Mais Obras e Asfalto

5 de maio de 2010

DAS 104 BIBLIOTECAS DO ESTADO, 69 FORAM CRIADAS NO GOVERNO JACKSON LAGO

Matéria veiculada no último dia 30/04 no site Imirante.com revela que o Estado do Maranhão possui apenas 104 bibliotecas. Segundo a nota, isso coloca o Estado na 21º posição no ranking dos Estados em números de bibliotecas públicas municipais para cada 100 mil habitantes. “São 104 bibliotecas para 6.367.138 habitantes, ou seja, 1,63 bibliotecas a cada 100 mil habitantes. Os dados foram divulgados na última, sexta-feira (30/04), pelo 1º Censo Nacional de Bibliotecas Públicas Municipais, do Ministério da Cultura” diz o texto da matéria.
Esse resultado poderia ser muito pior, se não fosse à revolução promovida da secretaria de cultura do ex-governador Jackson Lago e suas ações na busca pela ampliação da leitura e à formação de leitores para a constituição da cidadania e a construção da democracia no Maranhão.
Conforme explica a ex-coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e das Ações de Livro, Leitura e Literatura do Programa Mais Cultura no Maranhão no Governo Jackson Lago, Marla Silveira “promover o livro e a leitura no Brasil é um imenso desafio, e no Maranhão, que assumiu o primeiro lugar enquanto Estado com menor Índice de Desenvolvimento Humano-IDH, isto torna-se um desafio incalculável”...


Enviada por Thiago Tavares (http://www.thiagotfontoura.blogspot.com)

Nenhum comentário: