Moto Legal

26 de abril de 2010

Trabalhadoras domésticas se preparam para grande festa da categoria


Enviada pelo Assessoria de Comunicação da vereadora Rosa Sales.

O Dia Municipal da Trabalhadora Doméstica, 27 de abril, amanhã, será comemorado com uma vasta programação no auditório da Praça Maria Aragão, a partir das 14h.

O dia foi instituído por meio da Lei Municipal 5.163/09, de projeto de autoria da vereadora Rose Sales / foto (PCdoB), considerando o estabelecimento da data em instância nacional, conforme lei federal nº 5.859/72.

No dia 27, a programação organizada pelo Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os) do Estado do Maranhão (SinDoméstico), em conjunto com a vereadora Rose Sales, o Movimento Negro Unificado (MNU) e apoiado pelo Conselho Municipal da Condição Feminina vai oportunizar que centenas de trabalhadoras domésticas participem de um dia festivo e de reflexão política pela consolidação dos direitos da categoria.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 6,5 milhões de trabalhadoras domésticas no Brasil, a maioria negras. Destas, segundo dados da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, cerca de 2 milhões não têm carteira assinada. No Maranhão, segundo dados de 1999 (PNAD), a categoria contava com cerca de 122.744 trabalhadoras(es), sendo 116.153 mulheres (com 5.767 meninas de 10 a 14 anos) e 6.591 homens (com 824 meninos de 10 a 14 anos).

Embora seja um dia para comemorar, a categoria também vai refletir sobre direitos, avanços e conquistas. “ Nós, mulheres, temos adquirido alguns direitos como trabalhadoras, mas alguns deles não abrangem a categoria das(os) trabalhadoras(es) domésticas(os), que em sua maioria, é composta de mulheres negras. Por que será?”, indaga a presidente do SinDoméstico, Maria Isabel Castro Costa.

Programação

Data/Horário: 27.04, das 14h às 16h

Local: Praça Maria Aragão

Mesa de Diálogo: Reflexão sobre as Lutas e Conquistas das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os)

Oficina de Danças Afro

Oficina de Estética Afro

Oficina sobre os Direitos das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os)

Coquetel de Encerramento

Nenhum comentário: