Obras Mais Asfalto

28 de agosto de 2009

VEM AÍ A 10ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUA


A Comissão Pastoral da Terra - CPT MARANHÃO juntamente com entidades ligadas as realidades dos camponeses do nosso Estado realizará nos dias 5 e 6 de setembro a 10ª Romaria da Terra e das Águas na cidade de Codó-MA Diocese de Coroatá.


Um pequeno trecho da carta convite enviada a todos pelo Bispo Diocesano Dom Reinaldo Pünder.

...É com profunda alegria e, para não dizer, um pouco de orgulho que lhes dirijo esta carta convite para participarem da 10ª. Romaria da Terra, ultimamente também “das Águas”, do Maranhão. Em 1986 a diocese de Coroatá teve a honra e satisfação de acolher a 1ª. RT, na cidade de Vargem Grande – MA, santuário de São Raimundo Nonato. Foi um momento histórico que contou com a presença de irmãos como Dom Pedro Casaldáliga entre outros, e dela até hoje conservamos no santuário um recipiente de vidro contendo um conjunto de punhados de terra de cores variadas das áreas de conflito daquela época. E agora a nossa Igreja Particular foi escolhida para acolher também a 10ª. RT o que fazemos de todo o coração.

Um dos motivos dessa escolha é o triste e preocupante fato de, especialmente, também a nossa diocese ter voltado a ser palco de um número nunca mais visto de conflitos de terra, esta diocese que nos seus trinta anos de existência perdeu por morte violenta 27 (vinte e sete) dos seus membros como mártires desses conflitos, entre eles o Pe. Maurício Maraglio, assassinado em 28.10.1986, sem esquecer que a irmã Dorothy Stang, conhecida em todo o Brasil e além, assassinada no Pará em 2005 começara a sua trajetória missionária no nosso país nos anos de 1966 até 1975 também justamente em Coroatá...

Participe deste grande momento, te vejo lá!

2 comentários:

Alex, S. Luis disse...

Fico muito feliz por saber que neste tão pobre Maranhão, tem pessoas com atitudes tão ricas...

Parabéns Jonatas Carlos pela idealização desta página!

Sylvia disse...

Estou conhecendo um pouquinho das histórias desse país tão rico como o nosso, lendo sua página.

Que bom que me aventurei nesse mundo da blogosfera!

Bjs