10 de junho de 2009

RECICLANDO VIDAS! PROJETO APOIADO PELAS CÁRITAS BRASILEIRA JUNTO À CÁRITAS ALEMÃ E À UNIÃO EUROPÉIA, ESTÁ ATUANDO AQUI EM SÃO MATEUS.

A Cáritas Brasileira atua no enfrentamento da pobreza e pela valorização da profissão de catador e catadora de materiais recicláveis. A entidade assessora grupos de trabalhadores/as na formação de cooperativa e associassões, em especial na coleta seletiva e na conquista de estruturas organizadas de trabalho, aqui em São Mateus este projeto está sendo desenvolvido pela COORENACLICLA - Cooperativa de Reciclagem de São Mateus. Só para se ter uma idéia a Cáritas apóiamais de 5,7 mil catadores/as a trabalharem com segurança e dignidade.
A Cáritas Brasileira, junto à Cáritas Alemã e à União Européa, aprovou recentemente o Projeto Reciclando Vidas, que atua nos Estados da Bahia, Maranhão e Pará, no Maranhão de seus 217 municípios apenas: Balsas, Buriticupu, Imperatriz e São Mateus foram beneficiados por este projeto desenvolvido de forma articulada entre as Cáritas Regionais destes estados e a Cáritas Nacional.
O projeto, que terá uma duração de 36 meses, tem como grupos-alvo, catadores e catadoras de materiais recicláveis, grupos, associações e cooperativas locais de catadores nas regioões citadas acima, e como beneficiários finais catadoras e catadores e suas respectivas famílias. Entre seus objetivos está contribuir para a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos catadores/as, além de aumentar a capacidade de geração de renda de 300 catadores/as de materias recicláveis a serem diretamente beneficiados pelo projeto nos municípios abrangidos até o final de seu terceito ano de implementação, quando se terá a mobilização social e política dos catadores/as fortalecida.

Maiores informações sobre o projeto você poderá adquirir com Altemir M. Aragão representante das Cáritas aqui em São Mateus, com os coordenadores da COORENACICLA e diretamente nas CÁRITAS REGIONAL na Rua do Alecrim, 343-centro - São Luis-MA.