Moto Legal

10 de maio de 2010

Ministério Público a pedido do Conselho Tutelar realizou audiência pública em Alto Alegre do Maranhão.

Atendendo ao pedido do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA, o Promotor de justiça da Comarca de São Mateus, Dr. Clodomir Lima Neto (foto), realizou agora pouco uma audiência pública, tendo como objetivo principal esclarecer a toda a população daquela cidade, assuntos relacionado ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

Estavam presente além da imprensa: TV Mirante local, Jornal Regional e o blog SÃO MATEUS EM OFF, representantes do Poder Executivo, Legislativo, militantes sociais, proprietários de bares, restaurantes, casas de eventos e demais membros da sociedade civil.

Dr. Clodomir, foi bem claro sobre as penalidades que são prevista na lei, contra quem pratica qualquer tipo de crime contra a criança e ao adolescente, principalmente aos donos de bares, casas de eventos e a donos de lan houses. “Quem presta serviço, cobra por este serviço, também se torna culpado quando este serviço vai contra a dignidade dos menores” afirmou o promotor.

“Eu acho na verdade é que existe lei de mais que protege as crianças, por isso que se queremos educar nossos filhos como fomos educados, logo uma pessoa liga pro conselho tutelar e somos intimados a prestar esclarecimentos”. Disse Sr. Antonio.

Alto Alegre do Maranhão, já se tornou praticamente um pólo da prostituição infantil, isso se reflete devido o numero expressivo de gravidez na adolescência, de pessoas portadoras do vírus HIV facilitadas principalmente pelo fato da posição geográfica em que é situado o município, às margens da BR-316 e por ser uma cidade de entroncamento.

Dr. Clodomir também fez esclarecimentos sobre a questão da Lei do Silêncio, que não só em Alto Alegre do Maranhão, mas em diversas cidades está sendo desrespeitada principalmente por donos de bares, pois segundo estes, sem o som alto os cliente se evadem do estabelecimentos.

“As vezes cometemos certos crimes por falta de informação e orientação e aqui estamos tendo esta oportunidade de nos informar acerca de certos crimes”, disse Mª Aparecida, proprietária de Bar.

Edição: Jônatas Carlos / Imagens: Vicente e Jônatas

Um comentário:

willyana disse...

ALTO ALEGRE É UMA CIDADE MARAVILHOSA,DE PESSOAS DECENTES,E TRABALHADORAS, MAS INFELISMENTE TEM QUE CONVIVER COM UMA MINORIA QUE UTILIZAM DE SUA VIDA P DEFAMAR E COMETER ATROCIDADES, NA QUAL PREJUDICAM TODA A SOCIEDADE EX:PROSTITUTAS QUE MUITAS VEZES NEM SÃO DE ALTO ALEGRE,USUARIOS DE DROGAS,MAIS O QUE É PIOR SÃO OS DONOS DE BARES E BOATS QUE NÃO RESPEITAM OS MENORES DE IDADE E NEM SEUS PAIS VENDEM BEBIDAS,CIGARROS ENFIM, CONVIVER C ALGUMAS PESSOAS QUE SÓ PENSAM EM SEUS PROPIOS BENEFICIOS É MUITO DIFICIL.. AQUI VAI MEUS PARABENS AOS CONSELHEIRO TUTELARES ATUAL JÁ FUI UMA CONSELHEIRA E SEI COMO É DIFICIL QUERER AJUDAR QUEM NÃO QUER SER AJUDADO. UM ABRAÇO E BOA SORTE.WILLYANA CARVALHO