da União
(TCU) divulgou nesta segunda-feira uma lista com os nomes de 4.922 gestores públicos que estão impedidos de disputar as eleições de outubro. Eles ficaram inelegíveis porque tiveram suas contas dos últimos anos rejeitadas por mau uso do dinheiro da União em convênios de estados e municípios com entidades federais. A grande maioria dos integrantes da lista é de funcionários de carreiras ou de
cargos de confiança, e a maior parte não pretende disputar a eleição. Mas o que tiver essa pretensão será barrado na Justiça Eleitoral.

A ex-prefeita de São Mateus do Maranhão, Ana Maria Nunes Correa de Castro está na lista na folha 188 nos acordões: 742/2003 (FNDE), 1706/2006 (FNDE) e 2301/2007 (FUNASA).

O maior número de condenações ocorreu no Maranhão: 728, seguido por Bahia (700), DF (614) e Minas Gerais (575). Na outra ponta, o menor número de condenações ocorreu em Santa Catarina: 86. No Estado do Rio o TCU somou 214 condenações e em São Paulo, 455.

"Espero que esta lista possa subsidiar a ação da Justiça Eleitoral no momento que o Congresso aprovou a Lei da Ficha Limpa, na segurança de conseguir expurgar os maus gestores e fazer prevalecer a ética e a moralidade da coisa pública" - afirmou o presidente do TSE.

21 de junho de 2010

Poder Legislativo Altoalegrense está de luto!

Vítima de infarto
Faleceu na madrugada , em Alto Alegre, a Vereadora Erica Vieira de Alto Alegre do Maranhão . Segundo as primeiras informações, a vereadora foi vítima de infarto.
Já trabalhou na secretaria de Assistência Social de Alto Alegre, estudante de Serviço Social, Casada com filhos, Erica sempre foi tida pelos amigos e até adversários políticos como uma mulher lutadora, a mesma estava enferma, mas a morte por infarto veio de supressa aos amigos parentes e toda a população de Alto Alegre. Como todo ser humano com sua limitações, mas Erica foi sempre a favor da Equidade e Justiça Social.

Fonte: saomateusdomaranhão.blogspot.com / Imagem: Clayton Ferreira


Vítima de atropelamento na BR 135 nas proximidades do Pov. Boca do Cercado
O vereador Silvino Marques (Partido Progressista) de Alto Alegre do Maranhão (20 km distante de São Mateus) morreu em acidente automibilísitco, na madrugada de hoje, na BR-135, entre Matões do Norte e São Mateus. Ele retornava de São Luís com destino a Alto Alegre do Maranhão quando aconteceu o acidente. Ele havia deixado a sua mãe na Capital, onde ela se submeteria a uma cirurgia. O veículo Corsa Classic dirigido pelo vereador colidiu com uma carreta por volta de 4h da manhã. O vereador morreu no local.

Fonte: Portal imirante.com / Imagem: Stuart

18 de junho de 2010

Miltinho Aragão presta solidariedade ao Dep. Fed. Domingos Dutra e a Manoel da Conceição

Em greve de fome desde sexta-feira passada (11/06) o Dep. Federal Domingos Dutra recebeu, num ato de solidariedade, a visita de Miltinho Aragão (advogado, jornalista, político e Prefeito de fato de São Mateus do Maranhão). "Jamais poderia eu, deixar de prestar minha solidariedade através da minha presença a este companheiro que simplesmente está em greve para que a democracia seja respeitada, agora estou indo visitar o Sr. Manoel da Conceição que está num ambulatório", afirmou por telefone Mitinho Aragão que está em Brasília a este blogueiro.

Miltinho Aragão e Dutra, são companheiros históricos e ambos são advogados. o Dep. Fed. Domingos Dutra sempre teve respeito e carisma pela população de São Mateus e esteve em nossa cidade acompanhando Flávio Dino, José Reinaldo, Genilson Alves e Miltinho Aragão no dia 16 de maio deste ano, num grande seminário político no Clube Aquárius.

"É bom saber que São Mateus pode contar com este brilhante guerreiro que é Miltinho Aragão, que infelizmente teve sua eleição roubada por conta de pessoas que se quer tem vergonha na cara". Afirmou Dutra em uma entrevista exclusiva ao blog SAO MATEUS EM OFF e ao jornal SÃO MATEUS URGENTE da NOSSA RÁDIO FM 98,1.

Manoel da Conceição piorou ao longo da madrugada e Dutra está inconciete

No começo da manhã de ontem, convencido que a Direção Nacional abriria negociações com os petistas maranhenses, ele tinha decidido suspender a greve de fome. Como nada se materializou, à tarde de ontem ele retomou a greve.

Na madrugada de hoje passou mal. Ainda na enfermaria da Câmara Federal, onde está acompanhado por médicos, que recorrem ao uso do oxigênio, Manoel entreou em estado de desidratação crônica. Por não ser deputado e não ter plano de saúde, procura-se um hospital em Brasília para interná-lo e o levar a uma UTI.

Dutra também teve sua situação agravada: desmaiou cedo pela manhã, e está inconsciente até o momento. Deve ser deslocado da enfermaria da Câmara para um hospital conveniado à Câmara dos Deputados.

Ambos chegaram aos seus limites, me informa o companheiro Jomar Fernandes, que se encontra em Brasília, acompanhado os dois e indicado pelo movimento petistas de resitência para manter conversações com representantes da Direção Nacional do PT.

Guerreiros, Manoel e Dutra fizeram tudo o que podiam para chamar a atenção do País para a violência que foi a intervenção de Lula e da Direção Nacional do PT para manter o Sarney no poder. Conseguiram até uma imensa mobilização da socidade civil maranhense, religiosos, personalisadades nacionais como Leonardo Boff, que assinaram o abaixo-assinado que circula na internet. Mas não podem pagar com a vida ante a insensatez da maioria da Direção Nacional do PT. É hora de pensarmos em convencê-los a sair da greve de fome antes que o pior aconteça!!


Enviada por Franklin Douglas

17 de junho de 2010

Em Paris, Dilma se reúne com Sarkosy e vê protesto contra apoio a Roseana Sarney

No segundo dia de seu tour pela Europa, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, reuniu-se com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e enfrentou um protesto solitário em Paris contra a aliança de seu partido com Roseana Sarney, no Maranhão.

Quando saía de seu hotel, o Champs Elyseés Plaza, um brasileiro desenrolou um cartaz e gritou: "Sarney é igual a Hitler. A eleição está sendo decidida no Maranhão, Dilma".

O manifestante se referia à decisão do PT nacional, que impôs ao diretório local a uma aliança com Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão.

Supreendida, a candidata voltou para dentro do saguão do hotel. A petista e o secretário-geral do Partido Socialista Francês, Martine Auby, quie declarou apoio a Dilma, tiveram de esperar o manifestante se acalmar para continuar a entrevista.

As informações são da Folha de São Paulo

Sob pressão, PT Nacional analisa ter dois palanques no MARANHÃO

Com a repercussão a nível nacional da greve de fome do Dep. Fed. Domingos Dutra, do Camponês Manoel da Conceição e da Ex-Dep. Fed Terezinha Fernandes, o Pres. Nacional do PCdoB o Dep. Fed. Renato Rabelo cobrou o compromisso dos petistas de ter palanque duplo nos estados, onde os partidos que apóiam Dilma Rousseff estejam em campanhas diferentes.
Rabelo citou por duas vezes a candidatura do deputado Flávio Dino ao governo do Maranhão e foi aplaudido durante a convenção do partido que oficializou o apoio dos comunistas à candidatura petista.

“A partir do registro da candidatura, Dilma Rousseff não é a candidata do PT. É a candidata da coligação. Se há necessidade de um palanque duplo em alguns estados, não se pode legitimar o pleito de um aliado e vedar esse mesmo direito a outro”, disse Rabelo (referindo-se ao Maranhão).

“O PCdoB não imagina ter candidato sem um respaldo político amplo. Nós temos o direito de ter pelo menos um candidato a governo de estado”, cobrou o presidente do PCdoB.

Eduardo Dutra presidente nacional do PT não descartou a possibilidade de palanque duplo no Maranhão, mesmo diante da decisão do PT nacional. Ele disse que após o registro da candidatura, o conselho político da campanha de Dilma vai analisar a situação das alianças formadas em cada estado e poderá tomar decisões diferentes.

Informações obtidas por meio da Agência Brasil e reeditada por este blog.

Eis imagens de momentos marcantes da greve de fome de Dutra e Manoel da Conceição

Dutra e Manoel recebem apoio das lideranças petistas maranhenses


Manoel da Conceição, após sair da greve de fome.

Continuamos assistindo ao jogo. Brasil 2x0 Coréia do Norte. (Ao fundo, o Vereador Ciba de Coroatá - MA)

Flávio Dino, Ribamar Alves juntamente com os companheiros sindicalistas de SP e DF, prestam a todo momento solidariedade.

O Companheiro Wagner Lago irmão de Jackson Lago os prestou soliedariedade e acompanhou a sessão solene em homenagem aos 102 anos da imigração japonesa.

Assistindo o jogo da seleção.

O ex-Governador do Maranhão José Reinaldo Taveres (PSB), e Ex-Dep. Fed. José Antônio Almeida e Silva (PSB) também visitaram Manoel e Dutra na Câmara.


