31 de março de 2010

Juiz Marco Aurélio teve pedidos negados no CNJ e no TSE em Brasília para voltar a atuar como juiz eleitoral na comarca de São Mateus.

O Juiz de 'Direito' da Comarca de São Mateus, Marco Aurélio Barreto Marques, entrou com duas medidas judiciais em Brasília, tentando voltar a atuar nos processos eleitorais em que foi afastado por suspeição, especialmente nos processos que se referem às eleições de 2008.

Primeiro, o Juiz afastado tentou uma medida junto ao Conselho Nacional de Justiça – CNJ, processo nº 0005963-04.2009, tentando inclusive anular os atos por ele não praticados em processos em que outros juízes atuaram em seu lugar, em razão do afastamento das funções eleitorais, mas o Conselho Nacional de Justiça - CNJ, presidido na oportunidade pelo Ministro Gilson Dipp, corregedor da casa, negou o pedido do Dr. Marco Aurélio, mantendo seu afastamento por suspeição determinado antes pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão – TRE-MA. A decisão ocorreu por unanimidade.

O constrangimento maior foi que o próprio Marco Aurélio Barreto Marques que foi fazer a sua defesa, se expondo evidentemente perante o Conselho Nacional de Justiça.

A tentativa do Juiz de voltar a atuar a todo custo nos processos eleitorais de São Mateus e se livrar da acusação a que responde (3319-TRE) não parou por aí, ajuizando outra medida, desta vez, através do Mandado de Segurança de nº 1128-24.2010, impetrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral - TSE, também em Brasília, neste caso, o resultado foi ainda mais vergonhoso para o juiz, o Tribunal Superior Eleitoral - TSE, através dos seus Ministros, sequer entraram no mérito do pedido, arquivando-o de imediato.

O que me causa estranheza é o fato de que o advogado do Juiz nos dois casos é o mesmo do Prefeito ainda CASSADO Coronel Rovélio, o advogado Eriko José Domingues da Silva Ribeiro. O que se sabe ao certo é de que a situação do Juiz se agrava ao passar dos tempos, uma vez que em outro processo, este de caráter sigiloso corre em passos largos no CNJ tendo o Juiz Marco Aurélio como representado, é aguardar para conferir...

Juiz afastado pela própria justiça, é designado pra conduzir audiência em São Mateus



Neste momento, sob forte escolta policial vinda de A. Alegre do Maranhão, Bacabal e São Luis, acontece uma audiência no Fórum de 'Justiça' da comarca de São Mateus, a pauta da 'tal' audiência foi o ocorrido do dia 7 de outubro de 2008, dia em que aconteceu o ato de depedração de alguns dos prédios públicos de nossa cidade, resultado da grande revolta de eleitores e populares com a condulta do Juiz de 'Direito' Marco Aurélio Barreto Marques (ainda titular desta comarca) e com o resultado das eleições de 2008.
Espera-se ouvir: oito testemunhas de acusação, quise pessoas já indiciadas e vite e duas testemunhas de defesa.
O que causa estranheza é fato de que o magistrado designado para esta audiência é o mesmo que foi afastado pelo próprio TRE-MA, suspeito de conivência e facilitação ao atual prefeito e candidato a releição naquela eleição.

Tudo indica que será mais uma audiência sem grandes resultados, ou porque não dizer, sem resultado algum, haja vista que os possíveis acusados não estão acompanhados de advogado.

Atualizado às 17:50h.

Edição: Jônatas Carlos / Imagens: Ciro di França

30 de março de 2010

Bateu o desespero!


Bateu o desespero. Já foi decidido no Encontro estadual do PT maranhense neste final de semana (26 e 27/03) sobre tática eleitoral, que irá apoiar a pré-candidatura de Flávio Dino ao Governo do Estado. O próprio secretário nacional de Organização Paulo Frateschi, que acompanhou todo o Encontro, descartou qualquer possibilidade de intervenção do Diretório Nacional no PT maranhense.
" As regras foram seguidas, tem uma proposta vencedora e é essa que o Partido dos Trabalhadores vai trabalhar', confirmou o resultado Frateschi.
Imagem retirada do blog do Caju.

29 de março de 2010

Terminal Rodoviário de São Mateus poderá ser interditado


Reinaugurado a pouco mais de três meses e em uso a pouco mais de um mês. Informações que chegaram a este blogue a poucos instantes, dão conta de que o Terminal Rodoviário "Prefeito CASSADO Francisco Rovélio Nunes Pessoa" (foto), poderá ser interditado a qualquer momento pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Maranhão - CREA-MA.

O motivo da possível interdição, está relacionado com a precariedade no estado em que se encontra o referido terminal: instalações elétricas mal feitas, forros dos box e banheiros os que ainda não desabaram ameaçam desabar sobre os usuários a qualquer momento e o que é a mais grave, a parte superior do prédio, onde deveria ou deverá, ser um mega restaurante, está completamente com sérias infiltrações ocasionada pelo vazamento da caixa d'água, podendo causar um grave acidente caso a estrutura física não suporte e venha a desabar.


Este blogueiro torce para que esta situação seja solucionada da melhor forma possível e que a população não venha a ser vítima de uma anunciada possível tragédia!


Atualizado às 20h1min em 31/03/2010.


Edição: Jônatas Carlos / Imagens: Ciro di França e Jair

Mais um acide em São Mateus


Mais um acidente com vítima fatal em nossa cidade, desta vez o ocorrido foi na entrada do Bairro Camargo Correa nas proximidades do KM 180 da BR-135. O motorista do veículo que atropelou um cidadão, fugiu do local após o acidente sem prestar socorro.
A população indignada interditou a BR-135 por mais de 3 horas, fomando uma gigantesca fila de carros e caminhões.
Uma vítima se foi... e os problemas da cidade que poderá resolver? É valido lembrar que com este se soma em 4 acidentes em menos de 10 dias em nossa cidade.

Imagem obtidas da redação do Jornal Regional.

28 de março de 2010

Blogueiro da Mirante, reconhece a derrota do grupo Sarney

A tese de aliança com o PMDB não venceu porque estava envergonhada, tímida, escondida em argumentos disfarçados.
Washington Oliveira não tinha convicção no que estava defendendo e isto ficou evidente em seu patético discurso de defesa da tese, em que parecia torcer para que o tempo logo acabasse. Neste aspecto, deve-se reconhecer a coragem e a convicção de dois petistas – Fernando Magalhães e Rodrigo Comerciário – que, quando assumiram a defesa da aliança com Roseana, o fizeram de forma aberta e foram para cima. Os demais se esconderam na vergonha.

Do blogue do Marco Deça

Mesmo com manobra da oligarquia, PT decide apoiar Flávio Dino

Jônatas Carlos e Flávio Dino

Por apenas dois votos (87 a 85), o PT decidiu no final da tarde de sábado(27/03) firmar coligação em torno da candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) ao Governo do Estado. O resultado foi comemorado com euforia pelo grupo que defendeu a aliança com os comunistas.
O PT mudou, mas não mudou de rumo. Não dá para ir com a turma que sempre nos maltratou”, discursou a ex-deputada Terezinha Fernandes.
Militantes petistas comemoram a vitória da tese PT e PCdoB após chegada de Flávio Dino

Ao anunciar a vitória da tese que defende o apoio do PT à candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB), o secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi, descartou qualquer possibilidade de intervenção do Diretório Nacional no PT maranhense.
As regras foram seguidas, tem uma proposta vencedora e é com essa que o Partido dos Trabalhadores vai trabalhar”, assegurou.

Edição: Jônatas Carlos


26 de março de 2010

Miltinho Aragão reafirma seu apoio a Flávio Dino e a união do PT com PCdoB

Miltinho Aragão sendo recepcionado por amigos em São Mateus.

Agora pouco me encontrando com Miltinho Aragão*, o assunto não deu em outra, a não ser a discussão sobre a definição da aliança do Partido dos Trabalhadores - PT aqui no Estado do Maranhão.

Para ele (Miltinho), não há sobras de dúvidas de que o verdadeiro caminho é a
aliança com PCdoB que terá Flávio Dino como candidato ao Governo do Estado, pois aliança com o PMDB é uma afronta a história de luta dos que sempre combateram a oligarquia em nosso estado como é o caso da esquerda onde se incluem grandes baluartes do PT. "Basta os piores indicadores sociais que esta oligarquia deu a nós maranhenses. Será que Dilma só ganhará as eleições se o PT no Maranhão se aliar com o PMDB?" desabafou.


O encontro dos delegados do PT para definir se irão apoiar PMDB ou PCdoB acontecerá hoje a partir das 19h no SESC do Olho D’água em São Luis.


*Miltinho Aragão - Jornalista, Advogado, Político, verdadeiro prefeito de São Mateus e militante do PSB.



Edição: Jonatas Carlos - Imagem: Ciro di França

25 de março de 2010

E vamos de Flávio Dino!

