Moto Legal

6 de maio de 2010

Praça da matriz aos poucos sendo destruída

A Praça da Igreja Matriz aqui em São Mateus, aos poucos vai perdendo sua originalidade, o que era pra ser um espaço para pedestres e proteção de acesso aos fiéis que freqüentam as missas ou outros eventos da igreja, a cada dia que passa se torna mais difícil.
Como as ruas Outono e Verão que passam nas laterais da praça estão quase que intransitáveis, ciclistas, motociclistas e até motoristas de automóveis estão transitando e estacionando seus veículos em cima da praça, mesmo tendo na parte lateral e aos fundos um estacionamento, o pior é que o referido estacionamento está sendo ocupado por lixo, materiais de construção e até resto de madeira, além de largo calçamento de um bar. Em alguns pontos o calçamento já está danificado devido o excesso de peso dos veículos que estão a todo o momento passando por cima da praça. Os Padres Luis e Assis que administram a Paróquia, já tentaram de diversas formas impedir a irregularidade, já chegaram até por uma pequena grade nas sete entradas da praça, todas foram danificadas, por vândalos.
“Vamos fazer um esforço conjunto para preserva esta praça e não deixar que ela seja destruída por uma pequena parte da população” Disse Padre Luis durante uma missa.
Por um lado, alguns moradores vizinhos à praça, estão conservando o ambiente, plantando algumas arvores e plantas florais. “É triste saber que um dos únicos patrimônios que temos está sendo destruído por pessoas que se quer respeitam este espaço religioso, parece ser o fim do mundo” disse Dona Maria, moradora.
Além do caos a praça ainda sofre com o problema da iluminação. A delegacia de polícia fica a 50mts da praça, mas isso não inibe a ação dos mal intencionados.Enquanto isso o Poder Público pouco está se importando para esta situação.
Edição e imagem: Jônatas Carlos.

Nenhum comentário: