Obras Mais Asfalto

30 de novembro de 2009

Santa Maçalina (em duas cores).

Hoje no Povoado Timbauba à 8km da cidade de São Mateus, a comunidade Católica comemora Dia de Santa Maçalina. Afinal, quem foi Santa Maçalina?


Por Jandir de S. Lima (escrito no blog do Clayton)
"Uma senhora escrava alforriada conhecedora de plantas medicinais e com um dom de rezadeira há muito tempo habitava as terras que hoje conhecemos como Timbaubá, povoado de São Mateus do Maranhão, por onde outrora passava a famosa estrada da boiada que cortava todo o interior deste Brasil. Os boiadeiros que tocava grandes rebanhos, via de regra, sempre perdiam uma cabeça mato à dentro e logo recorriam à Maçalina que com suas rezas fazia o gado voltar ao rebanho. Certo dia, já muito idosa no mato coletando plantas para a produção de suas garrafadas, um rebanho a esmaga passando por cima de seu corpo e ela morre. Anos depois passam os boiadeiros tocando seus rebanhos e como sempre foram até Maçalina, pois necessitaram de sua reza para fazer o gado perdido voltar ao rebanho e desta vez não a encontraram, pois a mesma já tinha vindo à falecer de forma muito trágica.
A solução agora foi rezar pedindo o auxílio de Maçalina para fazer o gado perdido voltar, foram validos e prometeram erguer uma ermida no túmulo de Maçalina, e assim o fizeram. A fama de milagres de Maçalina começou a ficar popular e de todos os lados vinham romarias para agradecer os milagres alcançados com a intercessão de Maçalina. Muitos ex-votos podem ser encontradas no santuário de Santa Maçalina no povoado Timbaubá como sinal de inúmeros milagres do povo . Santa Maçalina não é canonizada pela Santa Sé mas, o povo com sua fé a canonizou e fincam sua fé no testemunho de Santa Maçalina. A igreja Católica local, hoje tem a jurisdição do Santuário embora não a reconhecendo como santa oficial, celebra junto com o povo o testemunho de fé desta Santa do povo. Dia 30 de Novembro é o dia da Santa Maçalina, a “santa” saomateuense.


Curiosidade: existe duas imagem da “santa” uma negra ( como ela era) e outra
branca. Uma das afirmações é que um devoto teria mandado fazer a imagem da
santa, e como santa negra não é comum, a pessoa que fez a primeira imagem a fez
na cor branca, só depois os devotos fizeram de fato a imagem da santa negra,
todavia essa é mais um dos mitos que envolve a “santa”. Hoje as duas imagens
estão na capela".

Nenhum comentário: