30 de setembro de 2009

- NOTAS RÁPIDAS

A Prefeitura Municipal de São Mateus está com nova logomarga:

SAÚDE PÚBLICA EM SÃO MATEUS.


Mais uma vítima desta vez foi uma criança, a mesma nasceu prematura e por falta incubadora veio a óbito no Hospital PRIVADO alugado pelo município. A família da criança irá entrar com uma ação judicial contra o hospital (prefeitura) pela falta no atendimento.


Aí vem a pergunta: quem será a próxima vítima?



ASFALTAMENTO DA RUA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.

Mais uma vez o prefeito CASSADO de forma escancarada vem enganar a população de nossa cidade. Desta vez são os moradores da Rua N. Sra. de Fátima as vítimas, nem se quer as sarjetas e o meio fio foram feito, porém os recursos do Governo Federal que o prefeito recebeu em 2007 vêm destinados a isso. Não se sabe qual o engenheiro responsável pela obra, à empresa responsável muito menos o valor a ser gasto (será se o dinheiro está vindo das inscrições do concurso?). Segundo a Lei deve ser exposta para que todos visualizem uma placa contendo todas estas informações, a única placa que eu vi, quando passei pela rua hoje, foi nos comércios, fora estas, apenas outra numa humilde residência indicando: VENDE-SE PICOLÉ!


MARAPÁ, PODE UM NEGÓCIO DESSE?


CONCURSO PÚBLICO OU PRIVADO EM SAO MATEUS?

AS CARTAS ESTÃO MARCADAS (NO BARALHO E NO TARÔ)
ACONTECEU NO MUNICÍPIO DE RAPOSA - MA

Quatro filhos do prefeito da Raposa, Onacy Carneiro, foram ‘aprovados’ no concurso realizado pelo próprio pai no município, cujo resultado foi divulgado agora.

Passaram um filho e duas filhas de sangue; e um filho adotivo, apesar de todos possuírem cargos comissionados na gestão do prefeito e entre eles a própria secretária de Saúde, que ficou com a segunda das vagas de enfermagem oferecidas pela secretaria que comanda.

Passaram também duas irmãs do genro de Paraíba, Eudes Barros, que é presidente da Câmara Municipal; foi aprovado outro genro do prefeito e ainda três cabos eleitorais aliados ao grupo.
Fonte: blog do jornalista Raimundo Garrone.

... EM SÃO MATEUS DO MARANHÃO!

Três filhos tem o prefeito CASSADO de São Mateus que pelos comentários, nem precisarão fazer a prova pois já estão aprovados em 1º, 2º e 3º lugar. Há que se engane, foi o mesmo que aconteceun num seletivo para Agente Comunitário de Saúde onde um filho de militar reformado, não fez a prova e foi aprovado em 1º lugar (isso se deu pelo fato do mesmo ser aliado ao prefeito CASSADO).
Dois genros o prefeito também possui, estes irão passar em 4º e 5º lugar no concurso administrado por uma empresa que dar o maior "APOIO" a este tipo de irregularidades ainda mais quando a mesma empresa é ligado a familiares que ocupam secretaria dentro do atual ''O DESGOVERNO CONTINUA". As colocações 6º, 7º .... até a 40º serão ocupadas pela 1ª dama (aquela que possui os dente de porcelanas que custaram R$ 34.700,00 pago pela prefeitura) e pelos parentes dos vereadores ligado ao prefeito CASSADO e demais cabos eleitorais (o babões ferrenhos).
São duas fotos que pediram para cada candidatos, para que se tenha a certeza quem são os candidatos ligado a oposição do atual "O DESGOVERNO CONTINUA".

Agora é só esperar pra ver o que vai acontecer!

29 de setembro de 2009

* 1,3 MILHÕES DE CIDADÃOS BRASILEIROS QUEREM O FIM DOS CANDIDATOS FICHA SUJA


O Congresso Nacional recebeu nesta terça-feira (29) um projeto de iniciativa popular com mais de 1,3 milhão de assinaturas para proibir a candidatura de políticos com “ficha suja”. A proposta foi recebida pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Ele prometeu dar tratamento especial ao projeto, mas não prometeu prazo para a votação.

A proposta é fruto de um trabalho do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Durante pouco mais de um ano, 43 entidades trabalharam na coleta de assinaturas. O mesmo movimento foi quem coletou assinaturas para o projeto de lei sobre compra de votos, que completa dez anos para esta terça-feira.

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara, destacou a representatividade do projeto. “As melhores pesquisas de opinião pública ouvem duas, quatro ou oito mil pessoas em algumas cidades. Nós temos aqui mais de 1,3 milhão de assinaturas. Em matéria de opinião pública está claro que o povo falou”. Dimas Lara afirmou que o número de assinatura poderia se multiplicar por dez se não fosse necessário acrescentar o número do título de eleitor junto às adesões.

O projeto visa proibir candidatura a qualquer cargo eletivo de quem tenha condenação em primeira instancia ou tiver contra si denúncias recebidas por órgão colegiado por diversos crimes, como tráfico de drogas, crimes eleitorais, trabalho escravo, exploração sexual de crianças e adolescentes, lavagem de dinheiro, entre outros.

Um dos coordenadores do movimento, Augusto Miranda explica que todos os crimes abrangidos na lei só podem ser denunciados pelo Ministério Público, o que seria mais um filtro para evitar injustiças. “Com este projeto vamos regulamentar a observação que a constituição determina sobre a vida pregressa dos candidatos. Queremos que o zelo com a administração pública seja total. Quem tenha problema com a justiça em qualquer nível tem de procurar resolver isso antes de se candidatar”.

O projeto torna inelegível por anos quem tenha o mandato cassado pela justiça eleitoral. Prevê também o impedimento de candidatura a quem tiver rejeitada prestação de contas relativas ao exercício de qualquer função pública.
ISSO O POVO NÃO ACEITA MAIS
Eleitor que não vota e não justifica o voto, paga multa e não pode participar de concurso público. Já no mundo da política (politicagem), mesmo respondendo a processos na Justiça ou não tendo as contas eleitorais aprovadas, um candidato poderá concorrer.Candidato com as contas rejeitadas deve disputar eleição?

“Ele deveria estar fora de qualquer partido político, nem se eleger novamente”, opina a secretária Michele Moraes.

Aos eleitores conscientes de São Mateus do Maranhão:


PREFEITO CASSADO PELA JUSTIÇA COM DIVERSAS CONTAS REPROVADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, PODE CONTINUAR NO MANDATO OU DEVE PAGAR ATRÁZ DAS GRADES?

- SÃO MATEUS EM ALERTA!

O juiz do TRE Roberto Veloso(o mesmo Juiz relator de um dos processos de São Mateus) negou ontem o pedido de reconsideração feito pelo prefeito cassado de Barreirinhas, Miltinho Dias (PT), contra decisão dele próprio negando a suspensão da sentença que cassou o mandato do petista, por abuso de poder econômico nas eleições passadas (a mesma prática usada pelo prefeito CASSADO de São Mateus). Ou seja foi confirmado a cassação do prefeito reeleito de Barreirinhas (cassado em novembro de 2008), sendo que o segundo colocado toma posse hoje naquela cidade.

FIQUEM DE OLHO

Desde 2000, 667 prefeitos, vices e vereadores foram cassados pela Justiça Eleitoral por compra de votos. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou ontem um levantamento mostrando a aplicação da lei 9.840/99, que fixou a perda de mandato e multa para políticos flagrados comprando votos. Os números apontam que, entre 2000 e maio de 2009, a lei foi responsável pela cassação de 460 prefeitos e vices e 207 vereadores em todo o país.

ALERTA MÁXIMA

A maior parte das cassações ocorreu nas eleições de 2008, quando 238 prefeitos e vices, ou 53%, perderam os cargos.

Em relação a vereadores, 119 foram cassados em 2008, representando 57,48% de todos os vereadores cassados desde 2000. Segundo o TSE, a maioria das cassações ocorreu no Sudeste, com 120 sentenças; seguida da região Nordeste, com 109; 66 na região Sul; 48 no Centro-Oeste, e 36 na região Norte. Em 2000, primeiro ano de vigência da lei, em todo o país foram cassados em primeiro grau 162 prefeitos e vices e, em 2004, esse número subiu para 388. Após o julgamento de recursos em instâncias superiores, foram cassados 40 prefeitos e vices em 2000, e 71 em 2004.

Para o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, a lei foi importante para reforçar os valores da ética nas eleições e dar equilíbrio ao sistema eleitoral. “A Justiça Eleitoral assimilou de pronto essa renovação da lei, no plano ético, no plano democrático, e vem aplicando a lei muito bem. As estatísticas são extraordinariamente animadoras”, disse. De acordo com a lei, a compra de votos pode ser caracterizada quando o candidato oferecer dinheiro ou qualquer “bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública” para garantir votos. A pena prevista na lei é de multa de até R$ 53,2 mil, e cassação do registro ou do diploma.


P.S.: A justiça tarda mais não falha, aos que ainda duvidam de que o coronel CASSADO de São Mateus não irá perder o mandato, é só aguardar pra vê.

28 de setembro de 2009

- PISTOLEIROS ATACAM CAMPONESES NO ASSENTAMENTO RETIRO VELHO

Na tarde do último sábado (26/9), 20 homens armados e encapuzados invadiram uma área onde 20 famílias da comunidade Retiro Velho, localizada às margens da estrada do Lago Verde, zona rural daqui de São Mateus do Maranhão, estavam acampadas. Os pistoleiros chegaram a pé, à comunidade, e iniciaram uma série de disparos contra os trabalhadores, ferindo o companheiro José Antonio Gonçalves Bastos, mais conhecido por Caetano, 30 anos, com 9 tiros de espingarda calíbre 12 e revólver calíbre 38. Os trabalhadores rurais reconheceram o latifundiário Francisco Nobre Macedo e seu filho, Zé Leite, como participantes do grupo de ataque. O companheiro atingido não corre risco de morte e passa bem e ainda relatou que o tiroteio se estendeu por dez minutos. Durante o ataque, os trabalhadores recuaram adentrando ao mato. Neste momento os trabalhadores estão cercados por pistoleiros, onde a ordem dos latifundiários é que os mesmo sejam executados.

Breve histórico:

Em outubro de 2002,120 famílias foram despejadas dos povoados Pai Mané e Retiro Velho. Após anos de processo na justiça, em 2008, o Incra-Ma recebeu a imissão de posse de 900 hectares da fazenda em conflito. Em seguida iniciou o assentamento de 30 famílias que foi imediatamente suspenso pela justiça federal atendendo a uma petição do latifundiário que alegava produtividade da área. O Incra recorreu da ação. Em dezembro de 2008, as famílias reocuparam a área e o latifundiário ingressou com pedido de reintegração de posse na Justiça Estadual que, em janeiro de 2009, concedeu a reintegração. Os camponeses recorreram ao Tribunal de Justiça, mas perderam. Em 1º de setembro, deste ano, a liminar foi cumprida sem que os camponeses fossem notificados e sem acompanhamento do Ministério Público. As famílias não puderam retirar seus pertences pessoais, animais, produtos das roças, tampouco fazer a colheita do arroz. No último dia 25 de setembro as famílias retornaram à área.

Atualmente, o clima ainda continua muito tenso na região. Ilhados, os trabalhadores estão cercados de pistoleiros, correndo risco de morte e os famíliares dos camponeses que estão em São Mateus temem em serem alvos de execução também.



Contribuição: Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Coroatá RE NE 5.

JUDICIÁRIO MARANHENSE NO BANCO DOS RÉUS

O Tribunal Popular do Judiciário foi noticiado na Adital, agência de notícias para a América Latina e Caribe.
Por Tatiana Félix * - Jornalista da Adital (www.adital.org.br) Adital - Notícias da América Latina e Caribe.

Juízes fantasmas. Juízes que aparecem na Comarca três vezes por semana. Juízes que vendem sentenças. Favorecimento de latifúndio. Presos acumulados nas delegacias sem passarem por julgamento. Processos que aguardam sentenças há anos. Esses são poucos exemplos do descaso que acomete o estado do Maranhão, região nordeste do país.

Uma verdadeira mobilização popular coloca o Poder Judiciário do Maranhão no banco dos réus. A denúncia da população maranhense contra o judiciário do estado teve sua primeira manifestação nos dias 10 e 11 deste mês. Com uma série de caravanas, população e entidades protestam a fim de denunciar o descaso do judiciário com a sociedade.

1ª Caravana do TPJ no município de Santa Quitéria - MA

A iniciativa das caravanas é da Cáritas Brasileira Regional Maranhão, em parceria com algumas entidades de direitos humanos do estado. Os casos citados acima estão de acordo com as denúncias populares e com o relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, conforme informou Ricarte Almeida Santos, secretário executivo da Cáritas Brasileira Regional Maranhão.

No dia 10 de setembro, a primeira incursão percorreu os municípios da região do Baixo Parnaíba, realizando um dia depois (11), na cidade de Santa Quitéria, a 1ª Caravana do Tribunal Popular do Judiciário. As comitivas são formadas por religiosos e profissionais das áreas de Comunicação Social, Direito e Sociologia. Cerca de trezentas pessoas se reuniram em denúncias e protestos contra o judiciário maranhense. A população clamava "por justiça de verdade" e declarava "o povo unido jamais será vencido".

Em cada visita a população denuncia os mais diversos casos de omissão, conivência ou violação dos direitos humanos. Todas as denúncias são devidamente registradas através de áudio, vídeo ou fotografia. "Isso é dar voz a quem nunca teve", declara Ricarte. Ele ressalta também que todo esse material vai dar legitimidade para levar o caso instituições como Conselho Nacional de Justiça e Organização dos Estados Americanos (OEA), por exemplo. Ele fala que a ideia é que, como fruto desta mobilização, se crie um Observatório do Judiciário.

São situações que beiram o absurdo, mas, que retratam uma dura realidade. Um exemplo é o de presos que cumprem penas sem serem ouvidos ou sem terem suas sentenças declaradas. "Todos os casos revelam omissão e descaso", indigna-se o secretário da Cáritas. Outro exemplo é um processo de pensão alimentícia parado há oito anos. "Depois de dez anos o processo prescreve", informa Ricarte. Outro caso é de uma idosa que corre o risco de perder suas terras, adquiridas por herança familiar, para grileiros que ‘fabricam documentos’.

A repercussão foi imediata e as próximas caravanas já têm data para acontecer. Nos dias 1 e 2 de outubro a Caravana visita a região de Imperatriz. Em seguida, nos dias 15 e 16, é a vez da região de Bacabal. Em novembro, nos dias 5 e 6 a Caravana estará na Baixada Maranhense. E, segundo Ricarte, há solicitação para uma caravana extra em Presidente Dutra.

Após a realização das caravanas haverá o 1° Grande Tribunal Popular do Judiciário do Maranhão. "É a primeira vez que a sociedade brasileira vai julgar o Poder Judiciário", enfatizou Ricarte. São esperadas para a ocasião cerca de 3 mil pessoas, além de autoridades nacionais.

Acompanhe a atuação da Caravana do Tribunal Popular do Judiciário através do blog: www.tribunalpopulardojudiciario.wordpress.com

27 de setembro de 2009

* TCU condena o ex-prefeito de Bacabeira-MA

O Tribunal de Contas da União (TCU) não aprovou prestação de contas apresentada por José Reinaldo da Silva Calvet (foto), ex-prefeito de Bacabeira, e o condenou a devolver R$ 318.583,83, valor atualizado,ao cofre do Tesouro Nacional e pagar multa de R$ 5 mil.

A prefeitura recebeu recursos federais como verba para a instalação de dois sistemas simplificados de abastecimento de água em Ramal do Abud e Vila Cearense, localidades da região do município. Entre as irregularidades encontradas na prestação de contas, Calvet não comprovou a realização de laudos de análise física, química e bacteriológica da água dos poços, não apresentou licença ambiental para a realização das obra e não construiu laje de proteção sanitária, questões exigidas pelo acordo firmado.

Augusto Sherman Cavalcanti foi o ministro relator. Cópia da decisão foi encaminhada à Procuradoria da República no Maranhão. Cabe recurso da decisão.


Fonte: (Da Ascom / TCU)

23 de setembro de 2009

* NOTAS RÁPIDAS

SAUDE PÉSSIMA E META PIOR AINDA

É meu amigo, o clima na Prefeitura de São Mateus não está nada bem, na área da saúde então nem se fala. Terça-feira (22) numa reunião realizada com alguns profissionais da área, lá na Secretaria Municipal de Saúde da administração do O DESGOVERNO CONTINUA não foi nada bom. Esteve presente a Coordenadora Estadual de Imunização (vacinação) que para início da reunião, logo expôs o PROBLEMA, "São Mateus do Maranhão desde o ano de 2006, não cumpre a meta de imunização em nenhuma campanha realizada".

Interrogado pela Coordenadora Estadual, se o município tinha o PSF (Programa Saúde da Família) o coordenador do PSF no município um enfermeiro que mora lá em Bacabal , que anda num siena cor de vinho, disse que tem e é 100%, por sua vez a coordenadora estadual, foi aos risos, e replicou, dizendo "como é que se pode acreditar nestes 100% que nem se quer a meta de vacinação é cumprida, e o que é pior já está completando 4 anos e o mesmo respondeu depois de reconhecer o erro ainda acrescentando, “aqui temos dificuldades em tudo, até para tirar uma xérox temos que nos humilhar para conseguir, pois tudo tem que passar pelo genro do prefeito CASSADO que é Secretário de Finanças”.


PEC DOS VEREADORES

Não se deram bem alguns suplentes de vereadores do lado de lá, daqui de São Mateus que foram até buscar forças do além (terreiros de macumba: comendo farofa de galinha preta na encruzinhada) pensando eles que fossem ser beneficiados com a aprovação da PEC (Projeto de Emenda Constitucional) dos vereadores que aumenta a quantidade de vagas de vereadores, e aí da Câmara Municipal que dar posse deste suplentes que permaneceram suplentes até 2012.

Porque o Ministro Aires Brito presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) continuou a afirmar que essas vagas, só serão preenchidas depois das eleições de 2012, ou seja, só em 1º de janeiro de 2013. Já o outro Brito, Presidente da OAB, diz que já está tudo pronto. É haver a primeira posse e dará entrada no STF (Supremo Tribunal Federal) com a petição da ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade).

Só para tirar as dúvidas dos meus leitores O Brito do TSE é tio do Brito da OAB, ambos são de Sergipe, onde morreu Lampião, num tiroteio com a polícia.


ELEIÇÕES 2008 (a pedido dos 19 e-mails que recebi)

Hoje a tarde ocorreu no TRE da Areinha lá na Ilha Rebelde, São Luis, a instrução do processo nº 223 contra a expedição de diploma que por duas vezes foi adiada, mas desta vez não teve essa de adiar novamente, por ser uma audiência de instrução, isso significa que era uma audiência onde foi colhidas as provas e ouvidos as testemunhas tanto de defesa, quanto de acusação, para que depois, possa ser submetido a apreciação pela corte do tribunal. Porém o inusitado aconteceu, o Juiz Federal e membro da corte eleitoral do Maranhão Dr. Roberto Veloso, ficou perplexo com as provas apresentada pela Coligação Frente de Libertação de São Mateus liderada pelo Miltinho Aragão e até a Procuradora Regional Eleitoral Carolina da Hora, a mesma que disse que as camisas doadas pelo coronel CASSADO era azul, não teve o que duvidar das provas apresentadas pela Coligação de Miltinho.

O que você não imagina é que, um certo cabo eleitoral do coronel que por sinal ainda é agente de saúde e que nem é preciso eu falar que ele gosta de andar num carro Pálio modelo Estrada, cor práta (encardido) de um vereador, quando interrogado pelo juiz se durante a campanha estava ocorrendo o afastamento da cidade, adivinha o que ele respondeu? "Não doutor, o asfaltamento foi concluido em abril ou maio". PASMEM minha gente, PASMEM!

E agora? Qual será a desculpa que o coronel CASSADO vai inventar pra escapar?



Atualizado às 11:41 h em 23/09/2009.

* INCÊNDIO DESTRÓI CASAS EM PERITORÓ

Localizada a 56 km de São Mateus, a cidade de Peritoró viveu momentos de terror no dia de ontem.
Um incêndio destruiu quinze casas no bairro São José. Mais de 50 pessoas estão desabrigadas. De acordo com a polícia, o incêndio teria começado após a queima de áreas para pasto de animais. As famílias, que perderam praticamente tudo, foram levadas para uma escola do município, a merenda que servia para alimentar os alunos, agora, está servindo de alimentação pelas famílias desabrigadas que precisam de mais ajuda. "Quando o fogo estava numa casa, a gente se espantava já estava pegando na terceira casa" disse o lavrador Antonio Sales um dos moradores que teve sua casa atingida pelo incêndio.

Fonte: Portal imirante.com

21 de setembro de 2009

* CONCURSO PÚBLICO EM SÃO MATEUS

Se já anda tenso, o clima neste município às margens da BR-135, perto de São Luís, tem tudo pra ‘azedar’ ainda mais com o lançamento do edital do concurso público organizado por aquela empresa que dá o maior ‘apoio’ aos atos secretos!!! Senão, vejamos!!!

A empresa já aceitou em prova de título, diploma de faculdades não reconhecidas pelo MEC..., em suas provas tem perguntas tipo: “qual foi a primeira parteira de hospital tal”..., ou o nome completo do técnico da seleção!!! Isso sem falar na reclamação geral do concurso de município quase vizinho!!!

Um atento ‘repórter’ do Dr. Pêta verificou, entre outras coisas, cargo de farmacêutico-bioquímico com especialização em Citologia, sem detalhar a competência do cargo no edital..., e principalmente sendo o município de atenção básica, o que levanta fortes suspeitas de direcionamento das duas vagas!!!

Fica como sugestão, a bem do interesse público e em obediência à legislação do SUS, que as três vagas direcionadas no edital para a área de Farmácia sejam divididas em dois cargos: Farmacêutico e Farmacêutico-Bioquímico!!! Que tal o Ministério Público acompanhar de perto o concurso!!!


Fonte do texto: Jornal Pequeno/ Edição de 20/09/2009

* FERIADO MUNICIPAL: DIA DE SÃO MATEUS PADROEIRO DA CIDADE


Hoje é feriado municipal, mesmo que muitos comércios não obedeção e a prefeitura não cumpra com seu papel de punir os mesmos. Hoje é comemorado em nossa humilde cidade a festa de São Mateus, padroeiro da cidade de São Mateus do Maranhão.
A grande e tradicional procissão será realizada hoje apartir das 17:00h, saindo da Igreja Matriz, passando por algumas ruas e avenidas encerrando com a Missa campal na praça da Matriz.
Logo após a celebração será realizado o leilão, tendo como finalidade os valores arrercados, as Santas Missões Populares em 2010.

20 de setembro de 2009

CRIME AMBIENTAL SENDO PRATICADO EM SÃO MATEUS

Até o momento, não se sabe o que será construído na área localizada ao lado do Clube Espaço Pontual as margens da Av. Rodoviária ao lado da Igreja Batista em frente a Escola Ney Braga. Porém o que se sabe ao certo, é de que o proprietário da empresa: Forro de PVC Perfil Plast, acabara de iniciar a destruição de uma parte do brejo (um dos únicos em nossa cidade). Várias caçambadas de cascalho desde a ultima quinta-feira começaram a ser despejadas naquela área, ao qual podemos até chamar de patrimônio ambiental da cidade, alguns pés de juçara já foram derrubadas o que futuramente irá levar a morte das nascentes de águas existentes naquele local, com o inicio da obra (destruição).

Veja o que a Lei diz a respeito do que se ocorre:


Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 – A LEI DE CRIMES AMBIENTAIS.

Seção II
Dos Crimes contra a Flora
Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção:

Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Parágrafo único. Se o crime for culposo, a pena será reduzida à metade.
Art. 39. Cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente, sem permissão da autoridade competente.

Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.


P.S.: Atenção Dr. Clodomir Bandeira Promotor de Justiça,.o Ministério Público tem que entrar em ação, pois as denuncias já estão sendo feitas e não podemos ficar de braços cruzados vendo a natureza destruída e mais um crime cometido sem nenhuma punição.


Atualizado às 22:50 h de 21/09/2009

19 de setembro de 2009

PARÓQUIA DE SÃO MATEUS REALIZARÁ SHOW MISSIONÁRIO

Sr. Cacique no ensaio com a banda missionária que irá se apresentar na noite de hoje.

Como parte do Festejo de São Mateus que está acontecendo desde o dia 12 deste, será realizado hoje logo após a Celebração Eucarística das 19:30, o 1º Grande Show Missionário na praça da Igreja Matriz. O evento faz parte das festividades em preparação das Santas Missões Populares que irá acontecer na paróquia no próximo ano.
o Show contará com participação das pessoas que fazem parte da comunidade tanto da cidade como do interior que criaram as músicas que irá compor o CD das grande semana missionária em 2010.

FÓRUNS E REDES DE DEFESA DA CIDADANIA, SE REUNEM EM SÃO MATEUS


Aconteceu ontem (18) durante todo o dia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Mateus, uma reunião onde se fizeram presente lideranças sociais de 30 municípios maranhenses.

Os participantes reunidos fizeram uma avaliação da 1ª caravana do Tribunal popular do Judiciário Maranhense e em seguida reorganizaram a agenda para ser cumprida até o fim deste ano.


Na luta por justiça, construindo cidadania!

16 de setembro de 2009

O Prefeito CASSADO Rovélio ganha a sua 1º vitória no TRE-MA

Infelismente a corrupção: é amiga fiel de alguns DESEMBARGADORES DO TRE.

A Corte Eleitoral do TRE-MA, em sessão realizada ontem (15), manteve em grau de recurso, Francisco Rovélio Nunes Pessoa e José Maria Teixeira Plácido, nos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito de São Mateus, após a coligação "Frente de Libertação de São Mateus" propor, contra eles, representação eleitoral por captação ilícita de sufrágio e por gasto ilícito de recursos, acatada em primeira instância.
A coligação afirmou que Francisco Rovélio teria realizado: distribuição de camisas verdes com o seu número, 43, estampado; entrega de R$ 20,00 a cada eleitor e ainda uma nota de combustível com 3 (seis) litros de gasolina para abastecer motocicletas no posto de sua propriedade. Todos estes, gastos ilícitos punidos na forma prevista no artigo 30-A, §2º, da lei 9.504/97.
O primeiro a proferir o voto foi o Dr. Roberto Veloso, relator do processo, que declarou nulos os votos de Francisco Rovélio e José Maria, por entender que ficou configurada a captação ilícita de sufrágio, bem como o abuso de poder econômico. Ademais, determinou a realização de novas eleições no prazo de 40 dias, excluindo-se do novo pleito os recorridos.
A seguir, o Des. Joaquim Figueiredo proferiu o primeiro voto divergente depois de 1:30h de explanação, sendo acompanhado pelo restante dos Membros da Corte, mantendo, assim, por maioria, Francisco Rovélio e José Maria Teixeira em seus cargos.
Ainda corre na justiça mais outros processos que poderá culminar no afastamento do atual prefeito, são eles: o processo da urna da juçareira onde a Polícia Federal já fez a perícia e constatou irregularidades na mesma, uma fato que chamoou atenção da Polícia Federal é a rapidez de uma votação para outra, ume média de 3 votos em apenas um minuto e a quantidade de votos depois das 17:00h cerca de 104 votos e o outro processo que ainda tramita na justiça são as doações de canoas, botijão de gáz e demissões de funcionários em pleno processo eleitoral.

P.S.: Agora candidatos da base da oligarquia no Maranhão, podem dar camisas a vontade, combustível a vontade e a quantidade de dinheiro que for. O TRE-MA tem um lado e só perde o que fizer oposição a oligarquia.

15 de setembro de 2009

O FIM DO CORONELISMO - PARTE I

Por Jonatas Carlos

São Mateus nos últimos meses, frequentemente vem sendo manchetes de jornais (impressos e televisionados) e em meios de comunicação via internet, tudo isso por conta da avalanche de crimes eleitorais praticados nas eleições municipais em 2008.

CONIVENCIA DO JUIZ COM O PREFEITO CASSADO ROVÉLIO.

O fato é que, depois das eleições ocorridas ano passado a biografia de nossa cidade, mudou-se por completo, tudo começou com a omissão de um juiz corrupto sendo conivente com um prefeito que desvia dinheiro público, ameaça funcionários e até persegue aos que não obedecem aos seus caprichos. Enquanto Hamilton Aragão é recebido com muita alegria e muita festa quando chega à cidade de São Mateus, tornando assim um dos mais renomados advogados do Maranhão.

Por sua vez, o Juiz da cidade Marco Aurélio, dar a uma TV alugada para o prefeito e paga pela prefeitura no período eleitoral, uma entrevista onde classificou Hamilton Aragão como: “candidato da oposição é um desesperado” aí fica a pergunta, onde é que estar parcialidade deste magistrado num dos processos eleitorais mais acirrados do Estado do maranhão? (o único magistrado no Maranhão que escolheu um lado nas eleições de 2008). Porém o Corregedor Regional Eleitoral Des. José Joaquim Figueiredo dos Anjos em sua decisão no ultimo dia 24 de agosto, afirma: “tal afirmação (do juiz de São Mateus) só reforça o seu sentimento de inimizade pública pelo candidato oposicionista (Hamilton Aragão), bem como as declarações desabonadoras em relação a este durante a entrevista”. Melhor explicado, o próprio TRE confirmou a corrupção praticada pelo magistrado.

FIM DO CORONELISMO

Desde quando iniciou no TRE e na própria comarca ZONA ELEITORAL 84ª o julgamento do processo que culminou na CASSAÇÃO do atual prefeito deferida pelo Juiz Dr. MÁRIO MÁRCIO em 14 de abril, o Prefeito CASSADO Rovélio vem perdendo no jogo. O que é mais curioso é que num de seus desesperos por perder em uma das audiências em São Luis, o seu grupo político agregou sua derrota ao “Toinho da TV Difusora (de São Mateus) pelo fato do mesmo não ter nenhum registro em vídeo que prejudicasse Hamilton Aragão”. Outra derrota do coronel CASSADO, foi a não inclusão de São Mateus na lista dos 64 municípios beneficiados com hospitais do governo do Estado, lembrando que em seu jornal impresso, seu ‘tal jornalista’ afirmava que São Mateus seria incluído e que seria um dos primeiros a ser beneficiados.

Outro fato curioso a respeito destes tais hospitais, é que Matões do Norte a 54 Km de São Mateus, cidade que já um hospital público irá receber outro hospital por parte do Governo do Estado, mas muitos por aqui já ouviram da própria boca do Prefeito CASSADO Rovélio que com a chegada do Gov. Roseana tudo iria mudar pra melhor aqui em São Mateus: segurança, saúde, educação... O fato é que tudo está indo contra a maré (o próprio prefeito) ele próprio afirmou numa entrevista que “São Mateus está PARADO”.

EXPECTATIVA

Hoje por volta das 16:00h no auditório do TRE-MA na Areinha em São Luis, será realizada mais uma seção onde desta vez, sem chance de adiamento, será dado continuidade a votação da corte eleitoral a respeito da na nova eleição em São Mateus, adiado devido o Des. Joaquim Figueiredo ter pedido vista do processo para que pudesse analisar e posteriormente votar, onde o Juiz Relator Dr. Roberto Veloso, determina que sejam anulados os votos do prefeito CASSADO, uma nova eleição no prazo de 40 dias e que o Pres. da Câmara Municipal assuma a prefeitura até a conclusão do processo eleitoral e a posse do eleito, sendo que o Prefeito CASSADO Rovélio e seu vice não poderão concorrer sendo assim mantida as candidaturas e Hamilton Aragão e Genilson Alves (prefeito e vice respectivamente).

14 de setembro de 2009

MILTINHO ARAGÃO LIDERA PESQUISA

Enquete realizada durante 15 dias aqui no blog SAO MATEUS EM OFF, teve como próposito identificar o desejo dos leitores caso haja novas eleições municipais (somente para prefeito) aqui em São Mateus.
Abaixo o resultado da enquente:

Em caso de uma nova eleição municipal em São Mateus, em quem você votaria?
Hamilton Aragão - 78,02%
Domingos Junior - 12,09%
Antonio Carlos - 2,20%
Dr. Oliveira - 5,49%
Nulos e Brancos - 2,20%
Outros - nenhum voto
A enquete contou com a participação de 91 votos (leitores).

Lembramos ainda que nesta terça-feira (15), será dado continuidade a votação do processo eleitoral onde o prefeito Rovélio já está CASSADO desde o dia 14 de abril, o Juiz Relator Dr. Roberto Veloso em seu parecer, determinou que seja anulado os votos do atual prefeito e que seja realizada uma nova eleição num prazo de 40 dias, sendo que o atual prefeito o CASSADO não poderá concorrer (eis o motivo da não inclusão do mesmo como opção de voto na enquete) assumindo a prefeitura o Pres. da Câmara Municipal de Vereadores até a apose do novo prefeito.


P.S: De já agradeço a todos os que participaram votando na enquete!

PT REALIZA ENCONTRO EM SÃO MATEUS

Genilson Alves e Dep. Domingos Dutra

Foi realizado ontem pela manhã no Colégio São Francisco, o Encontro de Lideranças do Partido dos Trabalhadores em São Mateus, vieram lideranças de diversos municípios maranhenses e quem marcou presença no evento foi o Dep. Federal Domingos Dutra e o Genilson Alves (Pres. Do PT em S. Mateus).

Na oportunidade Dutra, ressaltou a importância das eleições do Diretório Estadual onde de um lado está uma chapa ligada a oligarquia Sarney e de outro lado algumas chapas da esquerda. Genilson Alves atendeu aos pedidos dos presentes e falou sobre a situação política atual do município, onde amanhã será o julgamento do processo que tramita no TRE-MA sobre as imensas fraudes ocorridas no município, onde o Relator do Processo Dr. Roberto Veloso Juiz Federal decidiu pela anulação dos votos do atual prefeito já cassado e a realização de uma nova eleição no prazo dos próximos 40 dias sendo que o prefeito CASSADO não poderá concorrer, os participantes aplaudiram quando Genilson falou sobre a corrupção comprovada do Juiz Marcos Aurélio da Comarca de São Mateus, algo que o próprio TRE comprovou afastando o mesmo e ele ainda responderá processo que poderá resultar na cassação do seu diploma de magistrado, " um juiz corrupto" concluiu Genilson Alves.

13 de setembro de 2009

PARÓQUIA DE SÃO MATEUS EM FESTA

Com SAO MATEUS queremos ser missionários da justiça e da paz, despertando para defender a vida!

É guiados por este tema acima que ontem se deu início ao FESTEJO DE SÃO MATEUS - Padroeiro da cidade de São Mateus-MA. A Celebração Eucarística de abertura contou com a presença dos Padres Assis, Cordeiro, Luis e Renato (este último auxilio apenas nas confições).
O festejo do padroeiro se encerrará dia 21 com a procissão e a missa capal na praça da Matriz.
A igreja ficou lotada com fiés vindos de diversos povoados, bairros e comunidades da paróquia. A Paroquia de São Mateus também está se preparando para as Santas Missões Populares em 2010.
Ao final da celebração, os fiés permaneceram na praça da Matriz para apreciar as comidas vendidas na barraca e curtir ao som de Fran Almeida - voz e violão - direito de Bacabal-MA.
Abaixo algumas imagens da a missa de abertura:

12 de setembro de 2009

CHARGE ELETRÔNICA

Nova logomarca do atual governo municipal do prefeito CASSADO de São Mateus!

11 de setembro de 2009

FÓRUM DE JUSTIÇA DE SÃO MATEUS É INVADIDO


O juiz titular da Comarca de São Mateus, Marco Aurélio Barreto Marques, denunciou nesta quarta-feira (9), por meio de ofício encaminhado à Presidência da Associação dos Magistrados (AMMA), nova invasão ao Fórum “Casa da Justiça”. A ação dos bandidos teria ocorrido, segundo o magistrado, durante o feriado da Semana da Pátria, entre os dias 5 a 8 de setembro. Foram furtadas armas, drogas, pedras preciosas, dinheiro e outros objetos que instruem processos criminais. Na foto, a destruição do acervo.

Esta foi a quinta invasão do órgão do Judiciário de São Mateus em menos de quatro anos. A última ocorreu no dia 29 de agosto deste ano. O presidente da AMMA, Gervásio Santos, a exemplo dos procedimentos adotados com relação a outras invasões de Fóruns, já encaminhou ofício ao Tribunal e à Corregedoria Geral de Justiça, cobrando providências imediatas. O episódio de São Mateus também está sendo comunicado ao CNJ, pela AMMA.

No documento enviado à AMMA, o juiz Marco Aurélio Barreto relata que vários ofícios já foram encaminhados à Corregedoria e ao Tribunal, tanto por ele quanto pelo magistrado que o antecedeu na Comarca, informando da insegurança do prédio. Também foram enviados expedientes realatando o crime ao Ministério Público e ao delegado de polícia da referida comarca, a fim de que seja efetivada a perícia técnica de praxe.

Bandidos deixaram a sede do forum depedrada apos roubo de armas

O magistrado também determinou a suspensão das atividades forenses até que sejam efetuados a perícia técnica, a fim de preservar a cena do crime, e o inventário do que foi levado.Em seu ofício, o juiz também solicita que a AMMA interceda junto à Presidência do TJ e da Corregedoria para que seja providenciada vigilância no Fórum, com o objetivo de resguardar a própria imagem do Judiciário.

Obs.: O mesmo fórum foi invadido no último dia 29 de agosto!



Fonte: Portal da Associação dos Magistrados do Maranhão

10 de setembro de 2009

JACKSON LAGO VEM AÍ

“Com 2 anos e 3 meses de governo eles cassaram meu mandato. Então, eu preciso completar”, diz Lago Em entrevista ao Programa Jornal da Cidadania na Rádio Capital, o ex-governador Jackson Lago colocou seu nome a disposição para a disputa do governo nas eleições de 2010. Informa o site Central de Noticias de São Luís. “Com 2 anos e 3 meses de governo eles cassaram meu mandato. Então, eu preciso completar o meu mandato para fazer as obras que estão em andamento”, afirmou.

Ainda sobre sua cassação e novas eleições, Jackson colocou mais uma vez o seu nome a disposição. “Não só estamos lutando no Supremo, para ver se anula essa violência contra nós, mas também se for o caso e a população entender, nós oferecemos o nosso nome para uma nova disputa eleitoral, porque nós não podemos permitir que eles impeçam a implantação de um processo democrático”, acrescentou.

Jackson enfatizou a continuidade das obras pelo interior do Estado e em São Luís que segundo ele, todas foram planejadas e com dinheiro em caixa que foi repassado ao prefeito João Castelo e ainda firmar mais convênios com os municípios.

Questionado sobre a necessidade de pelo menos dois palanques nacionais para os candidatos a presidência da república José Serra e Dilma Rousseff, o ex-governador foi categórico. “Não se pode fazer política sem vergonha na cara, ou seja, qualquer palanque, qualquer candidato ou candidata que tiver o apoio da família Sarney não pode pensar que terá o apoio de Jackson Lago”, enfatizou.


Clique aquí e ouça a entrevista com Jackson Lago.


Fonte: http://ausurpadorama.blogspot.com/2009/09/jackson-lago-declara-eu-preciso.html

BRASIL QUE NEM OS BRASILEIROS ENTENDEM

Com as galerias do plenário lotadas de suplentes de vereadores, a Câmara dos Deputados aprovou na sessão desta quarta-feira (9) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 336/09 que aumenta em mais de 7 mil o número de vagas para vereadores em todo o país. Votaram a favor da proposta 370 deputados e, contra, 32 parlamentares. A PEC foi aprovada em primeiro turno e ainda deve passar por uma segunda votação no plenário da Câmara, para só depois ser promulgada pelo Congresso, no entanto este aumento será posto em prática somente a partir das eleições 2012.

BRASIL QUE NEM OS BRASILEIROS ENTENDEM
Enquanto o Congresso Nacional encontra dinheiro (R$) com facilidade para pagar a mais, 7 mil vereadores (que na verdade servirão como sempre de cabos eleitorais nos municípios para os palamentares do congresso e não para fiscalizar os recursos do munícipio e a aplicação dos mesmos), encontra dificuldades para aumentar o Salário Mínimo do trabalhador, o Benefício dos Aposentados e Pensionistas, os recursos para área da SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, SANEAMENTO BÁSICO, ESTRADAS COM QUALIDADE entre outras.

Isso são coisas que não dá para aceitar e quem sofre é a população que tem que esperar pelos milagres de Deus para que suas vidas melhorem.

ROSEANA SARNEY VIRA ALVO DE CASSAÇÃO

Roseana, que assumiu após o processo de cassação de Jackson Lago, será julgada pelos ministros do tribunal.

A governadora eleita pelo TSE e derrotada pelo POVO, é acusada de uso indevido de meios de comunicação e abuso de poder econômico. Outro processo a acusa de infidelidade partidária, já que foi eleita como senadora pelo DEM e mudou para o PMDB.
Outros três governadores ainda serão julgados em processos que pedem cassação de seus mandatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São eles: Ivo Cassol (PP), de Rondônia; José de Anchieta Jr. (PSDB), de Roraima e Marcelo Déda (PT), de Sergipe.

9 de setembro de 2009

OAB LANÇA NA INTERNET CAMPANHA EM PROL DE ATOS DE DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou em seu site a campanha "Estamos de Olho no Brasil", para que qualquer cidadão apóie, subscreva e se manifeste sobre três projetos de lei que estão em tramitação no Congresso Nacional dentro do projeto de reforma política e são focados na ampliação da democracia participativa.

O embrião da campanha foi divulgado no último dia 18 aos 81 conselheiros federais da OAB e a representantes da CNBB, CUT, site Contas Abertas, Conlutas, Fórum da Advocacia Pública e outras entidades. "Agora todos estão convidados a clicar no ícone da campanha Estamos de Olho no Brasil, localizado na página de abertura do site da OAB nacional", afirmou o presidente nacional da OAB, Cezar Britto.

A campanha pretende receber o apoio da sociedade aos seguintes projetos: a Proposta de Emenda Constitucional 073/05, (possibilidade de revogação de mandatos do chefe do Executivo e dos parlamentares que não atenderem às expectativas do povo); o PLS 001/06, (altera o artigo 14 da Constituição para assegurar ao povo o poder de tomar decisões diretamente, em plebiscitos e referendos); e o PL 6.997/06, (possibilidade do cidadão de ingressar com ação civil pública contra o responsável por atos de improbidade administrativa).

Participe da Campanha : http://deolhonobrasil.oab.org.br/

DIVULGUE PARA TODOS OS SEUS CONTATOS


Obs.: esta matéria foi enviado por Mateus Costa Magalhães (formando em Direito no Estado da Paraíba)
e disponível no site da OAB.


ATUALIZADO ÀS 23:09H

8 de setembro de 2009

PALAVRAS DO BLOGUEIRO

Olá leitor do blog que no início era algo pessoal meu, mais que com o passar do tempo se transformou no seu blog!


Na vida temos que aprender a criticar e ser criticado, digo isso devido as minhas criticas que faço aqui neste blog!

Mas confesso a você, que graças a Deus, nunca precisei me esconder no anonimato para fazer críticas, elogios ou seja lá o que for.

Gosto de desafios e propôs pra mim mesmo, candidatar ao cargo de Conselheiros Tutelar obtive 133 votos, não me elegir, mais entendo que tudo tem seu tempo, mas na mesma noite comecei agradecer àqueles que me apoiaram, algo que nem todos os eleitos usaram da mesma humildade.

Enfim, digo aos anônimos que dedicam um pouquinho de seu tempo a apreciar este blog (que a cada dia que passa, vem adquirindo novos leitores), quanto mais vocês se escondem por detrás do anonimato para tentar denigrir minha imagem, nunca terei a covardia de esconder seus comentários pois este blog é você que o mantém no ar.

Continuarei como sempre fui, pois as críticas só me fortalece e me incentiva a continuar meu trabalho. Um forte abraço e continue acessando e comentando neste blog!

SAO MATEUS EM OFF - O Blog Oficial de São Mateus do Maranhão!

SÃO LUIS 397 ANOS

Situada no litoral maranhense, a cidade de São Luís traz consigo influência dos nativos, portugueses, franceses e africanos. Trazendo consigo ainda, uma diversidade intrínseca aos seus costumes, seja em ritmos e sabores, a cidade possui reflexos da mistura cultural dos povos formadores de sua identidade.

A Fundação oficial data de 1612, quando os franceses passaram a ocupar a região, e ao instalarem o Forte de São Luís, homenagem ao Rei-menino Luís XIII, vindo daí a denominação da cidade.

Sua história urbana possui características da colonização portuguesa, tendo em seu núcleo fundacional reflexos urbanísticos planejados no século XVII, pelo Engenheiro-Mor Frias de Mesquita, traçado quadrilátero ortogonal - de influência espanhola - que se adequa à declividade da área. Este traçado auxiliou na expansão do núcleo central, que continua até hoje. Esta foi uma das características que conferiu à cidade o título de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO, em 1997.

Faz parte do seu patrimônio cultural a riqueza de poemas e romances dos seus grandes escritores, tais como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias, Graça Aranha, dentre outros, o que tornou a cidade conhecida como Atenas Maranhense. Além da literatura, os ritmos cadenciados transbordam alegria e sensualidade, através do tambor-de-crioula, do reggae e do bumba-meu-boi.

Outro bem patrimonial histórico é revelado através de seus casarões e fachadas azulejares, construções do século XIX, que trouxeram uma peculiaridade especial a São Luís, capital brasileira com maior número de casarões em estilo tradicional português e maior conjunto arquitetônico homogêneo da América Latina.

Atenas Maranhense, Capital do Reggae, Ilha do Amor, Capital Brasileira da Cultura e Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, revelam a peculiaridade desta cidade única, chamada São Luís.

7 de setembro de 2009

INDEPENDÊCIA DO BRASIL E DESORGANIZAÇÃO EM SÃO MATEUS

Pensava que o dia de hoje, ao menos eu tivesse um motivo para aplaudir e assim, não teria eu, motivo pra fazer minhas críticas, mais teve motivos de sobra para criticar e nenhum motivo para aplaudir.


Por Jonatas Carlos

O que era pra ser mais um desfile do dia 7 setembro. Transformou-se em uma agonia para professores, alunos, pais e público (pequena quantidade), isso por que, de tudo tinha um pouco, mas a DESORGANIZAÇÃO foi geral.
Ao meu lado tinha um casal vindo segundo eles Reginaldo e Letícia visitantes de Caxias, se lamentavam pela total desorganização do evento.

Mas o que me chamou a atenção foi o palanque que as "autoridades" (corruptos) como o prefeito e vice CASSADOS e meia dúzia de vereadores estavam, pensei que seria gozação de amigos que insistentemente me ligavam pra eu ir até a entrada da Av. Antonia Portela e ter a prova de que o palanque em que os mesmos estavam, nada mais era, do que um caminhão que transporta LIXO! Hôpa, LIXO? Isso mesmo, um caminhão da emprese "RADEMIX" que transporta LIXO, ou seja, o desespero do prefeito CASSADO foi tão grande que ele mesmo se achou um LIXO e a meia dúzia de vereadores ainda tiveram que passar horas com um sorriso no rosto para não desrespeitar o prefeito CASSADO neste dia 7 de setembro.


Que seja eterno enquanto dure, a desorganização da administração do “DESENVOLVIMENTO CONTINUA”, ou melhor, “A DESORGANIZAÇÃO CONTINUA”.


A princípio não sabíamos onde começava ou onde terminava o trajeto do desfile, eram carros, bicicletas, motos e até ônibus pelo meio do desfiles, até pensei que estes transportes faziam parte do desfile, mas não. Era mesmo, parte da desorganização.


INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

IMAGENS DA 10º ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS


Dr. Jorge Moreno - Juiz de Direito

Jônatas Carlos - Administrador do Blog SAO MATEUS EM OFF






5 de setembro de 2009

10º ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS


Terra e Águas: Um clamor de justiça!

Será iniciada hoje por volta das 18:00h na cidade Codó-MA, a 10º Romaria da Terra e das Águas do Maranhão, este evento é organizado pela CPT e demais entidades da Igreja Católica.
Serão milhares de pessoas vindas de todas as dioceses do nosso estado, inclusive de outros países. Somente da cidade de São Mateus estão confirmados 3 ônibus.

Vá e participe!