O Líder do PT na Câmara, Dep. Fed. Fernando Ferro, se emocionou com a greve de fome de Manoel Conceição.

Imagens retiradas do Twiter do Dep. Fed. Domingos Dutra

Pura mentira: Sarney que pagou a perna mecânica de Manoel da Conceição

“Fui preso novamente, desta vez, ferido na perna direita com cinco balas. Depois de seis dias de prisão, como só passavam mertiolate na minha perna, deu gangrena. A reação foi grande, e então o governador José Sarney mando um avião me buscar no interior e pagou meu tratamento em São Luís. Foi aí que coloquei minha perna mecânica”.

As aspas são do fundador do PT, Manuel da Conceição dos Santos, que estava em greve de fome há seis dias contra o apoio do PT a Roseana Sarney. A declaração foi feita ao jornal O Estado de S. Paulo, na edição de 12 de março de 1976.

Detalhe: o jornal não estava sob censura.

A entrevista – uma coletiva – foi concedida antes de ele embarcar para o exílio na Suíça, aos 40 anos de idade, depois de ter sido preso quatro vezes pela ditadura militar.

O próprio regime ajudou Manuel a tirar um passaporte, pois tinha interesse em sua saída do Brasil.

Desde que os ventos democráticos voltaram a soprar no Brasil, porém, Seu Manuel faz oposição a Sarney.


Atualização: Manoel diz: É uma mentira deslavada.Ele autorizou que me matassem e foi p/ o Japão. Quem mandou o avião foi o padre Eider,de São Luis (MA). (Disse Manoel da Conceição por meio do twitter de Domingos Dutra)


Este blogueiro está acompanhando o caso...

16 de junho de 2010

Boletim da registência n° 4

Ontem, dia 15/06/2010, a movimentação foi intensa.

A companheira Terezinha recebeu visitas significativas, de uma solidariedade que vem das almas inignadas das pessoas. Passaram pela sede do PT: Os líderes do MST, Elias, Zaira, Jonas e Pedro;

Dirigentes da CMP - MA, Carlito Reis, José Trindade, Creuzamar de Pinho e Elias dos Santos;

O padre, ativista e pesquisador, Victor Asselin;

Representantes do PT nos municípios: Alexandre Marques de TURIAÇU; Itamar Nascimento de GUIMARÃES; Balbina de PAÇO DO LUMIAR; Colaço de RIBAMAR; Vereador Jr. de ITAPECURU.

Membros do PDT: Azis, Sandra Torres e Leo Costa;

O artista popular Moisés Nobre; a advogada militante Isaura Oliveira; a ativista Malu Sousa; Lucimary Pinto do sindicato de enfermagem;

Jornal Vias de Fato, na pessoa de Emílio Azevedo;

Representantes do PC do B, Júlio Guterres (também diretor do Sindicato dos Profesores); Livanir Guterres e Márcio Jerry;

Deputado Valdinar Barros e sua esposa Aurilene Barros

Muitos militantes do PT de são Luis, mais os dirigentes que estão na Vigilia Permanente, Silvio Bem Bem, Bira do Pindaré, Augusto Lobato, Márcio Jardim, Lamartine Serra, dentre outros bravos companheiros.

AGENDA

Hoje às 17 horas haverá um ATO DE SOLIDARIEDADE DAS MULHERES DO PT E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Será um chá de apoio e reflexão para o qual todas as companheiras estão convidadas.

Amanhã, quinta, pela manhã, COLETIVA DE IMPRENSA NO PT;

Sexta-feira: Concentração às 15 horas na sede do PT.

GREVE EM BRASÍLIA

Na Câmara dos Deputados, Manoel e Dutra continuam firmes na luta. A saúde dos dois, especialmente a de Manoel inspira cuidados. apelos já foram feitos para que eles parem o movimento. A decisão deles é ir até o fim. Para Manoel "não há como entregar o Partido para os inimigos do povo e ficar em casa como se nada estivese acontecendo". É por isso que a SOLIDARIEDADE está crescendo, dentro e fora do País.

A ação na Justiça entra hoje. O povo espera a Liminar que reestabeleça o princípio da democracia.

Força Manoel, Dutra e Terezinha. A bandeira que vocês estão carregando com o sacrifício pessoal, é a BANDEIRA DA HISTÓRIA DO PT.

Quem puder ir a Brasília, vá. Quem puder pasar na sedo do PT em São Luis, vá. Todos à MOBILIZAÇÃO POPULAR.

ELES NÃO VÃO ROUBAR NOSSA ESTRELA


Enviada por Jomar Fernandes - petista, ex-deputado e ex-prefeito de Imperatriz