31 de agosto de 2009

CONSELHEIROS TUTELARES TOMAM POSSE

Por Jonatas Carlos
Conselheiros Tutelares de São Mateus

Numa solenidade realizada na noite de hoje (31/08) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de São Mateus, foram empossados os integrante do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, foram eles:


1. Francisco Rogério
2. Flávio Henrique
3. Genésio de Lima

4. Isaias Souza
5. Edinalva Macedo


A solenidade contou com a participação do Dr. Clodomir – Promotor de Justiça, Ver. Antonio Carlos – Presidente da Câmara de Vereadores, Sra. Juçara – Secretária de Assistência Social, membros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e comunidade local (poucas pessoas).

Durante os discursos o Conselheiro Genésio representou os demais colegas do Conselho e pediu que comunidade participasse ativamente das ações do conselho. Já 1ª dama do município (até uns dias) garantiu aos membros do conselho uma nova estrutura como: transporte, alguns profissionais ligados a Sec. de Assistência Social entre outras coisas que só dar pra acreditar se realmente for posto em prática suas palavras, haja vista que durante os 3 anos de mandado deste conselho que acabara de se renovar, para que pudesse enviar um FAX tinha que pedir socorro ao Ministério Público.

Da esquerda para a direita: Francisco Rogério, Isaias, Edinalva e o blogueiro Jonatas Carlos


Numa entrevista ao BLOG, Francisco Rogério - conselheiro reeleito e o mais votado, falou da importância da participação da comunidade e sobre as dificuldades que foram enfrentadas ao longo dos 3 anos de seu primeiro mandado e sobre as perspectivas de um trabalho mais próximo da comunidade no que diz respeito ao enfrentamento ao combate das violações de diretos das crianças e adolescentes.


Boa sorte aos membros eleitos e reeleitos do Conselho Tutelar!

OPOSIÇÃO MOSTRA SERVIÇO ENQUANTO O GOVERNO DO ESTADO NÃO FAZ NADA

Os ex-governadores Jackson Lago (PDT) e José Reinaldo Tavares (PSB), os deputados federais Domingos Dutra (PT) e Roberto Rocha (PSDB), o deputado estadual Rubens Júnior (PRTB), o ex-ministro Edson Vidigal (PSB) e o ex-deputado estadual Rubens Pereira (PDT) reuniram-se neste final de semana na cidade de Matões, para discutir sobre o atual cenário político e sobre a melhor maneira de garantir a vitória das forças progressistas, nas urnas de 2010. O grupo busca um entendimento entre os que defendem uma candidatura única e os que acreditam que se deva repetir a fórmula de 2006, com o lançamento de duas ou mais candidaturas. O encontro em Matões foi marcado pela disposição ao diálogo, onde todas as cartas foram colocadas à mesa, e pela sinalização de que as oposições continuam unidas.

"Foi uma demonstração de que as oposições podem mais uma vez trilhar juntas para derrotar o grupo Sarney", definiu Rubens Júnior, deputado que organizou a reunião.

Uma nova rodada de negociações ficou marcada para a próxima sexta-feira em São Luís, com a inclusão do prefeito João Castelo (PSDB) e do deputado federal Flávio Dino (PCdoB). A ampliação da mesa de negociações foi garantida por José Reinaldo Tavares, que convidará Dino, e por Roberto Rocha, que convidará Castelo. "O importante é não deixar que a família Sarney vença e o Maranhão possa se desenvolver", afirmou Tavares.

O ex-governador acredita que o grande aliado das oposições é a população, que não aceita mais os métodos políticos da família Sarney, o que garantirá a vitória em 2010. "Esse é um sentimento que está em todo o Maranhão, até mais na população do que nos próprios políticos", declarou.

A união das oposições também é defendida pelo ex-governador Jackson Lago, que considerou a reunião bastante positiva e mostrou-se aberto ao diálogo, embora defenda a tese da candidatura única. "Ainda temos bastante tempo pela frente para acertarmos todos os ponteiros", disse Lago, que reafirmou a sua disposição de sair candidato ao governo, caso a população assim deseje. O grupo participou da abertura do Troféu Rural, campeonato de futebol promovido pela Prefeitura, que reúne 48 times representantes dos povoados de Matões. Coube ao ex-ministro Edson Vidigal fazer o discurso de saudação aos atletas, e aproveitou para lembrar que assim como no esporte, na política deve-se competir, mas com civilidade. Ele defendeu a harmonia do grupo, mesmo com todas as diferenças que o momento impõe.

O deputado Rubens Júnior concordou com a avaliação de Vidigal e observou que nunca a situação esteve tão favorável para a vitória das oposições contra a candidatura da governadora Roseana Sarney. "Na eleição passada, por exemplo, ela sempre esteve à frente. Mas desta vez é diferente; somos nós que estamos com a preferência da população", disse.

A reunião organizada pelo deputado foi também um convite para que todos participassem da tradicional Festa do Divino, que reuniu cerca de 40 mil pessoas durante os três dias de sua programação religiosa e de shows de forró do 5º Matões Fest, promovido pela prefeita Suely Pereira. "É uma honra receber as lideranças comprometidas com o desenvolvimento do nosso estado", destacou Suely, que aproveitou para lamentar a decisão do atual governo em seqüestrar os convênios que o ex-governador Jackson Lago celebrou com os municípios. A prefeita, que recorreu à Justiça para reaver os recursos desses convênios, lembrou que por sorte do município a governadora Roseana Sarney esqueceu de seqüestrar o convênio da área da educação. "Com isso estamos construindo dez escolas, das quais cinco já estão prontas", comemorou.


Fonte: Jornal Pequeno Edição 23.076 dia 31/08/2009

28 de agosto de 2009

VEM AÍ A 10ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUA


A Comissão Pastoral da Terra - CPT MARANHÃO juntamente com entidades ligadas as realidades dos camponeses do nosso Estado realizará nos dias 5 e 6 de setembro a 10ª Romaria da Terra e das Águas na cidade de Codó-MA Diocese de Coroatá.


Um pequeno trecho da carta convite enviada a todos pelo Bispo Diocesano Dom Reinaldo Pünder.

...É com profunda alegria e, para não dizer, um pouco de orgulho que lhes dirijo esta carta convite para participarem da 10ª. Romaria da Terra, ultimamente também “das Águas”, do Maranhão. Em 1986 a diocese de Coroatá teve a honra e satisfação de acolher a 1ª. RT, na cidade de Vargem Grande – MA, santuário de São Raimundo Nonato. Foi um momento histórico que contou com a presença de irmãos como Dom Pedro Casaldáliga entre outros, e dela até hoje conservamos no santuário um recipiente de vidro contendo um conjunto de punhados de terra de cores variadas das áreas de conflito daquela época. E agora a nossa Igreja Particular foi escolhida para acolher também a 10ª. RT o que fazemos de todo o coração.

Um dos motivos dessa escolha é o triste e preocupante fato de, especialmente, também a nossa diocese ter voltado a ser palco de um número nunca mais visto de conflitos de terra, esta diocese que nos seus trinta anos de existência perdeu por morte violenta 27 (vinte e sete) dos seus membros como mártires desses conflitos, entre eles o Pe. Maurício Maraglio, assassinado em 28.10.1986, sem esquecer que a irmã Dorothy Stang, conhecida em todo o Brasil e além, assassinada no Pará em 2005 começara a sua trajetória missionária no nosso país nos anos de 1966 até 1975 também justamente em Coroatá...

Participe deste grande momento, te vejo lá!

CRIMINOSOS ATEIAM FOGO EM TRAILER COMERCIAL EM SÃO MATEUS

Era pra ser mais uma madrugada meio tranqüila em São Mateus do Maranhão, mais infelizmente como nesta pequena cidade não temos segurança (apenas na casa do prefeito CASSADO), a onda de violência volta de forma vingativa, covarde e criminosa atormentar a vida de uma pessoa que de várias formas de sobrevivência, escolheu um TRAILER, para o sustento de sua família.

Seu Manoel propietário do trailer

Tudo aconteceu por volta das 02:45h em frente ao Hospital Geral - CAISI aqui em São Mateus, dois homens suspeitos, em uma moto de cor preta trajando roupas pretas, camisa de mangas compridas, incendiaram o trailer do comerciante Manoel Gomes da Silva, mais conhecido como Seu Manoel, morador da Rua Nossa Senhora de Fátima.

Quando eu cheguei ao local pra registrar imagens, me aproximei de uma roda de conversa e ouvia uma pessoa falando que trabalha como vigia num ponto comercial próximo, ouviu alguns estouros e um barulho de uma moto, mais ele não afirma se o barulho da moto saia do local do incêndio, haja vista que com freqüência neste horário (madrugada) passam motos vindo de festas e etc.
O trailer pertence ao Sr. Manoel que, diversas vezes já foi ameaçado pela Prefeitura Municipal na tentativa que ser despejado, porém o mesmo insiste permanecer no local, tendo em vista que há vários outros trailers espalhados na Ar. Rodoviária. No local do crime foram encontrados alguns frascos de álcool e gasolina, o Sr. Manoel já registrou a ocorrência na delegacia de polícia.


O certo é que São Mateus volta a se tornar palco da violência e agora com mais força. Prefeito CASSADO, isso
também é culpa da oposição?


27 de agosto de 2009

ENQUANTO ISSO NO MARANHÃO!

ASSALTO A BANCO NO MARANHÃO CONTINUA!

Uma quadrilha fortemente armados assaltaram, no final da manhã desta quinta-feira, a agência do Banco Bradesco do município de Carutapera (559 km de São Luís).

Durante o assalto, houve muitos tiros para o alto. Como a polícia não estava na cidade - os agentes procuravam outros bandidos nos arredores, os assaltantes conseguiram fugir com dinheiro e outros quatro reféns, além do motorista da ambulância: o presidente da Câmara de Vereadores, Jeremias Guerra, um funcionário da Câmara, Clécio Guerra, e dois funcionários do banco. Esses quatro foram liberados minutos depois da fuga, mas o motorista da ambulância continua com os bandidos.

Segundo informações do vereador de Carutapera, Enote Farias, os bandidos seguiram pela MA 206, em direção ao município de Amapá. Eles liberaram os reféns no meio da estrada e tocaram fogo num carro que usavam, tentando impedir a passagem da polícia, que já está no local. Eles continuam em na ambulância do município.


ENQUANTO ISSO! O SENADO VAI VIRANDO CAMPO DE FUTEBOL.

O espetáculo sódido da política brasileira.

Por Arnaldo Jabor

Como comentar isso tudo? A indignação ficou insuficiente, o escândalo está desmoralizado, a vergonha está cansada. Não há mais filme de horror, não há filme pornô igual a isso que vemos.

Estamos nos viciando neste espetáculo de sordidez. E isso é ruim, porque a indignação é muda, é paralítica. Porque não se trata mais de netinhos nomeados, nem mensalinhos roubados, nem envelopinhos de empreiteiras, nem de gorjetinhas de macarrão.

Não se trata mais de um problema moral. As instituições estão sendo implodidas por dentro, pelos próprios donos do poder.

Em nome da governabilidade o governo está impedindo a governabilidade. E pior: este circo de anomalias serve para acalmar nossas consciências...

A gente fala: “que horror!” e se sente santificado, mas não faz nada. A imprensa está sozinha ameaçada de censura pelos roedores da República...

Quando houve a crise do Collor, a indignação ainda valia. Intelectuais e figuras importantes do país, como Barbosa Lima Sobrinho e outros se manifestaram em bloco. E hoje? Por que este silêncio dos intelectuais? Onde estão os carapintadas? Onde os manifestos de artistas famosos, das tais celebridades? Onde estão eles, além de exibir sua vida sexual nas revistas e rebolar nas pistas de dança?

Cartão vermelho para a elite pensante do Brasil! (No Jornal da Globo de terça, 25.08.09

DILEMA DO BRASIL

Na vida temos melhores amigos, na escola os melhores colegas e como proprietário deste BLOG tenho também os fiés e assiduos leitores. Tenho o prazer de publicar este artigo enviado por um dos meu leitores Jhow Bruno Larja.

Povo submisso

Povo alienado e infeliz
Vergonhosa é a nossa política
Triste é a realidade do nosso país.

Triste é a corrupção
Triste é a fome;
A fome da verdade,
Em meio a falsidade
Que cada vez mais aniqula esta nação.

Vergonha é a promessa:
de trabalho, de saúde e comida
onde o dsemprego é constante o desespero enche a barriga
e a saúde , é apenas uma fila sem fim.

Vergonha é a miséria
de um povo q vive para trabalhar
enquanto uns vivem na soberba
somente para gastar.
Gastar o nosso dinheiro!
E a gente nesse suor.

Nesse momento caótico
quem tem poder de mudança
somos nós...a esperança continua
e a gente não para

Jhow Pruduções........

26 de agosto de 2009

PISO SALARIAL DOS AGENTES COMUNITÁRIO DE SAUDE É APROVADO NO SENADO


Os membros da Comissão de Assutos Sociais aprovaram projeto (PLS 196/09) da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) que institui o piso salarial nacional no valor de R$ 930,00 para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Para fazer jus ao piso, o profissional deverá ter o segundo grau completo.

De acordo com a proposta, o piso salarial será integralizado de forma progressiva e proporcional no prazo de 12 meses, contados a partir da entrada em vigor da lei. Caberá à União efetuar os repasses financeiros por meio de recursos de seu orçamento, na forma e nos limites previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A relatora, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), enalteceu o trabalho dos agentes de saúde e disse que eles exercem importante papel no combate às doenças e, por isso, devem ser valorizados. Todos os senadores presentes à reunião aplaudiram a proposta.

O projeto agora segue para análise da Câmara dos Deputados


Fonte: http://www.conacs.com.br/index.php?acao=noticia&id=31

QUEM AVISA AMIGO É!

DESEMBARGADOR, URGENTE

O objetivo deste é alertar Vossa Excelência de um forte boato que circula nos meios políticos,em São Mateus e propagado por pessoas próximas ao prefeito cassado Rovélio de um acordo para salvá-lo da cassação definitiva.

O primeiro passo seria “não incluir” o processo na pauta do dia 18 de agosto e o pagamento para tal seria a nomeação de um parente seu bastante próximo. Mencionam o cargo Sub-procurador do Estado, além do local, data e a circunstância em que teria se dado o acordo, isto é, no último sábado, dia 22, em uma festa de aniversário em sua própria residência… E dizem que o prefeito está “muito tranquilo” porque o padrinho do pacto é ninguém menos que o “Super Secretário” de Saúde do Estado Ricardo Murad.

Desde ontem os partidários de Rovélio dão isso como certo; tanto é que nem vieram para a sessão do dia 24 de agosto.


Quem poderá dizer que isso não é verdade?!

Fontes vindas de São Mateus e retirada do BLOG DO CAJU/JORNAL PEQUENO

É LIXO PRA TODO LADO!

MORADORES DO BAIRRO ALTO DA VITÓRIA FICAM MAIS DE 5 HORAS SEM ENERGIA ELÉTRICA

Tudo aconteceu ontem por volta das 17:00h quando do nada tudo parou, ninguém sabia o que teria causado o interropimento do abastecimento da energia elétrica no bairro. O que nos chama a atenção é pelo fato de que alguns moradores entraram em contato com Companhia responsável logo após que houve o interrompimento através do número de atendimento 116 e somente por volta das 21:00h é que uma equipe chegou no bairro para atender a ocorrência e somente as 22:20 é que foi normalizado o abastecimento de energia elétrica, mesmo assim os moradores ainda tiveram que ficar sem o abastecimento d'água devido o interrompimento.

OBS.: O bairro Alto da Vitória fica ao lado da Sub-estação de Energia Elétrica da cidade, fato que com frenquencia se houve estouros vindo da mesma, inclusive já teve casos em que alguns moradores já tiveram objetos eletrodomésticos queimados com estas descargas de energia.

24 de agosto de 2009

CLIMA POLÍTICO VOLTA A FICAR TENSO EM SÃO MATEUS

Em mais uma seção no TRE-MA, de forma unânime, os juizes integrantes da corte eleitoral do Maranhão decidiram afastar dos processos eleitorais referentes às eleições 2008 o Magistrado Marcos Aurélio e o mesmo ainda responderá a processo administrativo, haja vista que existe uma onda de denúncias contra o magistrado, com isso o relator deste processo Juiz Joaquim dos Anjos entendeu que houve SUSPEIÇÃO, ou melhor, CONIVENCIA com a situação política mais precisamente com o PREFEITO CASSADO, sendo assim os demais Juizes votaram a favor do relator, confirmando assim a sentença.


Miltinho no uso da tribuna salienta o fato de que o mesmo advogado do magistrado neste processo é o mesmo advogado do PREFEITO CASSADO, ou seja, o mesmo defende a causa de um e do outro, (o que pelo fato é muito supeito).

Sendo assim, está designado para julgar os processos da urna do Povoado Juçareira o Juiz Eleitoral Dr. Osmar Gomes da Comarca de Bacabal - MA. A presidente da corte eleitoral do Maranhão Dr. Nelma interropeu o relator e enfatizou que: "Se o Juiz da comarca fosse responsável, aquela situação de destruição não teria acontecido naquela cidade".


NOVA ELEIÇÃO

O que deixa a população mais entristecida é o fato de mais uma vez ter sido adiada a continuidade da votação a respeito do processo de cassação do prefeito, iniciado dia 12 com o pedido do relator deste processo Juiz Dr. Roberto Veloso pela anulação dos votos do prefeito já cassado e pela realização de uma nova eleição num prazo de 40 dias, o pedido de uma nova eleição é que a Lei das Eleições diz que quando é anulada mais de 50% dos votos deve ser realizada uma nova eleição, foi o que aconteceu em São Mateus.

A POPULAÇÕ NAS RUAS CLAMA POR JUSTIÇA EM SÃO MATEUS

As Redes e Fóruns de Defesa dos Direitos da Cidadania do Maranhão realizaram o 1º Encontro de Lideranças Sociais aqui em São Mateus nos dias 19 a 23, teve uma série momentos históricos que marcaram as vidas dos participantes deste evento assessorado pelo Juiz de Direito Dr. Jorge Moreno e Iriomar.Participantes do encontro em visitas as famílias

Os participantes vindos de mais de 65 municípios do Estado em suas diversas regiões, estiveram em estudo sobre conjuntura política, administração pública e direitos humanos no ginásio de esporte e como parte da formação visitaram os bairros e povoados de São Mateus e de perto puderam conversar com a população e chegaram a uma conclusão do total abandono que a população de nossa cidade se encontra seja pelo poder público municipal: falta de água, infra-estrutura, segurança, atendimento na saúde, saneamento básico e pelo poder judiciário que a cada dia nos envergonha com suas atitudes sendo assim um dos principais inimigos da população saomateuense e por que não dizer do MARANHÃO.

"NA LUTA POR JUSTIÇA, CONSTRINDO CIDADANIA"

Na tarde de ontem foi realizada a grande CAMINHADA DA CIDADANIA, uma mutidão de pessoas tanto as que estava participando do encontro, como as famílias que os hospedaram e também a população dos bairros e povoados visitados que clamam por justiça invadiu ruas e avenidas de São Mateus e numa só voz gritava: O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ, VOCÊ QUE ESTÁ PARADO VENHA PRO NOSSO LADO.

E na praça da Escola Alves Cardoso foi realizado o grande comício da CIDADANIA, encerrando assim o 1º Encontro de Lideranças Sociais do Estado do Maranhão.



Fotos e texto: Jônatas Carlos

19 de agosto de 2009

SÃO MATEUS ACOLHE OS PARTICIPANTES DO 1º ENCONTRO DE LIDERANÇAS SOCIAIS DO ESTADO DO MARANHÃO

Iniciado nesta quarta-feira (19/08) o 1º Encontro de Lideranças Sociais do Estado do Maranhão, vindos de diversas regiões do Estado como: Serrado Sul, Mearim, Vale do Itapecuru, Baixada, Turi, Médio Mearim, Baixo Parnaíba. Os militantes sociais, lideranças religiosas e sindicais se reuniram em uma só voz "UM CLAMOR DE JUSTIÇA ESTAR NO AR".
A bertura do encontro iniciada por volta das 20:00h teve como mística MÁRTIRES, TERRA, ÁGUA, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLCIAS. Onde foi explanado as questões agrárias, a destruição dos rios, a declaração dos direitos humanos que foi citada espontaneamente pelos participantes e as pessoas que deram suas vidas pelas causas sociais como Ir. Doroth, Ezequiel, Pe. Maurício, Pe. Cláudio, Pe. Josimo e outros tornando assim mártires.
O Juiz de Direito Dr. jorge Moreno fala aos participantes sobre a importância do evento e sobre o perfil das lideranças sociais de hoje. "Se um lider desanimar, são milhares de pessoas que desanimam, se um lider agir, são milhares de pessoas que acompanham" disse o Juiz.
O encontro está sendo realizado no Ginásio de Esporte no centro de São Mateus.

Por Jônatas Carlos - assessor de comunicação do evento.

17 de agosto de 2009

1º ENCONTRO DE LIDERANÇAS SOCIAIS DO ESTADO DO MARANHÃO

A Equipe de Coordenação do 1º Encontro de Lideranças Sociais do Maranhão, desde sábado dia 15 está visitando as comunidades da Zona Rural de São Mateus na chamada JORNADA DA CIDADANIA, tendo em vista que será em nossa cidade nos dias 19 a 23 a realização desde grande evento que contará com a Assessoria de Dr. Jorge Moreno (Juiz de Direito), Iriomar Teixeira (Formando em Direito), Pe. Jan Maria Van Dame, Ricart Almeida (Sec. Regional CARITAS).

Junte-se aqueles que lutam pelos direitos da cidadania do povo do Maranhão.

NA LUTA POR JUSTIÇA, CONTRUINDO CIDADANIA!

16 de agosto de 2009

SÃO MATEUS ELEGE SEUS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES

Desde as 8:00 da manhã de hoje, muitas pessoas estiveram presente na Escola Municipal José de Senna Rosa, tendo em vista que hoje ocorreu a mais disputada eleição do Conselho Tutelar de São Mateus. É bom lembrar que esta é a segunda eleição do Conselho Tutelar a 1ª foi realizada em 2006 tendo como eleitos na época: Francisco Rogério, Flávio henrique, Cleyton, Anderson e Jeane.
A Situação atual na política de São Mateus foi muito útil na decisão da eleição deste conselho. Haja vista que a população poderá voltar as urnas nos próximos 40 dias caso o TRE-MA, acolha a decisão do Juiz Roberto Veloso e seguidos pelos demais mebros da Corte Eleitoral do Maranhão.
Portanto vamos aos fatos.
Os 5 Conselheiros Eleitos foram (na foto acima estão em ordem, da esquerda para a direita):
1. Francisco Rogério 357 votos
2. Flávio Henrique 334 votos
3. Genésio de Lima 332 votos
4. Isaias Souza 239 votos
5. Edinalva Macedo 182 votos

A eleição foi encerrada pouco depois das 17:00h e em seguida realizada a apuração dos votos sendo acompanhada pelo Promotoda Comarca de São Mateus Dr. Clodomir e por 5 fiscais de cada candidatos que permaneceram no local até o término e anúncio da apuração!

15 de agosto de 2009

ELEIÇÃO 2009 CONSELHO TUTELAR EM SÃO MATEUS SERÁ REALIZADA AMANHÃ



O Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente no uso de suas atribuições vem a público divulgar a lista dos candidatos concorrentes ao cargo de Conselheiro Tutelar de nossa cidade, tendo em vista que a Eleição ocorrerá amanhã na Escola Municipal José de Senna Rosa, Av. Rodoviária das 8:00 h até as 17:00h.
Portanto analise o perfil de seu candidato e vote certo, afinal estar em jogo a proteção de nossas crianças e adolescentes.

Candidatos aptos a serem votados:
1. Flávio Henrique
2. Francisco Rogério
3. Ednalva M. da Silva
4. Valdinéia F. do Nascimento
5. Isaias Souza
6. Jonatas Carlos
7. Adailton de Sousa
8. Vanusa Franco
9. Márcia Campos
10. Francilma G. Ferreira
11. Genésio de Lima

VEM AÍ O 1º ENCONTRO DE LIDERANÇAS SOCIAIS DO ESTADO MARANHÃO

O 1º Encontro de Lideraqnças Sociais do Estado Maranhão acontecerá nos dias 19 a 23 deste, com início dia 19 as 19:00h no Ginásio Poli esportivo José Ovídio da Silva Dias cituado no centro de São Mateus.
Os participantes ficarão hospedados nas famílias. O encontro estar divido em três partes: debate sobre o movimento social; oficinas; e trabalho de campo. A metodologia do encontro é parte do processo de formação sobre a metodologia do trabalho popular.
Dia 23 será o encerramento com a grande caminhada da cidadania, com concentração as 16:00 na Pç. do Tancredo indo em caminhada com final na Pç. da Escola Alves Cardoso.

VENHA E PARTICIPE!

13 de agosto de 2009

O JUIZ ROBERTO VELOSO PEDE UMA NOVA ELEIÇÃO EM SÃO MATEUS

Ocorreu no TRE o julgamento de recurso do prefeito CASSADO de São Mateus nesta quarta-feira (12/08). O prefeito queria reverter decisão do juiz Mário Márcio Almeida que o havia cassado por causa da distribuição de camisas, dinheiro, adesivo e combustível durante a campanha mas precisamente na carreata do dia 3 de agosto, o que não conseguiu.

Miltinho Aragão na tribunal destaca a quantidade de iregularidades ocorridas em São Mateus.

Miltinho Aragão teve a colaboração na sua defesa do Dep. Federal Flávio Dino que além de deputado é Juiz Federal e do Dr. Antonio Almeida (PSB NACIONAL). Porém o prefeito CASSADO nem se quer teve a coragem de ir para o auditório onde se realiza as seções, ficando na parte de fora do TRE-MA, penso que pelo fato do autirório estava completamente lotado com maioria dos amigos e correligionários de Miltinho Aragão.

Flávio Dino, usa tribuna na defesa de Miltinho Aragão

Ao analisar o caso, o juiz Roberto Veloso, relator do processo nº 6994/08 , votou pela manutenção da sentença, ou seja, que seja mantida a CASSAÇÃO e a realização de uma nova eleição em 40 dias. Com isso deverá assumir a prefeitura o presidente da Câmara de São Mateus o vereador Antonio Carlos. Aliados de Miltinho Aragão (PSB), que lotaram a sessão e na verdade erão maioria no auditório, começaram a aplaudir o relator Juiz Roberto Veloso, irritando o corregedor do tribunal, Juiz José Joaquim Figueiredo dos Anjos, sendo que o mesmo pediu a presidente da corte, Juiza Nelma Sarney, que retirasse os que aplaudiram do local. Nelma alegou que ali é um ambiente público e que o fato dos correligionários de Miltinho Aragão terem aplaudido o relator era o fato do anseio de que a situação política da cidade seja logo resolvido e que da próxima vez tomaria atitude mais radical caso isso implicasse na segurança da casa. Inconformado com a decisão da presidente da corte, José Joaquim pediu vistas do processo adiando o julgamento que possivelmente será na ultima seção deste mês tendo em vista que o mesmo tem o prazo de duas seções para analizar o processo.

No término do julgamento do processo, Miltinho foi cercado pelos correligionários e amigos comemorando o voto do relator. Já o prefeito CASSADO se encontrava fora do TRE cercado de alguns funcionários da prefeitura que foram liberados para se fazer presente na seção, o mesmo estava inrritado com o parecer do relator.

11 de agosto de 2009

MORADORES DE NATAL DECIDEM TIRAR NOME DE JOSÉ SARNEY DE LOTEAMENTO.

Deu no Blog do John Cutrim do Jornal Pequeno.
Associação pediu audiência pública na Câmara Municipal.
Comunidade fica em bairro da periferia da capital do RN.


Moradores começaram na noite de segunda-feira (10) a discutir a mudança de nome do loteamento José Sarney, na periferia de Natal (RN).

O debate é iniciativa da Associação Comunitária do loteamento, para a qual o nome gera um “constrangimento duplo” – pelas denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e pela fama do local de área violenta, segundo o presidente da entidade, Sebastião Fernandes.

De acordo com a assessoria de Sarney, a comunidade tem o direito de escolher o nome que quiser para o loteamento.

A comunidade, que atualmente abriga 15 mil pessoas, surgiu há cerca de 25 anos com o nome de loteamento Nova Natal II. No final da década de 1980, foi rebatizada em homenagem ao então presidente da República. Agora, 20 anos depois, os moradores querem mudar novamente de nome.

A proposta foi apresentada à população em uma reunião na noite de segunda-feira (10). A associação pretende pedir uma audiência pública à Câmara dos Vereadores. “Vou lá amanhã [quarta, 12] me reunir com os vereadores e ver quando podemos fazer isso”, afirmou Fernandes. “Depois, vamos fazer um plebiscito entre os moradores.”

“A gente quer mudar porque o povo daqui sofre muito constrangimento quando diz que mora no José Sarney”, conta o líder dos moradores. “É um pouco pela imagem do Sarney mesmo, tem piadinha, o povo não gosta. E um pouco pela fama aqui da região de ser um local violento. Às vezes, você procura um emprego e fica mal quando o patrão ouve o nome de onde você mora”, afirma.

Além disso, segundo Fernandes, o presidente do Senado não teria feito pela comunidade nada que justificasse a homenagem. “Ele não fez nada por aqui. Não tem nenhum projeto dele, nada”, afirma.

Outro problema é que a lei federal 6454/77 proíbe que pessoas vivas dêem nome a ruas, praças ou prédios públicos, lembra o vereador Heráclito Noé (PPS), que recebeu o pedido da associação.

DIA 11 DE AGOSTO: DIA DO ESTUDANTE

Se você estuda, hoje é o seu dia! PARABÉNS pra você!

Estudante é todo aquele que se dedica a aprender e tem fome de conhecimento. E já que você gosta de aprender coisas vamos falar um pouco da origem desse dia.

Você sabe por que ele é comemorado no dia 11 de agosto?
Porque no dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro instituiu no Brasil os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Ele fez isso para quem quisesse estudar não precisasse mais ir para Portugal ou Coimbra atrás de conhecimento.

100 anos depois, Celso Gand Lev propôs uma homenagem a todos estudantes do país. Desde 1927 comemora-se essa data.


Parabéns a todos os estudante de São Mateus e do mundo!

10 de agosto de 2009

PRESIDENTE DO TSE AUTORIZA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF JULGAR RECURSO CONTRA POSSE DE ROSEANA.

A Coligação: Frede de libertação do Maranhão entrou com recurro pedindo uma nova eleição. O Ex-Governador do Maranhão Jackson Lago foi cassado em abril passado e no mesmo mês Roseana assumiu.


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, decidiu nesta segunda-feira (10) autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a analisar um recurso protocolado pela coligação do governador cassado do Maranhão, Jackson Lago (PDT), contra a posse da segunda colocada na eleição de 2006, Roseana Sarney (PMDB).
No recurso, a coligação do pedetista pede que o Supremo analise se o TSE agiu corretamente na decisão em que determinou a posse de Roseana, em vez de convocar novas eleições no Maranhão. No recurso, a coligação defende a realização de nova eleição no estado. Em abril, o TSE cassou os mandatos de Jackson Lago e de seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), por abuso de poder político. No mesmo mês, Roseana assumiu o governo.
Cabe ao presidente do TSE analisar se os recursos protocolados contra decisões da Corte Eleitoral podem ou não ser remetidos para análise do STF, instância máxima do Poder Judiciário no país. Esses recursos só podem ser encaminhados para apreciação da mais alta Corte caso questionem decisões que possam ter ofendido a norma constitucional.
Durante a análise das ações protocoladas contra a cassação de Jackson Lago, o ministro Ayres Britto negou a subida de outros recursos para o Supremo. Entre os que foram rejeitados, está o que questionava a competência do TSE para julgar recursos contra expedição de diplomas e o que pedia o reconhecimento de eventual “desrespeito aos parâmetros da razoabilidade e proporcionalidade” por parte do TSE.

Fonte: Portal G1 da Rede Globo.

VISITE SÃO MATEUS ANTES QUE ACABE!

Deu no Jornal O PELJA e no blog DIREITO E CIDADANIA.

8 de agosto de 2009

APÓS SER CASSADA PELO TSE A DEP. GRACIETE LISBOA DEIXARÁ O CARGO


Publicado na última quinta-feira, no Diário da Justiça Eletrônico, o acórdão (espécie resumo da decisão) confirmando a cassação da deputada Graciete Lisboa (foto) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, ela terá de ser afastada imediatamente da Assembleia Legislativa. O afastamento se configurará após o TSE comunicar ao TRE do Maranhão e este ao Poder Legislativo. A deputada pode recorrer da decisão, mas fora do cargo.

A vaga dela deve ser ocupada pelo vereador reeleito de Açailândia Irmão Carlos (PMN). Ele deixou o PSDB após a eleição e por conta disso pode ser acusado pelo partido de infidelidade partidária. O segundo suplente é Carlinhos Amorim (PSB), outro a abandonar o ninho tucano após as eleições de 2006.

A Dep. Graciete (PSDB) poderá recorrer da decisão, mas só que fora do cargo. Graciete Lisboa foi denunciada pelo então adversário politico e hoje aliado o Dep. Jura Filho. Segundo a denpuncia ela participava de inaugurações de obras em Bacabal junto do então marido e hoje prefeito reeleito da cidade, Raimundo Lisboa, na época no PSDB e hoje no PDT. Durante essas inaugurações - asfaltamento de ruas e construção de poços artesianos - Lisboa, além de condicionar a realização do serviço à mulher, aproveitava para fazer propaganda da candidata citando inclusive seu número (45.800).

7 de agosto de 2009

HOMEM MORRE APÓS SER ESMAGADO POR CAMINHÃO DA TRANSMEQUITA

O trágico acidente envolvendo um homem e um caminhão da TRANSMEQUITA aconteceu hoje(07/8) na Cidade de Chapadinha próximo ao Posto Vamasa.

Um homem identificado como Chiquinho, apresentava-se ter cerca de 50 anos de idade, esta dormindo atrás do caminhão que se encontrava estacionado debaixo de uma das árvores nas proximidades do Posto Vamasa. O condutor do veículo estava dormindo quando ao acordar deu ré no automóvel não percebendo a presença do indivíduo que estava dormingo atrás, sendo assim, o mesmo foi arrastado cerca de 4 mts pelas rodas traseiras do caminhão de placa HOO - 8000 de São Mateus do Maranhão - MA pertencente a Empresa Tranportadora TRANSMEQUITA, o motorista se evadiu do local. A vítima foi encontrada ainda com vida mais não resitiu aos ferimentos, vindo a falecer minutos depois de ser socorrido por uma ambulância do Hospital Antonio Pontes de Aguiar.

O corpo foi levado ao necroterio do hospital, chamando atenção de vários curiosos. Segundo informações de populares a vítima era irmão de uma pessoa que mora próxima ao local e que o mesmo era visto com frequencia alcoolizado pelas ruas.

Fonte: Blog Interligado

SAO MATEUS VISTA EM DOIS ÂNGULOS - PARTE II

A SÃO MATEUS QUE SÓ SE VÊ DE CIMA

Aqui está a segunda parte de uma serie de matérias que serão mostrada neste blog..


É como diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras!


A SÃO MATEUS QUE SÓ SE VÊ DE BAIXO

Enquanto o prefeito CASSADO falava em sua TV PIRATA sobre as obra de melhoramentos das estradas vicinais que o Ex-Governado Jackson Lago fez no Estado e aqui em São Mateus foi beneficiado a estrada que liga a BR-135 ao povoado Lago Verde e a beira do Rio Mearim, as estradas vicinais de São Mateus estão completamente abandonadas pela administração irresponsável do atual prefeito CASSADO, não bastasse ter começado a atrasar os salarios de alguns professores da zona rural e alguns funcionários da prefeitura aqui na sede. O povo que vive na zona rural tem que conviver com as péssimas condições das estradas que a muito tempo o prefeito vem prometendo melhoreias, mas que são simplesmente promessas.


6 de agosto de 2009

SÃO MATEUS E A TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Por Jonatas Carlos


Não bastasse o caos que o prefeito CASSADO transformou São Mateus, moradores reclamam da taxa de iluminação pública.
Diversos moradores de São Mateus reclamam que pagam a taxa da Iluminação Pública e se quer tem lâmpada nos portes para que possa iluminar as ruas, como é o caso dos moradores do Bairro Alto da Vitória, Vila Barreto, algumas ruas da Vila Lobão, Avenida Rodoviária em alguns pontos entre outros lugares. as imagens que vocês irão ver abixo mostra o verdadeiro abandono do prefeito CASSADO com a população de São Mateus.
O moramor do bairro Alto da vitória R. N. disse que já estar cansado de procurar o responsável pela iluminação pública daqui de São Mateus, mas como os moradores do bairro a maioria não votaram no prefeito CASSADO, fica dificil de ter seus direitos respeitos e pedidos atendidos pela prefeitura.

5 de agosto de 2009

SÃO MATEUS VISTA EM DOIS ÂNGULOS!

Por Jonatas Carlos

A SÃO MATEUS QUE SÓ SE VÊ DE CIMA

As imagens que serão mostradas a seguir são imagens que não se consegue obter lá de cima seja de avião ou simplesmente se arriscando em cima das torres espalhadas aqui em São Mateus.

Diz um dita popular que diz: uma imagem vale mais que mil palavras!


A SÃO MATEUS QUE SÓ SE VÊ DE BAIXO

Essas imagens mostram o total abandono do Poder Público Municipal na pessoa do prefeito CASSADO, que desde o mês de setembro nem se quer teve a decência de dar continuidade as obras que se acumulam nos arredores da cidade dizendo ele que tudo seria inaugurado no tempo previsto e até agora não foi inaugurado absolutamente nada. Esta situação força o POVO a conviver com uma cidade jogada ao relento: avenidas sem conservação ou manutenção, rua com esgoto a céu aberto, asfalto de péssima qualidade, lixão a 100 mts das casas do bairro Alto da vitória e por aí vai...

4 de agosto de 2009

EU VI FOGO NOS OLHOS DE COLLOR, DISSE SIMOM

Em meio a crise do Senado Federal, o senador Pedro Simom/PMDB-RS ontem a noite viu fogo nos olhos do senador Collor/PTB-AL, quando o mesmo pediu que Simom não pronunciasse mais seu nome dentro da casa. Os assessores de Pedro Simom lhe relembraram o que o pai de Collor foi capaz em 1963, portanto filho de peixe, peixinho é!
O senador Arnon de Mello, pai do ex-presidente Fernando Collor, matou com três tiros à queima-roupa o senador José Kairala, no próprio plenário. Silvestre Péricles Goes Monteiro, irmão do general Goes Monteiro, tentou impedir Arnon de Mello de lhe fazer críticas. Arnon, péssimo de mira, tentou acertá-lo, mas os tiros atingiram em cheio o suplente do Acre que exercia seu último dia de mandato antes de devolvê-lo ao titular. A viúva, que criaria os três filhos trabalhando de lavadeira para prover os filhos, disse no velório no Salão Negro do Senado, onde estava presente o presidente João Goulart: “Ele nem havia tirado fotografia (de senador)!” No entanto, se fosse um senador de São Paulo criar-se-ia uma crise sem igual. O mesmo Senado que paga passagem aérea para os parentes e amigos dos senadores deixou abandonada a família de um inocente. Arnon de Mello nunca indenizou a família da vítima. E, claro, o senador assassino foi inocentado pela Justiça. Cláudio Humberto, porta-voz de Fernando Collor, em seu livro Mil Dias de Solidão, narra essa tragédia.

DIGAS A QUEM VOCÊ OBEDECE, QUE EU DIREI QUEM É VOCÊ!

Mal iniciou seus trabalhos, o novo Procurador Geral da República Roberto Gungel (foto em destaque) já põe em prática as dicas de Lula: levem em consideração a “biografia de quem está sendo investigado”, pois Sarney é um homem incomum aos demais brasileiros. É bom lembrar que se o Roberto Gungel é hoje Procurador Geral da república, foi o SENADO sobe a Comissão de Constituição e Justiça que aprovou sua nomeação (Aí meu amigo fica dificil acreditar na transparência das investigação do INCOMUM).
Já na sua primeira entrevista após assumir o cargo, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou ontem que ainda não existem indícios suficientes contra o presidente do Senado, José Sarney (o homem INCOMUMP), para que a última instância do Ministério Público ou o Supremo Tribunal Federal entrem nas investigações. “Até o momento, nada existe que firme a atribuição do procurador-geral da República ou do Supremo. A investigação está sendo conduzida normalmente pela Procuradoria.”
Questionado especificamente se ele já encontrou algum indício de crime cometido por Sarney, respondeu: “Nada que tenha sido verificado pela PR-DF [Procuradoria da República no Distrito Federal], que, quando constatar o envolvimento de qualquer autoridade sujeita a jurisdição do Supremo, encaminhará o assunto ao procurador-geral, e isso não foi feito até agora”. O Ministério Público Federal no DF abriu duas frentes de investigação sobre as irregularidades ocorridas no Senado. Uma, sobre a edição de atos secretos e outra, sobre a existência de três contas bancárias paralelas criadas pela instituição.


Será que podemos pôr credibilidade na Procuradoria Geral da rpública após ler trechos do discurso do procurador?

SARNEY É MAIS PERIGOSO DO QUE A GRIPE SUINA...

Sarney, está mais resistente que o virus H1N1, mesmo assim se ele não renunciar a presidência do Senado, os senadores afirmam que irão prepara boicot para ele.
O PT desistiu de reunir sua bancada no Senado para rediscutir o pedido de licença temporária do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), disse hoje que o partido já expressou sua posição favorável ao afastamento temporário de Sarney em notas emitidas na semana passada --mesmo depois que o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) disse que as notas não exprimiam o pensamento integral da bancada.

"A bancada do PT já tomou a sua decisão em relação à crise que foi expressa em duas notas. As posições estão mantidas considerando que a licença do senador Sarney seria o melhor caminho", disse.

Mercadante afirmou que respeita posições de "ministros ou líderes partidários" favoráveis à permanência de Sarney, mas reiterou que a bancada do PT defende que o peemedebista deixe o cargo por alguns dias.

"Nenhum senador [do PT] me pediu para rever essa posição. Estou conversando com todas as lideranças da Casa. Vou conversar com os partidos, buscar um clima que permita ao Senado superar essa crise. [A licença] seria um gesto de grandeza que contribuiria muito", afirmou.

No final de julho, a bancada do PT divulgou notas assinadas por Mercadante, nas quais o partido defende o afastamento temporário de Sarney da presidência do Senado. O ministro José Múcio veio a público afirmar que as notas não eram um "movimento do PT", mas um posicionamento de "um ou dois senadores" --desautorizando o líder petista. (Da Folha Online)

3 de agosto de 2009

LUTO!

Faleceu ontem por volta das 16:00h a caminho do hospital dona Maria Divina, esposa do Sr. Bernardino do Bairro Camargo Correa. Dona Divina como era conhecida, foi uma das maiores baluarte da história da paróquia de São Mateus mais precisamente nas Comunidades Eclesiais de Base CEB’s, com seu jeito alegre e sereno de tratar as pessoas nunca desanimou diante das doenças que lhe levaram a sua morte na tarde de ontem. Vítima de diabetes estava em uma cadeira de rodas há alguns anos, devido ter uma de suas pernas amputada por causa da doença.

Seu corpo durante todo o dia de hoje foi velado na capela do Bairro Camargo Correa, onde na manhã foi celebrada a missa de corpo presente que durante a celebração recebeu de amigos e parentes diversas homenagens e por volta das 17:30h foi velada no semitério do Bairro Avenida Piqui.


Maria Divina, descanse em PAZ!

FIM DE SEMANA TRISTE EM SÃO MATEUS

Por Jonatas Carlos


Ocorreu na madrugada de domingo por volta das 2:00h um trágico acidente que pôs fim a vida do jovem Vandeilson de apenas 19 anos de idade, segundo informações o mesmo estava vindo de uma seresta no Bairro Vaquejada quando na volta, o mesmo se chocou contra a casa da Sra. Jandira vindo a óbito no local, alguns populares disseram que no momento do acidente o jovem estava em alta velocidade e com o capacete no braço, não conseguindo assim fazer a curva já que a rua não é totalmente reta e violentamente colidiu com a parede da residencia, "excesso de velocidade e embriagueis foram os principais motivos do acidente" - disse um visinho. O corpo do jovem Vanilson foi velado durante todo o dia de ontem em sua residência na Rua do Brejo no centro de São Mateus.