Moto Legal

21 de julho de 2009

Iniciou-se o 12º Intereclesial das Comunidades de base- CEBs em Porto Velho-RO

Caravanas de todo o país começaram a chegar desde ontem a Porto Velho (RO) para o 12º Encontro Intereclesial das Comunidades de Base (CEBs), que começa nesta terça-feira, 21, e se estende até o próximo sábado. Participarão do evento 3 mil pessoas, representando as cerca de 100 mil Comunidades de Base espalhadas pelo Brasil.

A cerimônia que abre o Intereclesial terá início às 19h, na Praça Madeira Mamoré. A partir de quarta-feira, 22, uma série de atividades vai marcar o encontro que termina no sábado, 25. A maior parte dos trabalhos acontecerá em 12 escolas da capital de Rondônia. Serão grupos de 250 pessoas, que se subdividirão em 12 grupos de aproximadamente 22 pessoas.

Realizado pela primeira vez na Amazônia, o Intereclesial traz para a reflexão temas que falam da realidade local a partir do tema geral “CEBs, Ecologia e Missão”, ancorado no lema “Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”.

Durante quatro dias, 97 assessores ajudaram os participantes do encontro a aprofundar este tema dentro da consagrado método Ver-Julgar-Agir usado pelas CEBs. Personalidades importantes como os teólogos Leonardo Boff, Benedito Ferraro, Faustino Teixeira, Tereza Cavalcanti, além de inúmeras outras lideranças estão entre os assessores. A senadora Marina Silva está entre as pessoas “proféticas” que darão um testemunho na sexta-feira.

O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa, chegam a Porto Velho na sexta-feira, 24. O vice-presidente, dom Luiz Soares Vieira, e já está na cidade desde ontem. Além da Presidência da CNBB, outros 52 bispos e arcebispos participarão do Intereclesial, entre os quais um da África do Sul.

Nenhum comentário: