30 de novembro de 2009

Porque será? Será porque?


Ninguém não sabe ao certo, só sei, que ainda não sei de nada a respeito. O tribunal de Contas da União, já consedera o atual Prefeito de São Mateus o Coronel Aposentado e Prefeito CASSADO, como EX-PREFEITO, será pelo fato do mesmo está sem chances de sobrevivênvia nos processos que tramitam contra ele no TRE-MA por compra e capitação ilícita de votos? Se é, eu também ainda não sei!
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de São Mateus do Maranhão Francisco Rovélio Nunes Pessoa e a empresa de construção Piqui Construções Indústria e Comércio a devolverem, solidariamente, aos cofres da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) R$ 505.000,18, valor atualizado.
O ex-prefeito não comprovou a regular aplicação dos recursos transferidos ao município por meio de convênio firmado com Funasa, que tinha como objetivo a construção de melhorias sanitárias domiciliares no município. A empresa de construção foi condenada por ser responsável pela execução parcial dos serviços contratados e por emitir notas fiscais e recibos, atestando falsamente a execução completa da obra. Os responsáveis ainda terão de pagar, individualmente, multa de R$ 5 mil.
Augusto Sherman Cavalcanti foi o ministro-relator. Cópia da decisão foi enviada à Procuradoria da República no Maranhão. Cabe recurso da decisão. (Da Ascom / TCU)


Santa Maçalina (em duas cores).

Hoje no Povoado Timbauba à 8km da cidade de São Mateus, a comunidade Católica comemora Dia de Santa Maçalina. Afinal, quem foi Santa Maçalina?


Por Jandir de S. Lima (escrito no blog do Clayton)
"Uma senhora escrava alforriada conhecedora de plantas medicinais e com um dom de rezadeira há muito tempo habitava as terras que hoje conhecemos como Timbaubá, povoado de São Mateus do Maranhão, por onde outrora passava a famosa estrada da boiada que cortava todo o interior deste Brasil. Os boiadeiros que tocava grandes rebanhos, via de regra, sempre perdiam uma cabeça mato à dentro e logo recorriam à Maçalina que com suas rezas fazia o gado voltar ao rebanho. Certo dia, já muito idosa no mato coletando plantas para a produção de suas garrafadas, um rebanho a esmaga passando por cima de seu corpo e ela morre. Anos depois passam os boiadeiros tocando seus rebanhos e como sempre foram até Maçalina, pois necessitaram de sua reza para fazer o gado perdido voltar ao rebanho e desta vez não a encontraram, pois a mesma já tinha vindo à falecer de forma muito trágica.
A solução agora foi rezar pedindo o auxílio de Maçalina para fazer o gado perdido voltar, foram validos e prometeram erguer uma ermida no túmulo de Maçalina, e assim o fizeram. A fama de milagres de Maçalina começou a ficar popular e de todos os lados vinham romarias para agradecer os milagres alcançados com a intercessão de Maçalina. Muitos ex-votos podem ser encontradas no santuário de Santa Maçalina no povoado Timbaubá como sinal de inúmeros milagres do povo . Santa Maçalina não é canonizada pela Santa Sé mas, o povo com sua fé a canonizou e fincam sua fé no testemunho de Santa Maçalina. A igreja Católica local, hoje tem a jurisdição do Santuário embora não a reconhecendo como santa oficial, celebra junto com o povo o testemunho de fé desta Santa do povo. Dia 30 de Novembro é o dia da Santa Maçalina, a “santa” saomateuense.


Curiosidade: existe duas imagem da “santa” uma negra ( como ela era) e outra
branca. Uma das afirmações é que um devoto teria mandado fazer a imagem da
santa, e como santa negra não é comum, a pessoa que fez a primeira imagem a fez
na cor branca, só depois os devotos fizeram de fato a imagem da santa negra,
todavia essa é mais um dos mitos que envolve a “santa”. Hoje as duas imagens
estão na capela".

1º Primeiro Encontro de Blogueiros do Marahão / ENBLOG-MA


Sábado (28), aconteceu em São Mateus, o 1º Encontro de Blogueiros do Maranhão, que teve como tema Democratizando a Informação, objetivando a integração dessa nova modalidade de jornalismo virtual que vem ganhando a cada dia um público seleto de leitores. Participaram do encontro aproximadamente 30 blogueiros de diferentes municípios do estado, atendendo convite dos blogueiros de São Mateus, Jônatas Carlos (São Mateus em Off) organizador geral do evento e Clayton Ferreira (São Mateus do Maranhão), que tiveram a ousadia de realizar um evento dessa natureza conseguindo reunir importantes nomes da blogosfera maranhense.

Para se ter idéia, estiveram presentes blogueiros renomados, entre eles, Ricardo Santos (Jornal Pequeno), Felipe Klamt (Com Continuação), Marcus Saldanha (Marcos Histórico), Isaías Rocha (Zill), Alice (Alice no País das Maracutáias), Márcio Jerry (Vermelho), Humberto Fernandes (Central de Notícias), Altermar Moraes (Vias de Fato), Wellington Resende (Controle Social), Pablo Oliveira (A Corda), Flávia Regina (Flavia Melo 2009), Aline Fontenele (Mulheres em Ação), Eri Castro (Blog do Eri), Ludwig Almeida e Ademar Sousa (Tribuna do Maranhão).

Durante o encontro várias palestrantes destacaram o surgimento do blog como ferramenta de informação na chamada Idade da Mídia. Iniciando a fase de discussões, o comunicador popular Raimundinho da Voz fez um relato histórico sobre a comunicação de São Mateus; o jornalista Márcio Jerry falou da importância dos blogs no processo de democratização da informação que atinge mais rapidamente um grande público de leitores divulgando os fatos reais da agenda política dos municípios; a jornalista e publicitária, ex-secretária de comunicação do Maranhão, Flávia Regina discorreu sobre a experiência ter atuado como secretária de comunicação do governo estadual na relação que teve com a imprensa; o Auditor da Controladoria Geral da União – CGU, Wellington Resende, destacou o papel do blog que proporciona o acesso da sociedade na divulgação de informações que antes não eram disponíveis ao alcance dos leitores; o blogueiro Isaías Rocha, de Bacabeira, ressaltou a importância do blog no cotidiano de uma cidade, postando notícias que jamais pautavam os grandes veículos de comunicação.

Ao final do 1º ENBLOG-MA, todos foram unânimes na defesa da criação de uma comissão que organizará uma Rede Maranhense de Blogs, na defesa mútua da categoria de blogueiros e a realização do 2º Encontro de blogueiros que teve como sugestão de sede a cidade de Pinheiro, no Maranhão.

Foto: Ademar Sousa

27 de novembro de 2009

Mais um assalto a comércio em São Mateus

Mais um comércio, foi assaltado em São Mateus, desta vez infelizmente foi à loja SP MOTOS de propriedade do Sr. Sonaldo, dois homens armados em uma motocicleta chegaram ao estabelecimento por volta das 11h30min e com uma arma renderam os funcionários e clientes, levando uma valiosa quantia em dinheiro, boa parte do valor seria para pagamentos de fornecedores.

Ainda muito abalado, Sonaldo desabafou dizendo: até quando ficaremos expostos à insegurança implantada em nossa cidade? Além “de pagarmos nos impostos, temos ainda que deixar nossas vidas entregue aos bandidos” conclui.

O patrulhamento policial em nossa cidade é feito por apenas 3 a 4 policias militares, num municípios com cerca de 40 mil habitantes, patrulha essa feita em uma única viatura que em seu primeiros expediente no dia é despachar numa oficina mecânica para reparos. Antes quando ocorriam casos semelhantes, o prefeito culpava o ex-governador do Estado Dr. Jackson Lago, agora vive dizendo, a insegurança é geral e chega até fazer comparações ao Rio de Janeiro e que em breve a governadora vai mandar isso, depois aquilo, o fato é que até agora nada mudou por aqui. Enquanto isso estamos vivenciando um governo não eleito pelo POVO e que não passa de um conto, assim é o atual governo do Estado do Maranhão, se analisarmos bem os números relacionados à SEGURANÇA, podemos constatar que desde quando a governadora biônica deu um golpe de estado (assumiu o governo), os números aumentaram consideravelmente e esse fator em bem visto em nossa cidade, todas as semana, comércios,casas e populares são assaltados em nossa querida São Mateus.



P.S.: imagem meramente ilustrativa.

26 de novembro de 2009

Falso médico que trabalhava em São Mateus foi preso em Bacabal pela Polícia Federal.


A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quarta-feira (25), dois homens acusados de exercício ilegal da medicina em Bacabal. Segundo a PF, Alex Cipriano e Oscar Leandro Dias Soares tinham diploma expedido em Cuba, não aceito no Brasil. Alex trabalhava em Peritoró, e Oscar Leandro em São Mateus. Os dois presos foram conduzidos para a delegacia da Polícia Federal em Caxias.

Muitas prefeituras do interior do Maranhão contratam esses médicos que, em início de carreira, aceitam condições um pouco adversas como o difícil acesso a municípios e povoados e a remuneração abaixo da média para a classe. Em Bacabal, por exemplo, vários jovens cursam, atualmente, a faculdade de medicina no exterior, em países como Cuba e Bolívia.

O reconhecimento do diploma dos formados em Medicina em Cuba era automático até 1999, por força de um acordo internacional do qual o Brasil era signatário. A convenção, aprovada e promulgada pelo Decreto Legislativo número 66, de 23 de junho de 1977, e pelo Decreto Presidencial número 80.419, de 27 de setembro de 1977, permitia a validação de estudos, títulos e diplomas de ensino superior na América Latina e no Caribe. O acordo perdeu sua validade em 1999, quando foi revogado por meio do Decreto número 3.007.


Mais detalhes clique aqui.

São Mateus sediará o 1º Encontro de Blogueiros do MARANHÃO


O município de São Mateus sediará o I ENBLOG-MA – Encontro de Blogueiros do Maranhão – no dia 28 de novembro [sábado]. O local do evento que pretende reunir blogueiros de várias partes do Estado será o Auditório do Sindicato dos Trabalhadores, daquela cidade, situada nas imediações da BR-135.
Em todo Maranhão tem surgido blogueiros sensacionais que utilizam destas páginas eletrônicas para postarem notícias e expressar as suas idéias e de todos que seguem e acreditam neste tipo de comunicação virtual.

Para a nossa surpresa o município de São Mateus, por meio do comunicador Jônatas Carlos, saiu na frente para convocar todos os blogueiros a participarem deste que será o 1º encontro dos usuários deste segmento.
O importante é entenderem que independente da ideologia ou tendência política o encontro tem ser utilizado para a boa convivência entre os blogueiros maranhenses.


Mais detalhes aqui.


Edição: Isaias Rocha do Portal Zill

25 de novembro de 2009

Denúncia feita, caso solucionado!

Se é conscidência ou não, ainda não sei. Após um grande e inaceitável desperdício de água e ter sido denuciado neste blog e no blog do Clayton, uma dupla de funcionários de uma empresa privada está resolvendo o problema de um arrobamento no sistema de água do Banco do Brasil, que inclusive foi preciso abrir uma cratera na calçada da agência para resolver o problemas.
Até o momento que eu estive no local, os homens ainda estava por lá, na tentatica de resolver o problema, penso que a este horário já tenha concluido o serviço.


MAIS UM CASO SOLUCIONADO DEPOIS DE DENUNCIADO!

Enquanto uma parte da cidade sofre com a falta d'água, este bem precioso é disperdiçada numa cratera na calçada do Banco do Brasil de São Mateus.


O bem mais precioso do mundo a água, mas o Poder Público e as empresas publicas e privadas devem fazer sua parte também.

Vejam só o absurdo que foi flagrado ontem (24) na Agencia do Banco do Brasil de São Mateus. Esse buraco esta ai desde a semana passada, no entanto a gerencia do Banco e a CAEMA (não sabemos ainda que seja o responsável) ainda não resolveram esse entrave, ocasionando desperdício de água e uma péssima imagem para o BB, enquanto no restante da cidade há bairros com o problema da falta de água que já alastra há décadas.

A agencia do BB em São Mateus, deixa um problema como esse se estender. Creio que a política do BB não seja essa, pelo pouco que conheço já deveria ter uma resposta por ser uma empresa publica sócio ambiental, entretanto cada agencia tem um responsável, que deveria resolver problemas.

Só esperamos que esse grave problema seja o mais rápido possível ou adiantaremos a falta de água no planeta.

Fonte: Blog CIDADANIA de São Mateus.

24 de novembro de 2009

Juiz da capital maranhense é afastado pelo CNJ.

O plenário do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) decidiu agora a pouco afastar de suas funções (por unanimidade) o juiz da 6ª Vara Cível de São Luís, Abraham Lincoln Sauáia. A decisão, baseada em relatório da Corregedoria de janeiro deste ano, determinou inclusive a suspensão dos vencimentos de Sauáia.

O juiz Abraham Lincoln Sauaia vem sendo alvo de uma série de denúncias por parte de bancos e outras entidades privadas por conta de decisões milionárias que vinha concedendo.

No meio do ano o magistrado emitiu uma decisão condenando a Caema a pagar uma indenização milionária (R$ 25 milhões) à Construtora Morada Nova. Em outra Sauaia concedeu uma indenização de R$ 8,8 milhões contra o banco Bradesco.



Fonte: Blog do John Cutrim.

O ENTERRO DE SARNEY.


História que circula na Internet. Recebi por e-mail através de um amigo jornalista. Veja abaixo:

SARNEY morreu. Fizeram, então, uma reunião em Brasília para decidir onde ele seria enterrado.

Um senador sugeriu: Vamos enterrá-lo no Amapá.

Então um bêbado, que não se sabe como entrou na reunião, disse com aquela entonação típica dos bebuns:

- No Amapá pode… Só não pode em Jerusalém.

Ninguém deu bola para o que ele disse.

Um PSDBista falou: O irmão deve ser enterrado no Maranhão. Foi lá, junto com a gente, que ele viveu e fez sua carreira militar e política.

O bêbado mais uma vez interveio: No Maranhão pode… Só não pode em Jerusalém!!! Novamente, ninguém lhe deu ouvidos.

Nem no Amapá, nem no Maranhão, interveio um PMDBista: Deve ser enterrado em Brasília, pois era Presidente da República e todos os presidentes devem ser enterrados na Capital Federal.

E o bêbado novamente: Em Brasília pode… Só não pode em Jerusalém!!!

Aí, perderam a paciência e resolveram interpelar o bebum:

- Por que esse medo de que o SARNEY seja enterrado em Jerusalém? E o bêbado respondeu:

- Porque uma vez enterraram um cara lá, e ele RESSUSCITOU !!!


Importante:

Todo aquele que ler este blog tem a obrigação moral de, em defesa da ética e da democracia, copiar e enviá-lo por e-mail a pelo menos um amigo. Se você romper a cadeia, o SARNEY pode se reeleger um dia…

Fonte: Imagem CAJUARTE / texto: Blog do John Cutrin

23 de novembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DO 1º ENBLOG - MA


Blogueiros na 3ª Feira do Livro de São Luís, foi sucesso!

Foto: Talita do blog Ensaios em Foco

Ontem na programação da 3ª Feira do Livro de São Luis, em suas diversificadas programações de leituras e atrações culturais, escolhir apenas uma para destacar: A palestra de Marcus Saldanha do Blog Marcus Histórico, que aconteceu no Auditório José Louzeiro às 17h com o tema "O blogueiro é um escritor?" O que era pra ser uma palestra, como muitas que participamos, acabou virando num gostoso debate informal, que trouxe, além do tema em questão, discussões a respeito da linguagem da internet, o hábito da leitura entre os jovens e a comparação entre blogs e sites de relacionamento. "Ainda por cima fiquei sabendo do Enblog, o Encontro de Blogueiros do Maranhão, que acontecerá em São Mateus do Maranhão no dia 28 de novembro" - disse a blogueira Mary do Blog Badulaques.
Com um número crescente de blogueiros no Brasil e no mundo a 3ª Feira do Livro de São Luís abriu espaço para o debate da blogosfera num ambiente literário. Aos que ali estavam presente, como foi o meu caso, foi algo extraordinário, momento nunca vivido. Pois uma coisa é você blogar, outra é você estudar sobre blog. Parabéns ao pequeno público que mesmo em pequeno tamanho transformou o debate em uma troca de experiencia e ao orientador Marcus Sandanha.
E aos de mais maranhenses, não percam a oportunidade de visitar a feira! TODAS as atrações são gratuitas. Aproveitem, pois além de levar um livro, dois, três ou mais, ainda dá pra aprender e debater sobre assuntos relevantes do âmbito cultural de nosso estado. A feira está acontecerá até o dia 29 na Praça Maria Aragão.

21 de novembro de 2009

Blogueiros na 3a Feira do Livro de São Luís


Era muito comum no séc XIX as pessoas escreverem seus diários com relatos pessoais, íntimos. Tempos depois, alguns foram publicados e são vendidos até hoje com muito sucesso. Mesmo nos tempos da internet a prática manteve-se e atualmente muitos escrevem em Blogs. Porém agora os relatos são postados e compartilhados com milhares de leitores no mundo todo, criando uma interação leitor/escritor impensável tempos atrás. Fatos cotidianos, ativismo político, ambiental e social, webjornalismo, literatura, educação, viagens, enfim, trata-se de tudo.
Com um número crescente de blogueiros no Brasil e no mundo a 3a Feira do Livro abriu espaço para o debate da blogosfera num ambiente literário. Vale a pena conferir, participar e divulgar o debate: "Leitura e Escrita em Blogs - O Blogueiro é um Escritor" com Marcus Saldanha do Blog Marcus Historico.

SERVIÇO

O quê: Debate - "Leitura e Escrita em Blogs - O Blogueiro é um Escritor"
Onde: Auditório José Louzeiro - Pça Maria Aragão - 3a Feira do Livro de São Luís
Quando: 22 de novembro às 17 hs

Mais informações acessem Blog do Marcus Saldanha

Livro Honoráveis Bandidos já está em 1º LUGAR em livro de não ficção mais vendido do Brasil!

Hoje cedo quando liguei meu computador e abrir meu correio eletrônico, tinha na caixa de entrada um e-mail vindo do meu nobre amigo Marcos Nogueira, fui surpreendido com uma notícia espetacular: "Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney" já é livro de não ficção mais vendido do Brasil, segundo lista publicada neste final de semana pela revista Veja que chega hoje(21) às bancas de todo o Brasil. Vamos aguardar a publicação da lista dos livros mais vendidos publicada pela revista Época e nas edições de sábado dos jornais "O Estado de São Paulo e "Folha de São Paulo" para confirmar este excepcional desempenho do livro que narra a história do enriquecimento da família Sarney.
Encontrei um dia desses uma senhora com mais de 70 anos que assim que me viu foi logo falando: "O livro de Palmério é excepcional. Quem conhece Sarney como eu conheço não pode negar que o livro é a cara de Sarney e o descreve com perfeição", diz Marcos Nogueira.
O mesmo continua dizendo: Desde já o livro "Honoráveis Bandidos - Um retrato do Brasil na era Sarney" é a melhor opção de presente de natal neste final de 2009. Amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho e de escola ou faculdade e amigos ocultos, com certeza, estarão à espera de HB como presente de Papai Noel.

P.S.: Tenha mais detalhes desta honorável notícia clicando nos nomes destacados em azul nesta matéria.

20 de novembro de 2009

ESPAÇOS NEGADOS!

Após os atos de racismo praticado pelo prefeito de São Mateus do Maranhão Coronel Rovélio(PV) no último domingo (15) contra a Professora Fátima Lopes, publico aqui o segundo escrito que o academico de Direito Joao da Rosa de Florianópolis-SC, me enviou via e-mail, vale ressaltar que o fato da professora ter seu lado político, niguém tem o direito de lhe insultar pelo fato da mesma ser negra, pois segundo a Constituição Federal, somos todos iguais perante a lei, não importando o lado político em que mesma está, afinal é direito seu defender quem bem quiser, pois todos escolhem o que é melhor pra si. "Palavras amargas, são marcos de desespero".
Acompanhe:

FERIDAS QUE NÃO CICATRIZAM

O negro foi ferido
ferido ele é
outro sexo atingido
sofrimento da mulherAlinhar ao centroO mundo é racista
trata o negro como quer
existe o machista
contra o sucesso da mulher.

Escrava do lar
pura repressão
negro a apanhar
imunda escravidão.

Homens desmoralizados
negros e negras tristes
racismo disfarçado
ainda existe.

Seres inferiores
assim as mulheres são vistas
negros e negras eram menores
sistema dos escravistas.

Inferior é o racista
pobre de pensamento
incapaz é o machista
não possui bom sentimento.


AUTOR: JORGE DA ROSA
ACADÊMICO DE DIREITO
FLORIANÓPOLIS/SC

Movimentos de Conscientização Negra prestam apoio a Professora Fátima Lopes, que de forma racista foi agredida pelo Prefeito de São Mateus.

Reunião com lideranças do Centro de Consciencia Negra
de Pedreiras e demais entidades.

Estive hoje a convite pela manhã na cidade de Pedreiras - MA, cidade histórica do Estado do Maranhão, terra onde nasceu João do Vale e tantos outros que fizeram história em nosso Estado, para participar do evento sobre a Consciencia Negra, pena que cheguei já no encerramento do evento, organizado pelo Centro de Consciencia Negra e entidades irmãs daquele município. O evento teve início ontem e um dos casos denunciado que teve a maior atenção no evento, foi a prática de crime de racismo do prefeito ainda CASSADO de São Mateus, contra a professora Fátima Lopes, ocorrido no último dia 15, caso que repercutiu em diversos meios de comunicação não só de São Mateus, mas em nível estadual e até nacional como é o caso da matéria no Portal do instituto da Mulher Negra.
A imprensa local estava em peso (os canais locais), inclusive imprensa televisiva, virtual e impressa de outras regiões do Estado. Numa reunião reservada que participei com diversas representantes de entidades como: Centro de Consciencia Negra de Pedreiras - CCNP, Movimento de Mulheres Negras e Quebradeiras de Coco, representante do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Étnico e Racial e demais entidades da região, ficou evidente a insatisfação por partes das lideranças sociais presentes, contra a atuação convarde e criminosa do prefeito de São Mateus o coronel aposentado Rovélio (ainda CASSADO, porém no mandato).
Estiveram presente na reunião lideranças Jovens daqui de São Mateus e a Profª Fátima vítima do crime praticado pelo prefeito de São Mateus, onde o mesmo a chamou de "negrinha".Professora Fátima concede entrevista a imprensa da
região que estava presente em Pedreiras.

"Nós iremos está unidos à professora Fátima até o fim e lutaremos sem medir esforços para que o prefeito daquela cidade seja punido com rigor na forma da Lei", as lideranças presente assumiram o compromisso de organizar uma grande manifestação pública aqui em São Mateus no dia 30 deste mês, afirmaram ainda que todas as lideranças de movimentos negros da região irão em caravanas para a cidade nesta data e se farão presente nas audiência que forem marcadas pela justiça sobre o caso.
Aproveitando a oportunidade, a Coordenadora Geral do Centro de Consciencia Negra e Conselheira Estadual de Promoção e Igualdade Étnico e Racial, me conscedeu uma entrevista que você poderá acompanhar, na barra lateral direita deste blog no link ENTREVISTAS. Enquanto isso a professora Fátima era aguardada por reporteres da região, para que a mesma concedesse entrevistas, sobre o fato.

DIA DA CONSCIENCIA NEGRA

Comunidade Católica de São Mateus nas comemorações do Dia da Consciencia Negra, ano passado.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1965. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

19 de novembro de 2009

Crime de racismo praticado pelo Prefeito de São Mateus repercute na imprensa da capital e demais regiões do Estado.

Com informações do Jornal A TARDE (Ano II - Edição 495 desta quarta-feira 18 de novembro de 2009)

PREFEITO DE SÃO MATEUS É ACUSADO DE CRIME DE RACISMO

A Coluna, Portal do Mearim foi procurada ontem (18), pela poetiza e historiadora Francinete Braga, (foto) Presidente do Centro de Consciência Negra da região dos cocais para denunciar a agressão sofrida pela professora Fátima Lopes, aqui em São Mateus do Maranhão, onde a mesma se encontrava em local público exercendo o seu direito de prestar o concurso público, como qualquer cidadão independentemente da cor de sua pele. A denúncia em seu conteúdo tem como o principal e já identificado acusado o próprio prefeito da cidade o coronel Rovélio, que mesmo cassado pela justiça, ainda continua no mandato, o mesmo usando a força de mandatário local, agrediu a professora Fátima, membro da comunidade de São Mateus e educadora graduada com gritos, xingamentos que chegaram a chamar a atenção dos que ali estavam presente.
A presindete ainda explicou que tendo já a posse da cópia do Boletim de Ocorrência, tomará as devidas providências a respeito para que o prefeito seja indiciado pelo desrespeito a lei Afonso Arinos de 3 de julho de 1951 e pela Lei Maria da Penha, Lei 11.340 de 7 de agosto de 2006. E deixa claro que, em ambos os casos o desrespeito a estas leis prever pena de prisão.
A mesma já antecipa que este caso será denunciado na Comissão de Combate ao Racismo e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, sendo que nesta sexta-feira (20), estará presente na cidade de Pedreiras uma deputada Federal do Estado de Rio de Janeiro presente num evento organizado pelo Centro de Consciena Negra daquele município, a parlamentar que já foi comunicada do fato pelo Centro de Consciencia Negra, receberá a denúncia e alerta que será marcada uma data para uma grande manifestação pública aqui em São Mateus sobre o crime praticado pelo prefeito.

É preciso desabafar!

Após os atos de racismo praticado pelo prefeito de São Mateus do Maranhão Francisco Rovélio(PV), no último domingo (15) contra a Professora Fátima, recebir nesta manhã via e-mail, de um leitor deste blog o seguinte escrito abaixo, vale ressaltar que o fato da professora ter seu lado político, niguém tem o direito de lhe insultar pelo fato da mesma ser negra, pois segundo a Constituição Federal, somos todos iguais perante a lei, não importando o lado político em que mesma está, afinal é direito seu defender quem bem quiser, pois todos escolhem o que é melhor pra si. Acompanhe:


É PRECISO DESABAFAR


Um grupo fechado

onde o negro não tem vez
fico magoado
batalho por um talvez.

Mundo cruel
aonde os bons são castigados
se existe realmente o céu
aqui pagamos os nossos pecados.

Fico triste com o Direito
é o próprio a discriminar
olhos claros tem o respeito
pele negra em seu devido lugar.

Não há como ficar calado
tristeza, indignação
um povo rejeitado
por culpa da maldita escravidão.


JORGE DA ROSA
ACADÊMICO DE DIREITO
FLORIANÓPOLIS/SC


P.S.: Jorge Rosa me enviou outro escrito que publicarei amanhã, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, lembro a todos que no estado do Maranhão será feriado estadual.

Polícia Federal prende o prefeito de Buriticupu - MA

O prefeito de Buriticupu, Antonio Marcos de Oliveira, (foto) o Primo (PDT), foi preso ontem (18) à tarde por desacatar um delegado da Polícia Federal que participava da “Operação Arco de Fogo” realizada em conjunto com o Ibama, Funai e Força Nacional. Primo foi levado a uma delegacia de Santa Inês onde assinou um termo de compromisso sendo liberado.

O prefeito é acusado de comandar os madeireiros que devastam a floresta na região Central do Maranhão. No caso da prisão, ele está sendo acusado de grilar uma área de terra e expulsar trabalhadores rurais com ajuda de pistoleiros. A mulher do pedetista, Francisca Primo(foto), se filiou ao PT e deve ser candidata a deputada estadual no próximo ano.

Os agentes foram em busca do prefeito em sua casa e o levaram à área em conflito. Lá ele se desentendeu com o delegado e o desacatou. Primo é useiro e vezeiro em descumprir ordens judiciais na cidade e de desrespeitar autoridades locais. O pedetista foi denunciado pela Cáritas Brasileira, braço da Igreja Católica, de ameaçar membros da instituição que denunciam crimes ambientais por extração ilegal de madeira na região de Buriticupu. A denúncia foi encaminhada à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e ao Gabinete do Ministro da Justiça (reveja).

Foto: Jônatas Carlos

Além dele, a Cáritas acusa seu sócio, o presidente da Câmara Municipal José Mansueto de Oliveira, pelas ameaças. Durante a passagem da “Operação Arco de Fogo” por Buriticupu há dois meses, eles desapareceram da cidade. Na ocasião, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) chegou a fazer o seguinte comentário, segundo a coluna de Jorge Bastos Moreno, em O Globo: “Poxa! Nesta cidade, se gritar ‘pega ladrão’, não fica um, meu irmão!”.

P.S.: Na segunda foto, são os militantes sociais e membros da Cártias da Diocese de Viana, que estão sendo ameaçados de morte pelo próprio prefeito, existe uma outra pessoa que teve que sair da cidade as pressas devido as ameaças de morte, tudo por conta dos mesmos terem denunciado o prefeito a Polícia Fereal.

Fonte: Blog do Décio com algumas alterações do blogueiro Jônatas

18 de novembro de 2009

A CASSADA CONTINUA

Desta vez o premiado na chamada CASSAÇÃO, foi o prefeito de Buriti Francisco Evandro de Freitas Costa Mourão, o Nenem Mourão (PRB), e seu vice Lourival Batista da Silva (DEM), agora ambos serão titulados por EX.
A juíza Dra. Karine Lopes de Castro (25ª Zona Eleitoral), condenou os dois por compra de votos. Ela determinou ainda a realização de novas eleições na cidade com data ser definida pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Com receio de tumulto e quebra-quebra no município, a juíza só divulgou a sentença após a chegada de reforço policial à cidade. Nenem Mourão (foto/TSE) é acusado de doar dinheiro, pares de chuteiras, cestas básicas e um milheiro de telhas a moradores de Buriti em troca de votos. O material era transportado em veículos da própria prefeitura. Como ele obteve 55,54% dos votos, deverá ser realizada nova eleição.
O ex-prefeito José Machado Vilar (PTB) ficou em segundo com 24,82% da votação no pleito de 2008, vindo em seguida Antonio Ferreira Viana (PDT) com 15,23%, e José Marquescom 4,41%.

P.S.: Se existe alguém que ainda tem dúvida de que mais prefeitos serão cassados. Eis aqui mais um alerta!

Usuários da Operadora TIM reclama dos péssimos serviços

É grande a insatisfação dos clientes da Operadora TIM aqui em São Mateus do Maranhão. Os mesmos não suportam mais o péssimo serviço prestado pela operadora de telefonia móvel de celular. Além da TIM, nossa cidade possui sinal das operadoras VIVO e OI, porém a maioria possuem celulares com o sinal péssimo da TIM, devido às promoções da mesma.
Hoje, muitos usuários dizem se arrepender em ter aparelhos que tem o sinal da operadora e se revoltam com o descaso da TIM, por exemplo, o sinal da operadora vem com problemas a muito tempo em nossa cidade como: sem sinal, e mesmo quando tem sinal muitas das vezes, não se consegue realizar uma chamada.
Segundo alguns usuários que venho conversando sobre o assunto a dias, os mesmos afirmam que à ocasiões em que é praticamente impossível conseguir uma ligação, e o pior quando ligam pra reclamar, para os números *144 ou *222 não são atendidos ou dar ocupado e que depois de tentarem até 22 vezes para estes números, são encaminhados para uma séries de ramais que nada resolvem o problema. Sobre isso, este blogueiros que vos escreve, também é uma vítima já que possuou aparelho com o sinal da operadora.
Diante do serviço de péssima qualidade, a população saomateuense não deposita confiança na na Operadora TIM. A esperança agora é outra. Acreditamos que outra operadora instale o sinal na cidade para promover uma saudável concorrência na telefonia celular local, a população vai sofrendo nas mãos da TIM.


P.S.: Este blogueiro, durante a digitação desta matéria, entrou em contato com os números *222 e *144 da TIM e não teve êxito.

Trágico acidente na BR-135 deixa uma vítima fatal


Um trágico acidente envolvendo um motorciclista e possivelmente um caminhão, ocorreu na ultima segunda-feira (16) nas proximidades do Povoado Timbaúba às margens da BR-135 a aproximadamente 9km de São Mateus (sentido São Mateus - Terezina). A vítima fatal do ocorrido foi encontrada com parte da cabeça e pernas incompletas como se observa nas imagens retiradas por um celular, ainda não se sabe que veículo participou do atropelamento, sabe-se ao certo que o rapaz é morador do Bairro Vaquejada na cidade de São Mateus e a poucos dias tinha chegado de viagem já que o mesmo trabalha em outro Estado para ajudar no sustento da família, o mesmo, segundo popualres, passou todo o domingo(15) ingerindo bebida alcóolica e conduzia uma moto de placa HPT 8665 - São Luis Gozaga.

Próximo ao local do acidente foram encontros destroços de um veículo que possivelmente seria de um caminhão e tudo indica que o automóvel passou por cima do motorciclista. O acidente ocorreu por volta das 5h da manhã de segunda-feira.



Atualizado às 16h55min em 18/11/2009

17 de novembro de 2009

O Prefeito ainda CASSADO de São Mateus comete racismo.

O prefeito de São Mateus do Maranhão e ainda CASSADO, esta desesperando ou mesmo esquizofrênico. Lembram da prova do concurso público que teve em São Mateus no dia 25 de outubro onde varias pessoas não chegaram nem a fazer a prova, por conta da desorganização da empresa Apoio Consultoria? A mesma até admitiu o erro depois de várias denúncias, mas, o Coronel Rovelio Prefeito ainda CASSADO da cidade, não se conformou com o auto índice de crítica ao seu desgoverno ou então deu uma “birola” mesmo, pois no dia 15 foi o dia da “segundo chamada” para as pessoas que não conseguiram fazer a tal prova, pois bem o coronel Rovelio, responderá a um processo judicial por ter usado de xingamentos racistas, injuria, calunia e difamação a uma professora que faria a prova do concurso.
De acordo com a professora, o coronel chegou pouco antes de começar a prova, de bermuda com alguns “homens” que faziam sua segurança, e teria falado com brutalidade, palavras de baixo nível e de tom racista. As palavras teriam sido ditas na presença de várias testemunhas. Além de racismo Rovelio teria cometido outros crimes ao afirmar que a professora que fez com que o concurso fosse adiado, é uma baderneira; calunia difamação estão também na acusação.
Como se não bastasse o preconceito e a falta de classe o mesmo teria zombado da professora. Indignada a professora disse que fará o possível para que o prefeito pague pelos erros que vem cometendo.
Foi feito um boletim de ocorrência, e o ministério público foi notificado pela vitima, como se trata de um prefeito, e um coronel aposentado, a Secretaria de Segurança publica será comunicada.
Vale lembrar que o secretário ganhou esse ano a hora de Cidadão de São Mateus, quem sabe ele ajude a “conterrânea”. Vale lembrar que a lei é pra todos crime de racismo é inafiançável.
O Crime de racismo é serio, a classe de professores deveriam se unir assim como a dos alunos pois isso dá até perda de mandato.

Fonte: Blog CIDADANIA do Cleyton

16 de novembro de 2009

Vem aí o 1º Encontro de Blogueiros do Maranhão

É com muito prazer que através deste lhe convido a participar do 1º Encontro de Blogueiros do Maranhão – 1º ENBLOMA. Será um evento onde blogueiros, comunicadores em geral e leitores baterão papo e discutirá em que pé estamos e quais os planos mirabolantes de cada um.
Entre os convidados que confirmaram presença, temos além deste que vos escreve outras feras da blogosfera de grande renome estadual e diversos comunicadores locais!
  • Local do Evento:

Auditório do Sindicato dos Trabalhadores

Avenida Rodoviária, centro – às margens da BR – 135 bem em frente ao Banco do Brasil.

  • Data e horário:

Sábado, dia 28 de novembro, a partir das 9h

O evento está aberto aos Blogueiros, Leitores e comunicadores e o público de modo em geral.


Organização
Jônatas Carlos
BLOG SAO MATEUS EM OFF
O blog oficial de São Mateus do Maranhão
a 1 ano no AR com você!

Cléo Freitas
Blog Coroatá Notícias
O blog oficial de Coroatá

Cleyton Ferreira
BLOG CIDADANIA

Castro
Web Designer

Roberto Hilley
Blog Bacabal Notícias

Izaias Rocha
Portal Ziil
4º lugar em acessos no Maranhão

Renato Waquim
Blog Rosário Notías

15 de novembro de 2009

1º ANIVERSÁRIO DO BLOG SAO MATEUS EM OFF

A exatamente 1 ano atráz, foi criado este espaço chamado de blog SAO MATEUS EM OFF, um novo meio de comunicação de nossa cidade, de lá pra cá, foram muitas as notícias que aqui publicadas, inclusive, já houve materéia deste blog, que já serviu até para estudo em sala de aula em algumas escolas de nossa cidade.
Com o crescimento deste blog, fomos premiados mês passado com uma coluna no Jornal do Povo (Coord. pelo Jornalista Carlos Filho de Coroatá), passamos a ter um novo domínio na internet, criei a página no twitter entre outras e a cada dia que passa conseguimos novos leitores e parceiros na blogosfera.

Obrigado a você que nos fez chegar a estas conquistas!

13 de novembro de 2009

NOTAS RÁPIDAS

FEIRA DE CIÊNCIAS
Alunos do Complexo Educacional de Ensino Fundamenta e Médio Alves Cardoso, estão nesta tarde, realizando mais uma feira de ciências, na referida escola, os alunos mostram suas habilidades e desafiam suas próprias imaginações através dos estandes, aonde são mostradas maquetes e experiências adquiridas nas matérias de ensino.
Parabéns alunos pela realização da feira.

P.S.: farei uma nota completa na segunda-feira (16).

SESSÃO DE SEXTA-FEIRA 13 NA CÂMARA MUNICIPAL
Um fato inusitado ocorreu hoje, em plena sexta-feira 13. O vereador Hélio Boeres, conhecido por Hélio do Chico Pinto, integrante da base alida do prefeito AINDA CASSADO, aproveitou de sua empolgação, para usar a tribuna deste Poder Legislativo Municipal. Por incrível que pareça, o mesmo queria propor a criação de uma Lei Municipal que proibisse o uso do capacete na BR-135 e nas vias públicas de nossa cidade. Graças a Deus que o Pres. da Casa vereador Antonio Carlos, interviu, "ensinando" ao nobre colega de parlamento, que é ilegal vereador criar uma lei municipal de Trânsito e cabe somente ao Poder Judiciário e ao Ministério Público conceder uma liminar favorecendo ou não a proibição do uso do capacete, o fato é que essa atitude do vereador a quere criar esta lei, levou risos nos rostos dos demais vereadores presente na sessão. Inconformado com a situação um cidadão sem ter a mínima informação sobre lei de trânsito insistiu que a Câmara Municipal também teria poderes para legislar sobre a questão. Insatisfeito por saber que a câmara municipal não tem poder para legislar sobre lei de trânsito, o bendido cidadão se retirou do auditório saindo em sua moto sem usar capacete.

Ora marminino, só podia ser coisa de sexta-feira 13 mermo (rsrsrsrs)!

AINDA SOBRE ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2008
Ocorrerá nos dias 26 e 30 novas audiências sobre as irregularidades(as chamadas fraudes) ocorridas nas eleições municipais do ano passado (2008), a espectativa é que em uma destas audiências, o Juiz Eitoral Dr. Osmar da comarca de Bacabal-MA (este que está substituindo o juiz da comarca de São Mateus que por unanemidade foi afastado pelo TRE, acusado de suspeição) dará sua sentença sobre o caso a ser julgado. A espectativa é que os bombons BIG BIG seja bastante consumido pelo prefeito ainda CASSADO, o mesmo que em oportunidades anteriores saia dizendo que isso nunca iria pra frente e que nenhuma audiência fosse acontecer, tudo indica que mais uma vez a audiência entrará pela madrugada e aumentando também a espectativa entre o eleitorado de ambos os lados (Miltinho Aragaão e Coronel Rovélio - ainda CASSADO).

Vamos aguardar para ver o desfecho de mais um emocionante capítulo desta história!

HOSPITAL MUNICIPAL UM PERIGO PARA OS PACIENTES
Tive a oportunidade de fazer mais uma visita no Hospotal e Pronto Socorro Municipal de nossa cidade e infelismente o mesmo continua sem ter as mínimas condições de higiene possíveis para o funcionamento, são paredes com môfos, sujera, muitas telhas de aranhas em algumas enfermarias, lâmapadas queimadas em muitos banheiros, toneiras de pias quebradas e o que é mais grave, não conseguir visualizar o Alvará de Funcionamento do referido estabelecimento médico. Vale ressaltar que numa visita que eu fiz no início do mês de março deste ano, conseguir visualizar o Alvará de Funcionamento, só que a data de validade estava simplesmente, VENCIDA, pelas informações constadas no documento, o tal Alvará venceu em DEZEMBRO DE 2008. O que nos chama atenção, é saber que o hospital prometido ao prefeito ainda CASSADO pelo Secretário de Saúde Ricardo Murad, foi pará em Matões do Norte, onde já existe um hospital público naquele municípios, muito menos as viaturas do SAMU, que até agora, não sabemos onde elas estão, ou melhor, não sabemos se estas existem.

Vamos rezar bastante para que nada de grave possa vir acontecer com nossos pacientes... SALVE-SE que puder e quem não puder, tente SE SALVAR de qualquer jeito!

11 de novembro de 2009

O desgoverno da desgovernada, faz farra com o dinheiro do povo!


Desde que foi eleita pelo TSE e não pelo povo, a governadora do Estado do Maranhão Roseana Sarney não tem controle sobre os gastos com diárias para servidores do primeiro ao terceiro escalão.

Enquanto Jackson Lago gastou R$ 350 mil nos últimos quatro meses de governo, a equipe de Roseana fez a farra com R$ 10.798.950,79 em apenas seis meses.

As despesas, conforme o Portal da Transparência do Governo do Maranhão trazem apenas os nomes do órgão expedidor, do beneficiário, mas omite o lugar para onde se deslocou o funcionário e os custos com passagens e hospedagem. Diárias em repartições públicas, na sua ampla maioria, são dadas graciosamente para funcionários que não chegam a sair da cidade onde trabalham notadamente os dos escalões mais altos.

Antes, o Portal da Transparência não divulgava os nomes dos beneficiários. Só o fez depois das denúncias publicadas em diversos blogues.

As secretarias de Fazenda e Educação se destacam no número de diárias concedidas, mas nem de longe se aproximam da Saúde, liderada por Ricardo Murad, que sozinha, nos últimos seis meses, chega perto de R$ 2 milhões só em gastos com diárias.


Fonte: Blog do Luis Cardoso

P.S.: com algumas alterações de caracteres neste blog!

10 de novembro de 2009

MAIS UM ASSALTOS A COMÉRCIO DE SÃO MATEUS

Mais um assalto a comércio ocorreu ontem por volta das 14h, desta vez infelismente foi a loja de jóias do Sr. Manoel, mas conhecido por Manoel Joalheiro, o estabelecimento comercial fica localizado na Av. Rodoviária bem no centro da cidade, os ladrões teriam levados jóias e dinheiro segundo informações.
O que me chama atenção para tal fato, é que, quando Dr. Jackson Lago era governador, um apresentador de telejornal de TV (LOCAL), culpava o ex-governador e a ex-secretária de segurança Sra. Eurídice Vidigal por todos os males da insegurança. Porém com o novo governo do Estado eleito pelo TSE, o mesmo apresentador, fala que isto é um problema nacional. O mesmo deixa de lado, que a governadora prometeu melhoramento na infra-estrutura da segurança entre outras coisas, no entanto, o que se observa é que tudo está do mesmo jeito ou até pior, inclusive até reparos na viatura, são os próprios polícias que estão tirando de seu próprio bolso para manter uma das três viaturas funcionando, enquanto as outras duas estão quebradas em frente a Delegacia de Polícia. E agora de quem é o problema?
Enquanto isso, a população de São Mateus sofre com assaltos e mais assaltos, e o que é pior, naquela velha história: SALVE-SE QUEM PUDER!

Sucessos aos policiais que prestam serviços em nossa cidade e que mesmo com o mínimo de estrutura, tentam fazer o melhor por nossa população.


Obs.: Imagem meramente ilustrativa.