ESTA SERÁ UM GRANDE SUCESSO MUSICAL PARA CAMPANHA 2010 - FLÁVIO DINO 65 PCdoB


É A VEZ DO POVO!
AUTOR: CIRO DI FRANÇA*.


SOU FLÁVIO DINO
ELE É A ESPERANÇA
EU QUERO VER
O MARANHÃO MUDAR

EU VOU PRA FRENTE
PRA TRÁS NÃO SE ANDA
VAMOS FAZER ESSA MUDANÇA
FLÁVIO DINO PRA GANHAR

É A VEZ DO POVO
FLÁVIO DINO É O NOVO
VAMOS MINHA GENTE
DE TODO MARANHÃO

SOU 65 FLÁVIO DINO
É O QUE IMPORTA
ROSEANA JÁ ESTÁ MORTA
COM SARNEY E O LOBÃO!

*Ciro di França(foto) - Cantor e Compositor
E-mail:ciro-mendes@hotmail.com

Protagonista ou coadjuvante: o PT e as eleições 2010

Por Genilson Alves (foto)*
Estamos vivenciando um momento especial para a história do PT do Maranhão e a sociedade maranhense. O PT definirá sua política de aliança, em Encontro de delegados. Flávio ou Roseana? Trago uma contribuição para o debate.

O Congresso mais importante dos 30 anos de história do Partido dos Trabalhadores maranhense terá que decidir, neste sábado, 27, qual o papel que o maior partido de esquerda da América Latina quer cumprir nestas eleições no Maranhão: se, por um lado, deseja ocupar papel de coadjuvante, secundário, em apoio à prática política nefasta da oligarquia mais atrasada do país, representada pela governadora biônica Roseana Sarney; ou, por outro lado, deseja assumir um papel de protagonista, principal, rearticulando o campo popular e progressista, em defesa de um programa de esquerda, democrático e popular para o Maranhão, simbolizado pelo competente companheiro deputado Flávio Dino.

Os 175 delegados e delegadas petistas têm o dever de refletir sobre o momento presente e delinear os caminhos do futuro, sob pena de o PT ser hostilizado pela sociedade maranhense e relegado a mais uma sub-legenda do sarneismo no Maranhão.

Ser coadjuvante significa ocupar um lugar menor, negar a própria história e sucumbir à prática do atraso. Significa ocupar a periferia de uma coalizão hegemonizada pelo DEM e PMDB, síntese do autoritarismo, retrocesso e desmandos no Maranhão.

O mesmo DEM, antigo PFL, historicamente vinculado às elites tradicionais, partido originário de Roseana e Lobão, que ataca violentamente o governo do presidente Lula, combatendo nosso projeto nacional. Mas no Maranhão, O PFL, alma gêmea do PMDB, ocupa espaços estratégicos do governo biônico, tanto na Assembléia Legislativa quanto na administração, com a presença de personagens como Raimundo Cutrim (Segurança), Max Barros (Infraestrutura), César Pires (Educação), etc.

Abraçar a aliança DEM/PMDB significa aplaudir os escândalos que marcaram os três governos Roseana e a prática política dos sarneys, tais como o projeto Salangô (São Mateus), operação Lunus, Usimar, Tele-ensino, privatização Cemar/BEM, apropriação do Convento, politicagem no Senado, apropriação indébita, via esquema Mirante, verbas da Petrobrás, da Caixa, Setor Energético, operação Boi Barrica (Fernando), concentração de terras, sucateamento da saúde, falência do sistema de segurança, uso eleitoreiro da máquina pública...

Papel coadjuvante também teremos na campanha da companheira Dilma Presidenta. A bandeira do PT ficará ao fundo, escondida, na penumbra. Dilma ficará refém de Sarney, comprometendo os avanços das políticas do Governo Federal no Maranhão, condenando o estado a carregar, por mais quatro anos, a bandeira de número um em péssimos indicadores sociais do país.

Por fim, nesse papel secundário, dividiremos o palanque com figuras emblemáticas do sarneismo, símbolo do retrocesso, como João Alberto, Ricardo Murad, Edinho, Manoel Ribeiro, Filuca, Cafeteira, Remi Trinta, Lobão, Jorge Murad, Fernando Sarney, Zé Vieira, Coronel Rovélio, Eliseu Moura, etc.

Por outro lado, O PT pode escrever, com letras vermelhas, a mais bela página da sua história política, assumindo um papel de Protagonista.

O partido vai hegemonizar uma aliança de esquerda com o PC do B e PSB, irmãos históricos, defensores das grandes lutas em favor das liberdades e da garantia dos direitos. Reafirmar um projeto alternativo pautado na defesa da transparência na administração do dinheiro público, inversão de prioridades e participação popular.

Eleitoralmente, ser protagonista na aliança com o campo popular nos dará melhores condições para fortalecer nossa bancada, podendo eleger 4 deputados estaduais, 2 federais e disputar uma vaga ao senado. Flávio, em reunião com a Executiva do PT, esta na sede do nosso partido, colocou como natural o PT assumir a vaga de vice-governador e uma vaga ao senado.

Uma aliança comprometida com o projeto de transformação pela qual passa o país, no combate ao neoliberalismo e em defesa das garantias sociais.

Quem nos guiará nesse processo é um nome novo, mas historicamente ligado ao PT e às lutas do povo maranhense. Parlamentar destacado, defensor intransigente do governo Lula, Flávio Dino representa a ruptura com o modo fisiológico de fazer política no Maranhão. Ficha limpa e ardoroso defensor do nome de Dilma, Flávio, juntamente com o PT, terá a chance de construir um palanque ético, limpo e comprometido com o projeto de transformação iniciado pelo presidente Lula e que seguirá, aprofundado, pela companheira Dilma.

Flávio Governador e Dilma Presidenta significará libertar o Maranhão da miséria; radicalizar na reforma agrária; combater a desigualdade e romper com o atraso engendrado na educação do estado.

Dividiremos nosso palanque com os lutadores do povo, como Manoel da Conceição, Nice, Carlito, Domingos Dutra, Euraldina, Chico Gonçalves, Franklin, Ed Wilson, Dáda, Valdinar, Salvador Fernandes, Gerson, Terezinha, Bembem, Moisés Nobre, Márcio, Irilene, Augusto, Bira do Pindaré, Silvana e, por que não dizer, com o mesmo espírito de luta de Negro Cosme, Maria Aragão, Pe. Josimo, Dr. Messias e tantos outros que sacrificaram a própria vida em defesa da justiça.

O reencontro com nossa história tem data, local e horário para acontecer. É neste sábado, no SESC Turismo, a partir das 9 da manhã. O enredo está definido; o roteiro traçado; o elenco é conhecido, mas cabe agora escolher que papel exerceremos, se protagonista ou coadjuvante. Temos a chance de reafirmar que nosso coração é vermelho, que nossa luta em defesa da justiça não sucumbiu. De dizer ao Brasil que a história que queremos protagonizar é a que expressa a esperança, que defende uma sociedade justa, fraterna e solidária, ou seja, uma sociedade socialista.

*Genilson Alves - É jornalista, verdadeiro Vice-Prefeito de São Mateus, Secretário de Formação do PT e delegado ao IV Congresso.

E-mail: genilsonalves2006@hotmail.com


"Não somos 'jumento ruim' para sermos arrastados pelo beiço"‏

O Deputado Domingos Dutra (PT-MA) divulgou no Plenário da Câmara, nesta quinta-feira (25), o artigo “Em defesa do PT e de um Maranhão livre”, que contém a assinatura de vários militantes do Partido dos Trabalhadores (PT). De acordo com o Deputado Dutra, o manifesto irá determinar o futuro do partido: se apóia o Deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) em sua candidatura a governador maranhense, ou a reeleição da Governadora Roseana Sarney (PMDB-MA).

O Deputado Dutra afirmou que a participação do PT nas eleições de 2010 será decisiva, pois o partido decidirá se continua no atraso, ostentando os piores indicadores sociais; ou se inicia o processo de mudança para construir um Maranhão livre, próspero e justo. “Os maranhenses não agüentam mais a dor da pobreza, a corrupção deslavada, a concentração ilícita de riqueza e o poder autoritário e excludente de uma oligarquia que humilha, debocha e massacra o povo”, denunciou.


Enviado por Dep. Domingos Dutra (PT/MA)

Notas rápidas

Acidente na BR 135
Um grave acidente pois fim a vida de um morador (até o momento não identificado por este blogue) do Povoado Morros (a 3km de São Mateus), devido o corrido, populares interditaram a BR 135, só está sendo autorizado pelos populares a passagem de ambulância outro outro tipo de veículo que esteja transportando pasciente,. Só pra esclarecer neste útimo fim de semana um outro acidente com vítima fatal, ocorreu no Povoado Timbaúba (a 8km de São Mateus e 5km do Povoado Morros) também na BR 135.

Informações recebidas via mensagem de celular a poucos instantes.


Alunos da rede municipal de ensino ganham novos bebedouros (foto abaixo)...

