Mais Obras e Asfalto

7 de maio de 2010

A pedido do juiz da comarca de São Mateus o Fórum é cercado por dezenas de policiais para garantir sua segurança. E a população?


São Mateus vive hoje um caos, não temos segurança pública, onde os bandidos, marginais, ladrões de veículos (bicicleta, moto e carro) e até assaltantes do dinheiro público, trafegam livremente em nossa cidade, já existe praticamente um poder paralelo dominando certos setores de nossa sociedade, seja na base de mãos para o alto ou mesmo na corrupção declarada de alguns que se diz protetor dos destinos da população, porque aqui se mata e rouba de várias maneiras.

O que vimos atualmente, são flagrantes de assaltos à luz do dia, sejam na porta dos bancos conhecida como “saidinhas”, lojas, comércios, ruas, praças e avenidas, enfim, nos quatro cantos da cidade. A tão honrada policia militar que temos aqui, é pouco o seu contingente, já fazem das tripas o coração, sem condições de estrutura e logística, a policia mesmo assim vem se esforçando dentro das suas limitações para desenvolver o seu trabalho de segurança.


Aqui me solidarizo com eles por esse tão brilhante esforço, porém, o que se tem visto ultimamente em nossa cidade são dezenas de viaturas, centenas de policiais vindos de outras cidades, para guarnecer, amparar, proteger, assegurar aqueles que na verdade deveriam e são os responsáveis por essa tal governabilidade (como se tem visto nas proximidades do Fórum ultimamente). São gasto por vez muito dinheiro com despesas de combustíveis, deslocamento dos policiais, alimentação e gratificações (diárias) que chegam a custar aos cofres públicos cerca de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) por cada audiência (até aquelas não realizadas) segundo os cálculos dos matemáticos, se contarmos que já houve várias audiências instintivamente na cidade, por base nesses cálculos já passa dos R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais), sim, porque já foram muitas audiências no fórum de São Mateus do Maranhão, e ainda tem outras pela frente, e de onde sai esse dinheiro? Quem paga essa conta para obter essa segurança? Porque esse medo? São coisas que a gente não entende, tanta policia por nada.



“POLICIA, PARA QUEM PRECISA DE POLICIA”




Enquanto isso nossa cidade entra para o índice jornalístico como uma das cidades mais inseguras do Maranhão, só pra se ter idéia em menos de 12 dias, já foram roubadas 10 motos, já se sabe que na ultima audiência (que não houve), uma jovem foi assaltada (no mesmo horário), espancada, humilhada por um marginal e a policia não fez nada, porque estava servindo de reforço em frente ao fórum de São Mateus deixando o resto da cidade desguarnecido e vulnerável a mercê da marginalidade que naquele exato momento fisera mais uma vítima. Enquanto isso naquele doloroso momento a jovem assaltada precisava tanto da segurança.

VALE MAIS PROTEGER UM PRÉDIO E UM JUIZ DO QUE PROTEGER 40.000 VIDAS EXISTENTE EM NOSSA CIDADE?

Imagens: Ciro Di França

Um comentário:

Cavalo Neto disse...

É de esperar por essa atitude do prefeito subjudice, em nossa cidade o clima de insegurança esta em toda parte e as autoridades constituídas não fazem nada, quando estava o Governador Jackson Lago, a secretária de segurança e cidadania senhora Eurídice Vidigal, o atual governo e o prefeito Rovélio criticava, em seu pronunciamento na abertura do arraial e disse que tudo agora vai ser diferente, que a segurança mudou, que não é mais aquela mulherzinha, e sim o seu amigo Cutrim...e dai que fosse uma mulher, mas o importante era a segurança que funcionava, e hoje? piorou, mesmo com essas propagandas de viaturas....nada disso mudou, os bandidos continuam agindo da mesma forma ou pior, em nossa cidade não é diferente, é só olhar as estatisticas...essa segurança tardia de assegurar as audiencias é de pura ilusão..fictícia, um engodo...quem precisa de segurança é o povo....

Cavalo Neto