Moto Legal

29 de abril de 2010

Jornalista sai algemado da Câmara de Timom-MA

Teresina – O jornalista Edmundo Moreira foi preso na noite desta quarta-feira quando estava fazendo cobertura de sessão da Câmara dos Vereadores de Timon, que votava projeto da prefeita Socorro Waquim (PMDB) para a regularização do plano de carreira dos agentes comunitários de saúde. A prefeitura enviou mais de 40 homens da Guarda Municipal para impedir manifestação promovida pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, que é contra a aprovação do projeto.

jornalista preso Timon

Edmundo Moreira (foto) contou detalhes da confusão ocorrida na noite desta quarta-feira. Moreira recebeu voz de prisão dentro da sede do legislativo e foi encaminhado algemado para a Central de Flagrantes da cidade. “Estava em votação um projeto para tornar efetivos os agentes de saúde do município, quando o presidente da casa, vereador Antonio Borges Pimentel, ordenou que um grupo que manifestava pela aprovação da Lei se retirasse do plenário, junto com os jornalistas e radialistas que acompanhavam a sessão”, explica.

Neste momento, Edmundo se dirigiu ao presidente contestando a ordem e lembrando do direito da população e da imprensa de acompanhar a votação. “Com muita truculência, os policias militares colocaram todo mundo pra fora. Me algemaram e levaram para a delegacia, onde acabei autuado por desacato”, completa.

“Eu só falei que ele não podia fazer isso. Ele mandou eu me calar dizendo que eu não estava em casa. Respondi que estava em casa sim, pois a Câmara Municipal é a casa do povo”, destaca. Segundo o jornalista, além da imprensa, agentes de saúde e pessoas idosas foram postas pra fora com violência.

O Sindicato dos Jornalistas do Estado do Piauí repudiou o fato e alertou a Federação Nacional dos Jornalistas sobre a prisão de Edmundo. “Hoje em dia, os poderes públicos estão cada vez mais abertos à imprensa. Neste caso foi o contrário, um retrocesso aos tempos da ditadura”, disse Luis Carlos, presidente do Sindjor. Veja abaixo vídeo da confusão.





(Com informações do Portal Meio Norte)

Um comentário:

Anônimo disse...

Só pra Saber, o PMDB é aliado do Governo, é isso?
ah tá!
Partido do Movimento Democratico Brasileiro,
acho que Sobra uma palavrinha aí gente,
é "Democrático"
está certa a resposta