Uma imagem vale mais do que milhões de palavras...
Eis imagem de como os pequenos alunos da Unidade Escolar Municipal Santa Clara, às margens da Rua Primavera, próximo ao Farol da Educação, tem acesso a água (não se tem certeza se é potável).
Pela norma deveria ter um bebedoro na referida escola, mas infelismente, por causa da irresponsabilidade dos gestores do município, a situação é simplesmente esta...

Moradores insatisfeitos com as condições da Av. Piqui

Mesmo ainda não ter sido inaugurada por "falta de tempo", os moradores da Av. Piqui, já reclamam das péssimas condições em que se encontra a referida avenida.
São vários buracos ao longo da avenida o que dificulta o tráfego de veículos e pedestres.

“foi o pior serviço que já vi na minha vida, construir uma avenida que mesmo sem ter sido inaugurada, já está quase sem condições de passagem” disse um morador.

Sem falar que a prefeitura recebeu recursos para a construções de sarjetas, o fato é que até agora, a tal sarjeta, não foi construída.



Agricultores festejam a chegada das chuvas

Agricultores voltam a se alegrar com a chegada das chuvas em São Mateus, mesmo os produtores de milho terem perdido grande parte da produção por falta da chuva, por outro lado, os produtores de arroz, estão bastante alegres com a chegada da chuva.

Conversando com um produtor, ele explica que o atraso da chuva na região fez com que grande parte da produção fosse perdida, principalmente para quem plantou milho e mandioca.

Acima, imagem de uma plantação de arroz na estrada que liga a zona urbana e o Povoado Morada Nova II, próximo ao bairro Alto da vitória.

"Este blogueiro deseja boa safra aos produtores de São Mateus e região".



Edição e imagens: Jônatas Carlos

23 de março de 2010

Promotor classifica como punição a decisão de reter mãe de Isabella durante júri

O promotor Francisco Cembranelli voltou a pedir, ao final do segundo dia do júri do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, que a mãe da menina Isabella --retida desde ontem a pedida de defesa dos acusados-- fosse liberada. Para o promotor, Ana Carolina Oliveira (foto) "está sendo punida por ser testemunha".
A mãe de Isabella está isolada, em dependências da Justiça. O advogado Roberto Podval, que defende o casal Nardoni, alega que Ana Carolina pode ser novamente requisitava durante o julgamento, por isso precisa ficar à disposição da Justiça.
"Ela [Ana Carolina] passou mal à noite e recebeu atendimento psicológico. Ela está sendo punida por ser testemunha. Rezo para que nada de mal aconteça à ela. Que ela sobreviva, e a defesa recupere o bom senso", disse o promotor.
Cembranelli considera que a a decisão de reter a mãe de Isabella e a delegada Renata Helena Silva Pontes --também a pedido da defesa do casal Nardoni-- é uma espécie de "prisão temporária".
Apesar da solicitação para que Ana Carolina fosse liberada, a defesa dos réus reafirmou o pedido para que ela permaneça à disposição da Justiça. Com isso, a mãe de Isabella não pode assistir ao julgamento.

Greve de fome

Piora estado de saúde de dissidente cubano Guillermo Fariñas

Clara Pérez Gómez vê o marido — o psicólogo e jornalista Guillermo Fariñas — desistir aos poucos da vida, em um ato de repúdio e protesto contra o governo de Cuba. “Eu não tenho medo da morte dele, mas estou muito preocupada e orei muito por nós”, afirmou a mulher ao Correio, por telefone.
Segundo ela, o estado de saúde do dissidente político, em greve de fome e de sede há 27 dias, piorou muito na madrugada de ontem. A febre persistente levou os médicos a colherem material para um hemograma, sob suspeita de infecção. “A situação dele está se complicando. Reclama de dores de cabeça e nas articulações. Neste momento, está com 38,2 graus de febre, mas à noite chegou a 39”, disse Clara, às 17h de ontem (hora de Brasília).
Às 11h30, quando chegou à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Provincial Arnaldo Millian Castro, em Santa Clara (a 268km de Havana), ela encontrou o marido dormindo, sob o efeito de medicamentos. Clara diz respeitar a decisão do dissidente e começa a se preparar para o pior. “Não tenho muita esperança de que o governo de Cuba vá libertar os 26 prisioneiros políticos de consciência”, comentou. “O regime não faz concessões, não está acostumado a ceder”, acrescentou. Ela comentou ter a mesma opinião de Guillermo sobre a relação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os irmãos Fidel e Raúl Castro. “Lula está atuando como o regime cubano atua”, concluiu. Na última sexta-feira, em entrevista ao Correio, Guillermo Fariñas não poupou Lula, ao afirmar que ele é “tão assassino quanto Raúl e Fidel”.
Licet Zamora, porta-voz do dissidente político, confirmou à reportagem que Guillermo recebeu, no sábado, a visita do major Héctor de La Fé Freyre, chefe do Departamento de Atividades Contrarrevolucionárias. Foi a primeira autoridade de Cuba a se reunir com o jornalista. “O objetivo de Héctor foi solicitar que ele suspendesse a greve de fome, porque seu organismo já está muito deteriorado. Guillermo negou-se a atendê-lo. Não houve negociações. Ele não trouxe proposta alguma”, relatou. “Guillermo disse-lhe que não aceita o perigo de vida ao qual seus companheiros presos estão submetidos e pediu-lhe que fosse embora, pois estava cansado.” Ela relatou que o jornalista esboçou indignação. Segundo Licet, Guillermo reagiu com a seguinte frase: “Por que ele (Héctor) veio, se não há negociações possíveis?”, contou.

Germe
A assessora admitiu a possibilidade de Guilermo Fariñas ter contraído algum micro-organismo pela abertura do catéter que estava em seu pulso esquerdo, que precisou ser trocado. “Os médicos estudam lhe administrar um potente antibiótico. A febre é um indício de infecção”, comentou Licet. “Ele me disse que seu protesto pacífico continuará até que a demanda seja atendida.” Ela negou que a atitude de seu cliente seja uma forma de pressionar as autoridades. “Trata-se de uma questão humanitária. Não se entende que uma pessoa, apenas por pensar de modo diferente, tenha de cumprir uma pena de 25 ou 30 anos”, concluiu.

Prefeito de Barueri xinga integrantes do programa de TV 'CQC'.

Para quem não viu, é imperdível o vídeo do prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), completamente transtornado diante do repórter Danilo Gentilli, do CQC, da Band. Integrantes do programa colocaram um aparelho de GPS numa TV LCD e doaram à Secrearia municipal de Educação - cujo secretário, aliás, é irmão do prefeito -, mas o aparelho foi parar na casa de uma funcionária. O prefeito Furlan censurou o programa que ia ao ar na semana passada, mas diante da repercussão negativa do caso, retirou a ação. O repórter, então, tentou ouvir explicações do prefeito, que até tentou se controlar no início, mas diante do deboche de Danilo Gentilli perdeu as estribeiras e só faltou xingar a mãe dos integrantes do programa, como mostra o vídeo abaixo.
A tentativa de censura de Furlan e sua desastrada atuação acabaram ajudando a repercutir (ainda mais) negativamente toda a história. No Google, a busca pelo termo "prefeito de Barueri" exibe notícias sobre o achincalhe antes mesmo da página da prefeitura, seguida de outras informações sobre a tentativa de censura do programa. Na Wikipédia, a enciclopédia livre, o caso também já ganhou destaque em sua biografia.
Veja o vídeo ao lado.

Secretário de Comunicação de Imperatriz adere ao 3º Encontro de Blogeiros e Mídias Livres do MA

"Muito me honra a indicação.
Darei tudo de mim para que o encontro
seja realizado e alcance
os efeitos desejados pelos colegas".
Josué Moura
Sec. de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz

22 de março de 2010

II ENBLOG é realizado com muito sucesso em Pinheiro - MA

Da esquerda pra direita: Jônatas, Wagner Cabral, Edson Vidigal, Eri Castro, Dep. Roberto Rocha e Robert Lobato

“Devemos não apenas informar nossos leitores, mas, formá-los tendo assim a verdadeira construção de uma sociedade mais socialista”.
Eri Santos Castro (www.erisantoscastro.blogspot.com)

Como no primeiro encontro em São Mateus que foi um grande sucesso, a cidade de Pinheiro por sua vez, conviveu com jornalistas, blogueiros, radialistas, marketeiros, web desing, estudantes, professores, políticos e demais membros da sociedade da cidade e região. Foram tantas idéias, muita troca de conhecimento, ficando a certeza que o caminho da liberdade de expressão passa pelas novas formas de comunicação.

O competente e determinado deputado federal Roberto Rocha fez questão de prestigiar e enriquecer o II ENBLOG. Trouxe na sua palestra a necessidade da inserção digital como forma de aceleração educacional no estado campeão em analfabetismo e a regulamentação das lans houses pela câmara dos deputados.

Jamais poderia faltar neste encontro o pensamento e a palavra do genial Edison Vidigal, sempre acompanhado da Eurídice Vidigal, a gestora que humanizou a segurança pública do Maranhão.
Vidigal apresentou a história de construção dos blogs na rede mundial, sem deixar de contar aos presentes alguns causos da política maranhense. Demonstrando o papel dos comunicadores na mudança comportamento do nosso eleitorado nas regiões com menor IDH.

Para enriquecer e ampliar a visão teórica e operacional na construção da Rede
Maranhense de Mídias Livres, a organização do evento convidou o professor Wagner Cabral (foto) do curso de história da UFMA. O estudioso de comportamentos na comunicação demonstrou a capacidade de ampliação infinita dos blogs e os benefícios de interligação entre os povos. Sem esquecer que o professor passou há pouco tempo pelo processo de perseguição da mídia oficial por provar que a pesquisa divulgada era simplesmente mentirosa.
Ninguém presente tem dúvida que o grande diferencial desta eleição de 2010 vai estar nos blogs. Principalmente quando começar o enfrentamento na rede blogosfera.

Edição feita com a colaboração de Felipe Klamt do blog www.comcontinuacao.blogspot.com

16 de março de 2010

Miltinho Aragão diz que candidatura de Flávio surge como um vulcão

Deu no blogue do Eri

"Fico feliz em vê-lo defendendo esta tese, demosntra que és sensato e tens visão com amplitue. Não faz política pensando no umbigo. Grande abraço e vamos a vitória. O nome do Flávio surge em cada esquina deste Estado como um vulcão... Pode acreditar... vejo este movimento na boca das pessoas de forma progressiva e empolgada. Vamos participar juntos desse momento novo, de um novo Maranhão.

Por Miltinho Aragão, verdadeiro prefeito de São Mateus.

Enviado por Eri Santos Castro.

14 de março de 2010

Medo da história!

Pouco antes de deixar o governo em 2006, o então governador José Reinaldo, inaugurou uma escola no bairro Cidade Operária em São Luis e em grande estilo, deu o nome de “Centro Educacional 29 de outubro”. O nome da escola é uma referência à data do dia em que a atual governadora perdeu no VOTO para o governador Jackson Lago.

Porém bem no calado, no mês de janeiro, a atual governadora assinou um decreto, determinando a retirada do nome da escola e alterando o nome para Centro Educacional Paulo VI, o decreto foi publicado no Diário no dia 15 de janeiro.

Em São Mateus algo parecido já ocorreu no povoado Andirobal, antes a escola daquele povoado se chamava Unidade Escolar Ir. Aurora (freira, italiana, que viveu por muito tempo em nossa cidade e por problemas de saúde retornou ao seu país de origem, onde faleceu na década de 80 deixando muitas saudades as famílias que a conheceram), no entanto sem saber o motivo a escola passou a se chamar Unidade Escolar Presidente Médice, o que se sabe ao certo é que os moradores daquela comunidade não foi consultada para tal mudança de nome.

Alguns vereadores de São Mateus – MA, descumprem lei federal.

Vereadores eleito pelo voto do POVO, depois de eleitos preferem homenagear em prédios públicos seus parentes ou parentes do prefeito. No entanto aqueles cidadãos que muito contribuíram na história de nossa cidade, até o momento nunca foram lembrados, ou melhor, homenageados. Nos casos que cito a frente, vários logradouros e prédios públicos foram batizados com nome de pessoas “vivas”, o que de fato é contra a lei, que só permite tais homenagens a pessoas já falecidas: Auditório “Ana Maria Nunes Castro” (ex-prefeita em 2001-2004) da Unidade Escolar José de Senna Rosa, Unidade Escolar Vanessa Nina (filha do vereador Sebastião Nina) no povoado Vila Nova, Terminal Rodoviário Prefeito Francisco Rovélio Nunes Pessoa estes aqui todos os homenageados estão vivos. Porém as Unidades Escolares dos povoados Dendê e Sumaúma receberam os nomes dos pais de dois vereadores: Gessé e Antonio Carlos respectivamente, ambos as homenagens estão de acordo com a lei, haja vista serem pessoas (os pais) já falecidas.

Após uma determinação do Tribunal de Justiça contra o nome da atual governadora na maioria dos prédios públicos do Estado, a mesma determinou que todos os prefeitos retirassem seu nome dos prédios públicos, porém até agora a Unidade Escolar do bairro Vila Lobão, continua batizado com o nome da governadora.

A Constituição Federal do Brasil de 1988 em seu art. 37 declara como principio da Administração Pública a “impessoalidade”. Além disso, proíbe terminantemente em seu §1º, a utilização da publicidade oficial como forma de “promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”. Contudo, os ocupantes de cargos públicos em nossa cidade continuam em menor ou maior grau, insistindo em se utilizar da propaganda oficial como palanques eleitorais. Felizmente, existem embora pouco lembrada, ações populares que visam corrigir estes abusos.

Bandalheira na Prefeitura de São Mateus causa prejuízo nas voltas às aulas


"Uma verdadeira bandalheira que há muito tempo já toma conta de alguns setores da Prefeitura Municipal de São Mateus, agora a atinge a área da educação".


Volta as aulas!

Professores, pais e alunos iniciaram 2010 com muitas incertezas, a começar pelo fato de que por parte da Secretaria Municipal de Educação não ter estabelecido o reinício das aulas. Muitos pais foram às escolas semanas atrás para obter informação de quando seria o inicio das aulas, e informados por vigias e professores em algumas escolas eles disseram que as aulas não têm previsão pra começar, pois não há zeladores nas escolas. Já os que dependem da Unidade Escolar Ney Braga, a situação ainda é mais grave, a escola está em reforma em pleno período escolar e não há previsão de quando irá iniciar as aulas, os pais dos alunos desta escola, já estão preocupados com as férias, pois é comum pais viajarem com seus filhos para casa de parentes.

Preocupação a vista!

Chegou a este blog uma informação ainda não confirmada de que professores concursados a trabalharem em apenas um turno, estão sendo submetidos a dobrarem suas cargas horárias e continuarem a receber um único salário para que as voltas às aulas não sofra piores danos.

Começa quem quiser!

Foi esta a informação que recebi de um funcionário da área da educação, quando perguntei quando seria o inicio das aulas, e a pessoa (pediu para não se identificar) disse que a determinação da secretária da pasta, é que os professores que já quiserem entrar em sala de aula, já estão liberados.

O fato é que em muitas escolas onde já iniciaram as aulas, é freqüente ver salas vazias, sem alunos e sem professores o porquê, ninguém sabe.



Matéria indicada por leitor desde blog.

Imagem: Ilustrativa

Petistas aclamam Flávio Dino como pré-candidato ao governo e dizem "não" a aliança com Roseana Sarney

Do blogue do John Cutrim

Cerca de 300 militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) realizaram neste sábado (13), no auditório do Grand São Luís Hotel, um ato público para manifestar apoio à pré-candidatura do deputado federal Flávio Dino ao governo do Maranhão numa coligação que reúna, além do próprio PT, o PSB e o PCdoB. Na oportunidade, petistas de cerca de 120 diretórios municipais aprovaram um manifesto contra aliança com a governadora Roseana Sarney (PMDB).

O ato foi coordenado pelo deputado federal Domingos Dutra; pelo vice-presidente do partido, Augusto Lobato; e pelo secretário de Organização, Bira do Pindaré. Flávio Dino e a vice-presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, compareceram ao evento acompanhados de outros dirigentes locais do partido.

Na fala de abertura, Dutra classificou o ato de uma “reunião em nome da esperança” e foi enfático na defesa de uma coligação do seu partido com o que ele designou de “campo democrático e popular”. De acordo com ele, a iniciativa serviu para mostrar ao Maranhão e ao Brasil que a maioria do PT do Estado não quer Roseana.

”Até mesmo os aliados de Roseana, como o seu Washington, o Monteiro, não tiveram coragem de botar o nome dela num pedaço de papel e entregar ao PT, eles mesmos estão envergonhados com tudo isso. Portanto, esse ato reafirmou que o caminho do PT não é negar sua história, não é apagar o seu passado, não é se juntar com um grupo que há mais de 40 anos, massacra, humilha e debocha do nosso povo”, disse o deputado.

12 de março de 2010

Não tem jeito! Prefeito de Pirapemas - MA, debocha da CPI da Pedofilia


Não há quem faça o prefeito de Pirapemas, Eliseu Moura (foto), comparecer à CPI da Pedofilia para explicar dois casos de abuso sexual por ele praticados.
A CPI já enviou diversos comunicados ao prefeito. A desculpa tem sido sempre a mesma: o prefeito não é encontrado.
A CPI tem plenos poderes para convocá-lo. Incluisve de forma coercitiva. Se fosse um cidadão qualquer, já teria ido debaixo de vara. Mas trata-se de um ex-deputado federal e agora prefeito.


Imagem: retirada do portal da Câmara dos Deputados


Edição: Luís Cardoso