Moto Legal

18 de outubro de 2008

80 anos do nascimento do Ernesto "Che Guevara" é comemorado em S. Luis

Como parte da programação de encerramento da Semana Che, aconteceu ontem, 17/10, às 20h30, na tenda artística Arthur Azevedo, na Feira do Livro, o show Che 80 anos: por uma América Latina Livre e Contra o Trabalho Escravo. O show teve a participação de César Teixeira, Celso Brandão, João Ribeiro, Fátima Passarinho e outros artistas maranhenses, numa mistura contagiante de música e poesia embalados no ritmo da cultura latino-americana.
Cesar Teixeira (Autor da Canção "Oração Latina)
abrilhantou o encerramento do Show Cultutal.


A Semana Che teve início no último dia 06 e se encerra hoje. Numa iniciativa da Associação Cultural José Martí, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST com o apoio do Governo do Maranhão foram promovidos mini-cursos, projeções de filmes e documentários, além de debates nas escolas e o lançamento do livro Ernesto Guevara, também conhecido como Che, do escritor Paco Ignácio Taibo II da editora Expressão Popular.
A exposição de fotos “Che - 80 anos: por uma América Latina livre” permanece até hoje no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. Para o sócio-fundador da Associação José Martí, Franklin Douglas, a semana Che possibilitou principalmente a consolidação de uma rede de conhecimento e apoio a Cuba. “Pudemos reunir públicos distintos, jovens, artistas, universitários e autoridades públicas e transmitir uma mensagem de solidariedade, que Cuba e a América Latina tanto precisam”.
O próximo passo da Associação Jose Martí é reunir em Belém todas as 27 associações culturais de solidariedade a Cuba existentes no Brasil. O Fórum ocorre de 28 de janeiro a 2 de fevereiro. O objetivo, segundo Franklin, é, sobretudo, apoiar proposta que suspenda por no mínimo 6 meses o bloqueio econômico dos Estados Unidos (EUA) sobre Cuba.
A ação permitiria que o país se recuperasse da ação devastadora dos furacões Ike e Gustav. O bloqueio impede que qualquer país que comercialize com os Estados Unidos mantenha negócios com Cuba. A proposta será apresentada no dia 12 de fevereiro junto a Organização das Nações Unidas (ONU).







Fontes: do próprio Blogueiro Jônatas Carlos (que esteve no encerramento do evento).




Nenhum comentário: